Planejamento de Marketing F5 Sites 2021

Para todos 2020 foi um ano de mudança, impossível não ser afetado pela pandemia e mudanças na economia. A F5 Sites é uma empresa conceitual, desde 2010, nunca saiu do estágio ideia/modelo/conceito, pois nunca realmente operou como empresa, estava mais para um nome fantasia que eu, Francisco Matelli, usava para prestar serviços.

Sempre em “banho maria”, esperando a oportunidade de sair do papel, existe e sempre existiu um projeto maior do que o possível realizar por uma única pessoa, então, a solução era manter as tarefas do projeto sempre organizadas para uma situação de crescimento da empresa.

Durante a pandemia perdi um cliente importante e aproveitei para encerrar todos as contas de clientes pequenas, que demandavam então um tempo grande para retorno baixo, e usar o tempo livre advindo para viajar de moto pelo Brasil e refletir sobre minha situação profissional.

Assim, esperei a oportunidade certa para retomar as atividades, antes de sair em viagem, fiz um rebuild completo do servidor de produção (e dev) e deixei tudo pronto para fazer uma manutenção CI/CD, com integração contínua, baseada no script BSG, de código aberto, para fazer uma gestão de deploy automatizado. Derrubei todos os projetos em produção e levantei tudo do zero, deixando uma instância limpa e organizada, que permaneceu funcionando sem bugs durantes meses.

Novo Cliente: Grande Player da Educação

Em setembro fui sondado por um grande player do mercado na área de educação e aceitei um contrato de prestação de serviço como empresa, o famoso “PJ”, mas os planos agora são diferentes. Por anos concentrei as receitas da prestação de serviço e tentei agir como empresa de um homem só.

Não era um plano de todo errado, os custos ficaram muito baixos, riscos baixos e responsabilidades só com as demandas dos clientes, mas, algo mudou, é hora de dar oportunidade para outras pessoas crescerem.

Assim, para 2021 o projeto F5 Sites é realmente virar a chave de empresa de um homem só para uma pequena estrutura, capaz de absorver demandas de projetos, gerar receitas para todos os colaboradores e lucro para as operações.

A missão agora é montar uma equipe de fato, o que não é tarefa fácil, mas é o projeto. Como fazer isso? Existe fórmula? Abordagem escolhida começa pelo marketing, a área principal de atuação da F5 Sites, a maioria das demandas dos meus clientes são para área de marketing, assim, vamos iniciar estabelecendo uma comunicação efetiva com leads e candidatos as vagas que serão abertas.

Planejamento de Marketing F5 Sites 2021

Este planejamento de marketing foi priorizado após o contato com um primeiro prestador de serviços, há alguns dias montei uma página no instagram para a F5 Sites, com a ideia apenas de registrar o nome para usar futuramente. Mas o futuro é agora, então, com a entrada de um social media, isso puxou uma renovação da F5 Sites, assim, antes de começar qualquer atividade e tarefa, decidi por fazer um planejamento rápido e funcional para 2021, separando em tópicos:

  • Comunicação: vamos estabelecer uma metodologia nova de comunicação, com enfoque inicial em social media pretendemos padronizar algumas imagens de produtos e anúncios, que irão refletir na imagem do site.
  • Site: com uma nova estratégia de comunicação vamos finalmente transformar o site numa “máquina de vendas”, onde poderemos administrar o fluxo de leads de forma eficiente, com um atendimento híbrido via algorítimo e um atendente humano.
  • Produtos: vamos retomar a formatação dos produtos, inicialmente temos um potencial de produtos muito grande e isso pode causar confusão, então a estratégia inicial é anunciar 3 produtos básicos.
  • Secretária virtual: também vamos anunciar uma vaga eventual para secretária virtual, para fazer uma gestão de contatos e leads, responder emails e tirar dúvidas de clientes, encaminhando para mim os projetos já brifados, com informações técnicas para acelerar a entrega.
  • Métricas: por último e mais importante precisamos fazer uma gestão eficiente das metas e métricas, todos os anos faço um fechamento e consolidação de métricas, porém, algumas metas eu não consigo acompanhar com precisão. Algumas métricas como publicações de posts, tempo de projetos, analytics de sites, são muito difícil de consolidar e acompanhar ao vivo, assim dentro do planejamento de marketing estará incluso para 2021 uma metodologia automatizada para acompanhar de forma simples e consolidade todas as metas e métricas.
  • Metas globais e tarefas: em 2018 e 2019 inventei de fazer no começo do ano tinha um calendário de entregas semanal, organizado no final do ano anterior, servia mais para direcionar e priorizar os esforços, com 56 pequenas metas priorizadas, tentando usar a ideia de lançamento rápido de pequenos produtos. Esse esforço foi importante, mas na prática conseguia realizar 10 destas tarefas no ano, pois não eram equivalentes em tempo, algumas demorariam meses enquanto outras só algumas horas. Para 2020 alterei este conceito para 12 metas, uma por mês, mas, novamente não foram atingidas, pois devido a pandemia forcei uma paralização das atividades de abril a setembro, mas agora vou retomar este planejamento e deixar visível de forma pública e organizada.
  • Blogs: o início da F5 Sites, em 2009/2010, foi marcado pela criação de um blog com um mix grande de informações, dicas de WordPress, notícias de projetos, conhecimento técnico aleatórios. Ao longo de dez anos criei um blog pessoal, um blog para o curso de WordPress e repliquei alguns conteúdos entre estes. Em 2021 vou organizar estes posts como estratégia de comunicação.

Em resumo, vou aumentar a equipe, injetar recursos em canais de comunicação social, focar em pequenos sprints com metas possíveis e fáceis de acompanhar, anunciando 3 produtos inicialmente para ganhar tração e conquistar novos pequenos clientes que se tornarão lucrativos a longo prazo.