Prova de Conceito de WordPress com Ionic, Angular e Android SDK

A história da minha empresa F5 Sites é bem incomum, mas como tudo, a dificuldade e as limitações ensinam. Falta de recursos exige uma compensação de inteligência, tanto emocional, para não se desesperar e se afogar, quando técnica/estratégica, para encontrar um caminho pra praia.

Quem não tem um momento na vida onde se orgulha de ter atingido um resultado, sem crédito e apoio de outros? A última prova de conceito da F5 Sites precisava assegurar toda sua trajetória tecnológica. Desde 2009 trabalhando com WordPress, tenho um legado desta tecnologia.

Acompanhando as mudanças do mercado desde 2003, me especializar em WordPress em 2009 foi uma estratégia que se recompensou, mas em 2015 o mercado mudou (de novo e sempre mudará) e em 2020 as tecnologias mobile passaram a ser dominante. O mercado renascia e parecia a todo momento querer matar todos os meus projetos.

Recomeçar projetos do zero é uma tarefa muito cansativa, ver um tsunami passar e levar tudo, como em 2007 quando o Flash morreu com a chegada e dominância do Iphone, assim todos os projetos que eu tinha foram juntos, nunca terminei meus jogos. Agora precisava de um ponte, do velho WordPress para as novas tecnologias mobile, criar aplicativos com o back-end em WordPress.

A comunidade do WordPress é muito avançada e já vinha se preparando a anos, eu que não havia tido tempo para acompanhar as mudanças. Afinal, uma estratégia para conseguir recursos para minha empresa foi trabalhar para empresas terceiras, prestando serviço. Assim a F5 Sites existe desde 2010, mas com poucos meses reais de operação, o resto foi em standby, pausa estratégica para o fundador juntar recursos próprios, para investir.

Empresas grandes podem se dar ao luxo de serem atrasadas, tem recursos e a maioria das empresas que eu trabalhei utilizam a tecnologia somente para não morrer no mercado. Tentam copiar o que acham que os concorrentes e as grandes empresas fazem, num mar de hierarquia com diretores, vice, gerentes, supervisores, chefes e principalmente consultores externos, que sempre recomendam as mesmas tecnologias para todas as empresas, soluções corporativas.

Então todas as empresas são iguais em tecnologia, não existe a mentalidade startup, mesmo eu que sempre tentei empurrar essa mentalidade, sequer era ouvido. Não era consultado pois as decisões vem de cima para baixo, ou seja, quanto mais para baixo menor deveria ser o ego de quem participa.

Então nessa briga de ego e vaidades o principal escapa, o presidente tenta criar um programa de startups dentro da empresa gigante mas escolhe as pessoas erradas (por simpatia, liderança (ou seria puxa-saquismo?)) para liderar e injeta milhões em projetos que devem ser feitos a toque de caixa (porém acabam voltando para o chão da fábrica e exigem entregas tão absurdas pois os novos líderes, que não querem assumir o risco do fracasso, criando projetos distorcidos).

Isso é exatamente o que um diretor de uma empresa elefante acha de uma startup, vamos projetar o novo distorcendo números aleatórios para cima. Startups são silenciosas, podemos levar anos para amadurecer uma tecnologia e quando finalmente conseguem a disrupção, em outras palavras, dar um salto maior que a perna, conseguir um ganho de desempenho inesperado e fora da curva, chamam a atenção e parece que foi rápido.

O mercado acende uma luz e então muitos analistas prevem retornos financeiros incríveis, sabem que uma startup de sucesso no começo da jornada é a nova meca, o novo paradigma de investimento. É a apple em 1980, suas ações subiram muito.

Assim a F5 Sites sempre esteve com um pé em novas tecnologias. Além da estrutura super enxuta, acamos de compilar com sucesso o primeiro APK, aplicativo Android, da nova geração de produtos baseados em Ionic e Angular. Nenhuma empresa grande que eu passei sequer está olhando para essa dupla de tecnologia, quase ninguém no Brasil saberia o que é Ionic. É nossa nova aposta, assim como apostei tudo em WordPress em 2010, em 2022 todas as minhas fichas vão para Ionic.

Utilizar o Android Studio para criar aplicativos é muito fácil, porém se você tiver uma máquina de 3.6 GB de memória RAM, já não seria possível, essa foi minha dificuldade. Como fazer nesse caso? Aí é preciso trocar falta de recursos por estratégia, estudar JAVA, Gradle, Android SDK e sdkmanager no ubuntu. Tecnologias que permitem compilar aplicativos em uma máquina velha, somente por linha de código.

Eu posso criar um novo aplicativo para Android de dentro do meu próprio celular via SSH e executando códigos para compilar. Não é incrível?

O universo parece conspirar e sorrir quando está de bom humor, dia 27 de julho de 2022, logo após assistir o último episódio da série O Gambito da Rainha, sinto a mesma emoção da jovem que derrotou o Russo após anos da sua vida dedicada ao xadrez. Parece que finalmente tudo que eu aprendi sobre tencologia web e mobile finalmente fizeram sentido, finalmente consegui unir suas pontas e agora me preparo para um futuro diferente.

A F5 Sites tem a palavra sites no nome porque nasceu com uma proposta de fazer sites, ainda não existia a demanda por aplicativos, cheguei atrasado nesse mercado, porém é inegável que mesmo atrasado estou me posicionando muito a frente, apostando numa tecnologia que vai unir os (antigos) sites com (novos)aplicativos.

Agora é torcer para não acabar os recursos até essa brasa realmente virar uma fogueira, além da prova da tecnologia será necessário meses de desenvolvimento e muito recursos investido em marketing para atingir um novo padrão de sucesso. Aguardemos.