Mega Atualização, Lista de Fechamento Pré-Lançamento

Antes de lançar o Pomodoros.com.br oficialmente, precisei fazer uma última lista de atualizações, muito extensa, que cresceu conforme fui terminando as tarefas, mas que trouxe ótimos resultados do ponto de vista de programação e também muitas novidades para os usuários. As atualizações foram:

Espaço Publicitário

Não foi a mais difícil e nem a mais trabalhosa atualização desta rodada, mas certamente a mais importante, visto que até hoje o pomodoros.com.br, em quase 7 anos no ar, nunca exibiu uma única propaganda, tendo sido mantido com recursos próprios desde o lançamento e até então em estágio de testes e desenvolvimento.

Com a criação de espaço publicitário dentro do app poderemos finalmente avançar para um segundo estágio, dando suporte a expansão da rede de usuário e melhorando ainda mais o serviço. No momento não temos patrocinador, acabamos de inaugurar o espaço, portanto conheça nossa proposta de patrocínio e anuncie sua marca, produto ou serviço no nosso site.

Tradução

A primeira versão do pomodoros (Red), em 2011, já tinha dois idiomas, português e inglês, com o plugin qtranslate, porém conforme eu adiciona novas telas e ferramentas deixava a tradução para um segundo momento, o resultado foi que o site nunca ficou 100% traduzido. O aplicativo já era em JavaScript, assim precisei criar arquivos de idiomas específicos para o js, então a bagunça teve início.

Em 2013 foi lançado a segunda versão (Green), também contava com dois idiomas. outro plugin para a tradução, o wpml. Inicialmente parecia mais fácil para traduzir, porém logo virou uma bagunça de novo, pois como este plugin é para iniciantes e indicado para sites simples, também conforme eu expandia o site ficava difícil fazer a tradução, pois misturava partes das palavras em código-fonte e banco de dados.

Somente agora, no final de 2018, consegui dedicar um tempo para “desfazer” todos os “erros” do passado. Para a tradução foi criada uma tecnologia própria, integrada com a nova versão do wordpress, buddypress e woocoomerce. Agora com uma ferramenta própria e o método avançado de tradução, de separar todas as palavras em um arquivo de linguagem em formato .pot. Assim foi escolhido inglês como o idioma principal, e a partir dele todas as novas traduções serão feitas, e somente uma pequena parte. Além disto, para novas traduções basta enviar esse simples arquivo para um tradutor, que o mesmo pode fazer a tradução e rapidamente o pomodoros irá falar novos idiomas.

Interface

A interface foi atualizada em muitas partes, a principal novidade foi a implementação de tabelas do bootstrap, elas foram implementadas no widget de Estatísticas do Usuário, da página focus, deixando a visão muito mais limpa.

A página de visualização de tarefa também foi totalmente refeita usando as tabelas, assim também ficou muito mais leve e fácil de se visualizar as informações. Por último a página de visualização de tag de projeto, onde na parte de cima também foi implementada a tabela do bootstrap, deixando o relatório muito mais profissional.

E uma atualização muito importante foi feita na ferramenta de principal, na página de Focar, já havia sido “enxugada” a tela, escondendo informações adicionais da tarefa com o botão Extra, assim deixando a tela mais limpa e fácil para novos usuário. Agora foi implementando um novo botão chamado TODO, ou lista de tarefa, que exibi a lista de tarefa quando clicado e passador automático. Assim por ex., quando usado no celular a interface ficou consideravalmente mais simples, elegante e fácil de usar.

Bugs e Atualizações Menores

Títulos dos botões: há algumas semanas já estava me incomodando um pequeno bug que alterava o título do botão de ação do aplicaativo para a palavra Focar, em todos os estágios da ferramenta, apesar de funcionando normalmente, isto causava confusão nos usuários, que esperavam os títulos corretos nos botões, como Focar, Interromper Foco, Iniciar Descanso. Além disto o tempo pré-configurado só aparecia depois de clicar no botão, agora, após encerrar o pomodoros o relógio exibe o tempo da próximo ação, assim terminando o pomodoro de 25 minutos, o relógio exibe 5 minutos com o botão Descansar.

Tags de projeto: não estavam funcionando há algumas semanas, assim alguns projetos de usuários foram prejudicados, precisei reconstruir o sistema de tags de projetos e tipos de pomodoros para poder voltar a funcionar.

Formulário de registro: após alguns problemas com o formulário de registro, foi finalmente estabilizado o processo de registro e fechada a interface de cadastro, com uma nova tela para a ativação do usuário após o sucesso do registro. Assim também foi possível configurar a meta no Google Analytics para acompanhar a quantidade de registros e acompanhar de perto a taxa de conversão de visitantes em usuários.

Página de visualiação de produto: também a página dos produtos foi levemente atualizada, quando se clica em comprar chaveiro a tela está mais arredondada e parecida com a página de registro e ativação, dando uma aparência semelhante a todo conteúdo do site. O widget para comprar chaveiro também não era exibido na página de posts, devido a um pequeno, corrigido.

Avisos dinâmicos: quando o usuário clica em Interromper Foco agora aparece um diálogo de confirmação, para evitar cliques sem querer, evitando perder o tempo corrido (sugestão do usuário @Victor_Tardelli, obrigado). Outro aviso que aparece é quando fecha a aba do navegador com o tempo rolando, pedindo para o usuário confirmar que deseja sair e perder o tempo cronometrado.

Bloquear wp-admin: uma questão de segurança importante é bloquear a área administrativa do wordpress para não-administradores.

Ainda tem uma lista enorme de tarefas para fechar essa lista, bugs menos incovenientes para o usuário e algumas novas ferramentas, continue lendo nosso blog e acompanhando as novidades do projeto.

Veja a tarefa correspondente: lista fechamento