Receita de bolo para o sucesso em projeto de TI

Não é possível fazer um bolo só com farinha, nem somente com ovos ou margarina, você precisa de todas as coisas. Para um projeto de ti

  • Farinha – Desenvolvimento: é o ingrediente com mais volume na receita
  • Ovos – Feedback de clientes: elemento mais importante e precioso
  • Margarina – Planejamento: é o que da liga em tudo

O planejamento é importante para dar a direção do projeto, quem não sabe aonde quer chegar em qualquer lugar está bom. As metas do projeto de TI devem estar orientadas pelas metas da empresa, não é possível pensar a área de TI separada, ainda mais quando a core competece é desenvolvimento de software.

O desenvolvimento é importante mas as vezes é colocado num altar, mas de nada adianta um software bem escrito que ninguém quer comprar, mais vale um sistema que de fato resolva os problemas de um cliente que seja do que um sistema que não antende ninguém.

Referências e inspiração

https://www.youtube.com/watch?v=7M8m80GUKUo – vídeo que serviu como ispiração para eu desenvolver a idéia

Reportagem do estadão de hoje falando sobre profissionais de TI

Integração de Contas de Usuários e Blogs da F5 Sites resulta na Fnetwork

Fnetwork é a rede de blogs administrados por Francisco Mat e hospedado na F5 Sites, que nada mais são do que em termos técnicos domínios diferentes operando o mesmo blog, a mesma instalação de WordPress, conteúdo (posts) e usuários, que fazem login e se cadastram em um site e tem acesso a todos, conceito parecido com que as grandes empresas de TI fazem, que oferecem uma conta de usuários e vários serviços diferentes, muitas vezes integrados, e assim aumentam e muito o valor de cada pequeno produto, que já começa com uma grande base de usuários. Naturalmente esse processo ocorreu, foram necessários meses de trabalho para atingir esse formato, porém não foi com o objetivo de imitar outra empresa, mas é uma convergência que por si só habilita uma série de melhorias na gestão de contas, apesar de ser fundamental para um crescimento continuado, é extremamente delicado e complicado de implantar na prática, já que temos muitas alternativas e exigências, assim também oferecemos um sistema de integração baseado em REST e Oauth 1.0, para que de fatos as contas dos usuários possam ser sincronizadas em diversos aplicativos e dispositivos.

A Fnetwork é o resultado de uma iniciativa de avanço tecnológico, um desafio técnico que estimulou a resultou na criação de toda uma rede facilmente expansível e integrada. A partir de um único blog é possível administrar outros blogs localizados em outros domínios, escreve o post uma vez e a publicação é “republicada” automaticamente pela rede.

Esse desafio apresenta possíveis soluções semi-prontas, testadas e levadas até o limite, como a utilização do plugin mainwp, integrado com facebook autopublish e qtranslateX, resultando numa configuração técnica muito boa e veloz. Com esse set de plugin era possível escrever um texto e o mesmo ser copiado em tempo real para os outros blogs, ótimo, mas em pouco tempo aparecer o primeiro problema, na hora de editar o texto, corrigir alguma informação ou erro era preciso alterar em todos os locais diferentes, sendo que havia texto sendo replicado em 4 ou 5 blogs, e como eu erro muito e gosto de ter essa liberdade de poder me corrigir no futuro e manter sempre o post atualizado e com informações quentes e atualizadas, porque diferente de um livro o blog é mais vivo, é atualizado e até mesmo os posts já escritos são corrigidos, assim como capítulos de livros, mas em vez de imprimir tudo de novo já é feito automaticamente.

A disponibilidade da informação é crucial, quanto mais rápido a velocidade de entrega mais disponível sua notícia e conteúdo fica, chegue antes, ou o mais próximo possível da hora certa, e seu leitor terá tempo para decidir qual melhor momento para consumir seu conteúdo. Então essa configuração não atendia essa necessidade de fornecer informação sempre atualizada, eu criei uma solução própria, disponível no github, um plugin denominado f5sites/shared-wp_posts, que permite compartilhar os posts de uma única instalação dentro do mesmo banco de dados por meio da alteração da classe $wpdb e das informações relativas as tabelas MySQL que são consultadas para buscar informações do blog. Porém teve uma contra-partirda não prevista interessante, as páginas, menus, imagens e mídia, tudo acabou compartilhado, então é possível administrar vários blogs ao mesmo tempo de uma única tela, basta escolher a categoria que representa o veículo que pretende utilizar para disponibilizar o conteúdo.

Testes Iniciais Na Loja Virtual, Poucas Correções Necessárias

A Loja Virtual está agora com dez produtos cadastrados, foram feitos vários testes com o sistema de cadastro de produtos. Essa etapa é vital para o sucesso da loja, o cadastro de produtos tem que funcionar sem nenhum tipo de erro pois em breve a equipe de vendas vai cadastrar os produtos “pra valer”, teremos centenas de produtos para processar.

Somente com processos muito bem testados e validados para garantir sempre a qualidade de nossas tecnologias, a cada etapa que avançamos procuramos não deixar nenhum serviço inacabado, queremos tudo perfeito para a inauguração.

Autor: Francisco Mat | www.franciscomat.com

Primeiro Produto Cadastrado em Nossa Loja Virtual em Construção

Cadastrar o primeiro produto é uma marca, principalmente para a equipe que está montando a loja, já que o público não tem acesso nesse momento e não pode ver ou comprar os produtos. Esse marco é muito importante porque mostra que a tecnologia está amadurecendo e as metas do projeto estão sendo cumpridas, novos produtos serão cadastrados e em breve faremos a inauguração.

Muitas novidades estão sendo preparadas em relação a tecnologia, prometemos inovar no sistema de entregas, vamos facilitar a vida de nossos clientes, comprar pela internet vai ficar mais fácil do que nunca.

Loja Virtual em Construção, Planejando o Lançamento

Estou a frente de um novo projeto de loja virtual, o site está sendo construído, projetado e desenvolvido por mim, Francisco Mat, e envolve uma parceria para hospedagem com a empresa F5 Sites, onde temos seu serviço de hospedagem otimizado para wordpress.

Neste momento a ideia é iniciar as vendas de produtos com um portfólio pequeno,poucos itens, afim de testar e aprimorar a tecnologia e sistemas de pagamentos, principalmente recebendo feedbacks dos primeiros clientes. Pretendo no futuro oferecer tecnologia e suporte para parceiros venderem pela internet.

Este projeto faz parte de um cronograma de lançamentos rápidos do Grupo F, grupo nascente de pesquisa, desenvolvimento e acompanhamento de novos produtos.

Autor: Francisco Mat | franciscomat.com

Como escolher a melhor plataforma para seu blog

Especialistas em tomada de decisão utilizam o Diagrama de Influência para entenderem melhor seus problema e tomarem decisões melhores. Como estudante de tomada de decisão e especialista em lançamentos de blog criei um diagrama para um possível cliente, removi as informações do projeto e redesenhei o diagrama para que ficasse genérico e pudesse ser compartilhado na internet.

Diagrama de influência para o sucesso de blogs
Diagrama de influência para o sucesso de blogs

Esse diagrama mostra um fluxo de decisões e incertezas, os elementos quadrados com o fundo cor-de-rosa são decisões que o gerente e equipe do projeto devem tomar, os elementos ovais amarelados são incertezas, fora do controle do decisor. As setas mostram a relação entre eles, o elemento na base da seta é relevante para o elemento o qual a seta está apontando.

No caso, o foco desse diagrama é a escolha da plataforma, eu sempre vou sugerir para meus clientes trabalharem com WordPress, mas a escolha não é minha, estou aqui para auxiliar. Observe como a escolha da plataforma é importante, sendo que vai impactar o custo de lançamento do projeto, custo anual, o design do produto e a disponibilidade dos autores. Alocar recursos em uma plataforma errada pode trazer grande perda de dinheiro para o decisor.

Esse diagrama foi criado exclusivamente para um cliente, mas acredito que toda a comunidade de profissionais pode se beneficiar do mesmo, meus clientes, parceiros, outros desenvolvedores, inclusive meus concorrentes, que sei que visitam meu blog em busca de novidades, o que me deixa muito satisfeito, porque quero ajudar a amadurecer o mercado de web e software no Brasil, se meus concorrentes ficarem mais fortes, o Brasil todo fica mais forte.

Esse diagrama parece simples a primeira vista, principalmente para os desenvolvedores que já tem essa noção clara, mas em alguns casos, nossos clientes não conseguem visualizar com clareza o impacto da suas decisões no sucesso do seus projetos. O diagrama foi feito para auxiliar nossos clientes a entender o problema e tomar decisões melhores.

Linha de montagem de sistema

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Somos uma empresa de desenvolvimento de sistemas baseada no lançamento rápido de produtos sob medida, porque temos processos de produção bem definidos.

Durante anos trabalhamos fornecendo partes de sistemas para empresas, até mesmo fora do Brasil, então percebemos que muitas delas perdem tempo e dinheiro, porque não reaproveitam códigos entre os projetos.

Com o desenvolvimento de sistemas baseados em componentes é possível entregar sistemas sob medida com um custo relativamente baixo. Com a nossa exclusiva linha de montagem encaixamos os componentes necessários e rapidamente temos um sistema único funcionando.

Nossos fornecedores trabalham alocados dentro de nossa linha de montagem, assim o tempo de espera é reduzido, garantindo o processo de produção mais ágil do mercado.

Todos os nossos funcionários e colaboradores seguem um rígido padrão de desenvolvimento, toda a equipe recebe treinamento antes de começar a trabalhar, para garantir a máxima qualidade para nossos produtos.

A infraestrutura necessária para manter um comércio eletrônico

componentes chaves
Componentes chaves da infraestrutura tecnológica

Hardware de servidor de web

Está se falando do computador, nada mais. Com a tecnologia atual qualquer dispositivo pode ser um servidor web, até mesmo um celular. “Uma decisão chave que as novas empresas de comércio eletrônico enfrentam é se devem hospedar seu próprio website ou deixar que alguém faça isso”.  (LAUDON, p. 312)  A vantagem em terceirizar a hospedagem é que o custo inicial para lançar um site ou loja virtual é reduzido, já que paga-se pouco por mês para alugar um espaço virtual. Veja uma descrição detalhada do nosso serviço de hospedagem.

Sistema operacional do servidor

As duas opções mais conhecidas atualmente são os servidores Windows e Linux, sendo que o primeiro, como todo o produto da Microsoft, tem baixa qualidade, código proprietário e ganha mercado por causa do suporte que a empresa oferece aos usuários corporativos, enquanto o Linux tem o código aberto, auditável, muito mais estável e seguro, porém o suporte normalmente é feito via própria comunidade, exigindo um profissional com experiência. “O objetivo fundamental de um servidor web é processar e responder às requisições dos consumidores que são enviadas usando HTTP.” (LAUDON, p. 313)

Software do servidor

A Microsoft oferece como solução de software o Microsoft Internet Information Services, integrado com suas ferramentas de desenvolvimento, com alto custo de implementação. O servidor Apache roda tanto no Linux quando no Windows, com um desempenho muito melhor no primeiro, tem o código aberto, é muito mais estável, gerencia melhor as conexões e recursos do sistema e normalmente é instalado com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL, formando um tétrade perfeita conhecida como solução LAMP, Linux, Apache, PHP e MySQL.

Software do comércio eletrônico

Atualmente é possível instalar um software de comércio eletrônico ou gestor de conteúdo no servidor, da mesma maneira que se instala um editor de texto em um computador doméstico. As principais soluções de software, são Drupal, Joomla, Magento e WordPress. Sendo que nós da F5 Sites escolhemos trabalhar somente com WordPress, por ser o mais estável e bem documentado de todos os sistemas, além de possuir a interface mais amigável, incontáveis plugins e temas. Trabalhamos tanto com projetos externos, criando soluções exclusivas para nossos clientes, como mantemos nossos próprios sistemas inovadores com essa fantástica ferramenta, conheça nossos projetos.

O  código aberto e a facilidade de adaptação criou a era das consultorias de customização de sistemas, hoje em dia essa praga está fora de controle e infestou o mercado. Equipes com baixa/média qualificação vivem de fazer poucas modificações em códigos abertos e revender para pequenos e médios clientes, como uma solução exclusiva, também conhecidos como templeiteiros. Os sistemas de código aberto existem para serem estudados e se fazerem novos produtos a partir do mesmo, de preferência também de código aberto, mas algumas empresas perceberam um grande mercado e estão se aproveitando da comunidade que mantém e desenvolve o sistema, sem oferecer nada em troca.

Para o comércio móvel são necessárias algumas adaptações no visual do site, normalmente é criado uma versão mobile, exclusiva, adaptada a telas pequenas, sendo que os protocolos de comunicação são padronizados, o mesmo protocolo HTTP usado em computadores é usado pelos celular. O problema é o tamanho da tela, por isso o padrão de desenvolvimento resposivo é usado quando se tem o objetivo de adaptar um mesmo site automaticamente para celular e tablets, já que o tamanho dos elementos são definidos como porcentagem do tamanho da tela, ao invés de se especificar o tamanho como usualmente se fazia.

Sistemas de pagamento eletrônico

“Os sistemas de pagamento eletrônico são um componente-chave da infraestrutura do comércio eletrônico”. (LAUDON, p. 317). A criação de sistemas de pagamento online foi o grande salto tecnológico que permitiu a existência do comércio eletrônico, pois permitem a identificação do usuário e a sua transação em tempo real. “Um certificado digital é um anexo a uma mensagem de email ou dados embutidos em um website que verificam a identidade do remetente”. (LAUDON, p. 317). Existe a possibilidade de se terceirizar a gestão do pagamento, no Brasil as soluções mais populares são o PayPal, PagSeguro e o Moip.

A camada de soquete segura, ou conexão SSL, existe para proteger os dados em uma transação online, “os dados são sempre criptografados, garantido que as transações não sejam objetos de interceptação ou “farejamento” por uma terceira parte” (LAUDON, p. 317).

Referência

Sistemas de informação gerenciais, 7ª edição, de Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon. Editora: Pearson

Criação de Conteúdo e Melhor Posicionamento no Google

Sabemos que o criação de conteúdo é o atrativa que faz a diferença na hora de conseguir novos clientes, não basta ter somente um site, é preciso ser referência em conhecimento ou popularidade. Temos profissionais que gostam de escrever, são motivados e adoram novos temas.

Durante a reunião de briefing fazemos um levantamente do perfil da empresa e quais seriam os temas interessantes para serem escritos posts. Enviamos uma lista de possíveis artigos para o cliente aprovar, com a lista pronta mandamos para o departemento de conteúdo, são feitos então artigos utilizando um rígido processo de qualidade, conheça nossa metodologia exclusiva de criação de conteúdo.

O cliente pode fazer a revisão dos textos, fazendo apontamentos e sugerindo melhorias, incentivamos a participação do cliente para que os textos reflitam seu modo de pensar e tenham a cara de sua empresa.

A principal forma de divugalção dos textos é utilizando um blog, recomendamos a nossos clientes publicarem no mínimo 2 posts por mês, porém existem casos que são feitos posts até diariamente, com a inteção de cativar um público cada vez maior. A grande vantagem de ter conteúdo escrito é que seu site fica melhor posicionado no Google, traz muito mais visitante e potenciais clientes.

Administração de Projetos

Muitos profissionais da área de web entregam o site para o cliente e encerram o contrato, então começam a surgir novas demandas e em poucos meses o site fica desatualizado. A experiência mostra que a melhor maneira é contratar um serviço mensal de manutenção.

As novidades na internet surgem a cada mês e ninguém quer ficar para trás e não é de se esperar que um site fique estático durante um ano inteiro. É preciso criar uma relação de valor com os visitantes e nutrir o site com informação, conteúdo e novidades.

Na administração de projetos você conta com:

  • Suporte para resolução de problemas com seu site, afinal sabemos que é muita tecnologia agregada e temos o maior prazer em compartilhar nosso conhecimento para nossos clientes obterem o melhor desempenho.
  • Análise de dados sobre visitantes, receba mensalmente em seu email uma análise detalhada dos visitantes, como localização, sistemas operacionais, navegadores, resolução de tela, idioma, entre outras informações para auxiliar na continuidade e direcionamento do seu site.
  • Implementação de novas funcionalidades, dentro do escopo de um site terminado ainda assim é possível com algum esforço implementar novas funcionalidades.

Elaboração de projeto

Um grande desafio para as empresas é encontrar um profissional sério, com conhecimento e experiência para fornecer uma solução sob medida para atender suas reais necessidades. Grande parte das empresas não encontram o profissional com esse perfil, outras preferem economizar e contratam profissionais que apenas “copiam” soluções, ou seja, vendem o “mesmo site” para diversas as empresas. Nós fornecemos soluções sob medida para cada cliente, pois nenhum cliente é igual ao outro, cada negócio tem sua particularidade e precisa de um atendimento exclusivo.

Acreditamos que uma solução ideal começa antes mesmo de escrever qualquer linha de código, antes de falar qual o prazo de produção, para atingir um nível de execução sem atrasos, sem imprevistos, é necessário muito esforço de planejamento, por isso recomendamos aos nossos clientes a contratação do serviço de elaboração de projeto.

Levantamento das necessidades do clientes

Para a elaboração de projetos precisamo levantar todas as necessidades do cliente e definir qual as funcionalidades e o escopo do projeto. Tentamos ao máximo adequar as expectativas do clientes com os orçamentos dos projetos, pois cada hora de serviço faz a diferença. Todas as áreas da empresa são envolvidas na fase do planejamento, o gerente de projetos é responsável por determinar a quantidade de horas e disponibilizar horas do técnicos de produção. A parte artística também pode entrar dependendo do escopo do projeto e o jurídico também se faz sempre presente para garantir que todo o acordo seja documentado e todos os detalhes entrem no contrato de prestação de serviço.

O projeto final

O projeto não é o site, o projeto são documentos de textos que indicam as soluções que o cliente necessita para determinado projeto, além disso é um roteiro para nossos profissionais da produção. O projeto é importante, pois um bom projeto economiza tempo na hora da produção e elimina dúvidas sobre o que deve ou nao ser feito, nessa etapa todos os problemas e soluções ja foram discutidos e o cliente pode acompanhar de perto a produção do seu site, assim que o mesmo entrar na etapa de execução.

Mas o que tem no projeto?

  • Plano de produção: orçamento e cronograma para o desenvolvimento do site, determinando detalhadamente aonde será utilizada cada hora/técnica.
  • Mapa do site: todas as páginas do site organizadas em hierarquia, mostrando páginas e sub-páginas.
  • Wireframe: é como se fosse o esqueleto do design, são telas sem design, somente com “quadrados”, indicando o que vai estar localizado em cada lugar, seja texto, imagens, menus, botões.
  • Contrato: determinando prazos de entrega e pagamento, além de todo o escopo e documentação de tudo que foi discutido.

Acreditamos que essa é etapa mais importante de um projeto, muitas empresas apenas pegam projetos e jogam na fila de produção, estouram prazos e consomem muito tempo do cliente com reuniões e suporte porque o projeto foi mal planejado. Se você da valor ao seu tempo e procura uma empresa séria solicite um orçamento.

Lembre-se: se a empresa não cobrar para elaborar o projeto é porque a mesma vai fazer executar seu projeto sem planejamento. Não deixe seu projeto a Deus dará, contrate nosso serviço de elaboração de projeto e durma tranquilo.

Teste de viabilidade: auxíliando gestores a planejar projetos na prática

Estamos trazendo para o Brasil uma consultoria para empreendedores que ainda estão com o projeto em fase de conceito, desenvolvida pelas principais universidade da Inglaterra, como Universidade de Cambrige, Univeridade de Londres, Universidade Essex, entre outras, visa explorar sete aspectos chaves de viabilidade de um negócio.

A meta é ajudar empreendedores a descobrir quais as chances de sua ideia ou projeto ser lucrativo. Levando em conta termos macro e micro da indústria e mercado. O teste de viabilidade é composto por 50 perguntas que para serem bem respondidas são necessárias de duas a três horas. Ao final do teste é feito um cálculo com base nas respostas fornecidas pelo cliente que indicará a porcentagem de sucesso negócio.

Aproveite essa oportunidade única de trabalhar seu conceito e descobrir se vale a pena investir tempo e dinheiro nesse novo projeto.

Gráfico dos sete domínios analisados.
Gráfico dos sete domínios analisados.

Áreas que serão analisadas

1. Seu negócio e suas aspirações

“O que é a vida sem sonhar?”

2. O peixe vai fisgar a isca?

“Seus clientes são tudo, sem clientes não existe negócio”

3. Macro mercado: esse é um bom mercado?

“Um dos melhores modos de alcançar o sucesso – evite servir um segmento de mercado atrativo – é procurar servir um mercado atrativo em seu aspecto total”

4. Macro indústria: essa é uma boa indústria?

“Empreededores mais experiêntes preferem atuar em mercados atrativos assim como preferem competir em indústrias em que a maioria dos participantes tem sucesso e lucro, ao invés de indústrias em que muitas firmas estão ‘estranguladas'”

5. Micro indústria: por quanto tempo sua vantagem vai durar?

“Um novo negócio não vai crescer se sua vantagem inicial não pode ser sustentada”

6. Habilidade para executar

“O entendimento pleno dos fatores críticos de sucesso de em uma indústria particular em que se vai competir e adequá-los às habilidade da equipe em executar é certamente uma das dúvidas mais instigantes dos investidores que estão procurando oportunidades. Empresários deveriam pensar desse modo.

7. Suas conexões

“Não é o que você sabe, é quem você conhece.”

 

Como ganhar dinheiro com TI usando fórmulas “mágicas”

A discussão original era sobre prazos absurdos, mas sem querer o cidadão deu a fórmula “mágica” que muitas empresas utilizam

Não se trata LIDAR com prazos e demandas absurdas.

Mas sim DEVE-SE ENTENDER O PORQUE dos prazos e demandas absurdas.

PELO LADO DO CLIENTE: Normalmente, quem COMPRA o serviço é um simples administrador que, de computador só conhece o VIDEO, pois êle o vê, e, está CONSCIENTE que a torre é a CPU, e, que precisa GARANTIR O SEU EMPREGO. Assim, o que lhe resta é AGRADAR seus superiores: Passa a lidar com siglas e números: CICS, VSAM, NOMES DAS LINGUAGENS, SAP, QTDE DE PROGRAMAS, LINHAS POR PROGRAMA e, SABE passar a imagem de um EXPERT.

PELO LADO DA CONSULTORIA: O vendedor tem o mesmo perfíl do comprador e, tem uma única coisa em mente: VENDER UM PEIXE, do qual, só sabe o nome.

O diálogo entre ambos se assemelha ao de CAMELÔ com COMPRADOR.

O negócio é fechado, ambos sorriem. Mas por dentro já estão planejando em como DRIBLAR os ESTOUROS que já sabem que irão ocorrer: SÃO ESPECIALISTAS NISSO.

E, em ambos os lados, existe toda uma hierarquia de interessados em QUE OCORRAM OS PROBLEMAS para terem ONDE se ocupar. NÃO PENSAM em fazer certo. PENSAM em como gerarem problemas para perpetuarem os seus salários.

Imaginem os cumprimentos dos prazos e a qualidade lá EM CIMA: Assim, não há mais o que REMENDAR. Então, sem ter o que comprar não há o que vender. E todos se tornam desnecessários, inclusive TODA A CONFRARIA DE EXECUTIVOS.

Para que ambos os lados sobrevivam é preciso que se faça IMperfeito, para PERPETUAR os trabalhos de CORREÇÕES.

E assim, esse segmento ECONOMICO continua vivo.

Não existe mais Tecnologia da Informação, pois que, transformou-se em NI: Negociação da Informação, tratada tal uma NS ( Negociação de Salsicha ).

Referência

https://www.apinfo.com/ – Copiado na íntegra do usuário 31/01/13, 00:39:41: Roberto – IP : 201.20.241**** [Fórum : Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?]

Ranking internacional de consultores WordPress (em inglês)

2013-01-24-ranking-internacional-consultores-wordpress-code-poet-f5sitesConvido a todos meus colegas de profissão a participarem desse ranking, é uma boa oportunidade para conseguir visibilidade no exterior. Se você quer receber propostas de trabalho vinda de outros países, recomendo fazer o quiz e entrar no ranking, participar do Code Poet e de todas as suas iniciativas é um excelente ponto de partida para exportar seus serviços.

O teste é em inglês e pode ser feito gratuitamente por qualquer consultor WordPress, basta fazer um registro rápido. São vinte perguntas sobre tópicos avançados, acertar uma pergunta é muito bom mas basta uma resposta errada para se perder muitos pontos e despencar no ranking. Para aumentar a dificuldade um cronômetro conta segundos preciosos para a leitura da pergunta e escolha da resposta, não da tempo nem de pesquisa no Google.

Estou com uma média de de 17 acertos para cada 20 questões, o que me qualifica como um bom programador para o mercado brasileiro, mas insuficiente para o mercado internacional. É possível refazer o teste quantas vezes desejar, mas o difícil mesmo é subir a pontuação, as perguntas não se repetem e o nível de dificuldade é sempre alto.

Eu respondi ao todo 115 perguntas e estou com uma pontuação de 666, em 800 pontos possíveis. Por enquanto eu sou o brasileiro mais bem colocado no ranking internacional de desenvolvedores WordPress, ainda não faço parte da elite mundial, mas estudo diariamente para chegar lá, a minha meta é fazer 781 pontos e entrar no grupo dos melhores do mundo. Existe uma pessoa no Brasil que fez mais de 700 pontos e está na minha frente, é o usuário chamado Paul de Wouters, mas analisando com calma o perfil dele no LinkedIn, vemos que na verdade se trata de um francês morando no Brasil, uma pessoa que estudou computação na França. Aqui no Brasil sabemos que o buraco é mais embaixo, não podemos nem comparar o ensino desses dois países, ele está na minha frente no ranking, mas não é o brasileiro mais bem qualificado.

Infelizmente ainda são poucos os brazucas que fizeram o teste, mas fica a minha dica para todos que trabalhem com WordPress de aceitar o desafio, é uma oportunidade ótima para ganhar visibilidade na comunidade internacional e fazer o nome do nosso país.

Referências

https://build.codepoet.com/quiz/ – Ranking internacional de desenvolvedores WordPress, com link para o teste.

https://smarterer.com/scores/f2f4d2bae32e2c226d464755dbc5e607 – Veja o resultado do meu teste e todas as perguntas que eu respondi.

Assinante NET reclama de lentidão no YouTube

Ontem fui visitar um amigo que também é desenvolvedor, estávamos conversando sobre nossos projetos quando fui mostrar o vídeo promocional do ItapeMapa mas demorou muito para carregar. Ele, também assinante da NET, ficou muito surpreso quando disse que suspeitava que a empresa estaria limitando a banda [1] do YouTube, na verdade, ficou desconfiado e já começou a googlar sobre o assunto.

Recentemente eu li uma coluna no jornal Estadão aonde o autor, Renato Cruz, comentava a resposta do presidente da NET, José Félix, a respeito de licenças e da nova lei da ANATEL que regulamentava o mercado. Em um trecho, José Félix deixa escapar que considera o Youtube e a Netflix como seus principais concorrentes, que utilizam a infra-estrutura da NET para distribuir seu conteúdo.

José Félix, presidente da NET
José Félix, presidente da NET

“A grande ameaça são os serviços “over the top”. Esses serviços de vídeo via internet, como Netflix e YouTube, usam a infraestrutura das empresas de banda larga para distribuir seu conteúdo.”

Pesquisando no google, demoramos para encontrar esse texto, mas no caminho vimos muitas pessoas enfrentando o mesmo problema e parece que ninguém na internet, desde de Yahoo Respostas até o conceituado forum do Clube do Hardware, sabiam dizer muito bem o que estava acontecendo. Na verdade, eu deduzi a partir dessa fala que a NET esta limitando a banda do YouTube por considerá-lo rival na distribuição de conteúdo em vídeo e também para tentar promover o seu próprio serviço de streaming de vídeo, mas eu não tenho como provar essa teoria, a única coisa que eu sei é que muitas pessoas estão tendo esse problema e que o presidente da NET fez esse comentário.

Estou compartilhando essa teoria da conspiração porque eu mesmo sou assinante de 10mb da NET e vira e mexe tenho que utilizar diversas alternativas malucas ao YouTube quando quero assistir um filminho na internet. Se você tem mais alguma informação que gostaria de acrescentar para nos ajudar a entender esse problema por favor utilize os comentários, muito mais do que entender esse problema eu quero justiça, porque se a NET estiver fazendo isso de fato, está desrespeitando a lei em algum ponto. Fica o vídeo do ItapeMapa para você testar sua conexão.

Referências

https://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-reinvencao-da-televisao-,983774,0.htm – Notícia publicada no jornal Estadão, caderno de Economia.

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ix=sea&ie=UTF-8#hl=pt-BR&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=net%20youtube%20lento&oq=&gs_l=&pbx=1&fp=3df7dc80a5f1219a&ix=sea&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.41018144,d.eWU&biw=1366&bih=682 – Simples pesquisa no google pelo termo “net youtube lento”

https://www.youtube.com/watch?v=OSBVLQ10Nis – Vídeo promocional do ItapeMapa

https://www.consumidor-rs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=10257 – Créditos da foto

[1] – Limitar a banda é um termo técnico que significa reduzir a velocidade de conexão para certos aplicativos, a NET realmente limita a transferência de dados quando detecta uma transferência de dados “excessiva”, esse recurso é usado principalmente para frustar quem utiliza Torrent.

Entrevista de Steve Jobs em 1990 (em inglês)

Todos devemos aprender com essa grande mente, sua clareza de pensamento pode ensinar muito. Para Jobs o computador era como um bicicleta para a mente, aumenta a eficiência e permite atingir outros patamares de trabalho.

Steve Jobs uma pessoa inteligente e carismática
Steve Jobs, uma pessoa inteligente e carismática

Na entrevista começa falando das três demandas que impulsionaram as vendas de computadores, a primeira foi a invenção da planilha eletrônica em 1977, na época, o criador achou que tinha inventado um tipo de calculadora visual, e o software então foi nomeado de VisiCalc, com o concorrente para PC chamado Lotus 1-2-3. A criação da planilha eletrônica revolucionou o mercado financeiro e impulsionou a venda de computadores.

A segunda revolução foi no mercado gráfico, permitindo que a edição e publicação de imagens, gráficos e impressos fosse facilitada. A terceira revolução estava em curso na época da entrevista, mudar a organização ou localização de uma empresa é algo muito demorado, mas a organização virtual poderia ser mudada num estalar de dedos, graças as conexões em rede de computadores os projetos podiam surgir e desaparecer rapidamente, a terceira revolução era então na comunicação entre humanos e grupos de trabalho.

Durante a entrevista também é possível perceber seu carisma e seu jeito dominador, o próprio entrevistador começa a perder a segurança e sutilmente se percebe uma mudança no seu tom de voz, como se ele evitasse aborrecer Jobs, que faz algumas perguntas sobre o propósito de tal pergunta, chegando até mesmo a se recusar a responder algumas vezes, em alguns momentos mostra até impaciência, o que deixa o repórter nervoso, folhando páginas em busca de alguma pergunta boa, que pudesse agradar Jobs, o que faz com que ele passa para uma situação de dominação, mostrando uma personalidade difícil, que seus funcionários e pessoas próximas sempre apontaram.

Para Jobs, as pessoas que trabalham na Apple são artistas, que seriam poetas e pintores em outras épocas. Ele fica visivelmente incomodado quando é questionado sobre a interface gráfica, a grande sensação do momento, o entrevistador queria saber para onde essa tecnologia iria, qual o estágio de evolução. Jobs na verdade roubou a ideia da XEROX, ele não saberia dizer para onde iria e nem como foi criada, ele apenas responde que era uma coisa que surgiria naturalmente, como a transmissão automática em carros.

Para Jobs computadores pessoais são como carros, antes as pessoas precisavam se deslocar de trem e com o automóvel passaram a ter liberdade, assim como computadores pessoais, poderia se fazer o que quisesse sem precisar de outras pessoais. Ele acredita que com as redes de computadores era possível que as pessoas se aproximassem e então ter o benefício de carros e trens.

No final do vídeo ele fala sobre o mercado de computadores, diz no começo era tudo mais fácil, existia um grupo de hobbistas que se encontravam, você mostrava seu produto, fazia algumas melhorias e depois de meses apresentava novamente, mas o mercado foi ficado mais sofisticado e difícil fazer isso. Pesquisas de mercado podem dizer o que os clientes querem, pegar opinião sobre produtos que já existem, mas o problema é que é muito difícil os consumidores preverem o que eles ainda não sabem o que querem, nenhum pesquisa de mercado poderia ter levado a criação do Macintosh ou do computador pessoal. Existe os saltos tecnológicos não incrementais que são feitos e então a pesquisa de mercado pode ajudar a saber se você está no caminho certo.

Essa entrevista é uma grande oportunidade para empreendedores aprenderem um pouco mais sobre como funcionava a mente desse homem brilhante e entender sua personalidade dominadora. Todos que trabalham na área da computação ou que gostam do tema vão saber apreciar esse vídeo. Segue abaixo alguns vídeos relacionados que também são muito interessantes e se você tiver tempo assista.

https://www.youtube.com/watch?v=2nMD6sjAe8I

Não roube a minha idéia, como inovar com Tecnologia da Informação

Recomendo para todos que participam dessa indústria assistirem ao filme O triunfo dos nerds, a história da computação (filme), principalmente programadores visionários, é um prato cheio para entender os grandes acontecimentos que levaram empresas ao sucesso e ao fracasso. Como a inovação, computador pessoal e interface gráfica com janelas e mouse, criada em 1970 nos laboratórios da XEROX, por mentes brilhantes da computação foi ignorada por seus executivos e roubada por Steve Jobs, que admite na cara de pau que roubou as idéias quando viu o protótipo em visita ao laboratório, “bons artistas copiam, grandes artistas roubam” diz Jobs, citando Picasso. Não demorou muito para Gates perceber a vantagem dessa inovação e roubá-la também e adaptá-la ao DOS, como não é possível patentar interfaces gráficas essa inovação não pode render um processo para nenhuma empresa.

O filme conta a história dessa indústria, desde os primeiros computadores, como o Altair 8080 e passa por todos os grandes lançamentos de produtos comerciais para o grande público, como o Windows 95, que revolucionou o mercado e colocou Bill Gates como o homem mais rico do mundo. Fala do acordo da Microsoft com a IBM nos início dos anos 80 e do espetacular crescimento desta parceira, para o então rompimento por parte da Microsoft, que retirou a IBM do jogo e fez com que a empresa de Gates conseguisse dominar o mercado de sistemas operacionais, não graças ao DOS, mas as killers aplications, programas que por si só fariam as pessoas comprarem “a caixa toda”, computador e windows só para rodar programas como o Lotus 1-2-3.

A melhor parte fica para a última entrevista, depois de horas de filme sobre a história e o passado do computador um profeta entra em cena, Larry Ellison, da Oracle, uma pessoa que eu ainda não sei muito quem é, mas vou procurar conhecer sua biografia, devido a sua brilhante e acertiva previsão, feita há mais de 10 anos, ganhou meu respeito a admiração. Ele falou tão bem que não vou nem interpretar suas palavra, vou colocar na sequência algumas de suas falas transcritas do filme, “não devemos nos preocupar com a dominação mundial da Microsoft, ainda há espaço para inovação e o futuro da Microsoft não é garantido”, “a internet não precisa de um PC”, “Larry acredita que o PC será substitudo por um aparelho chamado de utensílio de informação, será uma televisão esplendorosa que acessará informações e computadores simplesmente acessando computadores gigantes por meio da internet. Como abrir uma torneira, o PC fará a parte do poço e do balde” (narrador), “coloque as coisas na internet, são bits, não ponhas bits numa caixas, caixas em caminhões, caminhões na loja, eu indo para a loja, pegando a caixa, é loucura, eu amo a internet. Eu quero as informações fluindo por cabos”.

Esse cara estava certo, falou isso em meados dos anos 90, somente hoje, em 2013, estamos vivendo a revolução vista por ele, a chamada era pós-PC, devido ao surgimento dos dispositivos móveis com acesso a internet, os tradicionais computadores estão perdendo terreno. As previsões dele são geniais, todas certas, incluindo os recentes lançamentos dos últimos 2 anos, as smart TVs, ele já sabia naquela época que isso iria acontecer, só não sabia quando.

Do mesmo jeito que existia espaço para inovação 10 anos atrás, ainda existe hoje e sempre vai existir, a grande companhia que dominava o mercado era a Microsoft, hoje a Google. Para surgir o PC como conhecemos hoje, foi necessário contratar os melhores cientistas e um programa de investimento em pesquisa sem fins comerciais, ou seja, dinheiro gasto para pesquisadores imaginarem livremente o futuro da indústria e criarem protótipos de produtos. Foram necessários quase 50 pesquisadores nos laboratórios da XEROX durante alguns anos para criarem os computadores que hoje temos nas nossas casas, pesquisa essa fruto do medo dessa mesma empresa das pessoas pararem de utilizar papel.

A minha leitura no filme foi tentar entender um pouco melhor sobre como se chega a inovação, quais são os elementos que permitiram o surgimento desta. Uma coisa é certa, os Estados Unidos são o berço dessa revolução, com certeza a situação financeira daquele, proporciona um terreno mais fértil, será que no Brasil, algum dia, teremos um grande pesquisador que ditará os rumos da indústria da computação ou seguiremos comprando sucata dos países desenvolvidos, será que nossa vocação é agrária e quem está na área da informática “pura” por aqui pode ser considerado louco? Uma coisa é certa, muitas novidades estão por vir, quem arrisca dizer qual o futuro da indústria dos computadores?

https://www.youtube.com/watch?v=A1xZeGQxdew

Curiosidade, linguagens de programação mais populares

Estudando alguns tutorias na web encontrei uma base de dados interessante com as linguagens de programação mais populares da internet, o índice TIOBE. Eu sou programador PHP e descobri que estamos perdendo terreno para outras linguagens, em 2004 foi o melhor ano para nós, porém, atualmente estamos estagnados em sexto lugar.

Veja a lista com as 11 mais populares em janeiro de 2013:

  1. C
  2. Java
  3. Objective-C
  4. C++
  5. C#
  6. PHP
  7. (Visual) Basic
  8. Python
  9. Perl
  10. JavaScript
  11. Ruby

Levando em conta que cada linguagem tem sua aplicação o PHP pode ser considerado líder em aplicações web e ainda vai ser líder nos próximos anos, mas é sempre bom ficar atento as tendências, pois o Ruby está vindo com muita força, sendo utilizado por grandes portais como Twitter e Github. Eu ia fazer a lista com as 10+ mas devido a boa colocação do Ruby fiz uma lista com 11, só para contemplar essa fera. Acesse o site TIOBE e confira outras estatísticas e a linha do tempo com as linguagens mais populares.

popularidade das principais linguagens de programação nos últimos anos
popularidade das principais linguagens de programação nos últimos anos

Na categoria revelação o prêmio fica para linguagem Objective-C, observe que durante os anos de 2002 até 2009 ela quase não tinha relevância, mas desde de 2010 há uma forte tendência de alta. Em apenas 3 anos ela disparou de décimo para terceiro lugar, posição que pode continuar subindo. Você sabe o motivo desse crescimento? Deixe um comentário dando sua opinião, quem acertar por primeiro vai ganhar a brincadeira.

Referência

https://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html – Índice com estatísticas diversas sobre linguagens de programação, em inglês

Metas para um feliz 2013

Esse vai ser um post curto, as visitas do blog andam muito baixas nesse final de ano então não vou “queimar” um post técnico com dicas de WordPress, vou deixar uma mensagem de inspiração para quem lê o blog.

Quer começar bem 2013, então responda, você cumpriu suas metas de 2012? Seja atingindo as metas ou não, pode ter certeza que foi um ano de realizações, o importante é ter metas bem definidas. Se você nem tinha metas, ou pior, fez as metas e depois as esqueceu, então reflita sobre como você quer se sentir realizado nesse novo ano.

Minha dica é fazer suas metas para o ano de 2013 e as deixar em um lugar visível, revendo-as o ano inteiro, todos os dias, em uma folha de papel, aonde você pode as ir riscando, há quem as deixe até no espelho do banheiro. Se você não relembrar todos os dias de suas metas você corre o risco de nunca realizá-las. Feliz ano novo, que suas metas se realizem em 2013, deixo um trecho de um livro milenar, o Caminho (Tao), que ensina como atingir a realização plena.

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Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do tao, todos os dias algo é deixado para trás.

E cada vez menos é feito
até se atingir a perfeita não-ação.
Quando nada é feito, nada fica por fazer.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo.

Tao Te Ching (???), Cap. 48
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tao

Quando vale a pena ter meu servidor wordpress?

Torre de babel
O servidor wordpress.com é uma moderna Torre de Babel, é o ponto de encontro de pessoas de todo o mundo, falando vários idiomas.

Apesar desse blog ainda ter poucos posts eu já estou percebendo que muitos leitores tem uma dúvida básica, não entendem a diferença do WordPress hospedado no seu próprio servidor e criar um blog no WordPress.com, serviço gratuito. Esse post é para esclarer essa dúvida, mesmo para quem não entende de programação e códigos em PHP, mas prepare-se para quebrar um paradigma, pois o conceito é deveras complicado.

O WordPress é um sistema que roda no servidor, esse código é aberto e construído por uma comunidade de colaboradores de todo o mundo. Pode ser baixado e instalado em qualquer computador (servidor), não é um software executável que se auto-instala na máquina como os usuários do windows estão acostumados. São arquivos de código-fonte que são transferidos e instalados no servidor utilizando comandos avançados.

Então para ter um servidor WordPress (self-hosted) é preciso enfrentar duas dificuldades antes mesmo de começar a escrever seus posts, é preciso ter ou alugar um servidor e estudar PHP e os códigos WordPress. Essa barreira dificulta a vida de muitas pessoas, por isso os criadores tiveram uma idéia brilhante, porque não disponibilizar um servidor gratuito com o sistema já instalado, assim basta ao visitante preencher um formulário para ter seu próprio blog.

Entendeu a engenhosidade do negócio, você pode ter seu próprio servidor, mas para quem não é profissional e está só começando a “brincadeira” eles deixam você usar um servidor grátis. Mas o que eles ganham em troca? Dezenas de centenas de milhares de pessoas fazendo divulgação grátis, já que o nome deles está no domínio do seu blog, todos os sites hospedados terminam com wordpress.com, quando você divulga seu blog, divulga junto o sistema.

Com certeza é uma troca justa, se esse fosse o único problema meu blog estaria hospedado lá e eu não precisaria pagar um servidor, mas para quem é profissional e precisa de funcionalidades extras somente usando servidor próprio. O principal problema é que você não tem controle sobre os arquivos do seu blog, nada de funcionalidade extras nem plugins, que são código-extras feitos por outros programadores para turbinar o site. Mas porque o wordpress.com não deixa os usuários utilizarem esses plugins?

Existe um problema de segurança que não pode ser resolvido, quem utiliza o serviço grátis só pode escrever textos e enviar imagens, quem precisa adicionar código extras ou alterar o layout do blog não vai poder, porque se pudessem controlar os arquivos de seus blogs, estaria aberta uma brecha para invadir qualquer blog hospedado no servidor. Um programador malicioso poderia enviar um código para controlar o servidor e todos os blogs hospedados.

Portanto, se você quiser ter total controle das funcionalidade e da aparência do seu site precisará de seu próprio servidor WordPress. Aqui no blog da F5 Sites damos foco para WordPress instalado em servidor, muitas da dicas que os leitores veem por aqui só podem ser utilizadas por quem ter seu próprio servidor, quem utiliza o serviço grátis está restrito. Se você não quer gastar nem tempo nem dinheiro com blog vá voando para o wordpress.com, mas a hora que você quiser colocar um simples banner de publicidade no seu site vai perceber que chegou a hora de ter seu próprio servidor.

Referências

https://codex.wordpress.org/pt-br:WordPress#Software_WordPress_X_WordPress.com – Página oficial que explica a diferença do ponto de vista do desenvolvedor.

Infográfico Universidades Paulistas na Web

Conheci uma ferramenta muito boa para fazer infográficos, facilita bastante a vida de quem está com pressa, o único problema é que não exporta imagem, ou seja, você só pode divulgar sua criação usando o link fornecido pela empresa. Se você é editor de uma revista ou jornal esse produto não é para você. Eu utilizei um macete, que foi tirar screenshot da tela, mas depois tem que editar e perde um tempão. No final o link.

Confira o gráfico criado no infogram.

UNIVERSIDADES PAULISTAS NA WEB

Mudanças na homepage do meu site pessoal

Atualização no site, mudanças principalmente na homepage, agora na primeira coluna está sendo exibido os últimos tweets dos meus projetos e na coluna do meio está o vídeo da minha entrevista no programa Telescópio. A terceira coluna continua com o formulário de contato.

Também foi atualizado meu curriculum, coloquei uma foto e melhorei a descrição dos trabalhos já realizados, inaugurei uma seção com objetivo profissional e também sobre meus projetos pessoais.

O segredo que pouca gente conhece para fazer um blog de sucesso.

Quando a maioria das pessoas resolve começar um blog eu percebo uma preocupação excessiva com o que escrever, para quem escrever, como o que leitor médio vai pensar entre diversas dicas que “pipocam” na internet afora.

Vou falar primeiro sobre o segredo para escrever e depois o segredo para o sucesso. O segredo para escrever é (deixar) simples, ser simples, cativar o leitor desde o primeiro paragráfo e só revelar o que pensa sobre o assunto depois que o leitor estiver confortável com seu texto.

Além de escrever bem é necessário o mais poderoso dos elementos da Terra, que faz tudo que toca dar certo, da mais simples criação humana a mais complexo. É certamente mais importante de qualquer outra dica, é componente número um do sucesso: o amor.

Quem anda com o amor caminha lado a lado com o sucesso, escreva com o coração e o sucesso chega. Tenha um blog e exercite o prazer de escrever.

Conheça Pomodoros o novo projeto da F5 Sites

Versão 2011 arquivada.

A técnica dos Pomodoros foi criada por um estudante italiano chamado Francesco Cirillo na década de 80, ele tinha tanta coisa pra estudar que achou que não ia dar tempo. Foi então que na cozinha encontrou um relógio com o formato de tomate, daqueles que marcam o tempo para assar pizza, que soam um alarme quando o tempo termina.

Com o relógio em mãos e muito estudo pela frente ele se fez o desafio, ficar alguns minutos estudando sem perder a concentração. Ajustou o relógio para dez minutos e estudou sem parar. Gostou tanto do resultado que continuou usando os pomodoros na faculdade até se formar, sempre se dedicando em melhorar a técnica. Atualmente disponibiliza um livro que ensina detalhadamente a técnica e mantém um site que é referência no assunto.

Pomodoros.com.br-Logo
Acesse Pomodoros.com.br e utilize o relógio online

Depois de muitos estudos ele percebeu que dez minutos era pouco, os testes mostraram que o tempo de duração ideal de um pomodoro seria de 25 minutos, e ao final devia haver um descanso de cinco minutos. Esse é o tempo recomendado, esses trinta minutos formam um pomodoro, sendo 25 minutos de trabalho para 5 de descanso. Após 4 pomodoros deve haver um grande descanso de meia hora.

O tempo total dessa sessão de trabalho é de 145 minuto, ou 2h e 25 minutos. Uma sessão com quatro pomodoros exige muito mais esforço do que ficar trabalhando sem descanso, porque os pomodoros ajudam a descansar e recuperar a concentração. O tempo de descanso é quase um terço do total, observe que:

  • A sessão de pomodoros ideal tem 2h e 25min
  • Sendo 100 minutos trabalhando ou estudando
  • Para 45 minutos descansado

Descansar é mais importante do que as pessoas normalmente pensam, 5 minutos de descanso vão te fazer novo e te encher de disposição para continuar o trabalho. Comece devagar, tente completar um pomodoro, insista até conseguir terminar seu primeiro pomodoro. Terminar uma sessão com quatro pomodoros não é fácil, exige bastante treino.

Se você não tem um relógio de cozinha não tem problema, a F5 Sites acaba de lançar o site Pomodoros.com.br, todos podem usar gratuitamente nosso pomodoro online, não precisa se cadastrar para usar e é super simples, já vem com os tempos pré-configurados para trabalhar e descansar, além de indicar quantos pomodoros já foram feitos. É tão bom que estou usando agora mesmo para escrever esse post, uso e recomendo.

Versão 2011:

 

https://github.com/franciscof5/sistema-focalizador-js-2011

Fluxograma: Como criar um post

Fluxograma de como criar posts no blog usando a metodologia F5 Sites
Fluxograma de como criar posts no blog usando a metodologia F5 Sites

Trabalho com blogs há mais de sete anos, meus erros e acertos me ensinaram muito sobre o assunto e gostaria de compartilhar minha experiência em criar posts. Se você tem um blog, tem que saber tirar de letra essa tarefa, espero que o fluxograma de como criar um post possa te ajudar.

Publicar um post é o primeiro item que um blogueiro deve saber, pois são neles que está o verdadeiro valor de um blog, pois são a opinião e o senso crítico do autor que atraem seus leitores.

Engana-se quem pensa que criar um post é somente uma tarefa, desde o surgimento da idéia até o texto pronto e o monitoramento das visitações são mais de 30 processos ou tarefas.

O tempo para criar um post pode variar de posts criado em cima da hora até aqueles recheados de informações que ficam semanas no forno. As tarefas ou processos que o fluxograma trata estão organizadas em sete etapas diferentes, que são:

  1. Surgimento da idéia
  2. Desenvolvimento do texto
  3. Revisão
  4. Ilustração
  5. Publicação
  6. Divulgação
  7. Acompanhamento

Ao final da última etapa você deverá ter um post pronto recebendo visitantes. Criar um fluxograma me pareceu ser a melhor maneira de organizar tanta informação de maneira simples e visual, os retângulos são processos que se conectam em fluxo, formando uma sequência de tarefas.

Cada coluna do fluxograma representa uma etapa do trabalho e tem uma cor de fundo exclusiva, para facilitar a visualização. Talvez um jornal, com várias pessoas trabalhando, possa ter especialistas em cada área, mas em muitos casos, como o meu, uma pessoa é responsável por tudo. Vou explicar cada etapa detalhadamento abaixo, dica: baixe e imprima o fluxograma em formato PDF e siga o fluxo de acordo com o texto.

Sistema Remember The Milk mostrando as tarefas para o blog da F5 Sites
Imagem do sistema Remember The Milk mostrando as tarefas para o blog da F5 Sites

1. Surgimento da Idéia

Sempre que tenho uma idéia já começo a imaginar os resultados finais e as reações que o texto causaria, bom seria se só bastasse ter a idéia e o texto ficasse pronto, por isso muitas vezes nessa hora pode haver muita empolgação e vontade de começar o texto às pressas.

Considere ter um banco de dados de idéias, é bastante fácil e útil, você pode fazer uma lista até no papel e ir riscando, mas eu recomendo o sistema online Remember The Milk, pois para utilizá-lo não precisa instalar nada no computador. Dentro deste sistema eu tenho listas de tarefas para cada blog ou site, costumo jogar as idéias na lista com o título “Escrever post tal” assim que a idéia aparece, anoto-as sempre sem interromper o trabalho em andamento.

É possível definir uma prioridade para cada idéia da lista, sendo que as tarefas mais importantes ficam no topo da lista. A idéia que surge de repente, no calor da emoção, parece sempre ser a melhor, mas é só visitar a lista e lembrar que tem sempre uma excelente idéia no topo. A imagem do lado direito mostra como o sistema funciona, exibindo quais são as idéias para os próximos posts que pretendo escrever, mostra também o post que eu estou trabalhando agora no topo da lista.

2. Desenvolvimento do texto

Dedique um tempo específico para o desenvolvimento do texto, escolha a idéia com a maior prioridade e separe algumas horas para o desenvolvimento. Antes mesmo de começar a escrever o texto você deve escolher qual a categoria que o post vai se encaixar e então criar uma pasta para colocar todo o material que achar necessário, fotos, vídeos e textos. Cada post deve ter a sua pasta exclusiva.

Cada post no blog tem uma pasta no computador
Os posts ficam organizados por data

O nome de cada pasta é a data do post, sua categoria e seu título, usando este modelo AAAA-MM-DD-[categoria]-Titulo, que pode ser visto na imagem ao lado. Utilizando esse sistema é possível que as pastas fiquem sempre organizadas e os últimos posts, que são os que normalmente estão sendo escritos, fiquem em destaque em cima da lista. A organização funciona, estou escrevendo agora mesmo o post sobre o fluxograma e ele está no topo da lista. Posso deixar as pastas ainda mais organizadas configurando “emblemas”, que são esses pequenos ícones nas pastas, o sinal de mais verdinho signfica “post novo” e a estrelinha “post favorito”, já o cadeado é “post fechado”. Depois de criar uma pasta e colocar todo o material de apoio, podemos avançar com o desenvolvimento,

Escrever propriamente dito
Escrever propriamente dito

Hora de escrever o texto de fato, este é o momento que possivelmente se gasta mais tempo, ainda não cronometrei mas arriscaria dizer que mais da metade do tempo é gasto somente nessa tarefa, portanto se o post for longo separe algumas horas durante a semana para esta atividade.

Para começar acesse o painel do wordpress e adicione um novo post, é hora de escrever e reescrever até ficar satisfeito. Enquanto estiver escrevendo tenha também foco no aspecto visual do texto, verifique se existe alguma lista no texto que não foi escrita como lista, é fácil e rápido ler uma lista, todo leitor gosta, por isso abuse desse recurso. Dica: salve como “Rascunho” ou “Revisão Pendente” no WordPress antes de publicar.

Para fechar um texto com chave de ouro e atestar ao público a qualidade você pode usar citações e referências, pois ajuda o escritor a posicionar a idéia e passa a credibilidade de alguém que pesquisou sobre o assunto antes de opinar, é mais recomendado para textos científicos. Dica: A utilização de links de referência no final do texto pode fazer o leitor ir embora do seu site.

3. Revisão

Não pule essa etapa, tem muitos blogs por aí com textos mal escritos por falta de uma simples revisão, eu confesso que já publiquei alguns textos e comentários que não me orgulho muito, mas se não fosse essa experiência não saberia da importância da revisão.

Você pode sempre culpar o estagiário se a revisão não for bem feita
Você pode sempre culpar o estagiário se a revisão não for bem feita

Escrever é uma arte, mas é também uma técnica, ninguém vai querer ler um texto mal escrito, ainda mais se for extenso. As vezes idéias fantásticas se perdem e tem seu valor depreciado por causa de erros de português.

A primeira tarefa é rever o HTML, algumas vezes o WordPress adiciona trechos de código sem função. Siga para a revisão da ortografia e concordância. Dica: não é recomendado rever o texto logo após terminar de escrevê-lo, devido a proximidade com o objeto, é recomendado um tempo para o afastamento crítico ou ter uma segunda pessoa para rever o texto, se você for seu rever seu próprio texto durma pelo menos uma noite antes.

Com o texto escrito e revisto é possível definir as palavras-chaves, configurá-las no painel e depois destacá-las no texto, usando negrito nas palavras mais importantes de cada parágrafo. Não é necessário destacar palavras em todos os parágrafos e tem casos onde é melhor destacar mais de uma palavra. Quanto menos usar o negrito mais forte fica o efeito, mais destaque ele dá para as palavras. Se tiver um plugin de SEO configure-o. Dica: separe um tempo para uma revisão dos seus textos periodicamente, não deixe seu textos esquecidos, visite-os sempre.

4. Ilustração

É preciso ilustrar suas idéias, criatividade ajuda muito nessa etapa. Se você é uma pessoa criativa, deixe sua criatividade fluir na criação de imagens e tente manter sempre o foco quando escrever o texto. Nessa etapa as principais tarefas são criar e editar gráficos, tabelas, quadros e imagens em geral. Nunca use imagens sem licença ou permissão, tudo que existe na internet foi criado por outras pessoas, se quiser fazer um trabalho sério nem pense em roubar fotos de outros sites.

Todos os elementos visuais devem ter legenda e tamanho adequado, além de uma apresentação que combine com o aspecto visual do blog. É importante lembrar que o posicionamento da imagem se altera sempre que o texto é alterado, por isso é primordial ter terminado a etapa anterior antes de começar a ilustrar um texto.

5. Publicação

O WordPress divulga seus posts nas principais redes sociais automaticamente
O WordPress divulga seus posts nas principais redes sociais automaticamente!

It’s showtime! Publicar o texto no próprio blog é simples, ainda mais se for WordPress, ao fim da revisão basta mudar o status do texto para publicado ou programar uma data para a publicação, que o mesmo vai surgir na sua página de blogs.

É possível configurar o wordpress para publicar em diversos sites e redes sociais, como o facebook, twitter, linkedin e feedburner, além de gerar o RSS. No Brasil existem agregadores de notícias que são interessantes opções e que podem gerar alto retorno de visitação a um baixo custo, é possível publicar o RSS dos posts automaticamente em alguns sites como dihhit. Dependendo do tipo de artigo pode ser interessante publicar em sites específicos, como o administradores, caso o mesmo tenha conteúdo técnico.

6. Divulgação

A diferença entre publicar e divulgar é que publicar é uma etapa que termina, já divulgar pode ser feito sempre. Todo o tempo que você gastou até agora foi para criar uma semente, um post para crescer e dar frutos precisa ser regado, e é exatamente isso que é a divulgação, é regar a sua sementinha. Se a semente for a boa é só regar bastante que vira uma árvore frondosa e cheia de frutos.

Você pode comentar em outros blogs e fóruns que tratem do mesmo assunto que seu post, sempre colocando um link para seu blog. Ler um texto de outra pessoa, se interessar e fazer um comentário construtivo ou falar que gostou do texto não é fazer spam, participe sempre com foco nas discussões.

Quando você divulga e atrai visitantes uma parte deles comenta o post e você percebe a impressão do público e suas reações. Esteja sempre pronto para receber críticas, pois os críticos são sempre os primeiros a comentar, as pessoas que gostam muitas vezes não comentam. Esteja pronto para conhecer pessoas, fazer parcerias e amigos, é hora de interagir na blogosfera.

Painel do Google Analytics: informações detalhadas sobre os visitantes
Painel do Google Analytics: informações detalhadas sobre os visitantes

7. Acompanhamento

Chegou a última etapa, depois de tanto trabalho chegou o momento de fechar o ciclo voltando sua atenção para os resultados. Nos primórdios da internet, um contador de visita era a solução mais utilizada para fazer o acompanhamento das visitações, mas atualmente é considerado um recurso limitado. Recomendo utilizar o Google Analytics, que disponibiliza informações detalhadas sobre visitações, como um mapa do mundo com os países e cidades que mais geram visitas, as principais consultas que mostraram seu site no google, os sites de terceiros que mais geraram retorno, entre outras dezenas de relatórios.

O fluxograma recomenda esses três relatórios básicos, mas são tantos que você deve sempre analisar o máximo de dados possíveis. Após analisar os relatórios chegamos então à última tarefa, que é o “Feedback e Aperfeiçoamento”, é possível melhorar textos já escritos, se o público se interessar mais por uma ou outra parte do texto você pode adicionar mais informações ou eliminar partes confusas.

Terminar essa tarefa não significa que chegamos no final do fluxograma, há uma linha tracejada que indica que após o aperfeiçoamento do texto você pode voltar para a etapa de divulgação, pois sempre que comentar sobre algum assunto na internet, que já tiver um post publicado, pode divulgar o link.

Chegar nessa etapa é exaustivo, é como subir no topo de uma montanha, você chega exausto mas com uma sensação indescritível de vitória, mas sabe porém que o trabalho não terminou, do topo desta montanha você vai avistar uma montanha ainda mais alta e difícil de subir.

Nota técnica: Para configurar o Google Analytics no WordPress basta usar o plugin Google Analyticator. Acompanhe também as informações pelo seu celular android, instale o app GAnalyticz, é possível acessar as principais informações, como número de visitantes, entre outras.

Conclusão

O objetivo deste post é compartilhar minha expêriencia e a maneira como trabalho, espero poder ajudar os blogueiros. O fluxograma não precisa ser seguido à risca, o importante é melhorar sempre a rotina de trabalho. Esse material é original e representa a metodologia de trabalho da F5 Sites, as imagens e texto são propriedade de Francisco Matelli.

Aceito críticas e sugestões, acredito que esse fluxograma pode evoluir e melhorar. Lembre-se, se você não está lendo esse post no blog da F5 Sites, acesse o link original do post e comente.

Conheça os 10 tipos de blogs mais interessantes da internet

Blog é uma revolução na maneira de se comunicar, algumas utilizações interessantes podem ser:

Para grandes empresas

Servem a grandes corporações, multinacionais, emissoras de televisão e rádio, times de futebol, igrejas e outros empreendimentos de grande porte

  • CorporativoUm canal de comunicação direto entre sua empresa/marca e seus clientes. Ótimo para divulgar o lançamento de produtos e promoções.
  • InternoEm vez de mandar circulares impressas em papel para seus funcionários, feche um blog com senha e utilize para comunicados internos, como eventos, reuniões, etc..
  • Gestão de ProjetosSabe aquele projeto grande, com equipes localizada em diversos países, e que exige um alto investimento para a gestão? Pode se economizar bastante dinheiro com adoção de um blog para divulgar o andamento do projeto, e o melhor, o gerente do projeto e a diretoria da empresa poderiam acompanhar o andamento de vários projetos de maneira simples, basta assinar o feed RSS e cadastrar o email para receber as novidades em tempo real.

Para pequenas empresas, profissionais autônomos, freelancer, políticos, músicos, atletas…

Baixo custo, baixo investimento e possibilidade de retorno elevados

Indivualidade levada a sério.

  • Profissional de destaqueIdeal para os profissionais de destaque em sua área de atuação que desejam compartilhar sua experiência com outras pessoas e aprender muito nesse processo, já diz o sábio ditado “ensinar para aprender”. Além da interação com outros profissionais de sua área, o blog permite aos profissionais de destaque atingir pessoas-chaves para catapultarem sua carreiras, além de obter receita com publicidade. Por isso muitos profissionais estão atuando em tempo integral e vivendo do rendimento de seus blogs.
  • Poíticos
  • Músicos Escritores
  • Atletas e equipes

Blogs para organizar sua vida

Um investimento em organização e publicidade, no sentido de tornar público. Tenha todas as informações, como apresentações, fotos, discussões, tudo em seu blog fechado com senha, com a possibilidade de adicionar usuários, amigos, parentes, colegas de trabalho, liberando o conteúdo certo para cada pessoa.

  • Blog pessoalO blog tem diversos recursos que podem te ajudar em sua vida pessoal e organização, mantenha um blog para suas idéias e projetos pessoais. Vai fazer uma reforma na cozinha? Registre!
  • Blog familiarBlogs também podem ser utilizados como álbum de fotografias de sua família, que tal cadastrar os membros da sua família e ter um blog fechado com senha, para colocar as fotos da páscoa, do natal, viagens e eventos familiares. É como um álbum de fotografias coletiva, que todos podem compartilhar suas fotos, assim todos podem ter acesso aquelas fotos que somente uma parte da família tem.

Lembre-se: é possível ter mais de um blog

Corrigindo alguns bugs do site

Após meses de trabalho o site está em sua fase final, hoje os últimos bugs da lista foram corrigidos e agora podemos focar na apresentação e design. Veja a lista de bugs corrigidos:

  • Slideshow da página inicial foi configurado e retirei as imagens vazias
  • A barra lateral (sidebar) aparecia embaixo do conteúdo em algumas páginas, agora está posicionada de maneira adequada
  • Títulos em headings (h2, h3…) utilizavam fonte não acentuável, forem substituidas temporariamente por uma fonte padrão.
  • Sistema de comentário não funcionava como esperado, a integração com o facebook atrapalhava o usuário
  • Organização do menu do footer e remoção das imagens quebradas

Hoje a maior parte do tempo foi dedicado para essas tarefas, o tempo ficou curto para escrever um post com conteúdo.

Metodologia de Gestão de Projetos F5 Sites para empresas que operam pela internet

Com a tecnologia disponível é possível “operacionalizar” uma empresa, ou seja, fazer a sua gestão, aí incluso financeira, de projetos, da produção, pela internet, sem a necessidade de um espaço físico, como se cada diretor levasse a “empresa” consigo, e pode trabalhar a partir de um celular, na sua própria casa ou na empresa.

Mas para obter esse nível de excelência na gestão é necessário, na maioria dos casos migrar de uma forma “antiquada” de pensar a própria empresa e sua a administração. A cultura de uma empresa é muito difícil de mudar, no caso de já existir uma estrutura típica do último século, o desafio é exatamente enfrentar essa resistência. E tudo com tecnologia de código aberto ou gratuita.

As tecnologias utilizadas são como medicamentos, cada uma vai ajudar a sua empresa de uma maneira, sendo que você pode escolher quais delas utilizar, porém tomar o coquetel inteiro pode deixar sua empresa saudável e errar o medicemento não. Se você estiver pensando em migrar seu SCRUM para a internet não escolha o que parecer mais importante, é como um carro somente com uma roda, com duas, três ou quatro, a diferença na eficiência do seu SCRUM pode ser gritante se adotar todas as tecnologias corretas.

Escolha a F5 Sites para auxiliá-los nas decisões de adoção e desenvolvimento de novos tecnologias e culturas de produção.

Empreendendo no interior: Custo Brasil vs Custo Itapetininga

De acordo com a wikipedia “O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.”

Não bastasse o rigor burocrático que os empresários devem enfrentar para estabelecer um empreendimento no Brasil de maneira geral ainda existem adversidades locais. Como futuro empresário de Itapetininga acredito que nossa cidade encarece ainda mais os custos para o investidor devido a sua característica provinciana.

O custo Itapetininga reside no fato da oferta de serviços de baixa qualidade e de alguns funcionários totalmente despreparados, como na Junta Comercial (JUCESP). Não bastasse enfrentar as dificuldade burocráticas sem o auxílio de um contador, ainda preciso me deparar com a má vontade de funcionários, que me fez perder meu tempo indo e voltando da junta e da receita por omissão de informação. O SEBRAE de Itapetininga também não possui funcionários qualificados para dar instruções adequadas a todos os segmentos, restringindo suas orientações a assuntos básicos.

O que eu (inocentemente) esperava encontrar nos escritórios dos órgãos estaduais e nacionais eram funcionários motivados que incentivassem os empresários locais, mas o que eu encontrei em Itapetininga foi despreparo e má vontade na prestação de informações, sugiro a JUCESP que reveja seu quadro de profissionais para encontrar pessoas com o perfil adequado e gostaria muito de saber que a taxa que eu paguei (de valor maior que os impostos que precisava no momento) foi revertida em treinamento para os funcionários. Espero voltar na junta comercial e ser recebido por funcionários disposto a auxiliar e instruir os futuros empresários do país.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_Brasil

As vantagens e os custos de manter um site

A grande vantagem da internet em relação as modalidades tradicionais de investimento, como abrir uma loja ou similar no mundo real, é a diferença dos custos iniciais. Enquanto que para montar uma loja física é necessário preparar um imovel para receber os clientes, no mundo virtual é possível reduzir esses custos operarando somente pela internet.

A internet exige um investimento inicial muito menor que nas modalidades tradicionais de comércio e permite o ingresso num mercado gigante e que se expande a cada dia com novas oportunidades. Muitos serviços e produtos estão adaptando versões para a internet, inclusive de órgãos públicos, e ainda existe um potencial mercado a ser descoberto,

Pode exister um custo adicional para quem vai operar somente pela internet, o custo da criação e manutenção do site, que nesse caso é um item quase que obrigatório. Contratatar uma empresa para desenvolver o site é um dos itens que podem ser abatidos se o empreendedor tiver conhecimento em TI para desenvolver o próprio site, o que não é muito raro.

Existem empresas especializadas na criação de sites, uma boa opção é contratar uma empresa para cuidar de tudo que for relacionado ao site, o registro do domínio, hospedagem, manutenção, suporte técnico, dando liberdade criativa e suporte técnico para o cliente criar conteúdo para seu site. Não poderia deixar de recomendar a minha empresa, F5 Sites, estamos sempre atentos as mudanças e tendências da nova década, conheça nossos planos e preços. (No momento não estamos em busca de novos clientes, somente novos leitores)

Para manter um site rentável, o maior problema (de longe) não é o custo, com as centenas de milhares de sites e plataformas que são lançadas a cada dia você pode ter um site até mesmo sem pagar nada (além das suas contas), até um orkut facebook pode ser considerado um site. O maior problema é justamente criar conteúdo atrativo respeitando a regra de quanto mais conteúdo (de qualidade) mais visitatens e potenciais clientes entrando no seu site.

O segredo é conhecido nosso, o que o empresário precisa (mas nunca faz) é planejar seu investimento para obter um conteúdo que vai gerar retorno, atraindo um nicho específico de visitantes, o famoso oceano azul, que consiste em encontrar um nicho pouco explorado. Experimente falar de um assunto que você seja especialista e que possa contribuir com um ponto de vista diferenciado.

Do quarto para o mercado internacional

Fim do período festivo e início de um novo ciclo de trabalho na F5 Sites, o ano de 2011 promete ser um ano importante pois será o ano da obtenção do CNPJ e da regularização da empresa. Criei uma categoria de postagens chamada “Do quarto para o mercado internacional”, que vai mostrar o caminho da empresa, desde o seu nascimento até a sua consolidação.

Vou detalhar aqui a evolução e todos os momentos importantes desse processo, desde os passos para a obtenção CNPJ à conquista do primeiro cliente internacional, numa nova categoria chamada “Da garagem para o mercado internacional”. Acredito ser um longo caminho, que muitos empreendedores do ramo de TI, principalmente os que atuam online, tem vontade de trilhar, mas muitas vezes não conhecem as dificuldades e as vantagens de se fazer isso. É importante lembrar que a burocracia brasileira muitas vezes atrapalha o empreendedor, além da dificuldade em obter informações precisas diante de tantos detalhes. Regularizar uma empresa no Brasil é um desafio extra que os empreendedores tupiniquins devem enfrentar.

Ainda dentro do projeto de regularização da empresa está a criação dos contratos para as modalidades de serviço que serão prestados. Em 2011 as meta são a obtenção do CNPJ e a emissão da primeira nota fiscal.

É possível viver de blog no Brasil?

Você já ouviu aquela história de que é possível ter um blog profissional no Brasil, de pessoas que estão largando os empregos e passam a viver com um site ou blog profissional, ganhando dinheiro pela internet? Esse é um clube bastante exclusivo, são alguns poucos sortudos que participam, que conseguem com seu blog/site o sustento e uma renda mensal, em alguns casos é a única fonte de renda.

Para entrar nessa você precisa de 3 coisas, são os 3 elementos que fazem a diferença entre quem ganha dinheiro pela internet e quem fica batendo a cara no muro.

1. Experiência de vida, visão particular sobre um assunto, ponto de vista diferenciado.

2. Um profissional de confiança, vai dar um bom suporte e uma cara legal para seu site, além de cuidar de toda a parte técnica.

3. Acreditar nessa loucura, você vai querer ver a reação das pessoas quando disser que pode trabalhar a qualquer hora do dia, em qualquer parte do mundo que tenha acesso a internet, e olha que são muitos. Que tal um quiosque a beira-mar com wifi? Acredite.