Nova Ferramenta de Seleção de Etiquetas de Projetos Facilita a Escolha do Projeto

O Pomodoros está passando por uma rodada de melhorias e “de repente” muitas novidades começaram a surgir, porém todas estas novidades estão sendo planejadas há anos, como a mais recente instalação de uma nova ferramenta para a seleção das tags ou etiquetas de projeto.

Primeiro entenda o conceito de “etiqueta do projeto”, uma tarefa ou pomodoro pode ser etiquetada, assim, dentro do Pomodoros os projetos são representado por tags ou etiquetas, assim várias tarefas compartilham a mesma tag e assim, esta tag representa o projeto, onde basta realizar um pomodoro com a tag do projeto para o mesmo contabilizar o tempo automaticamente no relatório.

Select2: A Biblioteca de JavaScript

A ferramenta implementada chama-se Select2, é de código-aberto e muito usada por agilizar a criação de um sistema de etiquetas. Assim um campo de HTML do tipo SELECT se transforma “como mágica” num sistema de tags como da imagem ao topo desta publicação.

Este sistema de tags é usual em muitas interfaces e é como se o usuários “já soubesse” usar e rapidamente entenderia seu funcionamento. Dentro do sistema pomodoros foram feitas diversas funções para que a integração pudesse funcionar dentro do sistema de tags do custom post type, com ferramentas padrão do WordPress e AJAX, integrados sempre com o nosso custom plugin F5 Sites Shared Post Types.

Assim agora os usuários terão um salto de qualidade na usabilidade, facilitando o uso intenso da ferramenta, aumentando o poder do usuário e tornando o app mais preparado para o uso em situações reais de trabalho e projetos realmente complexos. Para quem usa o app em celular com telas pequenas o ganho foi ainda maior, ficando muito fácil escolher as tags dos projetos, além de evitar digitar errado e criar dois projetos com o mesmo nome, já que escolhendo as tags prontas não corre esse risco.