Confira a Nova Homepage do Site Pomodoros, Ficou Incrível

Após muito tempo finalmente o site tem uma homepage de classe, estirpe e categoria! Foram anos de homepage “improvisada”, fazendo o que era possível com o pouco tempo disponível, porém a taxa de conversão era sempre muito, muito baixa, não era uma landing page eficiente para novos visitantes, que entravam e muitas vezes se perguntavam “do que se trata esse site?”.

Na primeira versão do site, em 2011, red, a homepage era o próprio aplicativo, não era necessário logar para usar e assim visitantes tinham um aplicativo muito simplificado, somente o cronômetro, se criassem uma conta abriria a parte de amigos e mais ferramentas. Na segunda versão do site, em 2013, green, na home tinham 8 balõezinhos explicando o que era, incentivando os usuários a se cadastrarem.

No início da versão black, 2018, ainda não lançada oficialmente, foi colocado um slider com imagens passando automaticamente, além das últimas notícias do blog logo abaixo, no típico formato blog do WordPress, com uma barra na lateral com mais informações, outro “improviso”, pois também não era muito claro ao visitante recém-chegado do que se tratava o aplicativo.

Assim, após analisar as taxas de conversão do Google Analytics percebi que ainda não estava bom, apesar do blog trazer novo visitantes, ainda não convertia-os em usuários ativos, precisaria dedicar um tempo para essa nova homepage. Foram 8 horas de trabalho, confira essa tarefa no aplicativo.

Comecei fazendo uma análise minuciosa dos concorrentes e pude perceber o que cada homepage tinha de melhor, assim incorporei alguns elementos dos concorrentes e criei outros originais, com uma interface exclusiva fiz uma nova homepage, com base no conceito de “explicar do que se trata o aplicativo”, os elementos básicos são:

  • Pequeno cabeçalho explicativo com botão de ação para usuário se registrar gratuitamente
  • Slider com imagens originais, explicando as principais funcionalidade do site com legendas
  • Estatísticas da comunidade, com dados em tempo real de usuários ativos, tempo de uso e outros
  • Depoimentos de usuários, colhidos nos últimos meses
  • Breve histórico, contando a história do site desde de 2010 até a data atual, com previsões para os próximos 3 anos
  • Blog, finalmente, somente ao final da homepage, as últimas 3 notícias do blog

A partir de agora uma “nova era” é iniciada, onde temos uma homepage compatível com um padrão de qualidade global, competindo de igual com os principais concorrentes e, na minha opinião, melhor do que muito deles. Ainda falta a tradução desta nova homepage para os idiomas do site, tarefa para os próximos dias.