Login Com Facebook e Google: Rede Fnetwork Conectada

Em 2016 iniciei o projeto da FNetwork, foi um retrocesso em muitos termos, o primeiro passo foi unificar todos os usuários de vários projetos num banco de dados único. Para isso todos os sites foram desativados por meses, após conseguir essa unificação tinha disponível somente o formulário padrão de registro do wordpress em cada projeto.

Os usuários do Pomodoros já utilizam de forma “pesada” a integração com o Facebook, sempre soube da importância de se deixar pronto esta integração novamente, mas de que adiantaria apenas um site conectado com o Facebook? Um usuário que logar com o Facebook no Pomodoros terá acesso a todos os nossos serviços, atuais e futuros.

Parte Técnica: Plugin wp-social-login (fork)

Fazemos aqui uma indicação deste excelente plugin para fazer login com redes sociais, nós avaliamos como 5 estrelas no diretório do WordPress. Existe serviços de terceiros que são oferecidos para isso, integração de  sites com redes sociais, com altos custos, basta você pesquisar no Google para perceber que este é um novo filão.

Mas os criadores deste plugin se mantiveram “raíz”, permitindo aos próprios usuários configurarem seus domínios para se conectarem diretamente com os servidores das redes sociais. Ao final, quando tudo corretamente configurado, o usuário clica em um botão e se torna um membro registrado do site.

Como utilizamos uma configuração especial com uso intenso da pasta mu-plugins, já que plugins que são colocados nesta pasta são automaticamente ativados/desativados pelo WordPress. Assim não precisamos entrar no painel, porém, a maioria dos plugins exige uma configuração inicial mínima, por isso fazemos forks de vários plugins, adicionando scripts que se auto-configuram para cada domínio.

Graças a API do Google e Facebook ficou muito fácil configurar vários domínios, já que o mesmo aplicativo permite diversas URLs de retorno. Assim agora temos configurado para nossos domínios o login do Facebook e Google. Com isto esperamos aumentar (e muito) (e muito rápido) nossa base de usuários.