A infraestrutura necessária para manter um comércio eletrônico

componentes chaves
Componentes chaves da infraestrutura tecnológica

Hardware de servidor de web

Está se falando do computador, nada mais. Com a tecnologia atual qualquer dispositivo pode ser um servidor web, até mesmo um celular. “Uma decisão chave que as novas empresas de comércio eletrônico enfrentam é se devem hospedar seu próprio website ou deixar que alguém faça isso”.  (LAUDON, p. 312)  A vantagem em terceirizar a hospedagem é que o custo inicial para lançar um site ou loja virtual é reduzido, já que paga-se pouco por mês para alugar um espaço virtual. Veja uma descrição detalhada do nosso serviço de hospedagem.

Sistema operacional do servidor

As duas opções mais conhecidas atualmente são os servidores Windows e Linux, sendo que o primeiro, como todo o produto da Microsoft, tem baixa qualidade, código proprietário e ganha mercado por causa do suporte que a empresa oferece aos usuários corporativos, enquanto o Linux tem o código aberto, auditável, muito mais estável e seguro, porém o suporte normalmente é feito via própria comunidade, exigindo um profissional com experiência. “O objetivo fundamental de um servidor web é processar e responder às requisições dos consumidores que são enviadas usando HTTP.” (LAUDON, p. 313)

Software do servidor

A Microsoft oferece como solução de software o Microsoft Internet Information Services, integrado com suas ferramentas de desenvolvimento, com alto custo de implementação. O servidor Apache roda tanto no Linux quando no Windows, com um desempenho muito melhor no primeiro, tem o código aberto, é muito mais estável, gerencia melhor as conexões e recursos do sistema e normalmente é instalado com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL, formando um tétrade perfeita conhecida como solução LAMP, Linux, Apache, PHP e MySQL.

Software do comércio eletrônico

Atualmente é possível instalar um software de comércio eletrônico ou gestor de conteúdo no servidor, da mesma maneira que se instala um editor de texto em um computador doméstico. As principais soluções de software, são Drupal, Joomla, Magento e WordPress. Sendo que nós da F5 Sites escolhemos trabalhar somente com WordPress, por ser o mais estável e bem documentado de todos os sistemas, além de possuir a interface mais amigável, incontáveis plugins e temas. Trabalhamos tanto com projetos externos, criando soluções exclusivas para nossos clientes, como mantemos nossos próprios sistemas inovadores com essa fantástica ferramenta, conheça nossos projetos.

O  código aberto e a facilidade de adaptação criou a era das consultorias de customização de sistemas, hoje em dia essa praga está fora de controle e infestou o mercado. Equipes com baixa/média qualificação vivem de fazer poucas modificações em códigos abertos e revender para pequenos e médios clientes, como uma solução exclusiva, também conhecidos como templeiteiros. Os sistemas de código aberto existem para serem estudados e se fazerem novos produtos a partir do mesmo, de preferência também de código aberto, mas algumas empresas perceberam um grande mercado e estão se aproveitando da comunidade que mantém e desenvolve o sistema, sem oferecer nada em troca.

Para o comércio móvel são necessárias algumas adaptações no visual do site, normalmente é criado uma versão mobile, exclusiva, adaptada a telas pequenas, sendo que os protocolos de comunicação são padronizados, o mesmo protocolo HTTP usado em computadores é usado pelos celular. O problema é o tamanho da tela, por isso o padrão de desenvolvimento resposivo é usado quando se tem o objetivo de adaptar um mesmo site automaticamente para celular e tablets, já que o tamanho dos elementos são definidos como porcentagem do tamanho da tela, ao invés de se especificar o tamanho como usualmente se fazia.

Sistemas de pagamento eletrônico

“Os sistemas de pagamento eletrônico são um componente-chave da infraestrutura do comércio eletrônico”. (LAUDON, p. 317). A criação de sistemas de pagamento online foi o grande salto tecnológico que permitiu a existência do comércio eletrônico, pois permitem a identificação do usuário e a sua transação em tempo real. “Um certificado digital é um anexo a uma mensagem de email ou dados embutidos em um website que verificam a identidade do remetente”. (LAUDON, p. 317). Existe a possibilidade de se terceirizar a gestão do pagamento, no Brasil as soluções mais populares são o PayPal, PagSeguro e o Moip.

A camada de soquete segura, ou conexão SSL, existe para proteger os dados em uma transação online, “os dados são sempre criptografados, garantido que as transações não sejam objetos de interceptação ou “farejamento” por uma terceira parte” (LAUDON, p. 317).

Referência

Sistemas de informação gerenciais, 7ª edição, de Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon. Editora: Pearson