Login com Google e Facebook funcionando novamente

A base de crescimento dos usuários do site Pomodoros em 2010 se deu a integração com Google e Facebook, permitir aos navegantes do site, com um simples clique, ter acesso a áreas restritas do site usando login de suas redes sociais, pode impulsionar o crescimento consideravelmente.

Ao longo do tempo percebi que seria mais inteligente tentar assumir uma postura como destas próprias gigantes de tecnologia, uma base unificada de usuários e um sistema de login multi domínio. Baseado em WordPress ainda em 2016 fiz uma grande migração de todos os usuários para uma única tabela do mesmo banco, usando técnicas nativas do próprio WordPress.

Assim foi-se “desconectados” todos os usuários do projetos da F5 Sites e unificado nesta tabela. Ainda assim tive muita dificuldade para permitir administrar estes usuários, já que o ataque de bots é constante em sites WordPress, precisei fechar a abertura de contas de usuários em toda a rede até resolver o problema.

Administrando estes projetos em tempo muito parcial, menos que meio dia por semana muitas vezes, a maior parte do tempo os projetos estariam parados. A tecnologia de integração do Facebook mudou drasticamente nesse meio tempo, evoluiu, para ter acesso a dados dos usuários ou poder publicar em seu nome é preciso passar por um processo muito burocrático, até disponibilizar sua aplicação para a equipe do Facebook, explicando cada detalhe.

Agora no meio de 2021 precisei atualizar meu plugin de login com rede social. Utilizando a técnica de modificar plugins de código aberto, com base no WordPress Social Login criei o meu próprio, forçando a configuração e a criação das tabelas no banco de dados pulando o register_activation_hook para fazer a auto-instação. Assim após semanas a integração do Google e Facebook está refeita em todos os projetos da F5 Sites, com isso diminui muito a quantidade de bots e facilita muito a vida do usuário que não precisa preencher formulário de cadastro e confirmar email.