Pomodoros.com.br está recebendo atualizações após 5 anos

Desde 2018 que o site www.pomodoros.com.br não recebia atualizações, neste tempo eu, o fundador, estive com a agenda sobrecarregada devido a prestação de serviços para terceiros. Neste período trabalhei somente na nova arquitetura, migrando todos o conceito para micro serviços em numa nova arquitetura de cloud auto gerenciável (ver post com detalhes sobre a nova cloud).

Somente em 2024 a nova estrutura ficou pronta e assim permitiu que todos os projetos que estavam parados pudessem receber manutenções novamente. Pomodoros foi o primeiro a ser escolhido para entrar na esteira e estou fazendo uma seria de lives com meu amigo Sergio Rodrigues Amorim, trabalhando no relançamento do site num projeto de aceleração de 90 dias. Vocês podem conferir as lives todas as segundas 14h no YouTube. Abaixo um exemplo da nossa última interação:

Abaixo também deixo um print de meu sistema de gestão de tarefa com uma anotação de dada de entrada da tarefa em dezembro de 2018, mas somente hoje, nesta data, consegui voltar nesta lista e recuperar as tarefas atrasadas. Uma sensação incrível de retomar meus projetos e ter controle novamente sob meu tempo.

O site Pomodoros.com.br te ajuda a controlar melhor o tempo que gastamos em projetos, acompanhe por aqui novidades, em breve abriremos para registro novamente e teremos o lançamento do novo aplicativo nativo.

Nova Arquitetura F5 Sites: Nginx-proxy Reverso de Múltiplos Dockers WordPress

Finalizando a tarefa mais difícil demorada, complexa e importante da história da F5 sites, mesmo tendo achado, ou até mesmo escrito posts anteriormente aqui no blog com o mesmo argumento, apenas agora, tive a plena consciência do que significa a nova arquitetura do F5 sites, como eu fiz uma virada há 2 anos e tudo isso aos poucos foi fazendo sentindo e criando pequenas soluções que juntas formam uma complexa nova arquitetura. O resultado prático é simples, mas o caminho para chegar nesse esquema é único e representa o passado, presente e futuro da F5 Sites.

Nem sempre uma tarefa nasce com o título que deveria, no começo do ano tive um excedente de caixa e pude contratar mais um pequeno servidor, uma micro cloud, com configuração mais básica e econômica (nanode de 5 dólares, uma micro VM). Para manter os custos sempre enxutos, não contratava qualquer serviço que não fosse estritamente necessário, regra que começou a valer em 2017, se não é necessário, se existe solução grátis ou se eu posso fazer, não contrato. Aqui no blog tem-se muitos posts sobre como migrei de um plano de revenda de hospedagem super custoso que hospedava mais de 10 sites, para uma micro VM de 5 dólares, hospedando os mesmos sites. Aqui já temos os ingredientes da sopa dessa publicação:

  • Mudanças na forma de administrar recursos
  • Possibilidade de contratação de um servidor adicional
  • A forma improvisada (algumas vezes atrapalhada e apressada) de criar soluções

(O apressado acaba sendo uma característica inerente de quem não tem muito tempo para se dedicar integralmente para os próprios projetos, já que trabalho contratado 8 horas por dia para terceiros, além de ter uma vida pessoal que reduz minha atuação na F5 Sites as vezes a poucas horas por mês.)

Assim essa nova tarefa surgiu com o tema de “eliminar uma VM” (voltar a operar somente com uma VM). Portanto precisei migrar toda a arquitetura da VM antiga para a nova arquitetura da VM nova, com docker com nginx-proxy e acme certbots automatizado, proxyando diversos outros dockers, seja WordPress, Node ou Python.

Entrei no maior desafio da minha vida, que para muitos é algo bem simples e trivial, para mim foi uma jornada ao desconhecido. Significa ter um objetivo e buscar o conhecimento, estudar muito, fazer milhões de testes para chegar em uma fórmula muito simples. Como pegar uma AK 47, uma arma tão simples e fácil de fazer que surpreende, mas levou muitos anos para chegar nesse produto.

Então descobri com muita pesquisa, mais do que muitas semanas de teste a fio, como sustentar em pé um serviço docker que fizesse o proxy reverso para cada domínio. Porque o docker / apache trabalha com a porta 80/443, assim não tem como levantar outro docker no mesmo ambiente, se for trabalhar com um projeto WordPress precisa desligar o outro. O grande desafio foi encontrar uma forma de levantar dois dockers / apache usando a mesma porta 80 e magicamente entregar para o usuário na ponta, o site que está acessando.

Acredito que o conhecimento que construi nestes meses são muito relevantes e por isso vou criar uma série de vídeos, talvez até mesmo um curso ensinando passo a passo como fazer uso desta tecnologia e solução, como já falei, simples para quem conhece, mas um longo caminho de conhecimento para quem quer dominar todas as etapas.

Manual de Identidade Visual F5 Sites 2024

Brand Persona

Homem adulto entre 30 e 40 anos que trabalha com tecnologia, moderno, que gosta de praticar esportes radicais no tempo livre. Aceita riscos e tem visão estratégica de longo prazo, arrojado, inovador e acima de influências de manada. Tem a aparência levemente descuidada e se veste de forma informal, mas consegue transmitir valores claros de referência em conversas informais.

Elementos: tecnologia, surf, moto, natureza, comédia

Fonte:

Paleta de Cores

Editar paleta

Novos Conceitos de Identidade Visual para F5 Sites e todos meus projetos

E aí olha que legal tô trabalhando aqui no novo conceito de identidade visual de algumas páginas minhas. Eu quero conectar todas elas quando o usuários entrar na minha página de comédia e quando ele entrar no meu canal de turismo e ele entrar no meu site F5site.com, ele precisa ver que tá tudo conectado.

Então eu tô trabalhando aqui design hacks, ou seja, tem alguns hacks de design aqui: como uma fonte, a type face, adiciona significado do Design. Aqui a gente tá estudando how to pick the correct color: como escolher a melhor cor a melhor fonte alguns princípios porque vem aí a nova identidade visual de todos os meus projetos

Lógico que não vamos começar acertando, mas eu vou criar todo um padrão aqui. O Canva ele permite e você ter Marcas, cada design é uma peça única e tudo isso aqui vai mudar tudo vai mudar com o uso de kit de marca, que permite você ter um logo e algumas cores e as fontes que você quer.

Com isso eu vou padronizar todos os meus projetos em questão de cores, quando você entra num site da Google você sabe que é da Google por mais que ele seja diferente, por exemplo o Gmail é uma coisa o drive é outra, o google.com é outra, o YouTube é outra, mas tem alguns elementos ali que conectam todos eles e a isso que eu tô trabalhando agora.

Arquitetura de TI F5 Sites: Passado, Presente e Futuro

Trabalhar com arquitetura de software exige uma capacidade de abstração muito grande, é preciso ter imaginação. Trabalhar sozinho, projetando o futuro de uma empresa com muitos projetos é ainda mais desafiador porque é difícil documentar e comunicar a evolução. Este post tem essa intenção, contar um pouco da história das arquiteturas “perdidas” no passado da F5 Sites.

Passado

Arquitetura de 2003-2009 – Hospedagem grátis

Uma boa história merece ser contada desde o começo, basicamente no começo, de 2003 até 2009 usava serviços gratuitos, depois passei a pagar para ter hospedagem e domínio, assim neste tempo a arquitetura era terceirizada. Passei por domínios como .kitnet, .h1000, usando a ferramenta Microsoft Frontpage para editar simples páginas html, com links, que subia por FTP. Em alguns casos tinha uma minúscula cota de banco de dados.

Arquitetura de 2009-2013 – Hospedagem compartilhada

A partir de 2009 migrei para um grande site de hospedagem, assinava uma opção compartilhada (e econômica) com o domínio gerenciado pela empresa, com a gestão feita pelo cpanel. Uma dica de um cliente, que utilizava o serviço, assim neste ano lancei a primeira versão e o embrião da F5 Sites, com o domínio já internacional que mantenho até hoje www.f5sites.com. A cada novo domínio um novo pacote de hospedagem compartilhada.

Arquitetura de 2013-2017 – Plano de revenda de hospedagem

A partir de 2013 já tinha bastante experiência com cpanel e nesta mesma empresa de hospedagem decidi migrar para um plano de revenda, com um alto custo. Facilitava a minha vida como gestor de projetos da minha própria empresa, conseguia seprarar cada pequeno projeto em um plano de hospedagem próprio, mas como meu crescimento comercial foi fraco, não terminei nenhum projeto valioso, não consegui nem iniciar a revenda de planos. Tive a sensação que trabalhar revendendo planos de outra empresa seria trabalhar para outra empresa, não a minha própria, as grande empresas gerenciam sua infra, Google e Facebook não contratam terceiros para sua hospedagem, infra é o núcleo (core business) de uma empresa de TI que quer ser respeitada.

Arquitetura de 2017-2020 – Micro cloud self managed

Dizem que os maiores hackers se tornam grandes devido as dificuldades que enfrentam, assim com uma limitação enorme de orçamento, precisei de meses para migrar de uma estrutura de custo alto (vários projetos e vários domínios num plano de revenda de hospedagem) para a solução mais econômica possível.

Passei então a um plano compartilhado de cinco dólares por mês (já que no Brasil, naquela época, não encontrei nenhuma empresa que oferecesse micro-nuvem baratas com auto-gestão por SSH), possíveis de serem pago com boleto bancário (já que eu também não tinha cartão de crédito, sequer internacional). Passei a administrar os meus domínios e fazer a gestão do DNS (precisei aprender sobre como fazer tudo isso no processo), todos apontando para uma econômica máquina virtual compartilhada.

Assim estava sentindo que entrava no caminho certo para crescer de forma escalonada, uma injeção de recursos facilitaria a expansão do serviço pela agregação de mais nós a custos controlados, sem cobranças abusivas. Tinha a sensação de estar indo no rumo certo de grandes empresas com respeitada arquitetura e soluções de infra.

O espaço em disco também era um problema, todos os meus sites eram WordPress e para caber no menor plano possível a única solução foi compartilhar uma instalação de WordPress para todos os projetos (cada backup de um projeto cPanel tem em médio 1gb). Isso foi um desafio enorme para a arquitetura de solução, hoje é fácil perceber que foi uma solução executada de uma forma ruim, mas possível.

Assim que terminei a migração enfrentei outra enorme dificuldade que foi a obtenção de certificados SSL (eu nem sabia o que era isso). Com todos os domínios e projetos no servidor mais econômico possível, como obter um certificado para cada domínio gratuitamente? Descobrir um caminho para gerar um certificado compartilhado para os domínios (poupando dezenas de dólares) e então finalmente tinha independência da minha arquitetura com o Lets Encrypt para apache.

Arquitetura de 2020-2022 – Início do docker

No final de 2019 e início de 2020 era impossível ignorar o surgimento e predominância da tecnologia docker. Na empresa que eu trabalhava e em muitos projetos que participei era unânime sua adoção, assim decidi também adotadas a tecnologia para F5 sites.

Já que nenhum projeto meu estava acabado a minha infraestrutura era precária estaria arriscando pouco para colher bons frutos. Em 2020 adotei de forma integral o docker derrubando tudo que eu tinha feito de 2017 até então e unificando os serviços, padronizando tudo pelo docker (também de uma forma meio grotesca e primitiva, um único docker apache e mysql para vários projetos WordPress, numa única instalação: simples mas meio inútil pois quebra a regra de independência de serviços).

De fato a infraestrutura evoluiu com a adoção do docker, permitiu a automação do deploy de novos servidores, mas continuou compacta e muito parecida com anterior ao docker, já que eu tinha uma única instância de servidor e a migração para o docker não alterou isso, permaneci com uma instância do servidor, porém dockerizada em vez dos serviços como Apache e Mysql instalados diretamente na máquina. Ainda era preciso entrar no docker para obter o certificado do SSL, pois não consegui superar o desafio de gerar uma instância docker para obtenção de certificados, de forma independente (um belo samba).

Arquitetura a partir de 2023 – Docker como micro-serviço

Finalmente estamos em 2022, já no final do ano, e a arquitetura de infra começa a se tornar verdadeiramente robusta. Com um pouco mais de recurso, mais máquinas e um esforço enorme para estudar novos conceitos de devOps, cloud e docker, consegui finalizar a última etapa do desafio.

Fazendo uma referência ao início desse post, lembramos do poder da imaginação. Uma grande dificuldade em separar os projetos de forma independente em instâncias de docker eram a utilização da mesma porta. Dois domínios com servidores apaches utilizando a mesma porta virar um conflitos, assim para desenvolver projetos sempre derrubava um docker para iniciar outro.

Com a agenda muito apertada entre viagens (conheça meu instagram de viagem @vamoslonge), produção de conteúdo, atendimento de clientes e desenvolvimento de projetos precisei dedicar um esforço mental muito grande, no período onde tive um tempo de algumas semanas (pois fui desligado do meu único cliente). Nesse ínterim estudei como rodar infinitas distâncias de docker na mesma máquina sem ter problemas com porta.

Superei mais um desafio tecnológico e entendi como utilizar o enigma x com proxy reverso e o docker gem para ficar sempre escutando a inicialização é derrubada distâncias docker utilizando o conceito de encaminhamento de porta. Complexo para entender e complexo para explicar e resumo uma imagem de docker e a sua instância fazem a comunicação com o cliente e direcionam o domínio para o seu docker que pode ser na mesma máquina. Uma analogia simples é como colocar um porteiro num prédio e sempre que alguém vai visitar ele indica o andar o apartamento da pessoa.

Assim hoje (data que escrevo este post) superei o último desafio, com essa infraestrutura montada ter um docker atacado para obtenção de certificações SSL para cada domínio do projeto. Para tanto criei uma segunda máquina compartilhada na nuvem e migrei meu primeiro domínio (www.f5sites.com), com uma máquina zerada e muito estudo, atenção aos detalhes, consultas extensas em sites de buscas e documentação de projetos, encontrei finalmente o caminho e conseguir migrar o meu primeiro domínio para essa estrutura, com seu docker próprio.

Então o resumo da missa é que no passado, devido a restrições financeiras, migrei uma estrutura terceirizada para uma máquina muito pequena na nuvem auto gerenciada. O futuro no curto prazo é uma infraestrutura muito mais confiável sólida e econômica, e o presente é a migração dos outros domínios após o sucesso do primeiro.

Futuro no longo prazo

Ainda sonho com a criação do meu MaaS (Metal as a Service), minha própria estrutura física compartilhada com projetos de outras empresas. Onde pretendo reciclar máquinas velhas e criar um datacenter sustentável com amplas áreas ventiladas, utilização de água resfriada ecológica e um poderoso sistema de node balance para distribuir o calor gerado pelas máquinas numa arquitetura predial moderna, atendendo todas as normas de segurança.

Prova de Conceito de WordPress com Ionic, Angular e Android SDK

A história da minha empresa F5 Sites é bem incomum, mas como tudo, a dificuldade e as limitações ensinam. Falta de recursos exige uma compensação de inteligência, tanto emocional, para não se desesperar e se afogar, quando técnica/estratégica, para encontrar um caminho pra praia.

Quem não tem um momento na vida onde se orgulha de ter atingido um resultado, sem crédito e apoio de outros? A última prova de conceito da F5 Sites precisava assegurar toda sua trajetória tecnológica. Desde 2009 trabalhando com WordPress, tenho um legado desta tecnologia.

Acompanhando as mudanças do mercado desde 2003, me especializar em WordPress em 2009 foi uma estratégia que se recompensou, mas em 2015 o mercado mudou (de novo e sempre mudará) e em 2020 as tecnologias mobile passaram a ser dominante. O mercado renascia e parecia a todo momento querer matar todos os meus projetos.

Recomeçar projetos do zero é uma tarefa muito cansativa, ver um tsunami passar e levar tudo, como em 2007 quando o Flash morreu com a chegada e dominância do Iphone, assim todos os projetos que eu tinha foram juntos, nunca terminei meus jogos. Agora precisava de um ponte, do velho WordPress para as novas tecnologias mobile, criar aplicativos com o back-end em WordPress.

A comunidade do WordPress é muito avançada e já vinha se preparando a anos, eu que não havia tido tempo para acompanhar as mudanças. Afinal, uma estratégia para conseguir recursos para minha empresa foi trabalhar para empresas terceiras, prestando serviço. Assim a F5 Sites existe desde 2010, mas com poucos meses reais de operação, o resto foi em standby, pausa estratégica para o fundador juntar recursos próprios, para investir.

Empresas grandes podem se dar ao luxo de serem atrasadas, tem recursos e a maioria das empresas que eu trabalhei utilizam a tecnologia somente para não morrer no mercado. Tentam copiar o que acham que os concorrentes e as grandes empresas fazem, num mar de hierarquia com diretores, vice, gerentes, supervisores, chefes e principalmente consultores externos, que sempre recomendam as mesmas tecnologias para todas as empresas, soluções corporativas.

Então todas as empresas são iguais em tecnologia, não existe a mentalidade startup, mesmo eu que sempre tentei empurrar essa mentalidade, sequer era ouvido. Não era consultado pois as decisões vem de cima para baixo, ou seja, quanto mais para baixo menor deveria ser o ego de quem participa.

Então nessa briga de ego e vaidades o principal escapa, o presidente tenta criar um programa de startups dentro da empresa gigante mas escolhe as pessoas erradas (por simpatia, liderança (ou seria puxa-saquismo?)) para liderar e injeta milhões em projetos que devem ser feitos a toque de caixa (porém acabam voltando para o chão da fábrica e exigem entregas tão absurdas pois os novos líderes, que não querem assumir o risco do fracasso, criando projetos distorcidos).

Isso é exatamente o que um diretor de uma empresa elefante acha de uma startup, vamos projetar o novo distorcendo números aleatórios para cima. Startups são silenciosas, podemos levar anos para amadurecer uma tecnologia e quando finalmente conseguem a disrupção, em outras palavras, dar um salto maior que a perna, conseguir um ganho de desempenho inesperado e fora da curva, chamam a atenção e parece que foi rápido.

O mercado acende uma luz e então muitos analistas prevem retornos financeiros incríveis, sabem que uma startup de sucesso no começo da jornada é a nova meca, o novo paradigma de investimento. É a apple em 1980, suas ações subiram muito.

Assim a F5 Sites sempre esteve com um pé em novas tecnologias. Além da estrutura super enxuta, acamos de compilar com sucesso o primeiro APK, aplicativo Android, da nova geração de produtos baseados em Ionic e Angular. Nenhuma empresa grande que eu passei sequer está olhando para essa dupla de tecnologia, quase ninguém no Brasil saberia o que é Ionic. É nossa nova aposta, assim como apostei tudo em WordPress em 2010, em 2022 todas as minhas fichas vão para Ionic.

Utilizar o Android Studio para criar aplicativos é muito fácil, porém se você tiver uma máquina de 3.6 GB de memória RAM, já não seria possível, essa foi minha dificuldade. Como fazer nesse caso? Aí é preciso trocar falta de recursos por estratégia, estudar JAVA, Gradle, Android SDK e sdkmanager no ubuntu. Tecnologias que permitem compilar aplicativos em uma máquina velha, somente por linha de código.

Eu posso criar um novo aplicativo para Android de dentro do meu próprio celular via SSH e executando códigos para compilar. Não é incrível?

O universo parece conspirar e sorrir quando está de bom humor, dia 27 de julho de 2022, logo após assistir o último episódio da série O Gambito da Rainha, sinto a mesma emoção da jovem que derrotou o Russo após anos da sua vida dedicada ao xadrez. Parece que finalmente tudo que eu aprendi sobre tencologia web e mobile finalmente fizeram sentido, finalmente consegui unir suas pontas e agora me preparo para um futuro diferente.

A F5 Sites tem a palavra sites no nome porque nasceu com uma proposta de fazer sites, ainda não existia a demanda por aplicativos, cheguei atrasado nesse mercado, porém é inegável que mesmo atrasado estou me posicionando muito a frente, apostando numa tecnologia que vai unir os (antigos) sites com (novos)aplicativos.

Agora é torcer para não acabar os recursos até essa brasa realmente virar uma fogueira, além da prova da tecnologia será necessário meses de desenvolvimento e muito recursos investido em marketing para atingir um novo padrão de sucesso. Aguardemos.

F5 Sites, mais uma tentativa de amadurecer: fim da FNetwok

Milestone de Março: Organizar Blogs

Mudanças, adaptações e migrações: o dia a dia de um gestor de conteúdo e blogs WordPress. Desde 2010 quando comecei a escrever no blog da F5 Sites, lancei alguns projetos com seus respectivos blogs, Pomodoros, Itapemapa, LojasDoMago, blog de estudos, todos com a intenção de contar histórias dos projetos. Em 2013 interrompi minha empresa para mudar e trabalhar em São Paulo, 2014-2016 dedicação total ao mestrado na USP.

Após encerrar todos os projetos em 2017 namorei a oportunidade de retomar minha empresa, porém sem recursos, sem dinheiro, sem apoio. Pedro Superti e Sérgio Rodrigues foram os dois que me aconselharam na direção contrária, o primeiro ao dizer que a hora mais propícia para começar um negócio seria agora que não sou casado e não tenho filhos. O segundo por ser o único a acreditar que meus projetos e produtos são incríveis. Todas as outras pessoas insistiam para eu conseguir um emprego.

Quando digo sem recursos estou falando de vender itens da casa para pagar o servidor de 5 dólares (R$15-R$20 por mês) mais poucos domínios (R$40/domínio/ano). Com apenas 50mb de dados por dia por R$0,50 na promoção da TIM precisava ficar compacto, zipado. Solução colocar no mesmo servidor, compartilhado, todos os projetos, serviços, banco de dados, certificações, plugins, a mesma instalação de WordPress.

Descobri uma forma de fazer todos projetos compartilharem os usuários entre si, assim migrei os usuários de cada projeto para uma tabela compartilhada (shared wp_users, precisam estar no mesmo banco). Não era o suficiente, pesquisei várias formas para facilitar a integração entre os blogs e surgiu a ideia de ter um blog central, em termos técnicos do WordPress, todas as instalações compartilhando as mesmas tabelas de post, postmeta, e terms* (e adicionalmenteo no futuro os mesmo arquivos de mídia, para evitar subir imagens duplicadas e consumir recursos desncessários).

Foi meu grande erro, hackei o núcleo do WP e inventei uma forma única, via o plugin autoral F5 Sites Shared Posts e Uploads. Foram semanas queimando neurônios para ter uma versão funcional, criei um sistema onde o post teria uma categoria com o domínio do projeto (por ex, www.cursowp.com.br). Na prática funcional, numa tabela centraliza disparava conteúdo para qualquer domínio bastando tickar a categoria, podia publicar em dois ou três sites sem o menor esforço e o melhor, bastava corrigir em um para corrigir em todos.

Seria um ano lindo, objetivo concluído, batizei essa iniciativa de FNetwork, a rede integrada de sites. Começou a ficar completamente confuso quando o plugin quebrou praticamente todos os outros plugins, a quantidade de gambiarras para funcionar o WooCommerce era insana. Dezenas de commits que viraram uma bola de neve. Nenhum site funcionava direito.

Errei de novo ao insitir na solução, desempenhei mais energia para corrigir os bugs que eu mesmo criava, atualizar plugins era surreal visto que precisava editar os arquivos fontes, cheguei a criar pull request para os devs do WooCommerce para inserirem hooks onde eu precisava no projeto oficial, não aceitaram.

O castelo de cartas crescia. O comprometimento era total. Já era 2018 quando finalmente entrei em um período de estabilidade, com os projetos recuperados e de volta a programação de valor ao cliente, pois toda essa energia para criar a FNetwork só era bom para mim, facilitou a minha vida. Os projetos, como Pomodoros e Focalizador, estavam parados, sem avanço. Hora de retomar e 2018 foi um ano dedicado a recuperar o Pomodoros.com.br do auge que ele atingiu em 2012, mas não consegui.

Sites não tinham mais a penetração que tinham antes, precisa de um aplicativo. Então eu fiz, mais um desafio para um empreender exausto, estava no meio do ano com site e aplicativo pronto, e agora? Como fazer as pessoas usarem?

Mais um tempo quebrando a cabeça e no final do ano lanço a palestra Treinamento em Foco, com conteúdo original ensinando dicas práticas para estudar melhor e trabalhar com mais foco. A segunda parte (marketing puro, meu pagamento pela palestra) ensinavam como usar o app pomodoros. Assim ministrei gratuitamente em modelo de testes essa palestre em alguns locais, curso de inglês, escolas, no final de 2018.

Na vida pessoal é melhor nem contar como eu estava, totalmente sem dinheiro, muita pressão para conseguir um emprego regular, cada vez mais difícil ter coragem para dar uma palestra para jovens sendo que ao olhar no espelho via a imagem de um mendigo, de um fracassado que nem água tinha na casa quando cortavam por falta de pagamento.

Toda esse dedicação me catapultou para um lugar de rico conhecimento, eu já não era um simples programador WordPress que adaptava a aparência do site para o cliente, me tornei um senhor na área, dominando todas as etapas, desde planejamento, escalonamento, sustentação, desenvolvimento, entrega, gestão do produto, tudo feito na raça e sem recursos. Estava sempre fazendo entrevistas de trabalho quando final de 2018 finalmente fui aprovado para trabalhar em São Paulo.

O plano era chegar com energia total e começar as palestras na maior capital da América Latina, lançar o pomodoros no coração do Brasil. Na prática, assim que entrou o primeiro salário, consegui após anos ver comida no prato, bebida no copo e roupa no corpo, foram meses para curar esse período de privação. Final de 2019 a virada financeira, fui demitido, consegui outro cliente, depois outro e outro. Dinheiro entrando mas sem tempo nem para respirar (obs: o texto está muito mais longo que imaginava).

Estava decidido em manter estes clientes para capitalizar. Alegria durou pouco, pandemia, perdi os dois clientes. Por outro lado meu tempo era meu de novo, dediquei o mês de abril para refazer meu servidor (como podem ver aqui na série de posts Milestone de 2021).

Desempregado de novo, maio, subi na minha moto e viajei até o Uruguai, depois 11 estados e capitais brasileiras durante dez meses na estrada, veja meu instagram VamosLonge, até voltar a trabalhar em home office. Em 2021 outro erro, parei em Itacaré, Bahia e abri um coworking com hostel (www.coworkinghostel.com.br), muita gente adorou a ideia e achou genial, foi um ano de muito aprendizado, mas um gasto de energia enorme pra um retorno financeiro zero. Virada de ano para 2022 com uma certeza: voltar a trabalhar na minha empresa.

Assim que vi o samba do criolo doido que estava meus projetos resolvi matar de vez a Fnetwork: vou adaptar 90% dos meus projetos para a tecnologia VueJS, terei meu blog centralizado de novo, mas agora da forma correta. Onde estou escrevendo e fornecendo o conteúdo para você agora, o novo portal de Conteúdos Francisco Matelli. Assim vou ter um único WordPress fornecendo o conteúdo para todos os blogs (com o mesmo sistema de categoria). Porém o consumo na ponta vai ser via wp-json (API nativa do sistema). Transformando todos os projetos em SPA, PWA e apps, de forma simplificada mesmo.

Os portais CursoWP e Treinamento em Foco terão seus conteúdos de aula no Udemy, as lojas virtuais serão removidas de todos os projetos até se provarem necessárias, ficando apenas a Lojas do Mago funcional, Pomodoros, Focalizador e Projectimer serão prioridade. Neste mês de março a milestone é: organizar os blogs e até agora está sendo concluída com maestria, trazendo diversos efeitos colaterias positivos.

Tarefa que parecia mais fácil, mas, sozinho, rachando a cabeça para entender a situação dos muitos blogs, conteúdo separados em ideias, textos, rascunhos, vídeos, papel, instagram, youtudos, hds externos, deixei combinado comigo mesmo de centralizar tudo no meu portal de conteúdos e daqui espalhar a mensagem para o mundo. Os blogs ficaram assim:

  • F5 Sites: notícias de projetos e investimentos em TI.
  • CursoWP e Treinamento em Foco: anúncios e dicas de conhecimento, convertendo para Udemy.
  • CoworkingHostel: histórico de postagens da hospedagem fechada em 2021.
  • VamosLonge: centralizando tudo que estou produzindo sobre essa viagem, canal e livro.
  • Pensamentos: unifiquei o portal de pensamentos com o conteúdo
  • Outros blogs de projetos pequenos

Tudo estará aqui agora, centralizado, e todos os outras instalações de WordPress não terão blogs, além disto 80% dos projetos será trocada WordPress por VueJS em sites ultra-simples, para num futuro próximo ter o WordPress utilizado somente como API.

Finalizando testes do Fernanbot 1.0

Criptorobô nasceu das conversas de Francisco Matelli com seu amigo investidor Fernando. Ambos iniciaram o processo de automação de decisões de compra/venda de ativos

Francisco optou por programar seu próprio robô com base em tecnologias abertas e linguagens de programação que dominava, escolhendo o mercado de criptomoedas. Fernando operando índice Bovespa e ativos do mercado Brasil com seu robô alugado.

Após um “duelo” de robôs, envolto em muitas dúvidas, numa batalha com poucos critérios a não ser o resultado prático, Francisco se auto intitulou vencedor com lucratividade de 100% em um mês.

Considerando que neste momento houve um aumento do valor do Bitcoin, porém o ganho do robô foi superior ao índice Bitcoin, assim para Francisco consagrando sua tecnologia.

Em homenagem a este amigo que me incentivou muito a entrar no mercado de cripto, investimento e automação de processos de decisão de compra/venda batizei esse primeiro produto de Fernanbot.

Login com Google e Facebook funcionando novamente

A base de crescimento dos usuários do site Pomodoros em 2010 se deu a integração com Google e Facebook, permitir aos navegantes do site, com um simples clique, ter acesso a áreas restritas do site usando login de suas redes sociais, pode impulsionar o crescimento consideravelmente.

Ao longo do tempo percebi que seria mais inteligente tentar assumir uma postura como destas próprias gigantes de tecnologia, uma base unificada de usuários e um sistema de login multi domínio. Baseado em WordPress ainda em 2016 fiz uma grande migração de todos os usuários para uma única tabela do mesmo banco, usando técnicas nativas do próprio WordPress.

Assim foi-se “desconectados” todos os usuários do projetos da F5 Sites e unificado nesta tabela. Ainda assim tive muita dificuldade para permitir administrar estes usuários, já que o ataque de bots é constante em sites WordPress, precisei fechar a abertura de contas de usuários em toda a rede até resolver o problema.

Administrando estes projetos em tempo muito parcial, menos que meio dia por semana muitas vezes, a maior parte do tempo os projetos estariam parados. A tecnologia de integração do Facebook mudou drasticamente nesse meio tempo, evoluiu, para ter acesso a dados dos usuários ou poder publicar em seu nome é preciso passar por um processo muito burocrático, até disponibilizar sua aplicação para a equipe do Facebook, explicando cada detalhe.

Agora no meio de 2021 precisei atualizar meu plugin de login com rede social. Utilizando a técnica de modificar plugins de código aberto, com base no WordPress Social Login criei o meu próprio, forçando a configuração e a criação das tabelas no banco de dados pulando o register_activation_hook para fazer a auto-instação. Assim após semanas a integração do Google e Facebook está refeita em todos os projetos da F5 Sites, com isso diminui muito a quantidade de bots e facilita muito a vida do usuário que não precisa preencher formulário de cadastro e confirmar email.

Um esforço enome foi feito nos bastidores, limpeza do banco de dados

Fnetwork é uma rede de sites e aplicativos em diversos estágios, porém ainda são produtos não finalizados, assim temos uma estrutura de custos muito reduzido.

Para não sobrecarregar os servidores em alguns momentos dedicamos dias para limpar e organizar o banco de dados dos projetos, assim temos menos “tralha” armazenada. Economiza espaço, tempo de backup, melhora performace na busca de informação e no final reduz os custos financeiros e de manutenção.

Uma das maiores mudanças foi a descontinuação do plugin F5 Sites Shared Posts & Upload Folder, um projeto que nunca saiu do estágio de testes de conceito, com isso o banco de dados de muitos projetos foi organizado e migrado para o modelo padrão do WordPress.

2020 F5 Sites Server Schema

Esquema de Servidor F5 Sites 2020

Muitas mudanças já ocorreram e este tópico tende a ficar velho, portanto é um registro temporal para a data presente, podendo ou não ser modificado num futuro próximo. Hoje sendo uma empresa de um único programador, um modelo mais enxuto e simples possível foi pensando, usando repositórios com uma única branch (trunk based flow), e um grande repositórios com sub-repositórios para o deploy da rede.

2020 F5 Sites Server Schema

Planejamento de Marketing F5 Sites 2021

Para todos 2020 foi um ano de mudança, impossível não ser afetado pela pandemia e mudanças na economia. A F5 Sites é uma empresa conceitual, desde 2010, nunca saiu do estágio ideia/modelo/conceito, pois nunca realmente operou como empresa, estava mais para um nome fantasia que eu, Francisco Matelli, usava para prestar serviços.

Sempre em “banho maria”, esperando a oportunidade de sair do papel, existe e sempre existiu um projeto maior do que o possível realizar por uma única pessoa, então, a solução era manter as tarefas do projeto sempre organizadas para uma situação de crescimento da empresa.

Durante a pandemia perdi um cliente importante e aproveitei para encerrar todos as contas de clientes pequenas, que demandavam então um tempo grande para retorno baixo, e usar o tempo livre advindo para viajar de moto pelo Brasil e refletir sobre minha situação profissional.

Assim, esperei a oportunidade certa para retomar as atividades, antes de sair em viagem, fiz um rebuild completo do servidor de produção (e dev) e deixei tudo pronto para fazer uma manutenção CI/CD, com integração contínua, baseada no script BSG, de código aberto, para fazer uma gestão de deploy automatizado. Derrubei todos os projetos em produção e levantei tudo do zero, deixando uma instância limpa e organizada, que permaneceu funcionando sem bugs durantes meses.

Novo Cliente: Grande Player da Educação

Em setembro fui sondado por um grande player do mercado na área de educação e aceitei um contrato de prestação de serviço como empresa, o famoso “PJ”, mas os planos agora são diferentes. Por anos concentrei as receitas da prestação de serviço e tentei agir como empresa de um homem só.

Não era um plano de todo errado, os custos ficaram muito baixos, riscos baixos e responsabilidades só com as demandas dos clientes, mas, algo mudou, é hora de dar oportunidade para outras pessoas crescerem.

Assim, para 2021 o projeto F5 Sites é realmente virar a chave de empresa de um homem só para uma pequena estrutura, capaz de absorver demandas de projetos, gerar receitas para todos os colaboradores e lucro para as operações.

A missão agora é montar uma equipe de fato, o que não é tarefa fácil, mas é o projeto. Como fazer isso? Existe fórmula? Abordagem escolhida começa pelo marketing, a área principal de atuação da F5 Sites, a maioria das demandas dos meus clientes são para área de marketing, assim, vamos iniciar estabelecendo uma comunicação efetiva com leads e candidatos as vagas que serão abertas.

Planejamento de Marketing F5 Sites 2021

Este planejamento de marketing foi priorizado após o contato com um primeiro prestador de serviços, há alguns dias montei uma página no instagram para a F5 Sites, com a ideia apenas de registrar o nome para usar futuramente. Mas o futuro é agora, então, com a entrada de um social media, isso puxou uma renovação da F5 Sites, assim, antes de começar qualquer atividade e tarefa, decidi por fazer um planejamento rápido e funcional para 2021, separando em tópicos:

  • Comunicação: vamos estabelecer uma metodologia nova de comunicação, com enfoque inicial em social media pretendemos padronizar algumas imagens de produtos e anúncios, que irão refletir na imagem do site.
  • Site: com uma nova estratégia de comunicação vamos finalmente transformar o site numa “máquina de vendas”, onde poderemos administrar o fluxo de leads de forma eficiente, com um atendimento híbrido via algorítimo e um atendente humano.
  • Produtos: vamos retomar a formatação dos produtos, inicialmente temos um potencial de produtos muito grande e isso pode causar confusão, então a estratégia inicial é anunciar 3 produtos básicos.
  • Secretária virtual: também vamos anunciar uma vaga eventual para secretária virtual, para fazer uma gestão de contatos e leads, responder emails e tirar dúvidas de clientes, encaminhando para mim os projetos já brifados, com informações técnicas para acelerar a entrega.
  • Métricas: por último e mais importante precisamos fazer uma gestão eficiente das metas e métricas, todos os anos faço um fechamento e consolidação de métricas, porém, algumas metas eu não consigo acompanhar com precisão. Algumas métricas como publicações de posts, tempo de projetos, analytics de sites, são muito difícil de consolidar e acompanhar ao vivo, assim dentro do planejamento de marketing estará incluso para 2021 uma metodologia automatizada para acompanhar de forma simples e consolidade todas as metas e métricas.
  • Metas globais e tarefas: em 2018 e 2019 inventei de fazer no começo do ano tinha um calendário de entregas semanal, organizado no final do ano anterior, servia mais para direcionar e priorizar os esforços, com 56 pequenas metas priorizadas, tentando usar a ideia de lançamento rápido de pequenos produtos. Esse esforço foi importante, mas na prática conseguia realizar 10 destas tarefas no ano, pois não eram equivalentes em tempo, algumas demorariam meses enquanto outras só algumas horas. Para 2020 alterei este conceito para 12 metas, uma por mês, mas, novamente não foram atingidas, pois devido a pandemia forcei uma paralização das atividades de abril a setembro, mas agora vou retomar este planejamento e deixar visível de forma pública e organizada.
  • Blogs: o início da F5 Sites, em 2009/2010, foi marcado pela criação de um blog com um mix grande de informações, dicas de WordPress, notícias de projetos, conhecimento técnico aleatórios. Ao longo de dez anos criei um blog pessoal, um blog para o curso de WordPress e repliquei alguns conteúdos entre estes. Em 2021 vou organizar estes posts como estratégia de comunicação.

Em resumo, vou aumentar a equipe, injetar recursos em canais de comunicação social, focar em pequenos sprints com metas possíveis e fáceis de acompanhar, anunciando 3 produtos inicialmente para ganhar tração e conquistar novos pequenos clientes que se tornarão lucrativos a longo prazo.

Deploy fnetwork in fresh ubuntu (português)

Antes de começar

  • install docker.io and docker-compose

Configuração de SSH

  • add ssh keys to bitbucket e github

Instalação de Scripts

  • download bsg (bash server deployer),
  • config bsg (adicionar domínio)
  • download wpsql configure and download prod db
  • download sublime 3 and optional mysql-workbench (to check)

Execução de comandos BSG

bsg run - dp
bsg run - dd (deploy docker só depois de baixado o projeto)
bsg run - sc (ssh copy id...)

Configurtar f5sites shared post

<?php 
$config["posts"] = "1fnetwork_posts"; 
$config["postmeta"] ="1fnetwork_postmeta"; 
$config["terms"] ="1fnetwork_terms"; 
$config["term_taxonomy"] ="1fnetwork_term_taxonomy";
$config["term_relationships"] ="1fnetwork_term_relationships"; 
$config["termmeta"] ="1fnetwork_termmeta";
$config["taxonomy"] ="1fnetwork_taxonomy";
$config["comments"] ="3fnetwork_comments";
$config["commentmeta"] ="3fnetwork_commentmeta";
$config["links"] ="4fnetwork_links";

Instalação pelo front

Após colocar no BSG, depois instalar pelo próprio front do wp, aí pode deletar as tabelas sobrando (comments, links), deve criar a pasta mu-plugins-DOMÍNIO

Capacidades do usuário

Adicionar o usuario DOMÍNIO_capabilities

a:1:{s:13:"administrator";s:1:"1";}

user id = 2

Aparência de sites pessoais aprimorada

Um dos maiores desafios que emplaquei para uma minha rede FNetwork de projetos é criar interfaces consistentes, antes mesmo de saber o que é isso.

Comecei alguns meses criando o design guidelines, de forma bem simples, para a F5 sites, intencionava criar um guia para cada subprojeto. Porém seria muito custoso então surgiu a ideia e a oportunidade de unificar a aparência de todos os projetos.

Assim, a primeira coisa, foi adoção de uma fonte comum para todas as logomarcas, mais um padrão de cores e recomendações gerais.

Dentro do esquema do WordPress eu tenho meu site principal Francisco Mat ponto com, compartilhado na rede, mas o meu portifólio, aqui também é um site do WordPress, é uma instalação isolada. Para criar uma interface única, para usuário não perceber que estava navegando em dois sites diferentes, criei um tema único e apliquei nos dois projetos, assim, a sensação é de estar sempre no mesmo site.

Novo build do docker no Linode seguro

Infelizmente a internet continua sendo um local inóspito, servidores podem ser facilmente atacados por máquinas mal-configuradas ou scripts maliciosos, para saber o IP de um site, basta para isso uma consulta reversa pelo nome do domínio para encontrar o IP da máquina.

Com isso bote podem começar a escanear arquitetura do sistema, no caso de sistemas fechados com senha rapidamente pode ser começar o ataque brutal no painel, com um algoritmo programado para tentar milhares de usuários e senhas diferentes até obter êxito no login.

Não tenho tanta experiência com docker e teve alguma dificuldade para identificar a origem dos ataques, pois o consumo excessivo dos os recursos do sistema e dificultavam muito a execução de comandos por SSH.

Precisei aprender a visualizar o log dentro do próprio docker para assim identificar o IP, ou a faixa de IP, da máquina que estava atacando os meus belos e inocentes serviços de publicação de conteúdo e anúncios do bem, dos meus serviços que prestam com tanto amor um serviço de hospedagem para os meus projetos e clientes.

Foi então usado um simples e velho recurso de bloquear o acesso da faixa de IP por htaccess. Em relação ao painel do WordPress, como pode se verificar, nesse post sobre a segurança do meu servidor, o acesso já é bloqueado de fora da rede interna. com isso o risco de complicações é quase zero e após esse bloqueio do ataque o serviço voltou a sua normalidade.

Data do evento: 19 de maio de 2020

Atualização: Setembro de 2020, confirmado meses de estabilidade e fix com sucesso.

Plugin F5 Sites Bar Atualizado

Há alguns anos lançamos o plugin F5 Sites Bar para compartilhar em toda a rede de sites e blogs Fnetwork uma barra, no topo de cada site, todos os principais projetos da F5 Sites.

Inspirado em um sites como o UOL e ESPN, onde seus blogs, subsites e até mesmo sistema de terceiros hospedados em seus servidores, apresentam uma barra acima com o link para o portal principal e outros links para os sistemas top nível.

Assim, os visitantes conseguem entender que estão dentro de uma rede de sites, conectados e que compartilham informações. Além de aumentar o link building e destacar a marca como provedora de serviços. No caso da F5 Sites somos uma empresa de hospedagem, tratando os projetos internos como projetos de clientes.

Update: Setembro de 2020, foi removido o bootstrap (3 e 4) da barra devido a vários conflitos com temas e sistemas, é necessário um grande esforço para normalização, por isso a barra só conta com o logo da F5 Sites no topo e a localização flutuando a direita.

Maio de 2020: Agora as informações estão muito mais organizadas, pois a atualização contou com a instalação do Bootstrap 4, trazendo uma grande melhoria na aparência e principalmente responsividade, já que a barra se adapta para tos os dispositivos e o menu colapsa (encolhe) e expande, e se ajusta em qualquer tamanho de tela.

Um problema para sua implementação imediata é que alguns projetos utilizam o Bootstrap 3, então houve uma quebra destes e está sendo realizado um grande esforço para atualização de toda a nossa base de projetos.

Milestone de Abril: Organização Para Crise da Pandemia

Desde 2010 utilizo o software online RTM para gestão de notas e tarefas, ainda estou finalizando meu próprio sistema e como tenho todo esse histórico lá de 10 anos é difícil desvincular.

Então durante todo este tempo as tarefas e projetos aconteceram na vida real e por lá foi administrado, então existe um histórico que reflete diversos momentos dos meus projetos e consultorias.

Agora vivemos um momento único, pandemia de coronavírus, que sem dúvida impactou a minha vida pessoal, me trazendo para o isolamento e quarentena. A organização de todas as tarefas se tornou possível e viável, já que perdi um cliente e fiquei com bastante tempo livre.

Organização apontou uma nova direção: priorizar pelos próximos 3 anos a prestação de serviços e criar ferramentas personalizadas para aumentar o valor percebido pelo cliente e transformar estas iniciativas em possíveis produtos.

Bloqueado Painel (wp-admin) em Produção via .htaccess

Por uma questão de segurança e manutenção de sistema de backup automatizado, foi bloqueado o acesso ao painel do WordPress, de todos os nossos sites, em produção.

É uma questão de segurança pois evita o ataque do tipo força bruta ou outros, protegendo com mais uma camada as informações do nosso banco.
Em relação à manutenção de backup e do banco de dados em ambiente de produção, é para evitar a publicação de posts e mídias em produção sem o seu correspondente no ambiente de desenvolvimento e QA.

Utilizamos o nosso plugin script BSD e WPSQL para esta automação, assim recomendamos que você conheça nossas soluções de código aberto e tente de adotá-las em seus projetos para ter um maior controle da automação.

Aprenda como fazer este tipo de bloqueio de segurança no blog do CursoWP.

Plugin de Login F5 Sites Atualizado

Atualizado o nosso plugin, F5 Sites Login Screen, que customiza, com as cores e o logo da F5 sites, a nossa página de login do WordPress. Usamos a técnica de instalar o plugin em toda a rede via pasta mu plugins compartilhada. Assim o plugin é utilizado em toda a rede FNetwork, em uma única pasta compartilhada.

A atualização ocorreu porque mudamos o logo, a última atualização desse plugin foi há 4 anos quando lançamos o logo conceitual da tartaruga. Agora com o novo padrão de logo, cores tipografia, aparência de muitos sistemas estão sendo atualizadas.

Milestone de Fevereiro: Certificação SSL Renovada Após Rebuild

Posso dizer que ainda não dominei o método de certificação SSL, continuo tendo muita dificuldade em algumas etapas, principalmente a renovação automática e a configuração de virtual hosts do Apache.

Após o rebuild do meu servidor principal (veja post com mais detalhes) obtive sucesso nas novas configurações para renovação dos certificados utilizando certbot. Assim, foi renovado os nossos certificados, e muitos usuários que haviam tido problemas em acessar todos os nossos sites, passaram a conseguir acessá-los novamente.

Um bug de configuração foi identificado no servidor antigo, pois havia mais de um diretório com configurações do Apache SSL e virtual hosts, fazendo com que o servidor não conseguisse entregar os arquivos certos para navegador e a certificadora.

Centralizamos todas as configurações do Apache e instalamos o servidor principal com docker, fizemos o rebuild e a nova instalação do certbot para poder resolver esse problema e assim permitir a navegação segura para os nossos usuários novamente. Sei que ainda terei alguns problemas pela frente, como a renovação automática, então, por hora a navegação está garantida e o esforço de rebuild e recertificação valeu a pena.

Meu site pessoal agora centraliza todos meus blogs

Como administro diversos blogs, tinha muita dificuldade em oferecer um espaço único para os leitores de diversas fontes.

Após pensar um pouco, resolvi utilizar a homepage do meu site pessoal para listar, utilizando o plugin RSSImport, os posts mais recentes de cada blog aonde eu publico.

Agora home está carregada de informações referentes aos meus trabalhos mais recentes, optei por apenas colocar o endereço do blog e listando abaixo os últimos posts, sem identificar a data da publicação ou mais detalhes.

Na home, acima dos blogs, uma foto minha. No meu site continua com meu currículo aberto e o meu portfólio detalhado, com trabalhos e estatísticas de projetos, além de um menu para contato diretamente comigo.

Novo Layout Porfólio

Foi atualizado o layout do meu portfólio de projetos, ele já era bastante moderno, intuitivo e fácil de navegar. Mas essa atualização traz mais destaque para as imagens do quê o excesso de texto que continha embaixo delas.

Ah sim agora temos uma lista de imagens usando um plugin chamado posts_grid, o que facilita para o usuário encontrar trabalhos que sejam do seu interesse assim fica o convite para visitar o meu portfólio e conhecer os meus trabalhos que estão listados desde os primeiros trabalhos de 2002 qual tem vaga lembrança muitos poucos arquivos recuperados até os trabalhos mais recentes e muito importantes para minha carreira.

Milestone de Março: Rebuild do Servidor de Produção

Foi feita a reconstrução (rebuild) do nosso servidor de produção, uma operação bastante delicada e arriscada. Após muito tempo dependendo de um esquema antigo e repleto de manutenções feitas sem planejamento, aproveitamos a janela de oportunidade para migrar totalmente nossa operação para o docker.

Assim, comecei a reconstrução com o servidor local de desenvolvimento, tarefa que levou meses, para só depois atuar em produção. Inicialmente, para não cair o serviço, havia planejado fazer um servidor em paralelo com todas as aplicações, porém, durante o processo, houve um comprometimento crucial dos serviços no servidor em produção, pela expiração dos certificados SSL.

Assim, seria um desperdício de tempo trabalhar em dois servidores em produção e abandonei o plano inicial, pois o serviço já havia caído. Então, destruí o antigo servidor em produção e todo o esquema que estava corrompido, para dar lugar ao novo esquema baseado em docker linux WordPress, Apache e MySQL.

Com a reconstrução terminei a implantação de uma nova esteira de desenvolvimento e deploy automatizado. Com isso voltei a ter mais controle sobre o processo de desenvolvimento e entrega.

Acredito em um futuro mais automatizado e mais “simples” para fazer entregas, sabemos que existem algumas dificuldades com a estrutura que foi desenvolvida, como versionamento de todos os sistemas em conjunto. Trabalhamos com um repositório principal e diversos submódulos, técnica a qual ainda não domino completamente.

O espaço em disco foi economizado e os processos de utilização de CPU e memória obtiveram ganho de desempenho. Assim em 2020 temos um novo servidor em produção baseado em Ubuntu e não mais em CentOS, mais uma dificuldade que foi superada.

Milestone de Janeiro: BSD – Bash Shell Deployer

Script que eu criei para fazer o deploy de meus projetos WordPress em ambiente local e produção. Está disponível no meu perfil do github:

Com este repositório você pode configurar rapidamente o seu docker, seus virtuais hosts do apache e fazer o deploy do seu projeto WordPress ou outros.

Verifique também este item no meu portfólio de projetos:

https://portfolio.franciscomat.com/bsg-shell/

F5 Sites Diretrizes de Design

Em nossa primeira tentativa de uniformizar o designs de todos nossos projetos, fazendo os terem uma aparência semelhante, como quando você está em um produto Google, Amazon, Microsoft ou Apple, você meio que sabe, mesmo que você não saiba exatamente porque você sabe, você meio que sente como se estivesse em “casa”. Isso porque eles têm um design consistente com algumas regras que orientam todos os produtos.

Então, a F5 Sites começou a desenvolver nossas primeiras diretrizes de design, elas começaram de forma simples, mas achamos que as regras se tornarão mais ajustáveis e melhores com o passar do tempo, então nossas primeiras diretrizes de design são:

  • Barra no topo de todos os produtos
  • Fonte para logo: Lobster
  • Cores:
    • F5 azul: #03659c
    • F5 azul claro: #549ed1
    • Ubuntu laranja: #FF5919
    • Cinza escuro: #3F3F3F
    • Cinza médio: #888888
    • Cinza claro: #EEEEEE
    • Verde escuro: #398439
    • Verde claro: #449d44
    • Dourado: #E2D693
  • Imagens customizadas para posts e produtos

Por enquanto isso é tudo, no futuro estamos prevendo paddings e margens para alguns elementos. Estas regras serão aplicados em produtos antigos sempre que eu puder, pois agora elas apenas existem e estão sendo implementados sem um prazo, mas nada de novo será desenvolvido sem seguir esse rigor.

Plugin Atualizado: F5 Sites Bar

Em cada site da Fnetwork você pode ver uma barra na parte inferior com links para os principais projetos, e, conforme a rede cresce, novos links são atualizados. Eu nunca tenho tempo para trabalhar com calma e com essa barra não era diferente.

A ideia chegou para dar consistência à rede e fazer com que os usuários navegassem melhor entre todos os projetos. Além disto, os links entre si também podem ajudar a obter uma melhor posição nos resultados de mecanismos de pesquisa.

Uma vantagem é que podemos saber todas as visitas à rede, verificando o número de vezes que a barra é exibida. E também, no canto direito, mostramos a localização atual do usuário.

Mas o design e a aparência não eram bons, e até a posição na parte inferior faz com que muitos usuários não a vejam. Então, eu estou quase terminando o novo design, a barra vai para o topo, o que fez o nome original mudar, agora é só o F5 Sites Bar. O design também mudou um pouco, muitas melhorias foram feitas e estamos esperando outro plugin da rede para ficar pronto, F5 Sites Smart Language Filter.

Quando esses dois plugins estiverem prontos, a Fnetwork alcançará um novo nível. Mas vai levar um tempo, muitas mudanças estão sendo feitas em segundo plano, o foco é apenas um: obter novos clientes.

F5 Sites Está Procurando Novos Clientes na Cidade de São Paulo/SP

Desde o nosso plano de 2016, eu mudei o foco do F5 Sites para uma posição mais global, fazendo esforços para sair do Brasil e ir para um país como os EUA. O caminho que pensei foi simples, comecei por traduzir todo o conteúdo do site (posts, menus) para o inglês, fazer uma seção EUA no site e depois entregar conteúdo especialmente feito para esse público.

Para o banner do site eu escolhi imagens como a Califórnia, o engarrafamento chinês, tudo era mais global e estava pronto para receber clientes de qualquer lugar do mundo.

Mas a internacionalização nunca acabou, a F5 Sites acabou de ser traduzida e nunca terminou todo o processo. Não é apenas traduzir, tornar o site bonito, alterar imagens e esperar que novos clientes e leads entrem em contato. Era necessário chegar aos clientes, começar a conversa, fazer propostas de trabalho, e é aí que as coisas ficavam difíceis.

Eu pessoalmente acho que posso fazer dezenas de leads e alcançar novos clientes em uma conversa cara a cara, mesmo sabendo que é possível e usual conseguir clientes apenas via internet, é mais fácil para mim ter contato em reuniões, eventos, palestras , workshops, fazer visitas ativas e explorar minha rede pessoal para alcançar novos clientes. Então, enquanto eu ainda estou no Brasil, meu plano tem que mudar, preciso alocar esforços para conseguir novos clientes aqui.

Se você estiver em São Paulo, SP, entre em contato conosco agora mesmo para agendar uma reunião.

Novo Plugin em Desenvolvimento: F5 Sites Smart Language Filter

Depois de toneladas de testes e experiências, com os plugins de idiomas mais famosos e atualizados para o WordPress, eu iniciei um plugin para F5 Sites e Fnetwork. Baseado em um código simples mas eficiente que fiz para um tema de projeto (Sistema Focalizador Javascript). Tudo o que eu tive que fazer é usar tags em posts, como:

  • lang-en: portugues
  • lang-pt: portugues
  • lang-fr: francês
  • lang-zn: chinês
  • E assim por diante…

O termo “inteligente” no nome é porque ele usa um algoritmo baseado no WooCommerce Geocode e na função HTTP para determinar a localização dos usuários e fornecer a linguagem provavelmente mais correta. Então, vamos fechar nossos domínios que começam com br, como br.f5sites.com e br.franciscomat.com, porque sempre que você estiver em uma localização, o domínio principal fornecerá conteúdo para você em seu idioma.

O plugin estará presente em toda a rede, ele será anexado a outro plugin que usamos F5 Sites Footer Bar, então todos os sites terão opções de tradução. Os usuários também terão a opção de alterar o idioma a qualquer momento, e se ele aparecer em um link que não tenha o idioma que os usuários falaram, um aviso será anexado para alterar o idioma a qualquer momento.

O plugin está em desenvolvimento e não tem prazo para ser finalizado, é um esforço que faço para alcançar melhores resultados em marketing e conquistar novos clientes.

Docker: Estamos migrando nossos serviços para o novo paradigma de DevOps

Na fronteira das mudanças tecnológicas atuais, vimos o Docker como um novo paradigma de otimização. Por que esperamos tanto tempo para adotá-lo? A resposta é simples, só precisamos disso agora, estávamos em um processo de desenvolvimento muito longo e estável, sem a necessidade de migrar o servidor ou alterar o processo de desenvolvimento.

Mas recentemente chegamos a um ponto para fazer um servidor intermediário, um tipo de homolog / backup de produção, então vimos que a tarefa seria muito demorada, faria toda configuração, clone de git repos, instalação de serviços como Apache, MySQL, WordPress. Então, eu tinha duas opções, ir pasta a pasta e verificar se tudo estava bem, ou formatar e instalar o docker em um ambiente fresco linux / docker.

Eu escolhi a segunda e mais desafiadora opção, então agora estou trabalhando na migração completa de todos os nossos projetos, sites e operações para a tecnologia Docker. Depois disso, poderíamos instanciar nosso servidor homolog executando simplesmente um comando docker para configurar tudo e rodar.

Docker não é difícil de entender, mas você precisa ser muito experiente para entender todo seu poder, e não é a melhor solução para todos os cenários, mas depois que você começar a usá-lo será muito difícil voltar atrás.

Estuve muy ocupado en el primer semestre de 2019

A finales de 2018, inicié una nueva posición en una empresa de marketing, trabajando de las 9 a las 18, entonces tuve que salir de una pequeña ciudad del interior, Itapetininga, y cambiarme abruptamente a São Paulo. En un día estaba en una ciudad pequeña con todo el tiempo para mí, en el próximo yo estaba en una de las diez mayores ciudades del mundo, sin conocer a nadie, fui a trabajar en proyectos de TI, un trabajo de programación muy intensivo, un desafío muy grande .

Me mudé para obtener una nueva renta, no tuve elección, sin fondos y apoyo, la única manera que vi para hacer mis planes fue cambiar a la capital. Además de trabajar por dinero, planeé lanzar mis proyectos en una ciudad de oportunidades, además de São Paulo ser la ciudad más cara para vivir en América Latina, recompesa a cualquiera que se dedique al trabajo.

En paralelo, inicié el curso de teatro por la noche, entonces básicamente no tenía tiempo para bloguear en mi sitio personal. Pero después de un período de adaptación, estoy empezando a volver a las pistas de mensajes y comisiones constantes en GitHub.

No fue en mi planificación para detener todos mis proyectos, que para mí iba muy bien, además de estar siempre atrasado, sin fondos, yo estaba constantemente sofocando por soluciones de bajo costo para situaciones básicas, incluso para hacer comidas. Pero, después de 6 meses trabajando duro, estoy de vuelta en mi sitio personal, todo el trabajo que he hecho desde finales de 2016, será la plataforma para el lanzamiento de mi cohete.

Estive Muito Ocupado no Primeiro Semestre de 2019

No final de 2018, iniciei uma nova posição em uma empresa de marketing, trabalhando das 9 às 18, então tive que sair de uma pequena cidade do interior, Itapetininga, e me mudar abruptamente para São Paulo. Em um dia estava em uma cidade pequena com todo o tempo para mim, no próximo eu estava em uma das dez maiores cidades do mundo, sem conhecer ninguém, fui trabalhar em projetos de TI, um trabalho de programação muito intensivo, um desafio muito grande .

Eu me mudei para obter uma nova renda, eu não tive escolha, sem fundos e apoio, a única maneira que eu vi para fazer meus planos foi mudar para a capital. Além de trabalhar por dinheiro, planejei lançar meus projetos em uma cidade de oportunidades, além de São Paulo ser a cidade mais cara para se viver na América Latina, recompesa qualquer um que se dedique ao trabalho.

Em paralelo, iniciei o curso de teatro à noite, então basicamente não tinha tempo para blogar no meu site pessoal. Mas depois de um período de adaptação, estou iniciando esforços para voltar às trilhas de postagens e commits constantes no GitHub.

Não foi “planejado” parar todos os meus projetos, que para mim estavam indo muito bem, apesar de estar sempre atrasados e sem fundos, eu estava constantemente me sufocando por soluções de baixo custo para situações básicas, até para fazer refeições. Mas, depois de 6 meses trabalhando duro, estou de volta ao meu site pessoal, todo o trabalho que fiz desde o final de 2016, será a plataforma para o lançamento do meu foguete.

Pomodoros Recebe Atualização Crítica No Algorítimo de Cronômetro

Um grave problema surgiu nos testes finais do Pomodoros.com.br, ao ser utilizado em navegadores modernos, inesperadamente o tempo do pomodoro era maior do que o exibido na tela. Para completar os 25 minutos que o app indicava poderiam ser consumidos 35, 40 minutos, o que frustrava muitos usuários, pois quando a aba do site ficava inativa, sem foco, a alocação de memória do navegador era otimizada, assim, do ponto de vista do navegador, tudo fica mais fluído, ele tira memória da aplicação em segundo plano e otimiza o que o usuário está fazendo, se troca de aba, a nova aba tem prioridade.

Assim, quando ficava em segundo plano o Pomodoros perdia prioridade no sistema do navegador, então a contagem de tempo demorava a passar. Demorei para ter tempo para atualizar o algorítimo, em meio a celebrações natalinas, consegui dedicar um dia do meu descanso para atualizar o app, a nova lógica é de certa forma até melhor, pois quando o usuário inicia a contagem de tempo, é guardado a data e hora do clique do botão, então compara-se o tempo decorrido com este instante, assim temos novamente o aplicativo funcionando com perfeição! Será que posso dizer que é um presente de natal para meus usuários que utilizam o app em navegadores modernos?

Trocador: Nova Ferramenta do Pomodoros Para Trocar de Tarefas Automaticamente

Venho trabalhando na última ferramenta do pomodoros, até então a penúltima inovação antes do lançamento oficial, até agora o nome desta ferramenta é TROCADOR, apesar de achar um nome um pouco feio, ajuda a realizar tarefas em sequência com agilidade.

Por exemplo, eu tenho algunas tarefas diárias como “escrever um post”, “escrever uma proposta”, “gravar um vídeo”, etc., são tarefas que me planejei para fazer todos os dias. Não estava me dedicando pois, infelizmente, estava muito trabalhoso a cada final de pomodoro ter que editar a tarefa para recomeçar.

Então rachei a cabeça o ano todo para solucionar esse problema, assim, somente agora, chegando ao final do ano precisei dar um “gás” nisso. Pensando em usabilidade, queria que quem usasse não precisasse ser “ensinado” antes, precisa tentei fazer de forma que fosse intuitiva, a ponto do usuário conseguir usar sem “manual”, ao mesmo tempo que é uma ferramenta muito, muito avançada, de fato poderia criar um mini-curso só para explicar.

Mas basicamente: começando abrindo o TODO (botão azul), 1 salvar uma tarefa modelo ou mais, 2 arrastar as tarefas para a caixa cinza, 3 clicar no ícone para ativar. Assim ele vai carregar automaticamente, no final de cada pomodoro, a próxima tarefa da lista.

Fiz uma bateria de testes extremos aqui e não achei bug, mas é possível que algo de errado, por isso você usuário é bem vindo a dar feedbacks. A último inovação vai ser o controle de metas diárioa, pensando aqui em criar uma barrinha que vai aparecer em cima indicando quantos pomodoros falta pra meta do dia, aí teremos enfim o lançamento.

Confira a Nova Homepage do Site Pomodoros, Ficou Incrível

Após muito tempo finalmente o site tem uma homepage de classe, estirpe e categoria! Foram anos de homepage “improvisada”, fazendo o que era possível com o pouco tempo disponível, porém a taxa de conversão era sempre muito, muito baixa, não era uma landing page eficiente para novos visitantes, que entravam e muitas vezes se perguntavam “do que se trata esse site?”.

Na primeira versão do site, em 2011, red, a homepage era o próprio aplicativo, não era necessário logar para usar e assim visitantes tinham um aplicativo muito simplificado, somente o cronômetro, se criassem uma conta abriria a parte de amigos e mais ferramentas. Na segunda versão do site, em 2013, green, na home tinham 8 balõezinhos explicando o que era, incentivando os usuários a se cadastrarem.

No início da versão black, 2018, ainda não lançada oficialmente, foi colocado um slider com imagens passando automaticamente, além das últimas notícias do blog logo abaixo, no típico formato blog do WordPress, com uma barra na lateral com mais informações, outro “improviso”, pois também não era muito claro ao visitante recém-chegado do que se tratava o aplicativo.

Assim, após analisar as taxas de conversão do Google Analytics percebi que ainda não estava bom, apesar do blog trazer novo visitantes, ainda não convertia-os em usuários ativos, precisaria dedicar um tempo para essa nova homepage. Foram 8 horas de trabalho, confira essa tarefa no aplicativo.

Comecei fazendo uma análise minuciosa dos concorrentes e pude perceber o que cada homepage tinha de melhor, assim incorporei alguns elementos dos concorrentes e criei outros originais, com uma interface exclusiva fiz uma nova homepage, com base no conceito de “explicar do que se trata o aplicativo”, os elementos básicos são:

  • Pequeno cabeçalho explicativo com botão de ação para usuário se registrar gratuitamente
  • Slider com imagens originais, explicando as principais funcionalidade do site com legendas
  • Estatísticas da comunidade, com dados em tempo real de usuários ativos, tempo de uso e outros
  • Depoimentos de usuários, colhidos nos últimos meses
  • Breve histórico, contando a história do site desde de 2010 até a data atual, com previsões para os próximos 3 anos
  • Blog, finalmente, somente ao final da homepage, as últimas 3 notícias do blog

A partir de agora uma “nova era” é iniciada, onde temos uma homepage compatível com um padrão de qualidade global, competindo de igual com os principais concorrentes e, na minha opinião, melhor do que muito deles. Ainda falta a tradução desta nova homepage para os idiomas do site, tarefa para os próximos dias.

Lojas Prontas: WooCommerce “Hackeado” Para Solução Exclusiva de Backup Automático

Atenção, conteúdo altamente técnico! Pode ser que nem eu entenda amanhã…

A mais importante, mais difícil e mais complicada implementação do WooCommerce que já realizei. Foram ao menos 2 anos de estudos para poder terminar essa implementação, a requisição da “equipe” de engenharia e projetos era simples: queremos automatizar o backup e sincronia de pedidos (orders). Assim, após a criação do plugin “F5 Sites | WordPress MySQL Manager”, ficou fácil fazer backups e uploads de dados, bastava que as tabelas tivessem o mesmo prefixo, por exemplo, site1_.

Mas o WooCommerce herdou os problemas de estrutura de dados do próprio WordPress, uma zona, fica tudo misturado no banco de dados (produtos, pedidos, posts, menus…). Então precisei criar hooks para a função get_wc_order e get_wc_orders (alterando o core do woo), além de implementar na marra as modificações no core do plugin, inserindo “6woo_” antes dos prefixos das tabelas woocommerce_items e woocommerce_itemmeta. Assim, essa solução hackeada não é de longe a melhor possível, mas a questão principal é, funciona melhor que o original, permite automação dos pedidos sem misturar os produtos, e apesar da bagunça, é excelente.

Foi difícil fazer, muito complexo e exigiu a integração de 3 plugins próprios:

  • F5 Sites | WordPress MySQL Manager
  • F5 Sites | WooCommerce shop_order Tables
  • F5 Sites | Shared Posts and Tables + Uploads Folder
  • Fork exclusivo do WooCommerce, para funcionar os 3 acimas de maneira graciosa

Assim, essa notícia, muito técnica e confusa, serve só para anunciar que a loja de chaveiro e anúncios pode começar a operar sem problemas, um marco na história do projeto. Teremos um post mais bonitinho e comercial para iniciar as atividades de vendas, esse daqui é só um registro histórico de que, após anos de testes e implementações, o esquema de backup de dados está 100% funcional, no product backlog várias tarefas foram concluídas com essa realização.

Confira o plugin:

Pomodoros.com.br Android Application Released in Beta Stage

A 2011 goal is finally getting out of the way, developing the native app for Android . Due to the advancement of Focus Training, application development was prioritized so that the first course students could download faster.

With the application we expect to grow a little faster, for some investors it is also a differential to be present in the Google Play store, because a good part believes in the mobile market and that to position with a native application is a superior strategy.

In fact it was enough for the user to access the mobile browser, click Menu-> Add Shortcut to the Main Menu, and the link with the jig would already appear on the main launcher, but I realize that few users have this habit, many prefer download direct from the App Store . We expect feedback to improve and release the definitive version soon.

Aplicativo Pomodoros.com.br para Android Lançado em Estágio Beta

Uma meta de 2011 começa finalmente a sair do papel, o desenvolvimento do aplicativo nativo para Android. Devido ao avanço do Treinamento em Foco, foi priorizado o desenvolvimento do aplicativo para que os primeiros alunos do curso pudessem fazer o download mais rapidamente.

Com o aplicativo esperamos crescer um pouco mais rapidamente, para alguns investidores também é um diferencial estar presente na loja Google Play, pois boa parte acredita no mercado mobile e que se posicionar com um aplicativo nativo é uma estratégia superior.

De fato bastava ao usuário acessar o navegador do celular, clicar em Menu->Adicionar Atalho ao Menu Principal, e o link com a foquinha já iria aparecer no lançador principal, porém percebo que poucos usuários tem este hábito, muitos preferem baixar direto da App Store. Esperamos feedback para aprimorar e lançar a versão definitiva em breve.

Mega Update, Pre-Release Closing List

Before launching Pomodoros.com.br officially, I had to make a last list of updates, very extensive, that grew as I finished the tasks, but that brought great results from the point of view of programming and also many features for the users. The updates were:

Advertising Space

It was not the most difficult or the most laborious update of this round, but certainly the most important, since to date pomodoros.com.br, in almost 7 years in the air, never exhibited a single advertisement, having been kept with its own resources from the launch and until then in testing and development stage.

With the creation of advertising space within the app we can finally move to a second stage, supporting the expansion of the user network and further improving the service. At the moment we have no sponsor, we just opened the space, so know our sponsorship proposal and advertise your brand, product or service on our site.

Translation

The first version of pomodoros (Red), in 2011, already had two languages, Portuguese and English, with the qtranslate plugin, however as I add new screens and tools I left the translation for a second moment, the result was that the site was never 100% translated. The application was already in JavaScript, so I needed to create specific language files for the js, so the mess started.

In 2013 was released the second version (Green), also had two languages. another plugin for translation, wpml. Initially it seemed easier to translate, but soon it became a mess again, because as this plugin is for beginners and indicated for simple sites, also as I expanded the site it was difficult to do the translation, because it mixed parts of the words in source code and database.

Only now, at the end of 2018, I was able to take the time to “undo” all the “mistakes” of the past. For the translation was created its own technology, integrated with the new version of wordpress, buddypress and woocoomerce. Now with its own tool and the advanced method of translation, separating all the words into a language file in .pot format. Thus English was chosen as the primary language, and from it all new translations will be made, and only a small part. In addition, for new translations just send this simple file to a translator, who can do the translation and quickly the pomodoros will speak new languages.
Interface

The interface was updated in many parts, the main novelty was the implementation of bootstrap tables, they were implemented in the User Statistics widget, from the focus page, making the view much cleaner.

The task preview page was also completely redone using the tables, so it was also much lighter and easier to see the information. Finally, the project tag visualization page, where the bootstrap table was also implemented at the top, making the report much more professional.

And a very important update was made in the main tool, in the Focus page, it had already been “wiped” the screen, hiding additional information from the task with the Extra button, thus making the screen cleaner and easier for new users. Now it was implementing a new button called TODO, or task list, which displayed the task list when clicked and automatic dowel. For example, when used in the cell phone the interface was considerably simpler, more elegant and easier to use.

Bugs and Minor Updates.

Button Titles: a few weeks ago I was already bothering a little bug that changed the title of the application’s action button to the word Focus, at all stages of the tool, although working normally, this caused confusion in users, who expected the buttons, such as Focus, Interrupt Focus, Start Rest. In addition, the preset time only appears after clicking the button, now, after closing the pomodoros the clock displays the next action time, thus ending the pomodoro of 25 minutes, the clock displays 5 minutes with the Rest button.

Project tags: they were not working a few weeks ago, so some user projects were damaged, I needed to rebuild the project tags system and types of pomodoros to be able to work again.

Registration form: After some problems with the registration form, the registration process was finally stabilized and the registration interface closed, with a new screen for user activation after registration success. It was also possible to set the goal in Google Analytics to track the number of records and closely track the conversion rate of visitors to users.

Product visualization page: also the product page has been slightly updated, when clicking on buy keyring the screen is more rounded and similar to the registration and activation page, giving a similar appearance to all content of the site. The widget to buy keychain was also not displayed on the posts page due to a small, fixed.

Dynamic warnings: when the user clicks Interrupt Focus now a confirmation dialog will appear, to avoid inadvertent clicks, avoiding wasting time (user suggestion @Victor_Tardelli, thank you). Another warning that appears is when you close the browser tab with the time rolling, asking the user to confirm that they want to leave and lose the timed time.

Block wp-admin: An important security issue is to block the administrative area of ​​wordpress for non-admins.

It still has a huge list of tasks to close this list, less inconvenient bugs for the user and some new tools, continue reading our blog and follow the news of the project.

See the corresponding task: closing list

Mega Atualização, Lista de Fechamento Pré-Lançamento

Antes de lançar o Pomodoros.com.br oficialmente, precisei fazer uma última lista de atualizações, muito extensa, que cresceu conforme fui terminando as tarefas, mas que trouxe ótimos resultados do ponto de vista de programação e também muitas novidades para os usuários. As atualizações foram:

Espaço Publicitário

Não foi a mais difícil e nem a mais trabalhosa atualização desta rodada, mas certamente a mais importante, visto que até hoje o pomodoros.com.br, em quase 7 anos no ar, nunca exibiu uma única propaganda, tendo sido mantido com recursos próprios desde o lançamento e até então em estágio de testes e desenvolvimento.

Com a criação de espaço publicitário dentro do app poderemos finalmente avançar para um segundo estágio, dando suporte a expansão da rede de usuário e melhorando ainda mais o serviço. No momento não temos patrocinador, acabamos de inaugurar o espaço, portanto conheça nossa proposta de patrocínio e anuncie sua marca, produto ou serviço no nosso site.

Tradução

A primeira versão do pomodoros (Red), em 2011, já tinha dois idiomas, português e inglês, com o plugin qtranslate, porém conforme eu adiciona novas telas e ferramentas deixava a tradução para um segundo momento, o resultado foi que o site nunca ficou 100% traduzido. O aplicativo já era em JavaScript, assim precisei criar arquivos de idiomas específicos para o js, então a bagunça teve início.

Em 2013 foi lançado a segunda versão (Green), também contava com dois idiomas. outro plugin para a tradução, o wpml. Inicialmente parecia mais fácil para traduzir, porém logo virou uma bagunça de novo, pois como este plugin é para iniciantes e indicado para sites simples, também conforme eu expandia o site ficava difícil fazer a tradução, pois misturava partes das palavras em código-fonte e banco de dados.

Somente agora, no final de 2018, consegui dedicar um tempo para “desfazer” todos os “erros” do passado. Para a tradução foi criada uma tecnologia própria, integrada com a nova versão do wordpress, buddypress e woocoomerce. Agora com uma ferramenta própria e o método avançado de tradução, de separar todas as palavras em um arquivo de linguagem em formato .pot. Assim foi escolhido inglês como o idioma principal, e a partir dele todas as novas traduções serão feitas, e somente uma pequena parte. Além disto, para novas traduções basta enviar esse simples arquivo para um tradutor, que o mesmo pode fazer a tradução e rapidamente o pomodoros irá falar novos idiomas.

Interface

A interface foi atualizada em muitas partes, a principal novidade foi a implementação de tabelas do bootstrap, elas foram implementadas no widget de Estatísticas do Usuário, da página focus, deixando a visão muito mais limpa.

A página de visualização de tarefa também foi totalmente refeita usando as tabelas, assim também ficou muito mais leve e fácil de se visualizar as informações. Por último a página de visualização de tag de projeto, onde na parte de cima também foi implementada a tabela do bootstrap, deixando o relatório muito mais profissional.

E uma atualização muito importante foi feita na ferramenta de principal, na página de Focar, já havia sido “enxugada” a tela, escondendo informações adicionais da tarefa com o botão Extra, assim deixando a tela mais limpa e fácil para novos usuário. Agora foi implementando um novo botão chamado TODO, ou lista de tarefa, que exibi a lista de tarefa quando clicado e passador automático. Assim por ex., quando usado no celular a interface ficou consideravalmente mais simples, elegante e fácil de usar.

Bugs e Atualizações Menores

Títulos dos botões: há algumas semanas já estava me incomodando um pequeno bug que alterava o título do botão de ação do aplicaativo para a palavra Focar, em todos os estágios da ferramenta, apesar de funcionando normalmente, isto causava confusão nos usuários, que esperavam os títulos corretos nos botões, como Focar, Interromper Foco, Iniciar Descanso. Além disto o tempo pré-configurado só aparecia depois de clicar no botão, agora, após encerrar o pomodoros o relógio exibe o tempo da próximo ação, assim terminando o pomodoro de 25 minutos, o relógio exibe 5 minutos com o botão Descansar.

Tags de projeto: não estavam funcionando há algumas semanas, assim alguns projetos de usuários foram prejudicados, precisei reconstruir o sistema de tags de projetos e tipos de pomodoros para poder voltar a funcionar.

Formulário de registro: após alguns problemas com o formulário de registro, foi finalmente estabilizado o processo de registro e fechada a interface de cadastro, com uma nova tela para a ativação do usuário após o sucesso do registro. Assim também foi possível configurar a meta no Google Analytics para acompanhar a quantidade de registros e acompanhar de perto a taxa de conversão de visitantes em usuários.

Página de visualiação de produto: também a página dos produtos foi levemente atualizada, quando se clica em comprar chaveiro a tela está mais arredondada e parecida com a página de registro e ativação, dando uma aparência semelhante a todo conteúdo do site. O widget para comprar chaveiro também não era exibido na página de posts, devido a um pequeno, corrigido.

Avisos dinâmicos: quando o usuário clica em Interromper Foco agora aparece um diálogo de confirmação, para evitar cliques sem querer, evitando perder o tempo corrido (sugestão do usuário @Victor_Tardelli, obrigado). Outro aviso que aparece é quando fecha a aba do navegador com o tempo rolando, pedindo para o usuário confirmar que deseja sair e perder o tempo cronometrado.

Bloquear wp-admin: uma questão de segurança importante é bloquear a área administrativa do wordpress para não-administradores.

Ainda tem uma lista enorme de tarefas para fechar essa lista, bugs menos incovenientes para o usuário e algumas novas ferramentas, continue lendo nosso blog e acompanhando as novidades do projeto.

Veja a tarefa correspondente: lista fechamento

Conviértase en un patrocinador

Los pomodoros están cerca de ser liberados y usted puede ayudar a hacer este proyecto a la realidad. En España, America Latina y muchos países de habla hispana, empezamos a buscar usuarios globales.

Con su apoyo financiero su marca será siempre visible en el sitio, alcanzando a todos nuestros usuarios. Su anuncio quedará impreso en la página inicial y en la aplicación, en la barra lateral y en el pie de página del sitio. Además de alcanzar el público seleccionado, altamente intelectual, usted todavía estará apoyando un innovador lanzamiento y tendrá su marca asociada a un producto de alta tecnología.

Cuotas España/AL 2019

Para España/AL, año 2019 tendremos una cuota de 2.000 mensuales, que puede ser dividida o comprada por un único patrocinador maestro:

  • Patrocinador maestro: compra la cuota completa de 2.000  tiene la exclusividad de aparecer sólo su marca y productos en el blog y aplicación.
  • Patrocinador split: no hay un maestro, la cuota puede ser dividida en 4 de 500 , siendo impreso en los mismos sitios del patrocinador principal, pero alternando entre los splits.

Torne-se um Patrocinador

O Pomodoros está perto de ser lançado e você pode ajudar a tornar esse projeto uma realidade. Vamos estar presente em todo o território nacional, já temos usuários em 4 estados diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Distrito Federal) e ainda estamos somente na fase de testes.

Com seu apoio financeiro sua marca estará sempre visível no site, atingindo todos os nossos usuários. Seu anúncio ficará impresso na página inicial e no aplicativo, na barra lateral e rodapé do site. Além de atingir público selecionado, altamente intelectual, você ainda estará apoiando uma startup inovadora e terá sua marca associada a um produto de alta tecnologia.

Cotas Brasil 2019

Para o Brasil, ano 2019 teremos uma cota de R$2.000 mensais, que pode ser dividido ou comprada por um único patrocinador master:

  • Patrocinador master: compra a cota completa de R$2.000 e tem a exclusividade de aparecer somente sua marca e produtos no blog e aplicativo.
  • Patrocinador split: não havendo um master, a cota pode ser dividida em 4 de R$500,00, sendo impresso nos mesmos locais do patrocinador master, porém alternando entre os splits.

Limite da validade da oferta: Esta cota cobre 10 mil pomodoros mensais (média 2500 usuários ativos), se o número de usuários ultrapassar este valor uma nova rodada de patrocínio será ofertada para manter os serviços, com prioridade de oferta para os atuais patrocinadores. Oferta para o período de 2019.

Buenos Aires pode ser a primeira cidade fora do Brasil com novos usuários

A tradução para espanhol foi uma etapa muito importante para o futuro do projeto, a comunidade hispanica é muito grande e representativa. Não sabemos qual país de idioma espanhol terá nosso primeiro usuário, mas apostamos todas nossas fichas que será Argentina.

Dentro do projeto de expansão global do Pomodoros, miramos Buenos Aires para começar a expansão, podemos ser surpreendidos por falantes de espanhol de outros países, principalmente Espanha, porém em breve o fundador do projeto estará em Buenos Aires para, entre outras coisas, fazer algumas visitas técnicas referente ao projeto.

Você que é falante de espanhol pode nos ajudar, se vir algum problema na tradução por favor nos avise. Registre-se gratuitamente e comece a focar em seus projetos agora mesmo.

Buenos Aires puede ser la primera ciudad fuera de Brasil con nuevos usuarios

La traducción al español fue una etapa muy importante para el futuro del proyecto, la comunidad hispana es muy grande y representativa. No sabemos qué país de idioma español tendrá nuestro primer usuario, pero apostamos todas nuestras fichas que será Argentina.

En el proyecto de expansión global de Pomodoros, miramos Buenos Aires para comenzar la expansión, podemos ser sorprendidos por hablantes de español de otros países, principalmente España, pero pronto el fundador del proyecto estará en Buenos Aires para, entre otras cosas, hacer algunas visitas técnicas referentes al proyecto.

Usted que es hablante de español puede ayudarnos, si viene algún problema en la traducción por favor nos avise. Registrese gratuitamente y empiece a enfocar en sus proyectos ahora mismo.

Castelo inaugura Espírito Santo no ranking, Pomodoros inicia a jornada pelo Brasil

Assim que instalei o serviço de geolocalização no site do Pomodoros percebi que poderia fazer algo inovador, um ranking de países, cidades e estados. Foram quase duas semanas para aprimorar essa idéia, além de implementar a geolocalização em tempo real, também precisava “anexar” essa informação a cada pomodoro completado.

Separando a informação em cidade, estado e país foi possível criar 3 novos rankings e assim atingir a meta de transformar o pomodoros em um produto global. A partir de agora poderemos acompanhar a expansão da rede pomodoros, @sergiorodrigues foi quem registrou o primeiro pomodoro fora do Estado de São Paulo. Ele ainda completa com um recado “e diga que Castelo esta vindo para liderar o posto de primeiro lugar“.

Idioma Francês – Adicionando um Terceiro Idioma

Atualizando o código-fonte do pomodoros para facilitar a tradução e instalação de novos idiomas, foi escolhido Francês como a terceira tradução oficial devido a quantidade de novos visitantes vindo da França.

Ainda estamos dependendo muito do Google Tradutor para fazer as traduções, assim sabemos que a qualidade fica prejudicada, porém é certo que a recepção dos novos visitantes é muito melhor quando encontram as palavras e traduções para seu idioma.

Com muito orgulho dizemos bem vindos franceses.

E se você apagar o logo do seu site?

Assistindo a palestra da Bia no evento do Google Engage, ela fez uma pergunta muito interessante, falando sobre a personalidade de marcas, você já pensou se seu site é autentico?

Como seria seu site se você tirasse o logo e o slogam, poderia ser qualquer site ou seus clientes saberiam que estão no seu site, se comunicando com a sua marca?

Essa é uma das perguntas mais inteligentes que eu já ouvi e me deixou refletindo, me fez pensar de uma maneira nova.

Inovação na usabilidade do app Pomodoros, som de trompete para avisar o fim do ciclo

Como sempre procuramos adotar sugestões de nossos usuários, isso é uma prioridade absoluta em todos os projetos que eu participo, condição básica para melhorias de usabilidade e outros. Mas há que se atentar a um importante fato, nem tudo que os usuários querem é preciso ser feito e muito pior, como dizia Steve Jobs “eles não sabem o que querem”.

Eu diria que posso concordar com isso, afinal, os usuários muitas vezes relatam problemas de experiência e dão uma sugestão logo em seguida para a solução, por exemplo um usuário que solicita um “botão de fechar” na janela. Cabe a quem escuta entender de fato qual o problema que o usuário está querendo resolver de fato, com perspicácia e sensatez logo se percebe que ele quer na verdade mudar de tela, e talvez fosse melhor redesenhar a interface, permitir fechar com clique fora.

Do ponto de vista de um importante usuário do sistema, ivo, programador, que ao testar versões e protótipos e aplicação do mesmo em abientes de trabalho de sua fábrica de sofware e do seu próprio uso, deveria haver “um som de tic-tac 10 segundos antes do alerta final, pois o som de aviso (telefone tocando) é muito alto e estridente”.

Isso ficou na lista de tarefa por meses, afinal teria que programar um tic-tac e refazer várias linhas de código. Pensei em colocar trechos de música antes dos 10 segundos, algo como em um vídeo-game onde a música fica mais empolgante no fim do jogo.

Ao acaso, organizando meus arquivos de aúdio e efeitos sonoros encontrei muitos sons interessantes, e quando fui fazer o backup dos sons do site do Pomodoros percebi que seria muito mais simples a tarefa, não precisaria reprogramar nada, bastaria colocar o “tic-tac” no mesmo arquivo de audio, até mesmo retirar o som de telefone do final.

Escolhi alguns sons diferentes para testar, mas ao fazer isso percebi que prejudicaria a experiência de antigos usuários, eu mesmo estava habituado ao telefone por pelo menos 7 anos. Resolvi então escolher um som e anexar o som do telefone no fim, quando lancei este projeto em 2010 arquivos de sons não eram pouco usados e não recomendados pelo seu tamanho, mas com as conexões mais modernas as recomendações mudaram e em breve haverá toda uma experiência sonora “climatizando” o aplicativo com diversas possibilidades a escolha do usuário.

Integração com Mailgun completa, enviando e recebendo emails

Mais uma tarefa que levou meses, está ficando repetitivo esse tipo de aviso aqui no blog, porém estas tarefas estruturais, que são a base do serviço, via de regra consomem muito tempo pois são necessário dezenas de testes e muita, mas muita pesquisa de serviços com custos acessíveis para uma startup enxuta. Não vou citar todos os serviços que pesquisei, quase todos da primeira página de busca do Google, mas não comecei essa tarefa procurando serviços de email, mas sim instalando meu próprio servidor de email postfix + devcot, configurando no meu VPS Linode centOS estes serviços.

Tudo ia muito bem até receber aquela enxurrada de spam, tornando inviável verificar os emails diariamente, pois muito tempo era perdido para não encontrar nenhum email “de verdade”, assim o problema se tornou grande, como divulgar meu email oficial em um cartão de visita se nunca iria conseguir encontrar os contatos de pessoas interessadas em serviços neste mar de spam.

Quanto mais velho um domínio e um endereço de email mais spam ele recebe, a internet é cruel e seus robozinhos spammers vão se somando e aniquilando endereços de emails antigos, por isso muita gente vive trocando de email e quase sempre evitando divulgá-lo de forma escrita na internet para evitar spam, mas é inevitável. Como a f5sites.com existe desde 2009, são muitos lugares onde divulguei meus emails, assim a enxurrada de spam era diária a solução foi instalar o SpamAssassin.

Aí você me pergunta, ele realmente funciona e assassina os spams? Sim, muito bem, pouca coisa passa, estaria tudo bem se essa solução não tivesse gerado um problema adicional, além da dificuldade de configurar os filtros, ele esgotava os recursos do servidor, a CPU disparava para 100% e recebia muitos alertas diários, dividindo recursos com https, mysql, php-fpm o servidor de email acabava por travar todos os sites.

Teria que então abrir um novo VPS só para o email, aí surgiu a questão do custo, a frustração cresceu porque tive que desativar o meu servidor de email depois de semanas “apanhando” para configurá-lo certinho para não ser barrado quando enviado para servidores exigentes como gmail, qualquer configuração errada e o gmail jogava meus emails direto no spam. Estava tudo certo mas não havia recursos para o serviço ficar ativo, nessa hora amaldiçoei os serviços de emails corporativos, eles mesmo inundam a rede de spam para depois cobrar por serviços anti-spam, um jogo injusto para os pequenos.

Para servidor de email é necessário além do custo baixo uma boa reputação dos IPs e servidores, além da já tradicional escalabilidade, quase todas as empresas acabam assinando com o próprio Google e recebem além do serviço anti-spam de primeira qualidade, interfaces web para seus funcionários, um tipo de gmail corporativo mas com @seudominio.com, funciona muito bem e tem um preço acessível, mas tenho minhas restrições quanto a confidencialidade, além de existirem alternativas gratuitas ou muito mais baratas.

Não teria encontrado o Mailgun se não fosse em uma conversa informal com meu primo, CEO da Plape.bi, Yuri, que me indicouo serviço, pois estava tendo ótimo resultados e ao questioná-lo sobre seus concorrentes, rapidamente destacou suas vantagens. Assim que tive tempo comecei a configurar o serviço para testar, fico sempre receoso quando exigem o cartão de crédito, mas com uma cota mensal de 10 mil emails grátis, atenderia minha demanda inicial facilmente.

Assim após pesquisa sobre a empresa e o fundo que a mantinha, percebi que era uma alternativa viável as grandes corporações de TI, uma verdadeira entrante no mercado, com força para crescer e com preços competitivos. Consegui sem muita dificuldade configurar o email pelo painel do Linode DNS e assim pude começar a enviar meus emails transacionais, antes usava o serviço grátis do smtp do gmail, com muitas limitações, mas com o Mailgun atingi um novo patamar.

Foram mais semanas lendo as documentações e estudando os protocolos MX do DNS para conseguir configurar corretamente o recebimento de email, está sim uma ferramenta incrível. O Mailgun permite que você receba emails @seudominio e ainda oferece gratuitamente o serviços de filtro de spam com base no próprio SpamAssassin, além de permitir a configurações de rotas catch_all para encaminhar emails recebidos. Assim hoje com o Mailgun posso enviar e receber emails de forma gratuita, com filtro de spam e com limites bastante justos. Portanto agradeço muito ao Yuri pela dica e compartilho com vocês essa incrível ferramenta, Mailgun.

Rede de lojas virtuais F5 Sites próximas a serem lançadas

Desde o final de 2016 a F5 Sites vendo sendo reestruturada, antes era uma rede de sites independentes, mas agora se transformou em uma rede de blogs, serviços e lojas virtuais integradas. Vários dominam agora operam uma tecnologia compartilhada, foram necessários muitos meses de trabalho em pequenos projetos para a integração completa de todas as tecnologias e plugins.

Confira uma visão rápida sobre como a F5 Sites evoluiu de uma prestadora de serviços e consultoria em WordPress para uma rede de lojas virtuais e projetos integrados:

  • 2009: Início da F5 Sites, o objetivo era vender temas de WordPress no site ThemeForest, nunca alcançado. Apesar de bem remunerado a qualidade exigida do código e documentação era muito elevada para um momento inicial, portanto a F5 Sites nasceu com foco internacional e global, mas não atingiu as metas iniciais.
  • 2010: Para fazer receita rapidamente, passa a fornecer serviços de personalização e customização de sites para clientes no Brasil que utilizavam WordPress, conheci muitas pessoas e colaborei com muitos projetos.
  • 2012: Além de consultoria passa a hospedar os primeiros serviços próprios, como Itapemapa e Pomodoros, ainda dentro de uma infraestrutura de TI muito pouco estruturada e dependente de serviços de hospedagem para configurações avançadas.
  • 2013: Grandes clientes de consultoria aparecem, muito caixa entra e os investimentos em projetos atigem seu ápice, porém não tinha tempo para programá-los pois dedicava meu tempo para projetos de terceiros, na prática o resultado foi o abandono da F5 Sites seguida de uma grande injeção de recursos financeiros.
  • 2014: Interrompida definitivamente, a rede toda foi suspensa pois o fundador precisou se dedicar de forma integral ao programa de mestrado em Administração da FEA-USP.
  • 2016: retorno do fundador para dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento da F5 Sites e a rede de projetos, a partir de um novo paradigma, transformar a tecnologia para suportar mútiplos lançamentos em sequência. Com muitas tecnologias de 2012 e 2013 paradas, o trabalho foi enorme para relançar cada pequeno projeto dentro de um novo contexto, porém ao optar por WordPress como tecnologia principal desde o início a maior parte do trabalho de atualização foi extremamente fácil, já que basicamente os plugins e temas desenvolvidos funcionariam quase sem problemas.
  • 2018: Após 2 anos desenvolvendo novas tecnologias e preparando a rede, é prevista a abertura e lançamento para o público do primeiro serviço oficial da F5 Sites, o app Pomodoros.com.br.

Conheça as tecnologias e plugins que foram incorporados e agora fazem parte do núcleo duro da nossa tecnologia, integrando plugins próprios com soluções de terceiros:

  • WooCommerce + Plugins
  • F5 Sites Shared Posts & Uploads Folder
  • F5 Sites MySQL Manager

Welcome Gringos: Pomodoros começa a se tornar global

Quando disse que estava planejando lançar produtos para os EUA
há um ano e meio muitos desconfiaram, os mais próximos foram até irônicos, mesmo sem perceber. Ainda tenho muito chão para chegar nos resultados que eu quero (dólares), o Pomodoros vai ser lançado e terá seus primeiros usuários gringos ainda este ano.

Antes mesmo de estar pronto, já começou a receber os primeiros visitantes dos Estados Unidos, pessoas de muitos países estão chegando no site, Rússia, Alemanha, França. A maioria são da California, EUA, por isso digo, vocês são muito bem vindos ao Pomodoros, podem surfar a vontade pelo site e assim também espero ser recebido, quando for surfar aí, em Venice Beach.

Apesar de receber visitantes de tantos países uma observação muito importante deve ser feita, eles entram e saem rapidamente do site porque a tradução está incompleta. Assim será prioridade terminar esta tradução, o que agora vai incluir itens do blog.

O Pomodoros será antes de tudo um site global em inglês, agradeço ao público brasileiro, mas por uma questão de crescimento o idioma oficial do Pomodoros já é inglês, com suporte inicialmente a português do Brasil e futuramente outros idiomas, já que o código-fonte é aberto e permite que colaboradores do mundo tudo contribuam com as traduções, de forma muito organizada.

Ainda vou escrever muitos posts em português e pessoalmente manter a tradução do Brasil.

Finalmente a Integração Entre Dispositivos com Sincronização Automática

Agora, se você alterar os dados da tarefa ou o volume do seu Pomodoros no computador, o mesmo irá atualizar automaticamente no celular. Isso é ótimo porque assim quem usa o computador como eu pode alterar as informações na tela e usar o celular apenas para cronometrar, tocando a tela para iniciar e parar somente, evitando digitar no teclado virtual do Android a cada mudança na tarefa.

Ou seja, você abre o celular para cronometrar e insere as informações da tarefa pelo computador, de forma mais confortável e as mudanças são recebidas pelo celular, que cronometra assim seu tempo.

Organização em Alto Nível, Finalização do Plugin F5 Sites Footer Bar

Fiquei meses esperando para fazer o fechamento do conteúdo dos sites, desde novembro de 2016 quando comecei o projeto da FNetwork, integrando todos os sites e serviços em um único banco de dados.

Assim, enquanto organizava o banco de dados, o conteúdo (texto e imagens que o usuário vê quando navega) estava quase sempre em estágio de “rascunho” ou “revisão pendente”, muitos textos e links jogados, pois, afinal, a rede de startups FNetwork não estava pronta, a sua tecnologia central estava sendo desenvolvida para atender uma necessidade de maior compartilhamento de códigos, informações e processos.

Está foi uma tarefa que surgiu “do nada”, com o nome fechamento, pois representava o estágio de conclusão dos esforços. Não teve definição do tipo fazer x e y, até o momento que estava escrevendo este post fiz muitas coisas pequenas relacionadas com este fechamento.

Agora, observando os resultados na navegabilidade do site e simulando usuários recém-chegados buscando informações, parece que a navegação ficou muito mais organizada principalmente pelo nosso exclusivo plugin F5 Sites Footer Bar, presente em todas as nossas startups. Com várias funcionalidades interessantes, como descriação em inglês e português de cada startup, quando o mouse passa em cima, abrindo uma janelinha.

Além de um sistema de cores, os links são brancos e ficam aceso, da cor azul, apenas o link correspondente a startup que o usuário está no momento. Quando está no Focalizador.com.br por exemplo, no rodapé o link Focalizador fica azul, indicando que o usuário está navegando numa startup F5 Sites.

De certa forma não houve um “resultado prático”, mas terminar esta tarefa significa um esforço continunado em organizar a F5 Sites, e consequentemente toda a rede FNetwork. Como dizia um professor em analogia, é como “o vento que levou a neblina da montanha e desnudou-a, trazendo definição e clareza na perspectiva”.

O objetivo sempre é o mesmo, aumentar o valor de cada pequeno projeto, para que a somas das iniciativas, na perspectiva de valuation de um novo investidor, represente uma oportunidade única e inegável de retorno, compartilhando mais rapidamente perspectivas de crescimentos rápido, para a injeção precisa de capital, com controle e objetivos claros, visando resultados que irão balizar sempre um maior crescimento, até se atingir as últimas séries de investimento.

Nova Ferramenta Para Controle de Volume Com Interface Amigável

Quando vou fazer novas ferramentas e funções de código, se preciso desenvolver uma parte nova da interface, procuro sempre por seguir minha intuição no sentido de tentar prover a melhor usabilidade possível entre dispositivos e níveis de usuários. Fazer uma interface com elementos que o usuário já é habituado a usar, como barras deslizantes, facilita o aprendizado do programa e permitindo ao usuário desfrutar de maior potencial do sistema.

Então quando a tarefa de ligar/desligar o som do sistema se tornou prioridade, não optei pelo caminho fácil de fazer um simples input do tipo checkbox, onde bastaria deixar selecionado para dar mute e des-selecionar para retornar o áudio. Não deixa de ser uma excelente e compacta solução, porém optei por utilizar uma barra deslizante, assim o usuário pode escolher qualquer valor entre 0 e 100 para o volume de forma amigável, para desligar basta posicionar a barra no 0, não é necessário checkbox. O trabalho de uma hora levaria então um dia, mas por dificuldade adicionais.

Tudo poderia ser mais fácil se eu já tivesse implementado uma barra destas anteriormente, precisei me atualizar muito sobre as tecnologias disponíveis, até mesmo seu nome em inglês eu desconhecia, range bar. Descobri também que o HTML5 possui suporte nativo para isto e achei uma biblioteca JavaScript RangeSlider.js para renderizar o elemento em navegadores antigos e sem suporte, como IE8.

E lógico que tudo poderia terminar por aqui, mas queria levar o teste ao extremo e descobri vários serviços pagos na internet para simular navegadores antigos, dispondo de orçamento zero e com algum tempo para investir, pude atualizar meu wine e winetricks, instalando a versão ubuntu/linux nativa do IE8. Porém este teste ficou para um segundo momento, já que é “impossível” debugar JavaScript neste navegador e o resultado é que o Pomodoros não funciona (ainda) em IE8, tentei instalar o debugbar mas acho que só pelo VirtualBox ou dual boot, portanto outro momento.

Além disto utilizei ícones bootstrap glyphicons e assim dispensei o uso de rótulos para som desligado e som no máximo volume, as indicações são feitas pelos ícones, que de “bater o olho” já são entendidos rapidamente pelo usuário. Com o sistema de grid do bootstrap inseri uma linha com configuração 1-10-1 para um ícone em cada ponta da barra. Assim o usuário enxerga ícone (som desligado) – barra – ícone (som ligado).

Uma dificuldade adicional era salvar o estado desta opção, cada usuário quer regular a altura do som de forma personalizada, assim (obviamente) se eu abaixar o som do meu aplicativo, isto não pode afetar a configuração dos outros usuários. A opção foi adotar rapidamente o update_user_meta() e get_user_meta(), com o current_user_id(), funções nativas do WordPress, embarcando o envio e recebimento destas informações em uma função já existente, que armazena os dados da interface no banco de dados via AJAX, a cada 15 segundos.

Por último os testes no Android 4.3 estavam me desanimando, não só não funcionou inicialmente, como quebrou o aplicativo que já estava no ar. Em um ambiente de testes isso é necessário, mas gostaria de terminar esta tarefa com tudo funcionando perfeitamente, assim precisei voltar para a prancheta e refazer vários trechos do código para não ter nenhum problema, um stress extra.

Pretendo fazer um vídeo ensinando a debugar JavaScript no Chrome do Android, para isto precisa-se conectar por adb (talvez seja necessário root), um emulador de terminal no celular e configurar o serviço para conexão remota. No computador, após instar o abd (apt-get install adb), conecta-se de forma remota e abre o Chrome, tanto no celular quanto no computador, em ferramentas de desenvolvedor você poderã abrir a aba do celular no computador e sua vida vai ficar muito mais fácil (após tanta dificuldade rs).

Este momento de testes ficou registrado como a imagem de miniatura deste post, momento onde consegui enfim terminar os testes e lançar no ar esta nova ferramenta de configuração do volume, muitas dificuldades para a biblioteca Artyom.js, já que ainda não 100% suportada e tanto no Firefox, quanto no Chrome apresenta comportamentos diferentes, algumas coisas funcionando melhor no segundo, mas por incrível que pareça o melhor desempenho para fala e audição é o Android.

Não sei se para o público no geral era prioritário configurar o volume, mas para mim, desenvolvedor, precisava urgente de uma forma de testar rapidamente o sistema sem as constantes falas e sons, que, se repetidos a exaustão podem ser mais torturantes do que uma torneira pingando gotas na cabeça de um refém.

Login Com Facebook e Google: Rede Fnetwork Conectada

Em 2016 iniciei o projeto da FNetwork, foi um retrocesso em muitos termos, o primeiro passo foi unificar todos os usuários de vários projetos num banco de dados único. Para isso todos os sites foram desativados por meses, após conseguir essa unificação tinha disponível somente o formulário padrão de registro do wordpress em cada projeto.

Os usuários do Pomodoros já utilizam de forma “pesada” a integração com o Facebook, sempre soube da importância de se deixar pronto esta integração novamente, mas de que adiantaria apenas um site conectado com o Facebook? Um usuário que logar com o Facebook no Pomodoros terá acesso a todos os nossos serviços, atuais e futuros.

Parte Técnica: Plugin wp-social-login (fork)

Fazemos aqui uma indicação deste excelente plugin para fazer login com redes sociais, nós avaliamos como 5 estrelas no diretório do WordPress. Existe serviços de terceiros que são oferecidos para isso, integração de  sites com redes sociais, com altos custos, basta você pesquisar no Google para perceber que este é um novo filão.

Mas os criadores deste plugin se mantiveram “raíz”, permitindo aos próprios usuários configurarem seus domínios para se conectarem diretamente com os servidores das redes sociais. Ao final, quando tudo corretamente configurado, o usuário clica em um botão e se torna um membro registrado do site.

Como utilizamos uma configuração especial com uso intenso da pasta mu-plugins, já que plugins que são colocados nesta pasta são automaticamente ativados/desativados pelo WordPress. Assim não precisamos entrar no painel, porém, a maioria dos plugins exige uma configuração inicial mínima, por isso fazemos forks de vários plugins, adicionando scripts que se auto-configuram para cada domínio.

Graças a API do Google e Facebook ficou muito fácil configurar vários domínios, já que o mesmo aplicativo permite diversas URLs de retorno. Assim agora temos configurado para nossos domínios o login do Facebook e Google. Com isto esperamos aumentar (e muito) (e muito rápido) nossa base de usuários.

Nova Ferramenta de Seleção de Etiquetas de Projetos Facilita a Escolha do Projeto

O Pomodoros está passando por uma rodada de melhorias e “de repente” muitas novidades começaram a surgir, porém todas estas novidades estão sendo planejadas há anos, como a mais recente instalação de uma nova ferramenta para a seleção das tags ou etiquetas de projeto.

Primeiro entenda o conceito de “etiqueta do projeto”, uma tarefa ou pomodoro pode ser etiquetada, assim, dentro do Pomodoros os projetos são representado por tags ou etiquetas, assim várias tarefas compartilham a mesma tag e assim, esta tag representa o projeto, onde basta realizar um pomodoro com a tag do projeto para o mesmo contabilizar o tempo automaticamente no relatório.

Select2: A Biblioteca de JavaScript

A ferramenta implementada chama-se Select2, é de código-aberto e muito usada por agilizar a criação de um sistema de etiquetas. Assim um campo de HTML do tipo SELECT se transforma “como mágica” num sistema de tags como da imagem ao topo desta publicação.

Este sistema de tags é usual em muitas interfaces e é como se o usuários “já soubesse” usar e rapidamente entenderia seu funcionamento. Dentro do sistema pomodoros foram feitas diversas funções para que a integração pudesse funcionar dentro do sistema de tags do custom post type, com ferramentas padrão do WordPress e AJAX, integrados sempre com o nosso custom plugin F5 Sites Shared Post Types.

Assim agora os usuários terão um salto de qualidade na usabilidade, facilitando o uso intenso da ferramenta, aumentando o poder do usuário e tornando o app mais preparado para o uso em situações reais de trabalho e projetos realmente complexos. Para quem usa o app em celular com telas pequenas o ganho foi ainda maior, ficando muito fácil escolher as tags dos projetos, além de evitar digitar errado e criar dois projetos com o mesmo nome, já que escolhendo as tags prontas não corre esse risco.

Pomodoros Nova Tela de Visualização de Tarefas

Ao utilizar o WordPress o desenvolvimento do sistema pode ser mais rápido, no sentido em que é possível chegar a um MVP mais rapidamente, mas isso por si não significa muita coisa.

Em outros termos podemos pensar que já vem muita coisa pronta e semi-pronta no WordPress, então “menos” é preciso ser feito para o sistema “parar de pé”, aqui os termos em aspas pois representam estágios e esforços fictícios.

No caso da tela de visualização de tarefa antiga o que tinha era herança do WordPress, era simplesmente a página padrão de visualização de post, assim utilizando essa solução provisória (por 7 anos rs) pude concentrar esforços em outras partes do sistema.

Agora no estágio de fechamento e documentação, todas estes detalhes estão sendo revistos para poderem ser incorporados na próxima versão final do sistema, onde outros programadores poderão entrar para a equipe e contribuir com o projeto.

Novidades

Nesta nova tela é possível ver os detalhes do pomodoro de uma forma mais organizada, ao topo a imagem do autor, o título da tarefa e o nome do realizador.

Abaixo temos uma seção com os detalhes do pomodoro e os projetos que ele pertence. Os detalhes dos pomodoros são diferentes dos detalhes da tarefa, a última seção, logo abaixo da tela.

A tarefa soma todos os pomodoros com o mesmo título, se você fizer dois pomodoros para a tarefa “escrever post” a tarefa ira mostrar a duração de 1h e o total de 2 pomodoros. Observe que o pomodoro pode ter anotações diferentes, mas os detalhes das tarefas são sempre iguais para qualquer pomodoro com o mesmo título.

O Ranking de Pomodoros voltou, entenda porque demorou tanto

O Ranking sempre foi umas das ferramentas mais “queridas” pelos os usuários, afinal, era para muitos a fonte de motivação, os mais ambiciosos disputavam a liderança e os estreantes também entravam na competição, tentando subir os primeiros degraus.

Dentro da visão de negócios o “ranking” aparece como parte de um inovador processo de gamificação (gamefication), após diversos estudos e análises, Francisco Matelli Matulovic, criador do aplicativo percebeu que existiam formas de transformar a experiência do usuário por meio de ferramentas e sistemas baseados em jogos.

Francisco que tentou produzir vários games entre os anos de 2004 e 2006, com várias demos jogáveis em Flash + PHP, nunca conseguiu os recursos necessários para finalizar e “empacotar” seus games. Porém com os conceitos bem definidos sobre usabilidade e jogos, quando produziu o pomodoros, uma ferramenta bastante séria, introduziu estes elementos.

Para os usuários mais antigos do site, ainda existia um sorteio de um Mp3 Player para quem chegasse a 1000 pomodoros, outro item que com certeza está próximo de voltar, teremos também muitos sorteios pela plataforma.

Novidades também vão surgir, o Pomodoros está aos poucos se tornando o que era no seu auge, quando tinha muitos usuários brigando pelo topo do ranking. Um agradecimento especial a Camila, uma antiga usuária que me contatou por email e perguntou se o projeto estava no ar de novo, antes mesmo de eu divulgar, visitou o endereço por conta própria.

Em suas considerações relatou que teve dificuldade em me contatar, por isso mesmo agora já tem um ícone do WhatsApp, a direita da tela, em todo o momento, basta clicar para iniciar um contato. Após recuperar seu usuário e seus pomodoros ela completa dizendo sentir falta do ranking, em homenagem a ela estou agora anunciando: o ranking voltou!

Entenda porque demorou tanto

A segunda parte deste post é bastante técnica, refere-se a programação e banco de dados. O projeto Pomodoros.com.br, após seu auge em 2013 e 2014, havia sido quase abandonado durante meu curso de mestrado. Devido aos custos, em 2016 era quase inviável manter muitos sites no ar, muitas reformas foram feitas e migrações para servidores mais em conta.

Então, no final de 2016 eu comecei a re-programar projetos antigos, porém, logo de cara percebi que precisaria inicialmente refazer o processo de criação, não dava mais para administrar tantos projetos sem algumas integrações e melhorias nas práticas. Foram meses para unificar a base de usuários de todos os projetos, criando uma conta única para ter acesso a muito serviços, o que chamei de Fnetwork, conheça mais sobre esta iniciativa.

Após centralizar os usuários tive uma segunda ideia, que acabaria novamente por atrasar todos os projetos, unificar todos os blogs e compartilhar os mesmos posts, publicando em vários domínios de maneira centralizada. Com certeza o desafio era enorme, pude testar várias formas e muitos plugins, nada parecia funcionar e então criei meu próprio plugin, conheça mais sobre o F5 Sites Shared Posts & Taxonomies, após exaustivos meses na incerteza, o resultado final foi satisfatório e agora tenho muitos domínios nesta rede.

Neste momento estou usando esta plataforma unificada para escrever este post no blog do Pomodoros, o mesmo post também aparecerá no site da F5 Sites Brasil. Era então chegada a hora de trabalhar no Pomodoros, foi quando me deparei com um banco de dados muito bagunçado, os projetos foram “jogados” lá quando unificados, havia muita informação desnecessária e duplicada, foram semanas “escovando” tudo, de 100mb passou para 10mb comprimido, assim a rotina de backup ficaria muito mais econômica, rápida e fácil.

Então atrasei o Pomodoros novamente, eu já havia estourado  todos os prazos inimagináveis para relançar o aplicativo online, os usuários estavam cada vez mais distantes, é praxe do mercado saber que quanto antes fazer o lançamento, antes recuperaria os usuários e cresceria.

Mas uma terceira ideia exigiria novamente todo meu tempo, um software criado para agilizar a rotina de manuteção e sincronização de instância de banco de dados MySQL, formatado para operar com o modelo de dados do WordPress, assim por meses todos os recursos se concentravam novamente em um projeto interno, que não traria lucro a curto prazo e nem visibilidade e projeção grandes, para atender e agilizar o servidores da F5 Sites nasceu o F5 Sites WordPress MySQL Manager.

Assim tudo estava pronto, podia finalmente voltar a desenvolver novas ferramentas para o Pomodoros, em primeiro lugar de lista, como prioridade estava uma tarefa esperando por anos, lançar o blog.

Enfim o motivo do atraso para lançar o blog, pois desde a primeira versão do projeto Pomodoros, em 2011, que pode ser conferida aqui, para agilizar, eu fiz um tipo de gambiarra no código, tecnicamente não criei um post_type especial para o sistema, usei o padrão do WordPress, assim todas as ferramentas e widgets funcionaram sem necessidade de configurações e edições muito avançadas.

Contudo, ao usar uma “gambiarra”, o projeto acabou sofrendo sem seu blog. Durante este impasse optei por adiar o lançamento do blog e preservar o sistema funcionando, mas quando o sistema caiu e perdeu os usuários, pude re-trabalhar tudo com certa calma, de forma mais controlada, mas ainda com muitas preocupações, porém tentando não deixar arestas.

Assim, agora, dentro do blog terão muitas novidades e informativos, ranking da semana, sorteios, anúncios da plataforma, novidades do projeto, muita informação que antes estava perdida.

Logo após lançar o blog, pude me concentrar no Ranking, refazendo aquela “gambiarra” e deixando tudo da forma mais certa e dentro dos padrões WordPress. Então foram nos últimos dias somentes que trabalhei de fato no projeto Pomodoros, agora sim sendo novamente atualizado.[:en]O Ranking sempre foi umas das ferramentas mais “queridas” pelos os usuários, afinal, era para muitos a fonte de motivação, os mais ambiciosos disputavam a liderança e os estreantes também entravam na competição, tentando subir os primeiros degraus.

Dentro da visão de negócios o “ranking” aparece como parte de um inovador processo de gamificação (gamefication), após diversos estudos e análises, Francisco Matelli Matulovic, criador do aplicativo percebeu que existiam formas de transformar a experiência do usuário por meio de ferramentas e sistemas baseados em jogos.

Francisco que tentou produzir vários games entre os anos de 2004 e 2006, com várias demos jogáveis em Flash + PHP, nunca conseguiu os recursos necessários para finalizar e “empacotar” seus games. Porém com os conceitos bem definidos sobre usabilidade e jogos, quando produziu o pomodoros, uma ferramenta bastante séria, introduziu estes elementos.

Para os usuários mais antigos do site, ainda existia um sorteio de um Mp3 Player para quem chegasse a 1000 pomodoros, outro item que com certeza está próximo de voltar, teremos também muitos sorteios pela plataforma.

Novidades também vão surgir, o Pomodoros está aos poucos se tornando o que era no seu auge, quando tinha muitos usuários brigando pelo topo do ranking. Um agradecimento especial a Camila, uma antiga usuária que me contatou por email e perguntou se o projeto estava no ar de novo, antes mesmo de eu divulgar, visitou o endereço por conta própria.

Em suas considerações relatou que teve dificuldade em me contatar, por isso mesmo agora já tem um ícone do WhatsApp, a direita da tela, em todo o momento, basta clicar para iniciar um contato. Após recuperar seu usuário e seus pomodoros ela completa dizendo sentir falta do ranking, em homenagem a ela estou agora anunciando: o ranking voltou!

Fnetwork: uma aposta na eficiência

A Fnetwork foi uma grande aposta, de alta incerteza e risco, onde não conseguia imaginar o resultado antes de iniciar, poderia resultar num fracasso, algo que quase aconteceu em fevereiro de 2017, quando fiquei em vias de encerrar a Fnetwork porque todos os projetos estavam novamente parados por tempo indeterminado.

Posso dizer que todos os projetos tiveram um ciclo de vida muito curto, já que sempre apareciam motivos pessoais que me impediam de continuar dedicando meu tempo em meus projetos, já que eram uma aposta incerta.

Eu poderia optar por um projeto de cada vez, mas trabalhar no coração da tecnologia era uma aposta na eficiência. Criei um plugin para otimizar o processo de produção de projetos em WordPress, melhorando a gestão de arquivos e banco de dados, chamdo F5 Sites WordPress Shared Posts and Taxonomies.

Google Calendar, iCloud Calendar e Microsoft Outlook agora integrado com Pomodoros

Agora usamos o formato universal iCal, que é aceito por muitos softwares de calendário, facilitando a integração, basta aos nossos usuários copiarem seu link personalizado e adicionarem ao calendário que utilizam, estamos integrados com vários serviços, os mais importantes são Google Calendar, iCloud Calendar,  Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird.

https://youtu.be/dJm0pfHd2EQO site Pomodoros ficou alguns meses sem atualização, tive problemas financeiros para suportar um projeto que está a 7 anos no ar sem nunca ter tido uma receita, porém uma nova rodada de investimento vem sendo feita para superar de uma vez por todas este estágio de maturação do projeto.

O Pomodoros vai continuar gratuito, porém novas integrações prometem trazer mais valor para o serviço, estamos muito felizes de anunciar a integração com o Google Calendar, agora você pode ver seus pomodoros completados no seu calendário, incrível!

Pomodoros integrado com Google Calendar

Essa integração já estava pronta há alguns anos, porém nunca funcinou de forma eficiente, vários problemas persistiam e o próprio Google mudava sempre sua API de controle, tornando a vida do programador muito difícil, ao passo que do meio destas mudanças surgiu uma possibilidade, abandonar de vez a API do Google Calendar e fazer uma integração mais simples.

Com o formato iCal a integração ficou mais fácil e permitiu que vários outros serviços pudessem ser alimentados com as informações do seu calendário de pomodoros, vale lembrar que o Google Calendar atualiza os calendários a cada 24 horas, portanto, se seus pomodoros mais recentes não estão aparecendo no seu calendário você deve esperar o Google atualizar.

Conheça Pomodoros Black, a nova versão do site Pomodoros.com.br

Os primeiros usuário do site, em 2010, conheceriam o primeiro conceito do sistema e sua nova interface, e, como não poderia deixar de ser, a primeira coisa que me veio a cabeça quando fiz o logo foram os tomates em forma de cronômetro, então, rapidamente rascunhei um logo e coloquei tomates no lugar do “o”.

Pomodoros Black, nova interface

Acabei achando que estava muito óbvio e essa cor e configuração colocariam o logo numa posição comum, as cores e formas não falavam muito sobre o que era o projeto, alguns poderia até achar que era sobre molho de tomate ou uma pizzaria. Então mudei a cor do site para verde e substitui o logo, que é o que permanece até hoje.

Assim a maioria dos usuário viriam a conhecer o sistema na cor verde, onde houve uma pequena explosão no número de acessos e acabei precisando migrar de servidor em 2013 e desde então o serviço não atingiu mais nenhum grande momento de estabilidade, e assim, em pouco tempo fui perdendo todos os usuários, até chegar em zero.

Pessoas queriam usar mas o sistema caia, era frustrante e acabei revertendo toda aquela euforia inicial dos usuários para uma experiência de usuário horrível. Então entre 2014-2016 o projeto foi arquivado, ficou no ar algum tempo sem acesso, mas em 2017, após a adoção de um novo conceito de trabalhar com código-aberto, o Pomodoros ganharia sua última e derradeira versão, o Pomodoros Black, com a cor preta para representar uma nova experiência para os usuários.

Além disto com o código-aberto no github este projeto se transforma num excelente item de portfólio. Por fim, subitamente o JavaScript vem ganhando uma crescente atenção do mercado, o que pode valorizar e muito este projeto, que é feito com WordPress + JavaScript.

Você pode criar sua conta de usuário gratuitamente. O projeto é hospedado por F5 Sites e atualizador por Francisco Mat.

Pequena grande migração: 70% de nossos códigos-abertos

Foram muitos meses migrando para o “novo” conceito de código-aberto, ainda temos muitos projetos, mais antigos, como jogos em Flash, feitos entre 2004 e 2006 para serem atualizados e migrados, mas 70% de nossos portfólio de soluções está agora hospedado no github.

Muitos projetos novos e atualizados estão sendo agora mantidos abertos, com o objetivo de adequar-se aos novos tempos e ao que de melhor a tecnologia e o direito (licença de software) tem a oferecer. Estamos agora em um novo patamar de gestão de projetos, com o código-aberto por exemplo a maioria das barreiras de sigilo e confidencialidade são colocadas em segundo-plano, podendo trazer o foco dos negócios no desenvolvimento de código, superando de partida a maioria dos possíveis problemas futuros, como no caso da separação das equipes tudo é feito de forma muito fácil, rápida e indolor.

Até o momento eu fui o desenvolvedor líder da maioria dos projetos, assim sendo, tenho o direito de escolher a licença que achar melhor. Como o WordPress permite a criação de pequenos código-fontes reutilizáveis, como plugins e temas, somente estes pequenos trechos são licenciáveis, quando aplicável e não houver restrições de terceiros.

Focalizador entrando em estágio beta

O sistema Focalizador, originado do pomodoros.com.br, está entrando em estágio beta, estamos terminando as definições e modelos de assinaturas e conversando com o mercado para adequação do produto.

Em conversa com startup recebemos diversas solicitações de novidades, como a integração com o Trello entre outras funções que elevam o valor do sistema e fazem-no ficar mais adequado para situações reais de trabalho.

Estamos perto de terminar o pacote inicial do produto, onde o mesmo estará pronto e estável para a entrada de novos clientes, esperamos que a entrada dos primeiros usuários possam nos ajudar a identificar potencialidades e problemas para serem resolvidos.

A integração com o YouTube e criação de vídeos

A linguagem de vídeos está sendo cada vez mais bem recebida pelo grande público, a tecnologia evoluiu e as até mesmo pessoas comuns agora são protagonistas da criação de conteúdo em vídeo.

Facilidades proporcionadas pela difusão de smartphone e novidades do YouTube permitem a comunicação em vídeo avançar a novos patamares. Sendo assim, criação de conteúdo com qualidade e segmentado se torna cada vez mais importantes, no meio dessa nova massa de vídeos é preciso estratégia para se destacar e atingir seu público.

Nesse momento passamos por uma grande reformulação, após muitos anos apenas escrevendo posts para meus blogs, irei agora anexar um vídeo narrando e contando um pouco mais sobre o que escrevi. Esse é mais um projeto em um estágio muito inicial, desenvolvidos para dar mais corpo ao conhecimento agregado as consultorias e lançamentos de startups planejados para este ano de 2017, acompanhe, toda a semana um vídeo.

We Are Going To The Ocean

When you are a guepardo you can always say the other animals in nature is very slow, but if you think deeply you will perceive that the guepardo cant hunt slowly, for the guepardo it is not a good idea to hunt without reaching top speed, they did not choose to be fast, they were made to be fast.

As a CEO and developer I can always choose the pace of the projects, it is good have a good schedule and nice budget, but is not guarantee of success. In the first look you can bet the guepardo speed as a better option than turtle speed for project pace, but what are you considering, just the speed?

Turtles can live up to 200 years, the don’t need many food and they spend most of theirs time relaxing on the sun or surfing good waves. To guarantee the specie survivoring along the years they put dozen of eggs yearly, a lot of slow turtles, fragiles, being served as food for other species, but a few survive.

The baby turtles learn quickly they need to make their own way to have their food, in other hand the guepardo is always hunting dinner for children, one day without feeding the babies can put they in danger. Think if the mother is sick and dies it is probable the end for the children too. But where is startups in that animal talk? Our startups it the little turtles, we are sending many of them to ocean right now, some of them was already eaten, most not even touched the water, most of them are breaking it’s eggs toward the ocean.

Fnetwork: Buscando a Maturidade

Após anos de intenso trabalho e muitas mudanças nos bastidores antes do lançamento, com sempre a vista de melhoria do serviço, visando aprimorar diversas qualidades tecnológicas, foi-se aprimorado nossos servidores para a mais avançada configuração para lançamento rápido de novos serviços.

Dentro deste novo conceito de agilidade para lançar startups e serviços de TI, buscamos centralizar todos os domínios de projetos no mesmo servidor, compartilhando dados dos usuários, resultando numa configuação técnica aprimorada, então denominada Fnetwork em dezembro de 2017.

Após quase 2 meses de trabalho com essa nova configuração, muitos ajustes para compatibilizar todos os projetos, que eram independentes, para entrarem na Fnetwork, foram realizado e mostrou-se como uma alternativa muita vantajosa, portanto decidimos priorizar seu desenvolvimento e descontinuar todas as outras configurações.

Ainda existe muito trabalho a ser feito para completar essa integração, porém a partir deste momento vamos focar na maturidade desta nova grande rede de projetos denominada Fnetwork.

F5 Sites Apresenta Nova Identidade Visual e Novo Conceito para 2017

Com base em um novo conceito de trabalho e organização de projetos a F5 Sites recriou sua identidade visual, mesmo apesar de estarmos num momento muito delicado e de poucos recursos realizamos um investimento nesta mudança que não era vista como essencial ou lucrativa.

Atendendo principalmente ao objetivo de comunicar melhor nosso valor e  refletir nossa história. Há anos desenvolvemos produtos e serviços de TI num modelo conhecido como metodologia ágil, sendo que hoje essa metodologia está ainda mais ágil e no ano de 2017 vai estar ainda mais.

Como vivemos em um período de início de muitas revoluções digitais e tecnológicas, temos que estar cada vez mais ágeis para essas constantes mudanças, onde só os mais adaptados, fortes e bem preparados vão sobreviver.

Não se pode dizer que uma semente não tem chances de competir com uma planta, pois isso não é verdade, da mesma forma que usando uma analogia parecida não se pode dizer que uma tartaruguinha bebê não tenha chances de se tornar adulta, é tudo uma questão de sorte e ambiente favorável, não tem tanto a ver quanto ao esforço da tartaruguinha como muitos palestrantes motivacionais insistem em dizer, quebre sua casca e vá em direção ao mar dizem eles, mas na realidade muitas nem chegam sequer a tocar a água.

Então, agora, passamos a adotar essa então chamada estratégia da tartaruga, acreditamos que o segredo é botar vários ovos e assim aumentar as nossas chances de sucesso. Vamos lançar nossas startups ao mar as dezenas, sabendo que muitas vão ter o destino certo de serem interrompidas em seu caminho, seja por um predador voraz ou seja por outro motivo, serão poucas as que chegarão aos 150 anos. Esse novo conceito aparece visualmente refletido no nosso novo logo, onde temos três ovos, com um deles já chocado, indicando a proporção de projetos em pesquisa e execução, para cada projeto em execução, existem outros dois em estágio de pesquisa.

Temos muitas expectativas e lançamentos preparados para 2017, nosso novo slogam: “Startups ao Mar!”

A Nossa Primeira Tartaruga – Lojas Do Mago

Atendendo a um objetivo mercadológico e pulverizado, cada pequeno projeto interno é visto como uma tartaruguinha que quebrou a casca do seu ovo em direção ao mar. Estamos aqui observandos os vários ovos que estão chocando e parece que o primeiro já está quebrando a sua casca.

Temos o prazer de anunciar o lançamento da nossa loja virtual de produtos físicos, assim como já temos nossa loja de serviços, agora entramos no mercado de produtos. Quem são nossos concorrentes? Submarino é um exemplo, porém fora de escala, estamos visando o mercado da grandes varejistas brasileiras, porém vamos entrar completamente diferente no mercado, vamos inaugurar um mercado novo dentro desse segmento, as lojas semi-virtuais.

Todos os grandes players do ecommerce brasileiro, com exceção da Ricardo Eletro, surgiram como complemento a suas lojas físicas e no final a loja virtual acabou concorrendo com sua loja física, a internet colocou o mercado de ponta cabeça, separou as operações das empresas e criou um clima de guerra entre os canais.

A Lojas Do Mago está nascendo em 2017, essa mudança já passou, o mercado já absorveu essa onda e agora está numa situação de regularidade e novo período de estabilidade, as grandes marcas já garantiram sua posição no mercado virtual, porém será que essa posiação é inabalável? Que tecnologia poderia surgir que poderia transformar uma rival minuscúla num problema sério? Nós achamos que temos a resposta, a Lojas do Mago vai em busca do mar, esperamos que cresça e se desenvolva, mas que não olhe pra trás, porque verá uma fila de tartarugas em direção ao mar.

As Mudanças No Mercado Brasileiro e o Novo Planejamento Para 2020

Em termos de mercado aprendemos uma lição com o Brasil nos últimos 3 anos, é um país volátil, frágil economicamente e politicamente. Muitas empresas já o perceberam e pararam de investir, encerrando um bom momento econômico que perdurou por anos, iniciando uma novo ciclo econômico, onde o mercado brasileiro está em depressão.

Diante da queda dos investimentos externos e esfriamento econômico, todos os setores da economia foram atingidos. Até os “inabaláveis” profissionais de TI, onde as tendências sempre apontaram alta em quase todos os valores, mesmo permanecendo insubstituíveis por profissionais sem qualificação, com a queda generalizada dos preços e salários em todo o Brasil, eles também acabaram sendo afetados. No corte dos altos salários das empresas eles são os primeiros a serem visados, as novas contratações focam excessivamente em profissionais com pouca experiência, para atender uma demanda pequena, dos poucos projetos que continuam operando.

Acreditamos que software, assim como matemática e música, é uma linguagem universal, então estamos definitivamente mudando o foco do nosso mercado. O mercado brasileiro passa a ser secundário para os próximos 3 anos, estaremos até 2020 priorizando o desenvolvimento de produtos e serviços para os Estados Unidos e mundo. Mas nada de preocupação, ainda manteremos o atendimento a alguns clientes no Brasil, onde teremos uma política de preço diferenciado, diante da situação do país, iremos praticar uma política de 70% de desconto do que será oferecido em dolar, mas aproveite que é por tempo limitado, pois a possibilidade de encerrar as operações no Brasil existe.

Autor: Francisco Matelli Matulovic

Loja Virtual de Serviços Inaugurada – Conheça Nossos Preços e Planos Para 2017

Após meses de trabalho intenso em nossos servidores e configurações de ambientes, a parte vísivel do trabalho começa a aparecer. A retomada das operações de vendas e captação de clientes está prevista para início de 2017 e a loja virtual de serviços veio para permitir um crescimento constante nas vendas, mantendo sempre a qualidade no atendimento. Acesse agora nossa nova loja virtual, estamos formando preços e buscando clientes.

Estamos bucando sempre aumentar nossa rede de parceiros e fornecedores, a BRF5 Sites já está aceitando pedidos em nossa loja de serviços, porém ainda estamos trabalhando no canal de vendas e suporte, serviços que podem estar indisponíveis em certos momentos devido a necessidade de novos profissionais, que ainda serão contratados para estas funções. Dentro de algumas semanas entraremos num período de maior estabilidade das operações, pretendemos consolidar o sistema e validar a proposta.

F5 Sites – Moving up Toward To Become a Global IT Solutions Provider

As part of our strategic plan, we are moving toward to become a global business partners from companies and governments all around the world. Our products is first-class and out-of-box software solutions.

All Brazilian operations is now stopped, all costumers accounts in Brazil is currently closed due the fact we stopped working with brazilian reals (R$), we shut down every service and site while we were changing our official currency, by the way, a lot of technological improvements was achieved in our server, we will talk more more about that in future posts. After stopping our operations in Brazil, we are now accepting USA dollars as primary way of payment, all annunciated prices are for USA market, we advise we are closing even our offices in Brazil for attempting to start operations exclusively for USA.

By today there are no more support and sales operations for Brazil, if you are in Brazil you can still use our products and services, e.g. become PRO Focalizador user, you can still buy our products, but you have to make an international transfer or use an international credit card as primary option for payment. We are now scanning opportunities and planning arrive USA as soon we get our software and server ready for our new market, new costumers with habits and culture very distinct from our earlier targets, we are proudly to annunciates that our products is now getting ready for USA market, we strongly believe that the laws and culture for technological based firms in many USA states is far improved than a still baby Brazilian market and kind of primitive technological environment and innovation ecosystem.

Receita de bolo para o sucesso em projeto de TI

Não é possível fazer um bolo só com farinha, nem somente com ovos ou margarina, você precisa de todas as coisas. Para um projeto de ti

  • Farinha – Desenvolvimento: é o ingrediente com mais volume na receita
  • Ovos – Feedback de clientes: elemento mais importante e precioso
  • Margarina – Planejamento: é o que da liga em tudo

O planejamento é importante para dar a direção do projeto, quem não sabe aonde quer chegar em qualquer lugar está bom. As metas do projeto de TI devem estar orientadas pelas metas da empresa, não é possível pensar a área de TI separada, ainda mais quando a core competece é desenvolvimento de software.

O desenvolvimento é importante mas as vezes é colocado num altar, mas de nada adianta um software bem escrito que ninguém quer comprar, mais vale um sistema que de fato resolva os problemas de um cliente que seja do que um sistema que não antende ninguém.

Referências e inspiração

https://www.youtube.com/watch?v=7M8m80GUKUo – vídeo que serviu como ispiração para eu desenvolver a idéia

Reportagem do estadão de hoje falando sobre profissionais de TI

Integração de Contas de Usuários e Blogs da F5 Sites resulta na Fnetwork

Fnetwork é a rede de blogs administrados por Francisco Mat e hospedado na F5 Sites, que nada mais são do que em termos técnicos domínios diferentes operando o mesmo blog, a mesma instalação de WordPress, conteúdo (posts) e usuários, que fazem login e se cadastram em um site e tem acesso a todos, conceito parecido com que as grandes empresas de TI fazem, que oferecem uma conta de usuários e vários serviços diferentes, muitas vezes integrados, e assim aumentam e muito o valor de cada pequeno produto, que já começa com uma grande base de usuários. Naturalmente esse processo ocorreu, foram necessários meses de trabalho para atingir esse formato, porém não foi com o objetivo de imitar outra empresa, mas é uma convergência que por si só habilita uma série de melhorias na gestão de contas, apesar de ser fundamental para um crescimento continuado, é extremamente delicado e complicado de implantar na prática, já que temos muitas alternativas e exigências, assim também oferecemos um sistema de integração baseado em REST e Oauth 1.0, para que de fatos as contas dos usuários possam ser sincronizadas em diversos aplicativos e dispositivos.

A Fnetwork é o resultado de uma iniciativa de avanço tecnológico, um desafio técnico que estimulou a resultou na criação de toda uma rede facilmente expansível e integrada. A partir de um único blog é possível administrar outros blogs localizados em outros domínios, escreve o post uma vez e a publicação é “republicada” automaticamente pela rede.

Esse desafio apresenta possíveis soluções semi-prontas, testadas e levadas até o limite, como a utilização do plugin mainwp, integrado com facebook autopublish e qtranslateX, resultando numa configuração técnica muito boa e veloz. Com esse set de plugin era possível escrever um texto e o mesmo ser copiado em tempo real para os outros blogs, ótimo, mas em pouco tempo aparecer o primeiro problema, na hora de editar o texto, corrigir alguma informação ou erro era preciso alterar em todos os locais diferentes, sendo que havia texto sendo replicado em 4 ou 5 blogs, e como eu erro muito e gosto de ter essa liberdade de poder me corrigir no futuro e manter sempre o post atualizado e com informações quentes e atualizadas, porque diferente de um livro o blog é mais vivo, é atualizado e até mesmo os posts já escritos são corrigidos, assim como capítulos de livros, mas em vez de imprimir tudo de novo já é feito automaticamente.

A disponibilidade da informação é crucial, quanto mais rápido a velocidade de entrega mais disponível sua notícia e conteúdo fica, chegue antes, ou o mais próximo possível da hora certa, e seu leitor terá tempo para decidir qual melhor momento para consumir seu conteúdo. Então essa configuração não atendia essa necessidade de fornecer informação sempre atualizada, eu criei uma solução própria, disponível no github, um plugin denominado f5sites/shared-wp_posts, que permite compartilhar os posts de uma única instalação dentro do mesmo banco de dados por meio da alteração da classe $wpdb e das informações relativas as tabelas MySQL que são consultadas para buscar informações do blog. Porém teve uma contra-partirda não prevista interessante, as páginas, menus, imagens e mídia, tudo acabou compartilhado, então é possível administrar vários blogs ao mesmo tempo de uma única tela, basta escolher a categoria que representa o veículo que pretende utilizar para disponibilizar o conteúdo.

Testes Iniciais Na Loja Virtual, Poucas Correções Necessárias

A Loja Virtual está agora com dez produtos cadastrados, foram feitos vários testes com o sistema de cadastro de produtos. Essa etapa é vital para o sucesso da loja, o cadastro de produtos tem que funcionar sem nenhum tipo de erro pois em breve a equipe de vendas vai cadastrar os produtos “pra valer”, teremos centenas de produtos para processar.

Somente com processos muito bem testados e validados para garantir sempre a qualidade de nossas tecnologias, a cada etapa que avançamos procuramos não deixar nenhum serviço inacabado, queremos tudo perfeito para a inauguração.

Autor: Francisco Mat | www.franciscomat.com

Primeiro Produto Cadastrado em Nossa Loja Virtual em Construção

Cadastrar o primeiro produto é uma marca, principalmente para a equipe que está montando a loja, já que o público não tem acesso nesse momento e não pode ver ou comprar os produtos. Esse marco é muito importante porque mostra que a tecnologia está amadurecendo e as metas do projeto estão sendo cumpridas, novos produtos serão cadastrados e em breve faremos a inauguração.

Muitas novidades estão sendo preparadas em relação a tecnologia, prometemos inovar no sistema de entregas, vamos facilitar a vida de nossos clientes, comprar pela internet vai ficar mais fácil do que nunca.

Loja Virtual em Construção, Planejando o Lançamento

Estou a frente de um novo projeto de loja virtual, o site está sendo construído, projetado e desenvolvido por mim, Francisco Mat, e envolve uma parceria para hospedagem com a empresa F5 Sites, onde temos seu serviço de hospedagem otimizado para wordpress.

Neste momento a ideia é iniciar as vendas de produtos com um portfólio pequeno,poucos itens, afim de testar e aprimorar a tecnologia e sistemas de pagamentos, principalmente recebendo feedbacks dos primeiros clientes. Pretendo no futuro oferecer tecnologia e suporte para parceiros venderem pela internet.

Este projeto faz parte de um cronograma de lançamentos rápidos do Grupo F, grupo nascente de pesquisa, desenvolvimento e acompanhamento de novos produtos.

Autor: Francisco Mat | franciscomat.com

Como escolher a melhor plataforma para seu blog

Especialistas em tomada de decisão utilizam o Diagrama de Influência para entenderem melhor seus problema e tomarem decisões melhores. Como estudante de tomada de decisão e especialista em lançamentos de blog criei um diagrama para um possível cliente, removi as informações do projeto e redesenhei o diagrama para que ficasse genérico e pudesse ser compartilhado na internet.

Diagrama de influência para o sucesso de blogs
Diagrama de influência para o sucesso de blogs

Esse diagrama mostra um fluxo de decisões e incertezas, os elementos quadrados com o fundo cor-de-rosa são decisões que o gerente e equipe do projeto devem tomar, os elementos ovais amarelados são incertezas, fora do controle do decisor. As setas mostram a relação entre eles, o elemento na base da seta é relevante para o elemento o qual a seta está apontando.

No caso, o foco desse diagrama é a escolha da plataforma, eu sempre vou sugerir para meus clientes trabalharem com WordPress, mas a escolha não é minha, estou aqui para auxiliar. Observe como a escolha da plataforma é importante, sendo que vai impactar o custo de lançamento do projeto, custo anual, o design do produto e a disponibilidade dos autores. Alocar recursos em uma plataforma errada pode trazer grande perda de dinheiro para o decisor.

Esse diagrama foi criado exclusivamente para um cliente, mas acredito que toda a comunidade de profissionais pode se beneficiar do mesmo, meus clientes, parceiros, outros desenvolvedores, inclusive meus concorrentes, que sei que visitam meu blog em busca de novidades, o que me deixa muito satisfeito, porque quero ajudar a amadurecer o mercado de web e software no Brasil, se meus concorrentes ficarem mais fortes, o Brasil todo fica mais forte.

Esse diagrama parece simples a primeira vista, principalmente para os desenvolvedores que já tem essa noção clara, mas em alguns casos, nossos clientes não conseguem visualizar com clareza o impacto da suas decisões no sucesso do seus projetos. O diagrama foi feito para auxiliar nossos clientes a entender o problema e tomar decisões melhores.

Linha de montagem de sistema

banner-fabrica-pequeno

Somos uma empresa de desenvolvimento de sistemas baseada no lançamento rápido de produtos sob medida, porque temos processos de produção bem definidos.

Durante anos trabalhamos fornecendo partes de sistemas para empresas, até mesmo fora do Brasil, então percebemos que muitas delas perdem tempo e dinheiro, porque não reaproveitam códigos entre os projetos.

Com o desenvolvimento de sistemas baseados em componentes é possível entregar sistemas sob medida com um custo relativamente baixo. Com a nossa exclusiva linha de montagem encaixamos os componentes necessários e rapidamente temos um sistema único funcionando.

Nossos fornecedores trabalham alocados dentro de nossa linha de montagem, assim o tempo de espera é reduzido, garantindo o processo de produção mais ágil do mercado.

Todos os nossos funcionários e colaboradores seguem um rígido padrão de desenvolvimento, toda a equipe recebe treinamento antes de começar a trabalhar, para garantir a máxima qualidade para nossos produtos.

A infraestrutura necessária para manter um comércio eletrônico

componentes chaves
Componentes chaves da infraestrutura tecnológica

Hardware de servidor de web

Está se falando do computador, nada mais. Com a tecnologia atual qualquer dispositivo pode ser um servidor web, até mesmo um celular. “Uma decisão chave que as novas empresas de comércio eletrônico enfrentam é se devem hospedar seu próprio website ou deixar que alguém faça isso”.  (LAUDON, p. 312)  A vantagem em terceirizar a hospedagem é que o custo inicial para lançar um site ou loja virtual é reduzido, já que paga-se pouco por mês para alugar um espaço virtual. Veja uma descrição detalhada do nosso serviço de hospedagem.

Sistema operacional do servidor

As duas opções mais conhecidas atualmente são os servidores Windows e Linux, sendo que o primeiro, como todo o produto da Microsoft, tem baixa qualidade, código proprietário e ganha mercado por causa do suporte que a empresa oferece aos usuários corporativos, enquanto o Linux tem o código aberto, auditável, muito mais estável e seguro, porém o suporte normalmente é feito via própria comunidade, exigindo um profissional com experiência. “O objetivo fundamental de um servidor web é processar e responder às requisições dos consumidores que são enviadas usando HTTP.” (LAUDON, p. 313)

Software do servidor

A Microsoft oferece como solução de software o Microsoft Internet Information Services, integrado com suas ferramentas de desenvolvimento, com alto custo de implementação. O servidor Apache roda tanto no Linux quando no Windows, com um desempenho muito melhor no primeiro, tem o código aberto, é muito mais estável, gerencia melhor as conexões e recursos do sistema e normalmente é instalado com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL, formando um tétrade perfeita conhecida como solução LAMP, Linux, Apache, PHP e MySQL.

Software do comércio eletrônico

Atualmente é possível instalar um software de comércio eletrônico ou gestor de conteúdo no servidor, da mesma maneira que se instala um editor de texto em um computador doméstico. As principais soluções de software, são Drupal, Joomla, Magento e WordPress. Sendo que nós da F5 Sites escolhemos trabalhar somente com WordPress, por ser o mais estável e bem documentado de todos os sistemas, além de possuir a interface mais amigável, incontáveis plugins e temas. Trabalhamos tanto com projetos externos, criando soluções exclusivas para nossos clientes, como mantemos nossos próprios sistemas inovadores com essa fantástica ferramenta, conheça nossos projetos.

O  código aberto e a facilidade de adaptação criou a era das consultorias de customização de sistemas, hoje em dia essa praga está fora de controle e infestou o mercado. Equipes com baixa/média qualificação vivem de fazer poucas modificações em códigos abertos e revender para pequenos e médios clientes, como uma solução exclusiva, também conhecidos como templeiteiros. Os sistemas de código aberto existem para serem estudados e se fazerem novos produtos a partir do mesmo, de preferência também de código aberto, mas algumas empresas perceberam um grande mercado e estão se aproveitando da comunidade que mantém e desenvolve o sistema, sem oferecer nada em troca.

Para o comércio móvel são necessárias algumas adaptações no visual do site, normalmente é criado uma versão mobile, exclusiva, adaptada a telas pequenas, sendo que os protocolos de comunicação são padronizados, o mesmo protocolo HTTP usado em computadores é usado pelos celular. O problema é o tamanho da tela, por isso o padrão de desenvolvimento resposivo é usado quando se tem o objetivo de adaptar um mesmo site automaticamente para celular e tablets, já que o tamanho dos elementos são definidos como porcentagem do tamanho da tela, ao invés de se especificar o tamanho como usualmente se fazia.

Sistemas de pagamento eletrônico

“Os sistemas de pagamento eletrônico são um componente-chave da infraestrutura do comércio eletrônico”. (LAUDON, p. 317). A criação de sistemas de pagamento online foi o grande salto tecnológico que permitiu a existência do comércio eletrônico, pois permitem a identificação do usuário e a sua transação em tempo real. “Um certificado digital é um anexo a uma mensagem de email ou dados embutidos em um website que verificam a identidade do remetente”. (LAUDON, p. 317). Existe a possibilidade de se terceirizar a gestão do pagamento, no Brasil as soluções mais populares são o PayPal, PagSeguro e o Moip.

A camada de soquete segura, ou conexão SSL, existe para proteger os dados em uma transação online, “os dados são sempre criptografados, garantido que as transações não sejam objetos de interceptação ou “farejamento” por uma terceira parte” (LAUDON, p. 317).

Referência

Sistemas de informação gerenciais, 7ª edição, de Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon. Editora: Pearson

Criação de Conteúdo e Melhor Posicionamento no Google

Sabemos que o criação de conteúdo é o atrativa que faz a diferença na hora de conseguir novos clientes, não basta ter somente um site, é preciso ser referência em conhecimento ou popularidade. Temos profissionais que gostam de escrever, são motivados e adoram novos temas.

Durante a reunião de briefing fazemos um levantamente do perfil da empresa e quais seriam os temas interessantes para serem escritos posts. Enviamos uma lista de possíveis artigos para o cliente aprovar, com a lista pronta mandamos para o departemento de conteúdo, são feitos então artigos utilizando um rígido processo de qualidade, conheça nossa metodologia exclusiva de criação de conteúdo.

O cliente pode fazer a revisão dos textos, fazendo apontamentos e sugerindo melhorias, incentivamos a participação do cliente para que os textos reflitam seu modo de pensar e tenham a cara de sua empresa.

A principal forma de divugalção dos textos é utilizando um blog, recomendamos a nossos clientes publicarem no mínimo 2 posts por mês, porém existem casos que são feitos posts até diariamente, com a inteção de cativar um público cada vez maior. A grande vantagem de ter conteúdo escrito é que seu site fica melhor posicionado no Google, traz muito mais visitante e potenciais clientes.

Teste de viabilidade: auxíliando gestores a planejar projetos na prática

Estamos trazendo para o Brasil uma consultoria para empreendedores que ainda estão com o projeto em fase de conceito, desenvolvida pelas principais universidade da Inglaterra, como Universidade de Cambrige, Univeridade de Londres, Universidade Essex, entre outras, visa explorar sete aspectos chaves de viabilidade de um negócio.

A meta é ajudar empreendedores a descobrir quais as chances de sua ideia ou projeto ser lucrativo. Levando em conta termos macro e micro da indústria e mercado. O teste de viabilidade é composto por 50 perguntas que para serem bem respondidas são necessárias de duas a três horas. Ao final do teste é feito um cálculo com base nas respostas fornecidas pelo cliente que indicará a porcentagem de sucesso negócio.

Aproveite essa oportunidade única de trabalhar seu conceito e descobrir se vale a pena investir tempo e dinheiro nesse novo projeto.

Gráfico dos sete domínios analisados.
Gráfico dos sete domínios analisados.

Áreas que serão analisadas

1. Seu negócio e suas aspirações

“O que é a vida sem sonhar?”

2. O peixe vai fisgar a isca?

“Seus clientes são tudo, sem clientes não existe negócio”

3. Macro mercado: esse é um bom mercado?

“Um dos melhores modos de alcançar o sucesso – evite servir um segmento de mercado atrativo – é procurar servir um mercado atrativo em seu aspecto total”

4. Macro indústria: essa é uma boa indústria?

“Empreededores mais experiêntes preferem atuar em mercados atrativos assim como preferem competir em indústrias em que a maioria dos participantes tem sucesso e lucro, ao invés de indústrias em que muitas firmas estão ‘estranguladas'”

5. Micro indústria: por quanto tempo sua vantagem vai durar?

“Um novo negócio não vai crescer se sua vantagem inicial não pode ser sustentada”

6. Habilidade para executar

“O entendimento pleno dos fatores críticos de sucesso de em uma indústria particular em que se vai competir e adequá-los às habilidade da equipe em executar é certamente uma das dúvidas mais instigantes dos investidores que estão procurando oportunidades. Empresários deveriam pensar desse modo.

7. Suas conexões

“Não é o que você sabe, é quem você conhece.”

 

Ranking internacional de consultores WordPress (em inglês)

2013-01-24-ranking-internacional-consultores-wordpress-code-poet-f5sitesConvido a todos meus colegas de profissão a participarem desse ranking, é uma boa oportunidade para conseguir visibilidade no exterior. Se você quer receber propostas de trabalho vinda de outros países, recomendo fazer o quiz e entrar no ranking, participar do Code Poet e de todas as suas iniciativas é um excelente ponto de partida para exportar seus serviços.

O teste é em inglês e pode ser feito gratuitamente por qualquer consultor WordPress, basta fazer um registro rápido. São vinte perguntas sobre tópicos avançados, acertar uma pergunta é muito bom mas basta uma resposta errada para se perder muitos pontos e despencar no ranking. Para aumentar a dificuldade um cronômetro conta segundos preciosos para a leitura da pergunta e escolha da resposta, não da tempo nem de pesquisa no Google.

Estou com uma média de de 17 acertos para cada 20 questões, o que me qualifica como um bom programador para o mercado brasileiro, mas insuficiente para o mercado internacional. É possível refazer o teste quantas vezes desejar, mas o difícil mesmo é subir a pontuação, as perguntas não se repetem e o nível de dificuldade é sempre alto.

Eu respondi ao todo 115 perguntas e estou com uma pontuação de 666, em 800 pontos possíveis. Por enquanto eu sou o brasileiro mais bem colocado no ranking internacional de desenvolvedores WordPress, ainda não faço parte da elite mundial, mas estudo diariamente para chegar lá, a minha meta é fazer 781 pontos e entrar no grupo dos melhores do mundo. Existe uma pessoa no Brasil que fez mais de 700 pontos e está na minha frente, é o usuário chamado Paul de Wouters, mas analisando com calma o perfil dele no LinkedIn, vemos que na verdade se trata de um francês morando no Brasil, uma pessoa que estudou computação na França. Aqui no Brasil sabemos que o buraco é mais embaixo, não podemos nem comparar o ensino desses dois países, ele está na minha frente no ranking, mas não é o brasileiro mais bem qualificado.

Infelizmente ainda são poucos os brazucas que fizeram o teste, mas fica a minha dica para todos que trabalhem com WordPress de aceitar o desafio, é uma oportunidade ótima para ganhar visibilidade na comunidade internacional e fazer o nome do nosso país.

Referências

https://build.codepoet.com/quiz/ – Ranking internacional de desenvolvedores WordPress, com link para o teste.

https://smarterer.com/scores/f2f4d2bae32e2c226d464755dbc5e607 – Veja o resultado do meu teste e todas as perguntas que eu respondi.

Entrevista de Steve Jobs em 1990 (em inglês)

Todos devemos aprender com essa grande mente, sua clareza de pensamento pode ensinar muito. Para Jobs o computador era como um bicicleta para a mente, aumenta a eficiência e permite atingir outros patamares de trabalho.

Steve Jobs uma pessoa inteligente e carismática
Steve Jobs, uma pessoa inteligente e carismática

Na entrevista começa falando das três demandas que impulsionaram as vendas de computadores, a primeira foi a invenção da planilha eletrônica em 1977, na época, o criador achou que tinha inventado um tipo de calculadora visual, e o software então foi nomeado de VisiCalc, com o concorrente para PC chamado Lotus 1-2-3. A criação da planilha eletrônica revolucionou o mercado financeiro e impulsionou a venda de computadores.

A segunda revolução foi no mercado gráfico, permitindo que a edição e publicação de imagens, gráficos e impressos fosse facilitada. A terceira revolução estava em curso na época da entrevista, mudar a organização ou localização de uma empresa é algo muito demorado, mas a organização virtual poderia ser mudada num estalar de dedos, graças as conexões em rede de computadores os projetos podiam surgir e desaparecer rapidamente, a terceira revolução era então na comunicação entre humanos e grupos de trabalho.

Durante a entrevista também é possível perceber seu carisma e seu jeito dominador, o próprio entrevistador começa a perder a segurança e sutilmente se percebe uma mudança no seu tom de voz, como se ele evitasse aborrecer Jobs, que faz algumas perguntas sobre o propósito de tal pergunta, chegando até mesmo a se recusar a responder algumas vezes, em alguns momentos mostra até impaciência, o que deixa o repórter nervoso, folhando páginas em busca de alguma pergunta boa, que pudesse agradar Jobs, o que faz com que ele passa para uma situação de dominação, mostrando uma personalidade difícil, que seus funcionários e pessoas próximas sempre apontaram.

Para Jobs, as pessoas que trabalham na Apple são artistas, que seriam poetas e pintores em outras épocas. Ele fica visivelmente incomodado quando é questionado sobre a interface gráfica, a grande sensação do momento, o entrevistador queria saber para onde essa tecnologia iria, qual o estágio de evolução. Jobs na verdade roubou a ideia da XEROX, ele não saberia dizer para onde iria e nem como foi criada, ele apenas responde que era uma coisa que surgiria naturalmente, como a transmissão automática em carros.

Para Jobs computadores pessoais são como carros, antes as pessoas precisavam se deslocar de trem e com o automóvel passaram a ter liberdade, assim como computadores pessoais, poderia se fazer o que quisesse sem precisar de outras pessoais. Ele acredita que com as redes de computadores era possível que as pessoas se aproximassem e então ter o benefício de carros e trens.

No final do vídeo ele fala sobre o mercado de computadores, diz no começo era tudo mais fácil, existia um grupo de hobbistas que se encontravam, você mostrava seu produto, fazia algumas melhorias e depois de meses apresentava novamente, mas o mercado foi ficado mais sofisticado e difícil fazer isso. Pesquisas de mercado podem dizer o que os clientes querem, pegar opinião sobre produtos que já existem, mas o problema é que é muito difícil os consumidores preverem o que eles ainda não sabem o que querem, nenhum pesquisa de mercado poderia ter levado a criação do Macintosh ou do computador pessoal. Existe os saltos tecnológicos não incrementais que são feitos e então a pesquisa de mercado pode ajudar a saber se você está no caminho certo.

Essa entrevista é uma grande oportunidade para empreendedores aprenderem um pouco mais sobre como funcionava a mente desse homem brilhante e entender sua personalidade dominadora. Todos que trabalham na área da computação ou que gostam do tema vão saber apreciar esse vídeo. Segue abaixo alguns vídeos relacionados que também são muito interessantes e se você tiver tempo assista.

https://www.youtube.com/watch?v=2nMD6sjAe8I

Não roube a minha idéia, como inovar com Tecnologia da Informação

Recomendo para todos que participam dessa indústria assistirem ao filme O triunfo dos nerds, a história da computação (filme), principalmente programadores visionários, é um prato cheio para entender os grandes acontecimentos que levaram empresas ao sucesso e ao fracasso. Como a inovação, computador pessoal e interface gráfica com janelas e mouse, criada em 1970 nos laboratórios da XEROX, por mentes brilhantes da computação foi ignorada por seus executivos e roubada por Steve Jobs, que admite na cara de pau que roubou as idéias quando viu o protótipo em visita ao laboratório, “bons artistas copiam, grandes artistas roubam” diz Jobs, citando Picasso. Não demorou muito para Gates perceber a vantagem dessa inovação e roubá-la também e adaptá-la ao DOS, como não é possível patentar interfaces gráficas essa inovação não pode render um processo para nenhuma empresa.

O filme conta a história dessa indústria, desde os primeiros computadores, como o Altair 8080 e passa por todos os grandes lançamentos de produtos comerciais para o grande público, como o Windows 95, que revolucionou o mercado e colocou Bill Gates como o homem mais rico do mundo. Fala do acordo da Microsoft com a IBM nos início dos anos 80 e do espetacular crescimento desta parceira, para o então rompimento por parte da Microsoft, que retirou a IBM do jogo e fez com que a empresa de Gates conseguisse dominar o mercado de sistemas operacionais, não graças ao DOS, mas as killers aplications, programas que por si só fariam as pessoas comprarem “a caixa toda”, computador e windows só para rodar programas como o Lotus 1-2-3.

A melhor parte fica para a última entrevista, depois de horas de filme sobre a história e o passado do computador um profeta entra em cena, Larry Ellison, da Oracle, uma pessoa que eu ainda não sei muito quem é, mas vou procurar conhecer sua biografia, devido a sua brilhante e acertiva previsão, feita há mais de 10 anos, ganhou meu respeito a admiração. Ele falou tão bem que não vou nem interpretar suas palavra, vou colocar na sequência algumas de suas falas transcritas do filme, “não devemos nos preocupar com a dominação mundial da Microsoft, ainda há espaço para inovação e o futuro da Microsoft não é garantido”, “a internet não precisa de um PC”, “Larry acredita que o PC será substitudo por um aparelho chamado de utensílio de informação, será uma televisão esplendorosa que acessará informações e computadores simplesmente acessando computadores gigantes por meio da internet. Como abrir uma torneira, o PC fará a parte do poço e do balde” (narrador), “coloque as coisas na internet, são bits, não ponhas bits numa caixas, caixas em caminhões, caminhões na loja, eu indo para a loja, pegando a caixa, é loucura, eu amo a internet. Eu quero as informações fluindo por cabos”.

Esse cara estava certo, falou isso em meados dos anos 90, somente hoje, em 2013, estamos vivendo a revolução vista por ele, a chamada era pós-PC, devido ao surgimento dos dispositivos móveis com acesso a internet, os tradicionais computadores estão perdendo terreno. As previsões dele são geniais, todas certas, incluindo os recentes lançamentos dos últimos 2 anos, as smart TVs, ele já sabia naquela época que isso iria acontecer, só não sabia quando.

Do mesmo jeito que existia espaço para inovação 10 anos atrás, ainda existe hoje e sempre vai existir, a grande companhia que dominava o mercado era a Microsoft, hoje a Google. Para surgir o PC como conhecemos hoje, foi necessário contratar os melhores cientistas e um programa de investimento em pesquisa sem fins comerciais, ou seja, dinheiro gasto para pesquisadores imaginarem livremente o futuro da indústria e criarem protótipos de produtos. Foram necessários quase 50 pesquisadores nos laboratórios da XEROX durante alguns anos para criarem os computadores que hoje temos nas nossas casas, pesquisa essa fruto do medo dessa mesma empresa das pessoas pararem de utilizar papel.

A minha leitura no filme foi tentar entender um pouco melhor sobre como se chega a inovação, quais são os elementos que permitiram o surgimento desta. Uma coisa é certa, os Estados Unidos são o berço dessa revolução, com certeza a situação financeira daquele, proporciona um terreno mais fértil, será que no Brasil, algum dia, teremos um grande pesquisador que ditará os rumos da indústria da computação ou seguiremos comprando sucata dos países desenvolvidos, será que nossa vocação é agrária e quem está na área da informática “pura” por aqui pode ser considerado louco? Uma coisa é certa, muitas novidades estão por vir, quem arrisca dizer qual o futuro da indústria dos computadores?

https://www.youtube.com/watch?v=A1xZeGQxdew

Curiosidade, linguagens de programação mais populares

Estudando alguns tutorias na web encontrei uma base de dados interessante com as linguagens de programação mais populares da internet, o índice TIOBE. Eu sou programador PHP e descobri que estamos perdendo terreno para outras linguagens, em 2004 foi o melhor ano para nós, porém, atualmente estamos estagnados em sexto lugar.

Veja a lista com as 11 mais populares em janeiro de 2013:

  1. C
  2. Java
  3. Objective-C
  4. C++
  5. C#
  6. PHP
  7. (Visual) Basic
  8. Python
  9. Perl
  10. JavaScript
  11. Ruby

Levando em conta que cada linguagem tem sua aplicação o PHP pode ser considerado líder em aplicações web e ainda vai ser líder nos próximos anos, mas é sempre bom ficar atento as tendências, pois o Ruby está vindo com muita força, sendo utilizado por grandes portais como Twitter e Github. Eu ia fazer a lista com as 10+ mas devido a boa colocação do Ruby fiz uma lista com 11, só para contemplar essa fera. Acesse o site TIOBE e confira outras estatísticas e a linha do tempo com as linguagens mais populares.

popularidade das principais linguagens de programação nos últimos anos
popularidade das principais linguagens de programação nos últimos anos

Na categoria revelação o prêmio fica para linguagem Objective-C, observe que durante os anos de 2002 até 2009 ela quase não tinha relevância, mas desde de 2010 há uma forte tendência de alta. Em apenas 3 anos ela disparou de décimo para terceiro lugar, posição que pode continuar subindo. Você sabe o motivo desse crescimento? Deixe um comentário dando sua opinião, quem acertar por primeiro vai ganhar a brincadeira.

Referência

https://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html – Índice com estatísticas diversas sobre linguagens de programação, em inglês

Quando vale a pena ter meu servidor wordpress?

Torre de babel
O servidor wordpress.com é uma moderna Torre de Babel, é o ponto de encontro de pessoas de todo o mundo, falando vários idiomas.

Apesar desse blog ainda ter poucos posts eu já estou percebendo que muitos leitores tem uma dúvida básica, não entendem a diferença do WordPress hospedado no seu próprio servidor e criar um blog no WordPress.com, serviço gratuito. Esse post é para esclarer essa dúvida, mesmo para quem não entende de programação e códigos em PHP, mas prepare-se para quebrar um paradigma, pois o conceito é deveras complicado.

O WordPress é um sistema que roda no servidor, esse código é aberto e construído por uma comunidade de colaboradores de todo o mundo. Pode ser baixado e instalado em qualquer computador (servidor), não é um software executável que se auto-instala na máquina como os usuários do windows estão acostumados. São arquivos de código-fonte que são transferidos e instalados no servidor utilizando comandos avançados.

Então para ter um servidor WordPress (self-hosted) é preciso enfrentar duas dificuldades antes mesmo de começar a escrever seus posts, é preciso ter ou alugar um servidor e estudar PHP e os códigos WordPress. Essa barreira dificulta a vida de muitas pessoas, por isso os criadores tiveram uma idéia brilhante, porque não disponibilizar um servidor gratuito com o sistema já instalado, assim basta ao visitante preencher um formulário para ter seu próprio blog.

Entendeu a engenhosidade do negócio, você pode ter seu próprio servidor, mas para quem não é profissional e está só começando a “brincadeira” eles deixam você usar um servidor grátis. Mas o que eles ganham em troca? Dezenas de centenas de milhares de pessoas fazendo divulgação grátis, já que o nome deles está no domínio do seu blog, todos os sites hospedados terminam com wordpress.com, quando você divulga seu blog, divulga junto o sistema.

Com certeza é uma troca justa, se esse fosse o único problema meu blog estaria hospedado lá e eu não precisaria pagar um servidor, mas para quem é profissional e precisa de funcionalidades extras somente usando servidor próprio. O principal problema é que você não tem controle sobre os arquivos do seu blog, nada de funcionalidade extras nem plugins, que são código-extras feitos por outros programadores para turbinar o site. Mas porque o wordpress.com não deixa os usuários utilizarem esses plugins?

Existe um problema de segurança que não pode ser resolvido, quem utiliza o serviço grátis só pode escrever textos e enviar imagens, quem precisa adicionar código extras ou alterar o layout do blog não vai poder, porque se pudessem controlar os arquivos de seus blogs, estaria aberta uma brecha para invadir qualquer blog hospedado no servidor. Um programador malicioso poderia enviar um código para controlar o servidor e todos os blogs hospedados.

Portanto, se você quiser ter total controle das funcionalidade e da aparência do seu site precisará de seu próprio servidor WordPress. Aqui no blog da F5 Sites damos foco para WordPress instalado em servidor, muitas da dicas que os leitores veem por aqui só podem ser utilizadas por quem ter seu próprio servidor, quem utiliza o serviço grátis está restrito. Se você não quer gastar nem tempo nem dinheiro com blog vá voando para o wordpress.com, mas a hora que você quiser colocar um simples banner de publicidade no seu site vai perceber que chegou a hora de ter seu próprio servidor.

Referências

https://codex.wordpress.org/pt-br:WordPress#Software_WordPress_X_WordPress.com – Página oficial que explica a diferença do ponto de vista do desenvolvedor.

Mudanças na homepage do meu site pessoal

Atualização no site, mudanças principalmente na homepage, agora na primeira coluna está sendo exibido os últimos tweets dos meus projetos e na coluna do meio está o vídeo da minha entrevista no programa Telescópio. A terceira coluna continua com o formulário de contato.

Também foi atualizado meu curriculum, coloquei uma foto e melhorei a descrição dos trabalhos já realizados, inaugurei uma seção com objetivo profissional e também sobre meus projetos pessoais.

O segredo que pouca gente conhece para fazer um blog de sucesso.

Quando a maioria das pessoas resolve começar um blog eu percebo uma preocupação excessiva com o que escrever, para quem escrever, como o que leitor médio vai pensar entre diversas dicas que “pipocam” na internet afora.

Vou falar primeiro sobre o segredo para escrever e depois o segredo para o sucesso. O segredo para escrever é (deixar) simples, ser simples, cativar o leitor desde o primeiro paragráfo e só revelar o que pensa sobre o assunto depois que o leitor estiver confortável com seu texto.

Além de escrever bem é necessário o mais poderoso dos elementos da Terra, que faz tudo que toca dar certo, da mais simples criação humana a mais complexo. É certamente mais importante de qualquer outra dica, é componente número um do sucesso: o amor.

Quem anda com o amor caminha lado a lado com o sucesso, escreva com o coração e o sucesso chega. Tenha um blog e exercite o prazer de escrever.

Conheça Pomodoros o novo projeto da F5 Sites

Versão 2011 arquivada.

A técnica dos Pomodoros foi criada por um estudante italiano chamado Francesco Cirillo na década de 80, ele tinha tanta coisa pra estudar que achou que não ia dar tempo. Foi então que na cozinha encontrou um relógio com o formato de tomate, daqueles que marcam o tempo para assar pizza, que soam um alarme quando o tempo termina.

Com o relógio em mãos e muito estudo pela frente ele se fez o desafio, ficar alguns minutos estudando sem perder a concentração. Ajustou o relógio para dez minutos e estudou sem parar. Gostou tanto do resultado que continuou usando os pomodoros na faculdade até se formar, sempre se dedicando em melhorar a técnica. Atualmente disponibiliza um livro que ensina detalhadamente a técnica e mantém um site que é referência no assunto.

Pomodoros.com.br-Logo
Acesse Pomodoros.com.br e utilize o relógio online

Depois de muitos estudos ele percebeu que dez minutos era pouco, os testes mostraram que o tempo de duração ideal de um pomodoro seria de 25 minutos, e ao final devia haver um descanso de cinco minutos. Esse é o tempo recomendado, esses trinta minutos formam um pomodoro, sendo 25 minutos de trabalho para 5 de descanso. Após 4 pomodoros deve haver um grande descanso de meia hora.

O tempo total dessa sessão de trabalho é de 145 minuto, ou 2h e 25 minutos. Uma sessão com quatro pomodoros exige muito mais esforço do que ficar trabalhando sem descanso, porque os pomodoros ajudam a descansar e recuperar a concentração. O tempo de descanso é quase um terço do total, observe que:

  • A sessão de pomodoros ideal tem 2h e 25min
  • Sendo 100 minutos trabalhando ou estudando
  • Para 45 minutos descansado

Descansar é mais importante do que as pessoas normalmente pensam, 5 minutos de descanso vão te fazer novo e te encher de disposição para continuar o trabalho. Comece devagar, tente completar um pomodoro, insista até conseguir terminar seu primeiro pomodoro. Terminar uma sessão com quatro pomodoros não é fácil, exige bastante treino.

Se você não tem um relógio de cozinha não tem problema, a F5 Sites acaba de lançar o site Pomodoros.com.br, todos podem usar gratuitamente nosso pomodoro online, não precisa se cadastrar para usar e é super simples, já vem com os tempos pré-configurados para trabalhar e descansar, além de indicar quantos pomodoros já foram feitos. É tão bom que estou usando agora mesmo para escrever esse post, uso e recomendo.

Versão 2011:

 

https://github.com/franciscof5/sistema-focalizador-js-2011

Fluxograma: Como criar um post

Fluxograma de como criar posts no blog usando a metodologia F5 Sites
Fluxograma de como criar posts no blog usando a metodologia F5 Sites

Trabalho com blogs há mais de sete anos, meus erros e acertos me ensinaram muito sobre o assunto e gostaria de compartilhar minha experiência em criar posts. Se você tem um blog, tem que saber tirar de letra essa tarefa, espero que o fluxograma de como criar um post possa te ajudar.

Publicar um post é o primeiro item que um blogueiro deve saber, pois são neles que está o verdadeiro valor de um blog, pois são a opinião e o senso crítico do autor que atraem seus leitores.

Engana-se quem pensa que criar um post é somente uma tarefa, desde o surgimento da idéia até o texto pronto e o monitoramento das visitações são mais de 30 processos ou tarefas.

O tempo para criar um post pode variar de posts criado em cima da hora até aqueles recheados de informações que ficam semanas no forno. As tarefas ou processos que o fluxograma trata estão organizadas em sete etapas diferentes, que são:

  1. Surgimento da idéia
  2. Desenvolvimento do texto
  3. Revisão
  4. Ilustração
  5. Publicação
  6. Divulgação
  7. Acompanhamento

Ao final da última etapa você deverá ter um post pronto recebendo visitantes. Criar um fluxograma me pareceu ser a melhor maneira de organizar tanta informação de maneira simples e visual, os retângulos são processos que se conectam em fluxo, formando uma sequência de tarefas.

Cada coluna do fluxograma representa uma etapa do trabalho e tem uma cor de fundo exclusiva, para facilitar a visualização. Talvez um jornal, com várias pessoas trabalhando, possa ter especialistas em cada área, mas em muitos casos, como o meu, uma pessoa é responsável por tudo. Vou explicar cada etapa detalhadamento abaixo, dica: baixe e imprima o fluxograma em formato PDF e siga o fluxo de acordo com o texto.

Sistema Remember The Milk mostrando as tarefas para o blog da F5 Sites
Imagem do sistema Remember The Milk mostrando as tarefas para o blog da F5 Sites

1. Surgimento da Idéia

Sempre que tenho uma idéia já começo a imaginar os resultados finais e as reações que o texto causaria, bom seria se só bastasse ter a idéia e o texto ficasse pronto, por isso muitas vezes nessa hora pode haver muita empolgação e vontade de começar o texto às pressas.

Considere ter um banco de dados de idéias, é bastante fácil e útil, você pode fazer uma lista até no papel e ir riscando, mas eu recomendo o sistema online Remember The Milk, pois para utilizá-lo não precisa instalar nada no computador. Dentro deste sistema eu tenho listas de tarefas para cada blog ou site, costumo jogar as idéias na lista com o título “Escrever post tal” assim que a idéia aparece, anoto-as sempre sem interromper o trabalho em andamento.

É possível definir uma prioridade para cada idéia da lista, sendo que as tarefas mais importantes ficam no topo da lista. A idéia que surge de repente, no calor da emoção, parece sempre ser a melhor, mas é só visitar a lista e lembrar que tem sempre uma excelente idéia no topo. A imagem do lado direito mostra como o sistema funciona, exibindo quais são as idéias para os próximos posts que pretendo escrever, mostra também o post que eu estou trabalhando agora no topo da lista.

2. Desenvolvimento do texto

Dedique um tempo específico para o desenvolvimento do texto, escolha a idéia com a maior prioridade e separe algumas horas para o desenvolvimento. Antes mesmo de começar a escrever o texto você deve escolher qual a categoria que o post vai se encaixar e então criar uma pasta para colocar todo o material que achar necessário, fotos, vídeos e textos. Cada post deve ter a sua pasta exclusiva.

Cada post no blog tem uma pasta no computador
Os posts ficam organizados por data

O nome de cada pasta é a data do post, sua categoria e seu título, usando este modelo AAAA-MM-DD-[categoria]-Titulo, que pode ser visto na imagem ao lado. Utilizando esse sistema é possível que as pastas fiquem sempre organizadas e os últimos posts, que são os que normalmente estão sendo escritos, fiquem em destaque em cima da lista. A organização funciona, estou escrevendo agora mesmo o post sobre o fluxograma e ele está no topo da lista. Posso deixar as pastas ainda mais organizadas configurando “emblemas”, que são esses pequenos ícones nas pastas, o sinal de mais verdinho signfica “post novo” e a estrelinha “post favorito”, já o cadeado é “post fechado”. Depois de criar uma pasta e colocar todo o material de apoio, podemos avançar com o desenvolvimento,

Escrever propriamente dito
Escrever propriamente dito

Hora de escrever o texto de fato, este é o momento que possivelmente se gasta mais tempo, ainda não cronometrei mas arriscaria dizer que mais da metade do tempo é gasto somente nessa tarefa, portanto se o post for longo separe algumas horas durante a semana para esta atividade.

Para começar acesse o painel do wordpress e adicione um novo post, é hora de escrever e reescrever até ficar satisfeito. Enquanto estiver escrevendo tenha também foco no aspecto visual do texto, verifique se existe alguma lista no texto que não foi escrita como lista, é fácil e rápido ler uma lista, todo leitor gosta, por isso abuse desse recurso. Dica: salve como “Rascunho” ou “Revisão Pendente” no WordPress antes de publicar.

Para fechar um texto com chave de ouro e atestar ao público a qualidade você pode usar citações e referências, pois ajuda o escritor a posicionar a idéia e passa a credibilidade de alguém que pesquisou sobre o assunto antes de opinar, é mais recomendado para textos científicos. Dica: A utilização de links de referência no final do texto pode fazer o leitor ir embora do seu site.

3. Revisão

Não pule essa etapa, tem muitos blogs por aí com textos mal escritos por falta de uma simples revisão, eu confesso que já publiquei alguns textos e comentários que não me orgulho muito, mas se não fosse essa experiência não saberia da importância da revisão.

Você pode sempre culpar o estagiário se a revisão não for bem feita
Você pode sempre culpar o estagiário se a revisão não for bem feita

Escrever é uma arte, mas é também uma técnica, ninguém vai querer ler um texto mal escrito, ainda mais se for extenso. As vezes idéias fantásticas se perdem e tem seu valor depreciado por causa de erros de português.

A primeira tarefa é rever o HTML, algumas vezes o WordPress adiciona trechos de código sem função. Siga para a revisão da ortografia e concordância. Dica: não é recomendado rever o texto logo após terminar de escrevê-lo, devido a proximidade com o objeto, é recomendado um tempo para o afastamento crítico ou ter uma segunda pessoa para rever o texto, se você for seu rever seu próprio texto durma pelo menos uma noite antes.

Com o texto escrito e revisto é possível definir as palavras-chaves, configurá-las no painel e depois destacá-las no texto, usando negrito nas palavras mais importantes de cada parágrafo. Não é necessário destacar palavras em todos os parágrafos e tem casos onde é melhor destacar mais de uma palavra. Quanto menos usar o negrito mais forte fica o efeito, mais destaque ele dá para as palavras. Se tiver um plugin de SEO configure-o. Dica: separe um tempo para uma revisão dos seus textos periodicamente, não deixe seu textos esquecidos, visite-os sempre.

4. Ilustração

É preciso ilustrar suas idéias, criatividade ajuda muito nessa etapa. Se você é uma pessoa criativa, deixe sua criatividade fluir na criação de imagens e tente manter sempre o foco quando escrever o texto. Nessa etapa as principais tarefas são criar e editar gráficos, tabelas, quadros e imagens em geral. Nunca use imagens sem licença ou permissão, tudo que existe na internet foi criado por outras pessoas, se quiser fazer um trabalho sério nem pense em roubar fotos de outros sites.

Todos os elementos visuais devem ter legenda e tamanho adequado, além de uma apresentação que combine com o aspecto visual do blog. É importante lembrar que o posicionamento da imagem se altera sempre que o texto é alterado, por isso é primordial ter terminado a etapa anterior antes de começar a ilustrar um texto.

5. Publicação

O WordPress divulga seus posts nas principais redes sociais automaticamente
O WordPress divulga seus posts nas principais redes sociais automaticamente!

It’s showtime! Publicar o texto no próprio blog é simples, ainda mais se for WordPress, ao fim da revisão basta mudar o status do texto para publicado ou programar uma data para a publicação, que o mesmo vai surgir na sua página de blogs.

É possível configurar o wordpress para publicar em diversos sites e redes sociais, como o facebook, twitter, linkedin e feedburner, além de gerar o RSS. No Brasil existem agregadores de notícias que são interessantes opções e que podem gerar alto retorno de visitação a um baixo custo, é possível publicar o RSS dos posts automaticamente em alguns sites como dihhit. Dependendo do tipo de artigo pode ser interessante publicar em sites específicos, como o administradores, caso o mesmo tenha conteúdo técnico.

6. Divulgação

A diferença entre publicar e divulgar é que publicar é uma etapa que termina, já divulgar pode ser feito sempre. Todo o tempo que você gastou até agora foi para criar uma semente, um post para crescer e dar frutos precisa ser regado, e é exatamente isso que é a divulgação, é regar a sua sementinha. Se a semente for a boa é só regar bastante que vira uma árvore frondosa e cheia de frutos.

Você pode comentar em outros blogs e fóruns que tratem do mesmo assunto que seu post, sempre colocando um link para seu blog. Ler um texto de outra pessoa, se interessar e fazer um comentário construtivo ou falar que gostou do texto não é fazer spam, participe sempre com foco nas discussões.

Quando você divulga e atrai visitantes uma parte deles comenta o post e você percebe a impressão do público e suas reações. Esteja sempre pronto para receber críticas, pois os críticos são sempre os primeiros a comentar, as pessoas que gostam muitas vezes não comentam. Esteja pronto para conhecer pessoas, fazer parcerias e amigos, é hora de interagir na blogosfera.

Painel do Google Analytics: informações detalhadas sobre os visitantes
Painel do Google Analytics: informações detalhadas sobre os visitantes

7. Acompanhamento

Chegou a última etapa, depois de tanto trabalho chegou o momento de fechar o ciclo voltando sua atenção para os resultados. Nos primórdios da internet, um contador de visita era a solução mais utilizada para fazer o acompanhamento das visitações, mas atualmente é considerado um recurso limitado. Recomendo utilizar o Google Analytics, que disponibiliza informações detalhadas sobre visitações, como um mapa do mundo com os países e cidades que mais geram visitas, as principais consultas que mostraram seu site no google, os sites de terceiros que mais geraram retorno, entre outras dezenas de relatórios.

O fluxograma recomenda esses três relatórios básicos, mas são tantos que você deve sempre analisar o máximo de dados possíveis. Após analisar os relatórios chegamos então à última tarefa, que é o “Feedback e Aperfeiçoamento”, é possível melhorar textos já escritos, se o público se interessar mais por uma ou outra parte do texto você pode adicionar mais informações ou eliminar partes confusas.

Terminar essa tarefa não significa que chegamos no final do fluxograma, há uma linha tracejada que indica que após o aperfeiçoamento do texto você pode voltar para a etapa de divulgação, pois sempre que comentar sobre algum assunto na internet, que já tiver um post publicado, pode divulgar o link.

Chegar nessa etapa é exaustivo, é como subir no topo de uma montanha, você chega exausto mas com uma sensação indescritível de vitória, mas sabe porém que o trabalho não terminou, do topo desta montanha você vai avistar uma montanha ainda mais alta e difícil de subir.

Nota técnica: Para configurar o Google Analytics no WordPress basta usar o plugin Google Analyticator. Acompanhe também as informações pelo seu celular android, instale o app GAnalyticz, é possível acessar as principais informações, como número de visitantes, entre outras.

Conclusão

O objetivo deste post é compartilhar minha expêriencia e a maneira como trabalho, espero poder ajudar os blogueiros. O fluxograma não precisa ser seguido à risca, o importante é melhorar sempre a rotina de trabalho. Esse material é original e representa a metodologia de trabalho da F5 Sites, as imagens e texto são propriedade de Francisco Matelli.

Aceito críticas e sugestões, acredito que esse fluxograma pode evoluir e melhorar. Lembre-se, se você não está lendo esse post no blog da F5 Sites, acesse o link original do post e comente.

Conheça os 10 tipos de blogs mais interessantes da internet

Blog é uma revolução na maneira de se comunicar, algumas utilizações interessantes podem ser:

Para grandes empresas

Servem a grandes corporações, multinacionais, emissoras de televisão e rádio, times de futebol, igrejas e outros empreendimentos de grande porte

  • CorporativoUm canal de comunicação direto entre sua empresa/marca e seus clientes. Ótimo para divulgar o lançamento de produtos e promoções.
  • InternoEm vez de mandar circulares impressas em papel para seus funcionários, feche um blog com senha e utilize para comunicados internos, como eventos, reuniões, etc..
  • Gestão de ProjetosSabe aquele projeto grande, com equipes localizada em diversos países, e que exige um alto investimento para a gestão? Pode se economizar bastante dinheiro com adoção de um blog para divulgar o andamento do projeto, e o melhor, o gerente do projeto e a diretoria da empresa poderiam acompanhar o andamento de vários projetos de maneira simples, basta assinar o feed RSS e cadastrar o email para receber as novidades em tempo real.

Para pequenas empresas, profissionais autônomos, freelancer, políticos, músicos, atletas…

Baixo custo, baixo investimento e possibilidade de retorno elevados

Indivualidade levada a sério.

  • Profissional de destaqueIdeal para os profissionais de destaque em sua área de atuação que desejam compartilhar sua experiência com outras pessoas e aprender muito nesse processo, já diz o sábio ditado “ensinar para aprender”. Além da interação com outros profissionais de sua área, o blog permite aos profissionais de destaque atingir pessoas-chaves para catapultarem sua carreiras, além de obter receita com publicidade. Por isso muitos profissionais estão atuando em tempo integral e vivendo do rendimento de seus blogs.
  • Poíticos
  • Músicos Escritores
  • Atletas e equipes

Blogs para organizar sua vida

Um investimento em organização e publicidade, no sentido de tornar público. Tenha todas as informações, como apresentações, fotos, discussões, tudo em seu blog fechado com senha, com a possibilidade de adicionar usuários, amigos, parentes, colegas de trabalho, liberando o conteúdo certo para cada pessoa.

  • Blog pessoalO blog tem diversos recursos que podem te ajudar em sua vida pessoal e organização, mantenha um blog para suas idéias e projetos pessoais. Vai fazer uma reforma na cozinha? Registre!
  • Blog familiarBlogs também podem ser utilizados como álbum de fotografias de sua família, que tal cadastrar os membros da sua família e ter um blog fechado com senha, para colocar as fotos da páscoa, do natal, viagens e eventos familiares. É como um álbum de fotografias coletiva, que todos podem compartilhar suas fotos, assim todos podem ter acesso aquelas fotos que somente uma parte da família tem.

Lembre-se: é possível ter mais de um blog

Corrigindo alguns bugs do site

Após meses de trabalho o site está em sua fase final, hoje os últimos bugs da lista foram corrigidos e agora podemos focar na apresentação e design. Veja a lista de bugs corrigidos:

  • Slideshow da página inicial foi configurado e retirei as imagens vazias
  • A barra lateral (sidebar) aparecia embaixo do conteúdo em algumas páginas, agora está posicionada de maneira adequada
  • Títulos em headings (h2, h3…) utilizavam fonte não acentuável, forem substituidas temporariamente por uma fonte padrão.
  • Sistema de comentário não funcionava como esperado, a integração com o facebook atrapalhava o usuário
  • Organização do menu do footer e remoção das imagens quebradas

Hoje a maior parte do tempo foi dedicado para essas tarefas, o tempo ficou curto para escrever um post com conteúdo.

Metodologia de Gestão de Projetos F5 Sites para empresas que operam pela internet

Com a tecnologia disponível é possível “operacionalizar” uma empresa, ou seja, fazer a sua gestão, aí incluso financeira, de projetos, da produção, pela internet, sem a necessidade de um espaço físico, como se cada diretor levasse a “empresa” consigo, e pode trabalhar a partir de um celular, na sua própria casa ou na empresa.

Mas para obter esse nível de excelência na gestão é necessário, na maioria dos casos migrar de uma forma “antiquada” de pensar a própria empresa e sua a administração. A cultura de uma empresa é muito difícil de mudar, no caso de já existir uma estrutura típica do último século, o desafio é exatamente enfrentar essa resistência. E tudo com tecnologia de código aberto ou gratuita.

As tecnologias utilizadas são como medicamentos, cada uma vai ajudar a sua empresa de uma maneira, sendo que você pode escolher quais delas utilizar, porém tomar o coquetel inteiro pode deixar sua empresa saudável e errar o medicemento não. Se você estiver pensando em migrar seu SCRUM para a internet não escolha o que parecer mais importante, é como um carro somente com uma roda, com duas, três ou quatro, a diferença na eficiência do seu SCRUM pode ser gritante se adotar todas as tecnologias corretas.

Escolha a F5 Sites para auxiliá-los nas decisões de adoção e desenvolvimento de novos tecnologias e culturas de produção.

Empreendendo no interior: Custo Brasil vs Custo Itapetininga

De acordo com a wikipedia “O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.”

Não bastasse o rigor burocrático que os empresários devem enfrentar para estabelecer um empreendimento no Brasil de maneira geral ainda existem adversidades locais. Como futuro empresário de Itapetininga acredito que nossa cidade encarece ainda mais os custos para o investidor devido a sua característica provinciana.

O custo Itapetininga reside no fato da oferta de serviços de baixa qualidade e de alguns funcionários totalmente despreparados, como na Junta Comercial (JUCESP). Não bastasse enfrentar as dificuldade burocráticas sem o auxílio de um contador, ainda preciso me deparar com a má vontade de funcionários, que me fez perder meu tempo indo e voltando da junta e da receita por omissão de informação. O SEBRAE de Itapetininga também não possui funcionários qualificados para dar instruções adequadas a todos os segmentos, restringindo suas orientações a assuntos básicos.

O que eu (inocentemente) esperava encontrar nos escritórios dos órgãos estaduais e nacionais eram funcionários motivados que incentivassem os empresários locais, mas o que eu encontrei em Itapetininga foi despreparo e má vontade na prestação de informações, sugiro a JUCESP que reveja seu quadro de profissionais para encontrar pessoas com o perfil adequado e gostaria muito de saber que a taxa que eu paguei (de valor maior que os impostos que precisava no momento) foi revertida em treinamento para os funcionários. Espero voltar na junta comercial e ser recebido por funcionários disposto a auxiliar e instruir os futuros empresários do país.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_Brasil

As vantagens e os custos de manter um site

A grande vantagem da internet em relação as modalidades tradicionais de investimento, como abrir uma loja ou similar no mundo real, é a diferença dos custos iniciais. Enquanto que para montar uma loja física é necessário preparar um imovel para receber os clientes, no mundo virtual é possível reduzir esses custos operarando somente pela internet.

A internet exige um investimento inicial muito menor que nas modalidades tradicionais de comércio e permite o ingresso num mercado gigante e que se expande a cada dia com novas oportunidades. Muitos serviços e produtos estão adaptando versões para a internet, inclusive de órgãos públicos, e ainda existe um potencial mercado a ser descoberto,

Pode exister um custo adicional para quem vai operar somente pela internet, o custo da criação e manutenção do site, que nesse caso é um item quase que obrigatório. Contratatar uma empresa para desenvolver o site é um dos itens que podem ser abatidos se o empreendedor tiver conhecimento em TI para desenvolver o próprio site, o que não é muito raro.

Existem empresas especializadas na criação de sites, uma boa opção é contratar uma empresa para cuidar de tudo que for relacionado ao site, o registro do domínio, hospedagem, manutenção, suporte técnico, dando liberdade criativa e suporte técnico para o cliente criar conteúdo para seu site. Não poderia deixar de recomendar a minha empresa, F5 Sites, estamos sempre atentos as mudanças e tendências da nova década, conheça nossos planos e preços. (No momento não estamos em busca de novos clientes, somente novos leitores)

Para manter um site rentável, o maior problema (de longe) não é o custo, com as centenas de milhares de sites e plataformas que são lançadas a cada dia você pode ter um site até mesmo sem pagar nada (além das suas contas), até um orkut facebook pode ser considerado um site. O maior problema é justamente criar conteúdo atrativo respeitando a regra de quanto mais conteúdo (de qualidade) mais visitatens e potenciais clientes entrando no seu site.

O segredo é conhecido nosso, o que o empresário precisa (mas nunca faz) é planejar seu investimento para obter um conteúdo que vai gerar retorno, atraindo um nicho específico de visitantes, o famoso oceano azul, que consiste em encontrar um nicho pouco explorado. Experimente falar de um assunto que você seja especialista e que possa contribuir com um ponto de vista diferenciado.

Do quarto para o mercado internacional

Fim do período festivo e início de um novo ciclo de trabalho na F5 Sites, o ano de 2011 promete ser um ano importante pois será o ano da obtenção do CNPJ e da regularização da empresa. Criei uma categoria de postagens chamada “Do quarto para o mercado internacional”, que vai mostrar o caminho da empresa, desde o seu nascimento até a sua consolidação.

Vou detalhar aqui a evolução e todos os momentos importantes desse processo, desde os passos para a obtenção CNPJ à conquista do primeiro cliente internacional, numa nova categoria chamada “Da garagem para o mercado internacional”. Acredito ser um longo caminho, que muitos empreendedores do ramo de TI, principalmente os que atuam online, tem vontade de trilhar, mas muitas vezes não conhecem as dificuldades e as vantagens de se fazer isso. É importante lembrar que a burocracia brasileira muitas vezes atrapalha o empreendedor, além da dificuldade em obter informações precisas diante de tantos detalhes. Regularizar uma empresa no Brasil é um desafio extra que os empreendedores tupiniquins devem enfrentar.

Ainda dentro do projeto de regularização da empresa está a criação dos contratos para as modalidades de serviço que serão prestados. Em 2011 as meta são a obtenção do CNPJ e a emissão da primeira nota fiscal.