Integração com Mailgun completa, enviando e recebendo emails

Mais uma tarefa que levou meses, está ficando repetitivo esse tipo de aviso aqui no blog, porém estas tarefas estruturais, que são a base do serviço, via de regra consomem muito tempo pois são necessário dezenas de testes e muita, mas muita pesquisa de serviços com custos acessíveis para uma startup enxuta. Não vou citar todos os serviços que pesquisei, quase todos da primeira página de busca do Google, mas não comecei essa tarefa procurando serviços de email, mas sim instalando meu próprio servidor de email postfix + devcot, configurando no meu VPS Linode centOS estes serviços.

Tudo ia muito bem até receber aquela enxurrada de spam, tornando inviável verificar os emails diariamente, pois muito tempo era perdido para não encontrar nenhum email “de verdade”, assim o problema se tornou grande, como divulgar meu email oficial em um cartão de visita se nunca iria conseguir encontrar os contatos de pessoas interessadas em serviços neste mar de spam.

Quanto mais velho um domínio e um endereço de email mais spam ele recebe, a internet é cruel e seus robozinhos spammers vão se somando e aniquilando endereços de emails antigos, por isso muita gente vive trocando de email e quase sempre evitando divulgá-lo de forma escrita na internet para evitar spam, mas é inevitável. Como a f5sites.com existe desde 2009, são muitos lugares onde divulguei meus emails, assim a enxurrada de spam era diária a solução foi instalar o SpamAssassin.

Aí você me pergunta, ele realmente funciona e assassina os spams? Sim, muito bem, pouca coisa passa, estaria tudo bem se essa solução não tivesse gerado um problema adicional, além da dificuldade de configurar os filtros, ele esgotava os recursos do servidor, a CPU disparava para 100% e recebia muitos alertas diários, dividindo recursos com https, mysql, php-fpm o servidor de email acabava por travar todos os sites.

Teria que então abrir um novo VPS só para o email, aí surgiu a questão do custo, a frustração cresceu porque tive que desativar o meu servidor de email depois de semanas “apanhando” para configurá-lo certinho para não ser barrado quando enviado para servidores exigentes como gmail, qualquer configuração errada e o gmail jogava meus emails direto no spam. Estava tudo certo mas não havia recursos para o serviço ficar ativo, nessa hora amaldiçoei os serviços de emails corporativos, eles mesmo inundam a rede de spam para depois cobrar por serviços anti-spam, um jogo injusto para os pequenos.

Para servidor de email é necessário além do custo baixo uma boa reputação dos IPs e servidores, além da já tradicional escalabilidade, quase todas as empresas acabam assinando com o próprio Google e recebem além do serviço anti-spam de primeira qualidade, interfaces web para seus funcionários, um tipo de gmail corporativo mas com @seudominio.com, funciona muito bem e tem um preço acessível, mas tenho minhas restrições quanto a confidencialidade, além de existirem alternativas gratuitas ou muito mais baratas.

Não teria encontrado o Mailgun se não fosse em uma conversa informal com meu primo, CEO da Plape.bi, Yuri, que me indicouo serviço, pois estava tendo ótimo resultados e ao questioná-lo sobre seus concorrentes, rapidamente destacou suas vantagens. Assim que tive tempo comecei a configurar o serviço para testar, fico sempre receoso quando exigem o cartão de crédito, mas com uma cota mensal de 10 mil emails grátis, atenderia minha demanda inicial facilmente.

Assim após pesquisa sobre a empresa e o fundo que a mantinha, percebi que era uma alternativa viável as grandes corporações de TI, uma verdadeira entrante no mercado, com força para crescer e com preços competitivos. Consegui sem muita dificuldade configurar o email pelo painel do Linode DNS e assim pude começar a enviar meus emails transacionais, antes usava o serviço grátis do smtp do gmail, com muitas limitações, mas com o Mailgun atingi um novo patamar.

Foram mais semanas lendo as documentações e estudando os protocolos MX do DNS para conseguir configurar corretamente o recebimento de email, está sim uma ferramenta incrível. O Mailgun permite que você receba emails @seudominio e ainda oferece gratuitamente o serviços de filtro de spam com base no próprio SpamAssassin, além de permitir a configurações de rotas catch_all para encaminhar emails recebidos. Assim hoje com o Mailgun posso enviar e receber emails de forma gratuita, com filtro de spam e com limites bastante justos. Portanto agradeço muito ao Yuri pela dica e compartilho com vocês essa incrível ferramenta, Mailgun.