Inovação na usabilidade do app Pomodoros, som de trompete para avisar o fim do ciclo

Como sempre procuramos adotar sugestões de nossos usuários, isso é uma prioridade absoluta em todos os projetos que eu participo, condição básica para melhorias de usabilidade e outros. Mas há que se atentar a um importante fato, nem tudo que os usuários querem é preciso ser feito e muito pior, como dizia Steve Jobs “eles não sabem o que querem”.

Eu diria que posso concordar com isso, afinal, os usuários muitas vezes relatam problemas de experiência e dão uma sugestão logo em seguida para a solução, por exemplo um usuário que solicita um “botão de fechar” na janela. Cabe a quem escuta entender de fato qual o problema que o usuário está querendo resolver de fato, com perspicácia e sensatez logo se percebe que ele quer na verdade mudar de tela, e talvez fosse melhor redesenhar a interface, permitir fechar com clique fora.

Do ponto de vista de um importante usuário do sistema, ivo, programador, que ao testar versões e protótipos e aplicação do mesmo em abientes de trabalho de sua fábrica de sofware e do seu próprio uso, deveria haver “um som de tic-tac 10 segundos antes do alerta final, pois o som de aviso (telefone tocando) é muito alto e estridente”.

Isso ficou na lista de tarefa por meses, afinal teria que programar um tic-tac e refazer várias linhas de código. Pensei em colocar trechos de música antes dos 10 segundos, algo como em um vídeo-game onde a música fica mais empolgante no fim do jogo.

Ao acaso, organizando meus arquivos de aúdio e efeitos sonoros encontrei muitos sons interessantes, e quando fui fazer o backup dos sons do site do Pomodoros percebi que seria muito mais simples a tarefa, não precisaria reprogramar nada, bastaria colocar o “tic-tac” no mesmo arquivo de audio, até mesmo retirar o som de telefone do final.

Escolhi alguns sons diferentes para testar, mas ao fazer isso percebi que prejudicaria a experiência de antigos usuários, eu mesmo estava habituado ao telefone por pelo menos 7 anos. Resolvi então escolher um som e anexar o som do telefone no fim, quando lancei este projeto em 2010 arquivos de sons não eram pouco usados e não recomendados pelo seu tamanho, mas com as conexões mais modernas as recomendações mudaram e em breve haverá toda uma experiência sonora “climatizando” o aplicativo com diversas possibilidades a escolha do usuário.