Curiosidade, linguagens de programação mais populares

Estudando alguns tutorias na web encontrei uma base de dados interessante com as linguagens de programação mais populares da internet, o índice TIOBE. Eu sou programador PHP e descobri que estamos perdendo terreno para outras linguagens, em 2004 foi o melhor ano para nós, porém, atualmente estamos estagnados em sexto lugar.

Veja a lista com as 11 mais populares em janeiro de 2013:

  1. C
  2. Java
  3. Objective-C
  4. C++
  5. C#
  6. PHP
  7. (Visual) Basic
  8. Python
  9. Perl
  10. JavaScript
  11. Ruby

Levando em conta que cada linguagem tem sua aplicação o PHP pode ser considerado líder em aplicações web e ainda vai ser líder nos próximos anos, mas é sempre bom ficar atento as tendências, pois o Ruby está vindo com muita força, sendo utilizado por grandes portais como Twitter e Github. Eu ia fazer a lista com as 10+ mas devido a boa colocação do Ruby fiz uma lista com 11, só para contemplar essa fera. Acesse o site TIOBE e confira outras estatísticas e a linha do tempo com as linguagens mais populares.

popularidade das principais linguagens de programação nos últimos anos
popularidade das principais linguagens de programação nos últimos anos

Na categoria revelação o prêmio fica para linguagem Objective-C, observe que durante os anos de 2002 até 2009 ela quase não tinha relevância, mas desde de 2010 há uma forte tendência de alta. Em apenas 3 anos ela disparou de décimo para terceiro lugar, posição que pode continuar subindo. Você sabe o motivo desse crescimento? Deixe um comentário dando sua opinião, quem acertar por primeiro vai ganhar a brincadeira.

Referência

https://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html – Índice com estatísticas diversas sobre linguagens de programação, em inglês

One thought on “Curiosidade, linguagens de programação mais populares

Comments are closed.