Como escolher a melhor plataforma para seu blog

Especialistas em tomada de decisão utilizam o Diagrama de Influência para entenderem melhor seus problema e tomarem decisões melhores. Como estudante de tomada de decisão e especialista em lançamentos de blog criei um diagrama para um possível cliente, removi as informações do projeto e redesenhei o diagrama para que ficasse genérico e pudesse ser compartilhado na internet.

Diagrama de influência para o sucesso de blogs
Diagrama de influência para o sucesso de blogs

Esse diagrama mostra um fluxo de decisões e incertezas, os elementos quadrados com o fundo cor-de-rosa são decisões que o gerente e equipe do projeto devem tomar, os elementos ovais amarelados são incertezas, fora do controle do decisor. As setas mostram a relação entre eles, o elemento na base da seta é relevante para o elemento o qual a seta está apontando.

No caso, o foco desse diagrama é a escolha da plataforma, eu sempre vou sugerir para meus clientes trabalharem com WordPress, mas a escolha não é minha, estou aqui para auxiliar. Observe como a escolha da plataforma é importante, sendo que vai impactar o custo de lançamento do projeto, custo anual, o design do produto e a disponibilidade dos autores. Alocar recursos em uma plataforma errada pode trazer grande perda de dinheiro para o decisor.

Esse diagrama foi criado exclusivamente para um cliente, mas acredito que toda a comunidade de profissionais pode se beneficiar do mesmo, meus clientes, parceiros, outros desenvolvedores, inclusive meus concorrentes, que sei que visitam meu blog em busca de novidades, o que me deixa muito satisfeito, porque quero ajudar a amadurecer o mercado de web e software no Brasil, se meus concorrentes ficarem mais fortes, o Brasil todo fica mais forte.

Esse diagrama parece simples a primeira vista, principalmente para os desenvolvedores que já tem essa noção clara, mas em alguns casos, nossos clientes não conseguem visualizar com clareza o impacto da suas decisões no sucesso do seus projetos. O diagrama foi feito para auxiliar nossos clientes a entender o problema e tomar decisões melhores.

One thought on “Como escolher a melhor plataforma para seu blog

Comments are closed.