O espectador conhecerá a fundo as boas-práticas e recomendações do Theme Review Team para desenvolvimento de Temas e quando/como usá-las tanto no desenvolvimento de temas públicos como em trabalhos para clientes ou para sites pessoais.
O espectador conhecerá a fundo as boas-práticas e recomendações do Theme Review Team para desenvolvimento de Temas e quando/como usá-las tanto no desenvolvimento de temas públicos como em trabalhos para clientes ou para sites pessoais.
Esse vai ser um post curto, as visitas do blog andam muito baixas nesse final de ano então não vou “queimar” um post técnico com dicas de WordPress, vou deixar uma mensagem de inspiração para quem lê o blog.
Quer começar bem 2013, então responda, você cumpriu suas metas de 2012? Seja atingindo as metas ou não, pode ter certeza que foi um ano de realizações, o importante é ter metas bem definidas. Se você nem tinha metas, ou pior, fez as metas e depois as esqueceu, então reflita sobre como você quer se sentir realizado nesse novo ano.
Minha dica é fazer suas metas para o ano de 2013 e as deixar em um lugar visível, revendo-as o ano inteiro, todos os dias, em uma folha de papel, aonde você pode as ir riscando, há quem as deixe até no espelho do banheiro. Se você não relembrar todos os dias de suas metas você corre o risco de nunca realizá-las. Feliz ano novo, que suas metas se realizem em 2013, deixo um trecho de um livro milenar, o Caminho (Tao), que ensina como atingir a realização plena.
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Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do tao, todos os dias algo é deixado para trás.
E cada vez menos é feito
até se atingir a perfeita não-ação.
Quando nada é feito, nada fica por fazer.
Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo.
Tao Te Ching (???), Cap. 48
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tao
Plugins utilizados Twitter Publisher e Wordbooker
Parece cenário de ficção científica pensar em apertar o botão “publicar” do post e o mesmo criar um tweet e um post no Facebook, mas sim meus caros, isso é possível. Ficar “bombando” nossas próprias páginas manualmente é muito demorado, já não basta ter o trabalho de escrever o post ainda ter que ficar colando os links e descrição em cada rede social. Apresento dois plugins camaradas que vão fazer você demitir o estagiário.
Plugin 1 – Twitter Publisher
Fácil de configurar e ainda permite algumas opções “extras”. Para configurar basta logar na sua conta do Twitter, que o plugin pega as informações e se “auto configura”. Esse plugin tem um pequeno problema, se você atualiza um post que já foi publicado ele cria mais um tweet, ou seja, o plugin não sabe a diferença entre “publicar” e “atualizar”. Mas tem uma opção para contornar esse problema, como pode ser visto na captura de tela o checkbox “
Plugin 2 – Wordbooker
Eu já testei dezenas de plugins de Facebook que prometem publicar seu post automaticamente e na minha opinião esse é o melhor, a integração não é muito trabalhosa e cumpre muito bem sua função, mas tem tantas opções que eu ainda estou perdido, não tive tempo para testar cada configuração. Agora quando um post é lançado no blog ele atualiza meu perfil no Facebook e a fanpage do blog F5 Sites, jogando um post no wall.
A configuração é rápida, basta logar na sua conta que ele carrega todas as suas fanpages e você pode escolher em qual publicar, além de permitir publicar no seu mural, como você pode ver na captura de tela ao lado. Esse plugin é fundamental para quem tem página no face e o tenho instalado em outros blogs.
Conclusão
Dois plugins ótimos para quem utiliza a dupla dinâmica Facebook e Twitter, pode economizar muito tempo. Mais uma dica que vale ouro para você melhorar seu blog e deixar seus leitores atualizados com seus últimos posts.
Todos gostam de blogs atualizados com frequência, todos temos nossos blogs favoritos que visitamos frequentemente, mas quanto de nós temos blogs que são favoritos de outros pessoas? Escrever pode ser um exercício solitário e muitas pessoas tem um blog apenas para dar vazão a seus sentimentos, muitos escrevem crônicas, poesias e até mesmo post técnicos com muita qualidade, porém ainda não conseguem atingir um nível de profissionalismo.
Escritores todos podemos ser, além de dominar a língua portuguesa é necessário ter um assunto, algo para discorrer e pronto, é só começar a escrever. Pegando exemplo de alguns cronistas de jornal, como o Ignácio de Loyola Brandão ou Luís Fernando Veríssimo, são conceituados escritores na suas áreas, mas o que eles tem em comum?
Além da qualidade do texto, todos escrevem semanalmente para o jornal o Estado de São Paulo, a frequência deles é implacável, dificilmente eles vão “falhar” e deixar o espaço do jornal vazio, porque são profissionais. Essa é a diferença do escritor de vez em quando para o escritor profissional, a frequência de publicação. Leio suas crônicas há anos, tem dias que os textos são incríveis, tem dias que nem tanto, mas da para perceber que sempre eles dão o sangue e o suor visando algo para encantar seu público.
Dito isso deixo claro que eu mesmo não sou um escritor profissional, estou tentando melhorar a frequência dos meus textos e acabei encontrando um caminho interessante, um truque que todos podemos ter na manga, textos prontos e agendados. Quando um escritor vai tirar férias o que ele faz? Prepara alguns textos antes de fazer as malas, algo que está ao alcance de todos nós e que se todos seguíssemos teríamos blogs muito melhores.
Aqui no blog F5 Sites eu escolhi quinta-feira como dia oficial para a publicação do posts, assim tenho agendado para as próximas quinta-feiras vários post. Dica para quem está começando, não publique seu primeiro texto, salve como rascunho, faça isso até chegar a 10 textos e depois você pode agendá-los e assim ter uma “folga” para escrever outros, sem tanta pressão.
A caixa de edição padrão do sistema
O WordPress já vem com tudo pronto para você agendar sua publicação, antes de publicar você pode abrir uma pequena caixa extra com a opção para escolher as datas de publicação. Como você pode ver na imagem ao lado é possível digitar manualmente a data que deseja para a publicação, uma mão na roda para quem deseja ter um blog profissional com textos agendados.
Essa ferramenta é incrível e pode ajudar os escritores a tirarem suas merecidas férias ou aliviarem a pressão por textos novos e com os plugins do WordPress essa tarefa pode ficar mais fácil. Abaixo dou dicas de dois plugins que vão facilitar esse trabalho.
Plugin Future Posts
Confesso que depois de agendar algumas publicações fiquei meio perdido, não lembrava mais que post estava agendado para qual data, a tela do WordPress também se mostrava limitada, me incomodava ter que abrir o calendário para ver a data e então digitar manualmente no campo.
Encontrei um plugin que ajuda nesse processo, após instalar e ativar o plugin Future Posts uma caixinha com um calendário aparece no menu, mostrando as datas dos posts agendados e permitindo que se clique no dia desejado para configurar o agendamento para a data. Posso dizer que melhorou muito a minha experiência.
Plugin Editorial Calendar
Com uma pegada um pouco diferente, o plugin Editorial Calendar permite visualizar de maneira mais organizadas os posts agendados. Um novo item no painel do administrador aparece para exibir um calendário completo para você bancar o editor do seu blog, acesse pelo caminho Posts->Calendário. A ideia é fazer o controle dos posts para os próximos meses, além de também mostras as publicações passadas e uma caixinha ao lado do calendário com os seus rascunhos.
A ideia aqui é trocar o chapéu, em vez de ser somente autor dos seus posts você também pode ser o editor, o responsável por organizar as próximas publicações, o melhor é a função de arrastar (drag-and-drop) para trocar as datas dos posts, é fantástico e faz desse um plugin obrigatório. Esse plugin também me ajudou muito e recomendo.
Conclusão
O WordPress é incrível e sempre me surpreende, permitir agendar posts é ótimo para organizar nossos blogs e com os dois plugins acima essa tarefa fica mais fácil. Os dois plugins se complementam e usados juntos melhoram a experiência e quem ganha com tudo isso é o seu leitor, que vai frequentar seu blog em vez de visitar de vez em quando.
Referências
http://www.noupe.com/wordpress/25-useful-free-wordpress-plugins-for-multi-author-blogs.html – Encontrei esses dois plugins nessa lista, site em Inglês
Depois de muitos testes com o sistema estamos lançando a versão comercial, por enquanto a grande novidade é separação do site de vendas do sistema.
Apesar desse blog ainda ter poucos posts eu já estou percebendo que muitos leitores tem uma dúvida básica, não entendem a diferença do WordPress hospedado no seu próprio servidor e criar um blog no WordPress.com, serviço gratuito. Esse post é para esclarer essa dúvida, mesmo para quem não entende de programação e códigos em PHP, mas prepare-se para quebrar um paradigma, pois o conceito é deveras complicado.
O WordPress é um sistema que roda no servidor, esse código é aberto e construído por uma comunidade de colaboradores de todo o mundo. Pode ser baixado e instalado em qualquer computador (servidor), não é um software executável que se auto-instala na máquina como os usuários do windows estão acostumados. São arquivos de código-fonte que são transferidos e instalados no servidor utilizando comandos avançados.
Então para ter um servidor WordPress (self-hosted) é preciso enfrentar duas dificuldades antes mesmo de começar a escrever seus posts, é preciso ter ou alugar um servidor e estudar PHP e os códigos WordPress. Essa barreira dificulta a vida de muitas pessoas, por isso os criadores tiveram uma idéia brilhante, porque não disponibilizar um servidor gratuito com o sistema já instalado, assim basta ao visitante preencher um formulário para ter seu próprio blog.
Entendeu a engenhosidade do negócio, você pode ter seu próprio servidor, mas para quem não é profissional e está só começando a “brincadeira” eles deixam você usar um servidor grátis. Mas o que eles ganham em troca? Dezenas de centenas de milhares de pessoas fazendo divulgação grátis, já que o nome deles está no domínio do seu blog, todos os sites hospedados terminam com wordpress.com, quando você divulga seu blog, divulga junto o sistema.
Com certeza é uma troca justa, se esse fosse o único problema meu blog estaria hospedado lá e eu não precisaria pagar um servidor, mas para quem é profissional e precisa de funcionalidades extras somente usando servidor próprio. O principal problema é que você não tem controle sobre os arquivos do seu blog, nada de funcionalidade extras nem plugins, que são código-extras feitos por outros programadores para turbinar o site. Mas porque o wordpress.com não deixa os usuários utilizarem esses plugins?
Existe um problema de segurança que não pode ser resolvido, quem utiliza o serviço grátis só pode escrever textos e enviar imagens, quem precisa adicionar código extras ou alterar o layout do blog não vai poder, porque se pudessem controlar os arquivos de seus blogs, estaria aberta uma brecha para invadir qualquer blog hospedado no servidor. Um programador malicioso poderia enviar um código para controlar o servidor e todos os blogs hospedados.
Portanto, se você quiser ter total controle das funcionalidade e da aparência do seu site precisará de seu próprio servidor WordPress. Aqui no blog da F5 Sites damos foco para WordPress instalado em servidor, muitas da dicas que os leitores veem por aqui só podem ser utilizadas por quem ter seu próprio servidor, quem utiliza o serviço grátis está restrito. Se você não quer gastar nem tempo nem dinheiro com blog vá voando para o wordpress.com, mas a hora que você quiser colocar um simples banner de publicidade no seu site vai perceber que chegou a hora de ter seu próprio servidor.
Referências
https://codex.wordpress.org/pt-br:WordPress#Software_WordPress_X_WordPress.com – Página oficial que explica a diferença do ponto de vista do desenvolvedor.
Conheci uma ferramenta muito boa para fazer infográficos, facilita bastante a vida de quem está com pressa, o único problema é que não exporta imagem, ou seja, você só pode divulgar sua criação usando o link fornecido pela empresa. Se você é editor de uma revista ou jornal esse produto não é para você. Eu utilizei um macete, que foi tirar screenshot da tela, mas depois tem que editar e perde um tempão. No final o link.
Confira o gráfico criado no infogram.
Após anos usando o site Remember The Milk (RTM), um simples organizador de tarefas, percebi que com o tempo novas tarefas, não planejadas, atrapalhavam na organização. Para manter tudo em ordem é preciso reorganizar sempre as listas e seguir algumas dicas e regras para não se atrapalhar.
Vou descrever de maneira práticas quais são os passos para trabalhar com essa fantástica ferramenta:
Na hora de escrever novas tarefas, para não bagunçar as listas, uso algumas regras simples e eficiente:
Diferente dos EUA, o Japão possui algumas empresas no setor automobolístico, organizadas em redes, em que até 75% dos componentes são terceirizados. (p 177). Arm’s lenght transaction é um transação mercantil na qual as partes autônomas trocam bens e serviços sem um acordo formal de continuidade do relacionamento no futuro. (Glossário)
Resumo do resumo (p 181)
As fronteiras verticais são definidas pelas terceirizações da empresa e estratégias nesse sentido, produzir versus compras(p 124). Ronald Coase, no artigo “The Nature of the Firm”, definiu os custos das transações, que existe muita atividade econômica ocorrendo fora do mercado de preços, que operar no mercado custa tempo e despesa de negociação, escrituração e fazer valer o contrato (p 142). Conceito de nascente e juzente (p 125), troncos descem o rio para chegar a empresas juzentes. Os ativos podem ser adquiridos mediante tres tipos de relacionamentos, mercado, integração vertical, aliança ou joit venture, (de acordo com fluxograma da p 153). A desconfiança é um custo menos tangível, pois aumenta o tempo de elaboração do contrato e pode comprometer a qualidade do produto ou componente(p 152).
Resumo do resumo (p 154)
Primeira edição, 1967. Novos tópicos ganharam importância nessa edição, como segmentação, targeting e posicionamento. As empresas migraram de portfólio de produtos para portfólio de clientes. Marketing não é um departamento, é um guia para toda a empresa. A maior mudança desta edição é um novo co-autor, Kevin Lane Kelly.
Novo tópico – marketing Holístico
Leva em consideração todo o ambiente que a empresa está envolvido para a criação e gestão de planos de marketing dentro dos seguintes tópicos:
O esforço é deixar o marketing cada vez mais individual
Targeting e Planejamento – http://www.slideshare.net/renatofrigo/targeting-e-planejamento-435682
Notas: Segmento tem que agir de maneira específica a certa publicidade para que haja uma comunicação direta, deve ser mensurável. Características (Geográfica, Demográfica, Psicográfica, Comportamental)
Está disponível uma nova página com uma agenda pública para mostrar as datas das minhas reuniões e compromissos, sendo integrada ao google calendar, então quando eu criar um evento vai aparecer aqui no meu site. Espero com isso melhorar minha comunicação com clientes e parceiro comerciais.
Atualização no site, mudanças principalmente na homepage, agora na primeira coluna está sendo exibido os últimos tweets dos meus projetos e na coluna do meio está o vídeo da minha entrevista no programa Telescópio. A terceira coluna continua com o formulário de contato.
Também foi atualizado meu curriculum, coloquei uma foto e melhorei a descrição dos trabalhos já realizados, inaugurei uma seção com objetivo profissional e também sobre meus projetos pessoais.
Quando a maioria das pessoas resolve começar um blog eu percebo uma preocupação excessiva com o que escrever, para quem escrever, como o que leitor médio vai pensar entre diversas dicas que “pipocam” na internet afora.
Vou falar primeiro sobre o segredo para escrever e depois o segredo para o sucesso. O segredo para escrever é (deixar) simples, ser simples, cativar o leitor desde o primeiro paragráfo e só revelar o que pensa sobre o assunto depois que o leitor estiver confortável com seu texto.
Além de escrever bem é necessário o mais poderoso dos elementos da Terra, que faz tudo que toca dar certo, da mais simples criação humana a mais complexo. É certamente mais importante de qualquer outra dica, é componente número um do sucesso: o amor.
Quem anda com o amor caminha lado a lado com o sucesso, escreva com o coração e o sucesso chega. Tenha um blog e exercite o prazer de escrever.
Você só precisa instalar o plugin (Un)Official Twitter Widget
Após a instalação irá aparecer uma nova caixinha na tela de widgets, arraste e configure para o local desejado
E o resultado é incrível, seu site integrado com o twitter em menos de 60s
Não poderia deixar de dizer, siga @f5sites no twitter e fique por dentro das melhores dicas de WordPress
Versão 2011 arquivada.
A técnica dos Pomodoros foi criada por um estudante italiano chamado Francesco Cirillo na década de 80, ele tinha tanta coisa pra estudar que achou que não ia dar tempo. Foi então que na cozinha encontrou um relógio com o formato de tomate, daqueles que marcam o tempo para assar pizza, que soam um alarme quando o tempo termina.
Com o relógio em mãos e muito estudo pela frente ele se fez o desafio, ficar alguns minutos estudando sem perder a concentração. Ajustou o relógio para dez minutos e estudou sem parar. Gostou tanto do resultado que continuou usando os pomodoros na faculdade até se formar, sempre se dedicando em melhorar a técnica. Atualmente disponibiliza um livro que ensina detalhadamente a técnica e mantém um site que é referência no assunto.
Depois de muitos estudos ele percebeu que dez minutos era pouco, os testes mostraram que o tempo de duração ideal de um pomodoro seria de 25 minutos, e ao final devia haver um descanso de cinco minutos. Esse é o tempo recomendado, esses trinta minutos formam um pomodoro, sendo 25 minutos de trabalho para 5 de descanso. Após 4 pomodoros deve haver um grande descanso de meia hora.
O tempo total dessa sessão de trabalho é de 145 minuto, ou 2h e 25 minutos. Uma sessão com quatro pomodoros exige muito mais esforço do que ficar trabalhando sem descanso, porque os pomodoros ajudam a descansar e recuperar a concentração. O tempo de descanso é quase um terço do total, observe que:
Descansar é mais importante do que as pessoas normalmente pensam, 5 minutos de descanso vão te fazer novo e te encher de disposição para continuar o trabalho. Comece devagar, tente completar um pomodoro, insista até conseguir terminar seu primeiro pomodoro. Terminar uma sessão com quatro pomodoros não é fácil, exige bastante treino.
Se você não tem um relógio de cozinha não tem problema, a F5 Sites acaba de lançar o site Pomodoros.com.br, todos podem usar gratuitamente nosso pomodoro online, não precisa se cadastrar para usar e é super simples, já vem com os tempos pré-configurados para trabalhar e descansar, além de indicar quantos pomodoros já foram feitos. É tão bom que estou usando agora mesmo para escrever esse post, uso e recomendo.
Versão 2011:
Esse plugin foi feito pra quem sabe resolver os problemas de maneira rápida e simples, com poucos cliques. Conheça o plugin Google Analyticator, após instalar é só linkar sua conta do Google Analytics existente ao seu site, o plugin configura automaticamente seu site, todas as páginas e posts.
Esse plugin oferece duas grandes vantagens, a primeira é que a autenticação no é super simples, basta fazer o login e escolher o domínio que vai ser monitorado, você não precisa copiar e colar o código do Google em cada página.
A segunda vantagem é que ele joga um widget no painel do administrador, então assim que entrar no site já tem as informações do Google Analytics. É instalar o plugin e habilitar sua conta, as duas vantagens desse incrível plugin:
Ele ainda tem a opção para você mostrar um contador de visita no seu site, usando um widget na barra lateral do seu site, com diversas opções de configuração. As imagens abaixo mostram duas possibilidades, entre outras, para colocar no seu site:
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Da para instalar e configurar o plugin em menos de 1 minuto tranquilamente. Mas lembre-se que só é possível instalar plugins em WordPress hospedados.
É preciso garantir que as categorias ficam também organizadas no feed de notícias, percebi que os posts sobre os clientes, portfolio, serviços e interno, que não são postagens do blog principal, mas só servem para organizar as informações, estavam sendo queimados no feed. Isso fazia com que os assinantes do feed recebessem informações que deveriam ser exclusivas do site, para resolver esse problema instalei o plugin Ultimate Category Excluder, assim pude excluir as categorias certas do feed e deixar somente as categoria com artigos endereçados aos leitores, sendo assim, apenas as informações selecionadas chegam aos nossos assinantes.
O plugin permite excluir categorias da Página Principal (main page), Feeds eArquivos (archives), como pode ser visto na captura de tela abaixo:
Captura de tela de como configurar o plugin Ultimate Category Excluder
Trabalho com blogs há mais de sete anos, meus erros e acertos me ensinaram muito sobre o assunto e gostaria de compartilhar minha experiência em criar posts. Se você tem um blog, tem que saber tirar de letra essa tarefa, espero que o fluxograma de como criar um post possa te ajudar.
Publicar um post é o primeiro item que um blogueiro deve saber, pois são neles que está o verdadeiro valor de um blog, pois são a opinião e o senso crítico do autor que atraem seus leitores.
Engana-se quem pensa que criar um post é somente uma tarefa, desde o surgimento da idéia até o texto pronto e o monitoramento das visitações são mais de 30 processos ou tarefas.
O tempo para criar um post pode variar de posts criado em cima da hora até aqueles recheados de informações que ficam semanas no forno. As tarefas ou processos que o fluxograma trata estão organizadas em sete etapas diferentes, que são:
Ao final da última etapa você deverá ter um post pronto recebendo visitantes. Criar um fluxograma me pareceu ser a melhor maneira de organizar tanta informação de maneira simples e visual, os retângulos são processos que se conectam em fluxo, formando uma sequência de tarefas.
Cada coluna do fluxograma representa uma etapa do trabalho e tem uma cor de fundo exclusiva, para facilitar a visualização. Talvez um jornal, com várias pessoas trabalhando, possa ter especialistas em cada área, mas em muitos casos, como o meu, uma pessoa é responsável por tudo. Vou explicar cada etapa detalhadamento abaixo, dica: baixe e imprima o fluxograma em formato PDF e siga o fluxo de acordo com o texto.
Sempre que tenho uma idéia já começo a imaginar os resultados finais e as reações que o texto causaria, bom seria se só bastasse ter a idéia e o texto ficasse pronto, por isso muitas vezes nessa hora pode haver muita empolgação e vontade de começar o texto às pressas.
Considere ter um banco de dados de idéias, é bastante fácil e útil, você pode fazer uma lista até no papel e ir riscando, mas eu recomendo o sistema online Remember The Milk, pois para utilizá-lo não precisa instalar nada no computador. Dentro deste sistema eu tenho listas de tarefas para cada blog ou site, costumo jogar as idéias na lista com o título “Escrever post tal” assim que a idéia aparece, anoto-as sempre sem interromper o trabalho em andamento.
É possível definir uma prioridade para cada idéia da lista, sendo que as tarefas mais importantes ficam no topo da lista. A idéia que surge de repente, no calor da emoção, parece sempre ser a melhor, mas é só visitar a lista e lembrar que tem sempre uma excelente idéia no topo. A imagem do lado direito mostra como o sistema funciona, exibindo quais são as idéias para os próximos posts que pretendo escrever, mostra também o post que eu estou trabalhando agora no topo da lista.
Dedique um tempo específico para o desenvolvimento do texto, escolha a idéia com a maior prioridade e separe algumas horas para o desenvolvimento. Antes mesmo de começar a escrever o texto você deve escolher qual a categoria que o post vai se encaixar e então criar uma pasta para colocar todo o material que achar necessário, fotos, vídeos e textos. Cada post deve ter a sua pasta exclusiva.
O nome de cada pasta é a data do post, sua categoria e seu título, usando este modelo AAAA-MM-DD-[categoria]-Titulo, que pode ser visto na imagem ao lado. Utilizando esse sistema é possível que as pastas fiquem sempre organizadas e os últimos posts, que são os que normalmente estão sendo escritos, fiquem em destaque em cima da lista. A organização funciona, estou escrevendo agora mesmo o post sobre o fluxograma e ele está no topo da lista. Posso deixar as pastas ainda mais organizadas configurando “emblemas”, que são esses pequenos ícones nas pastas, o sinal de mais verdinho signfica “post novo” e a estrelinha “post favorito”, já o cadeado é “post fechado”. Depois de criar uma pasta e colocar todo o material de apoio, podemos avançar com o desenvolvimento,
Hora de escrever o texto de fato, este é o momento que possivelmente se gasta mais tempo, ainda não cronometrei mas arriscaria dizer que mais da metade do tempo é gasto somente nessa tarefa, portanto se o post for longo separe algumas horas durante a semana para esta atividade.
Para começar acesse o painel do wordpress e adicione um novo post, é hora de escrever e reescrever até ficar satisfeito. Enquanto estiver escrevendo tenha também foco no aspecto visual do texto, verifique se existe alguma lista no texto que não foi escrita como lista, é fácil e rápido ler uma lista, todo leitor gosta, por isso abuse desse recurso. Dica: salve como “Rascunho” ou “Revisão Pendente” no WordPress antes de publicar.
Para fechar um texto com chave de ouro e atestar ao público a qualidade você pode usar citações e referências, pois ajuda o escritor a posicionar a idéia e passa a credibilidade de alguém que pesquisou sobre o assunto antes de opinar, é mais recomendado para textos científicos. Dica: A utilização de links de referência no final do texto pode fazer o leitor ir embora do seu site.
Não pule essa etapa, tem muitos blogs por aí com textos mal escritos por falta de uma simples revisão, eu confesso que já publiquei alguns textos e comentários que não me orgulho muito, mas se não fosse essa experiência não saberia da importância da revisão.
Escrever é uma arte, mas é também uma técnica, ninguém vai querer ler um texto mal escrito, ainda mais se for extenso. As vezes idéias fantásticas se perdem e tem seu valor depreciado por causa de erros de português.
A primeira tarefa é rever o HTML, algumas vezes o WordPress adiciona trechos de código sem função. Siga para a revisão da ortografia e concordância. Dica: não é recomendado rever o texto logo após terminar de escrevê-lo, devido a proximidade com o objeto, é recomendado um tempo para o afastamento crítico ou ter uma segunda pessoa para rever o texto, se você for seu rever seu próprio texto durma pelo menos uma noite antes.
Com o texto escrito e revisto é possível definir as palavras-chaves, configurá-las no painel e depois destacá-las no texto, usando negrito nas palavras mais importantes de cada parágrafo. Não é necessário destacar palavras em todos os parágrafos e tem casos onde é melhor destacar mais de uma palavra. Quanto menos usar o negrito mais forte fica o efeito, mais destaque ele dá para as palavras. Se tiver um plugin de SEO configure-o. Dica: separe um tempo para uma revisão dos seus textos periodicamente, não deixe seu textos esquecidos, visite-os sempre.
É preciso ilustrar suas idéias, criatividade ajuda muito nessa etapa. Se você é uma pessoa criativa, deixe sua criatividade fluir na criação de imagens e tente manter sempre o foco quando escrever o texto. Nessa etapa as principais tarefas são criar e editar gráficos, tabelas, quadros e imagens em geral. Nunca use imagens sem licença ou permissão, tudo que existe na internet foi criado por outras pessoas, se quiser fazer um trabalho sério nem pense em roubar fotos de outros sites.
Todos os elementos visuais devem ter legenda e tamanho adequado, além de uma apresentação que combine com o aspecto visual do blog. É importante lembrar que o posicionamento da imagem se altera sempre que o texto é alterado, por isso é primordial ter terminado a etapa anterior antes de começar a ilustrar um texto.
It’s showtime! Publicar o texto no próprio blog é simples, ainda mais se for WordPress, ao fim da revisão basta mudar o status do texto para publicado ou programar uma data para a publicação, que o mesmo vai surgir na sua página de blogs.
É possível configurar o wordpress para publicar em diversos sites e redes sociais, como o facebook, twitter, linkedin e feedburner, além de gerar o RSS. No Brasil existem agregadores de notícias que são interessantes opções e que podem gerar alto retorno de visitação a um baixo custo, é possível publicar o RSS dos posts automaticamente em alguns sites como dihhit. Dependendo do tipo de artigo pode ser interessante publicar em sites específicos, como o administradores, caso o mesmo tenha conteúdo técnico.
A diferença entre publicar e divulgar é que publicar é uma etapa que termina, já divulgar pode ser feito sempre. Todo o tempo que você gastou até agora foi para criar uma semente, um post para crescer e dar frutos precisa ser regado, e é exatamente isso que é a divulgação, é regar a sua sementinha. Se a semente for a boa é só regar bastante que vira uma árvore frondosa e cheia de frutos.
Você pode comentar em outros blogs e fóruns que tratem do mesmo assunto que seu post, sempre colocando um link para seu blog. Ler um texto de outra pessoa, se interessar e fazer um comentário construtivo ou falar que gostou do texto não é fazer spam, participe sempre com foco nas discussões.
Quando você divulga e atrai visitantes uma parte deles comenta o post e você percebe a impressão do público e suas reações. Esteja sempre pronto para receber críticas, pois os críticos são sempre os primeiros a comentar, as pessoas que gostam muitas vezes não comentam. Esteja pronto para conhecer pessoas, fazer parcerias e amigos, é hora de interagir na blogosfera.
Chegou a última etapa, depois de tanto trabalho chegou o momento de fechar o ciclo voltando sua atenção para os resultados. Nos primórdios da internet, um contador de visita era a solução mais utilizada para fazer o acompanhamento das visitações, mas atualmente é considerado um recurso limitado. Recomendo utilizar o Google Analytics, que disponibiliza informações detalhadas sobre visitações, como um mapa do mundo com os países e cidades que mais geram visitas, as principais consultas que mostraram seu site no google, os sites de terceiros que mais geraram retorno, entre outras dezenas de relatórios.
O fluxograma recomenda esses três relatórios básicos, mas são tantos que você deve sempre analisar o máximo de dados possíveis. Após analisar os relatórios chegamos então à última tarefa, que é o “Feedback e Aperfeiçoamento”, é possível melhorar textos já escritos, se o público se interessar mais por uma ou outra parte do texto você pode adicionar mais informações ou eliminar partes confusas.
Terminar essa tarefa não significa que chegamos no final do fluxograma, há uma linha tracejada que indica que após o aperfeiçoamento do texto você pode voltar para a etapa de divulgação, pois sempre que comentar sobre algum assunto na internet, que já tiver um post publicado, pode divulgar o link.
Chegar nessa etapa é exaustivo, é como subir no topo de uma montanha, você chega exausto mas com uma sensação indescritível de vitória, mas sabe porém que o trabalho não terminou, do topo desta montanha você vai avistar uma montanha ainda mais alta e difícil de subir.
Nota técnica: Para configurar o Google Analytics no WordPress basta usar o plugin Google Analyticator. Acompanhe também as informações pelo seu celular android, instale o app GAnalyticz, é possível acessar as principais informações, como número de visitantes, entre outras.
O objetivo deste post é compartilhar minha expêriencia e a maneira como trabalho, espero poder ajudar os blogueiros. O fluxograma não precisa ser seguido à risca, o importante é melhorar sempre a rotina de trabalho. Esse material é original e representa a metodologia de trabalho da F5 Sites, as imagens e texto são propriedade de Francisco Matelli.
Aceito críticas e sugestões, acredito que esse fluxograma pode evoluir e melhorar. Lembre-se, se você não está lendo esse post no blog da F5 Sites, acesse o link original do post e comente.
Blog é uma revolução na maneira de se comunicar, algumas utilizações interessantes podem ser:
Servem a grandes corporações, multinacionais, emissoras de televisão e rádio, times de futebol, igrejas e outros empreendimentos de grande porte
Baixo custo, baixo investimento e possibilidade de retorno elevados
Indivualidade levada a sério.
Um investimento em organização e publicidade, no sentido de tornar público. Tenha todas as informações, como apresentações, fotos, discussões, tudo em seu blog fechado com senha, com a possibilidade de adicionar usuários, amigos, parentes, colegas de trabalho, liberando o conteúdo certo para cada pessoa.
Lembre-se: é possível ter mais de um blog
Após meses de trabalho o site está em sua fase final, hoje os últimos bugs da lista foram corrigidos e agora podemos focar na apresentação e design. Veja a lista de bugs corrigidos:
Hoje a maior parte do tempo foi dedicado para essas tarefas, o tempo ficou curto para escrever um post com conteúdo.
Com a tecnologia disponível é possível “operacionalizar” uma empresa, ou seja, fazer a sua gestão, aí incluso financeira, de projetos, da produção, pela internet, sem a necessidade de um espaço físico, como se cada diretor levasse a “empresa” consigo, e pode trabalhar a partir de um celular, na sua própria casa ou na empresa.
Mas para obter esse nível de excelência na gestão é necessário, na maioria dos casos migrar de uma forma “antiquada” de pensar a própria empresa e sua a administração. A cultura de uma empresa é muito difícil de mudar, no caso de já existir uma estrutura típica do último século, o desafio é exatamente enfrentar essa resistência. E tudo com tecnologia de código aberto ou gratuita.
As tecnologias utilizadas são como medicamentos, cada uma vai ajudar a sua empresa de uma maneira, sendo que você pode escolher quais delas utilizar, porém tomar o coquetel inteiro pode deixar sua empresa saudável e errar o medicemento não. Se você estiver pensando em migrar seu SCRUM para a internet não escolha o que parecer mais importante, é como um carro somente com uma roda, com duas, três ou quatro, a diferença na eficiência do seu SCRUM pode ser gritante se adotar todas as tecnologias corretas.
Escolha a F5 Sites para auxiliá-los nas decisões de adoção e desenvolvimento de novos tecnologias e culturas de produção.
De acordo com a wikipedia “O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.”
Não bastasse o rigor burocrático que os empresários devem enfrentar para estabelecer um empreendimento no Brasil de maneira geral ainda existem adversidades locais. Como futuro empresário de Itapetininga acredito que nossa cidade encarece ainda mais os custos para o investidor devido a sua característica provinciana.
O custo Itapetininga reside no fato da oferta de serviços de baixa qualidade e de alguns funcionários totalmente despreparados, como na Junta Comercial (JUCESP). Não bastasse enfrentar as dificuldade burocráticas sem o auxílio de um contador, ainda preciso me deparar com a má vontade de funcionários, que me fez perder meu tempo indo e voltando da junta e da receita por omissão de informação. O SEBRAE de Itapetininga também não possui funcionários qualificados para dar instruções adequadas a todos os segmentos, restringindo suas orientações a assuntos básicos.
O que eu (inocentemente) esperava encontrar nos escritórios dos órgãos estaduais e nacionais eram funcionários motivados que incentivassem os empresários locais, mas o que eu encontrei em Itapetininga foi despreparo e má vontade na prestação de informações, sugiro a JUCESP que reveja seu quadro de profissionais para encontrar pessoas com o perfil adequado e gostaria muito de saber que a taxa que eu paguei (de valor maior que os impostos que precisava no momento) foi revertida em treinamento para os funcionários. Espero voltar na junta comercial e ser recebido por funcionários disposto a auxiliar e instruir os futuros empresários do país.
Referências
A grande vantagem da internet em relação as modalidades tradicionais de investimento, como abrir uma loja ou similar no mundo real, é a diferença dos custos iniciais. Enquanto que para montar uma loja física é necessário preparar um imovel para receber os clientes, no mundo virtual é possível reduzir esses custos operarando somente pela internet.
A internet exige um investimento inicial muito menor que nas modalidades tradicionais de comércio e permite o ingresso num mercado gigante e que se expande a cada dia com novas oportunidades. Muitos serviços e produtos estão adaptando versões para a internet, inclusive de órgãos públicos, e ainda existe um potencial mercado a ser descoberto,
Pode exister um custo adicional para quem vai operar somente pela internet, o custo da criação e manutenção do site, que nesse caso é um item quase que obrigatório. Contratatar uma empresa para desenvolver o site é um dos itens que podem ser abatidos se o empreendedor tiver conhecimento em TI para desenvolver o próprio site, o que não é muito raro.
Existem empresas especializadas na criação de sites, uma boa opção é contratar uma empresa para cuidar de tudo que for relacionado ao site, o registro do domínio, hospedagem, manutenção, suporte técnico, dando liberdade criativa e suporte técnico para o cliente criar conteúdo para seu site. Não poderia deixar de recomendar a minha empresa, F5 Sites, estamos sempre atentos as mudanças e tendências da nova década, conheça nossos planos e preços. (No momento não estamos em busca de novos clientes, somente novos leitores)
Para manter um site rentável, o maior problema (de longe) não é o custo, com as centenas de milhares de sites e plataformas que são lançadas a cada dia você pode ter um site até mesmo sem pagar nada (além das suas contas), até um orkut facebook pode ser considerado um site. O maior problema é justamente criar conteúdo atrativo respeitando a regra de quanto mais conteúdo (de qualidade) mais visitatens e potenciais clientes entrando no seu site.
O segredo é conhecido nosso, o que o empresário precisa (mas nunca faz) é planejar seu investimento para obter um conteúdo que vai gerar retorno, atraindo um nicho específico de visitantes, o famoso oceano azul, que consiste em encontrar um nicho pouco explorado. Experimente falar de um assunto que você seja especialista e que possa contribuir com um ponto de vista diferenciado.
Pesquisei algumas soluções de banner rotator para um cliente, já estava habituado a utilizar o plug-in NextGen Gallery e resolvi não pesquisar outras soluções, pois tudo que eu (achava) que precisava estava listado em sua descrição, as configurações deste plugin são tantas que achei que deveria ter de tudo. Porém um problema apareceu somente após ter instalado o plugin, configurado e, depois de muito pesquisar, descoberto como utilizar a template tag para exibir o slideshow fora de posts ou páginas.
O problema é que o NextGen não permite a adição de links nas imagens, quando se clicava na imagem do banner apenas pulava para a próxima, nada de link. Mesmo depois de passar horas lendo um tutorial avançado de integração com outro plugin nada consegui, só depois de passar por todas as etapas deste tutorial percebi que essa solução não iria resolver meu problema. Era tanto detalhe que comecei a me encher deste plugin, e conversando com o próprio cliente ainda recebo a mensagem: “de pouco me serve um slideshow que não permite links”, o que é muito verdade.
Um plugin muito mais simples, wp-cycle, que foi criado exclusivamente para servir de slideshow resolveu o problema. Esse plugin permite adicionar imagens de maneira simples, e na mesma tela já adicionar o link. As configurações são básicas (o que é ótimo) e permitem que em pouco tempo seu banner esteja no ar. Para utilizar basta utilizar a template tag:
<?php if (function_exists(“wp_cycle”)) wp_cycle(); ?>
Abaixo uma captura de tela das configurações:
Se você deseja um simples slideshow fique com wp-cycle, se você tem horas para testar configurações e as mais inimagináveis e complicadas integrações utilize o NextGen.
Fim do período festivo e início de um novo ciclo de trabalho na F5 Sites, o ano de 2011 promete ser um ano importante pois será o ano da obtenção do CNPJ e da regularização da empresa. Criei uma categoria de postagens chamada “Do quarto para o mercado internacional”, que vai mostrar o caminho da empresa, desde o seu nascimento até a sua consolidação.
Vou detalhar aqui a evolução e todos os momentos importantes desse processo, desde os passos para a obtenção CNPJ à conquista do primeiro cliente internacional, numa nova categoria chamada “Da garagem para o mercado internacional”. Acredito ser um longo caminho, que muitos empreendedores do ramo de TI, principalmente os que atuam online, tem vontade de trilhar, mas muitas vezes não conhecem as dificuldades e as vantagens de se fazer isso. É importante lembrar que a burocracia brasileira muitas vezes atrapalha o empreendedor, além da dificuldade em obter informações precisas diante de tantos detalhes. Regularizar uma empresa no Brasil é um desafio extra que os empreendedores tupiniquins devem enfrentar.
Ainda dentro do projeto de regularização da empresa está a criação dos contratos para as modalidades de serviço que serão prestados. Em 2011 as meta são a obtenção do CNPJ e a emissão da primeira nota fiscal.
Estou somente testando o Scrib Fire para o Google Chrome, usei bastante no Firefox e pelo jeito ele só ficou mais feio no Chrome, mas ainda funciona legal.
As coisas estão meio devagar aqui na F5 Sites mas é por um bom motivo, estou me empenhando na construção de um sistema online integrado com uma rede social própria. Passo boa parte do meu tempo trabalhando nesse novo projeto, chamado Planejamento Alimentar, um sistema online que pretende ajudar as pessoas a obter uma alimentação melhor.
Por enquanto ainda estou trabalhando na plataforma de rede social, já existe uma complexa rede, é possível criar contas e adicionar amigos, participar de fóruns e até mesmo conectar sua conta do Facebook ao site. Por enquanto esse projeto é um valioso item de portfólio, que mostra a força e agilidade das tecnologias escolhidas pela F5 Sites.
Estão sendo implementadas as funções especiais que darão a cara do site Planejamento Alimentar, são as funções centrais e exclusivas do site. Será possível planejar suas refeições, organizar uma lista de compras baseado no seu planejamento alimentar além do sistema detectar possíveis deficiências alimentares.
Você também pode ter uma rede social dentro do seu site, a web está cade vez mais dinâmicas, fique a frente da concorrência, obtenha um grande diferencial competitivo. Encare uma nova maneira de se relacionar com seus visitantes, solicite agora mesmo um orçamento para implementar-mos nossas tecnologias e know-how de rede sociais no seu site.
O texto abaixo foi retirado do meu antigo blog, ele ficou um pouco perdido por alguns anos, migrei de hospedagem, de domínio, de configurações, até reencontrá-lo e para minha supresa perceber quanto me dediquei ao tema nos últimos ano, reencontrar esse texto foi lembrar de quando tudo era uma pequena semente germinando pela primeira vez. Segue o texto original:
Aqui estou eu encarando meu blog de novo, mas agora com um tema novo, minha horta caseira. É um tema bem simples, não vou ter tanto trabalho pra escrever e vou poder compartilhar uma experiência bastante rica, produzir alimentos.
São inúmeros motivos pra se ter uma horta caseira, para mim o principal motivo é diminuir a dependência, evita-se comprar alimentos sem saber a origem além de economia financeira que a colheita gera.
Vou registrar todos meus gastos e divulgar aqui no blog, assim é possível saber precisamente os valores envolvidos, como gastos e economia de despesas. Eu não pretendo vender minha produção, por isso a horta vai me ajudar apenas a economizar dinheiro.
Hoje tive gastos de R$4,00 somente, comprei 4 pacotinhos de semente (tomate, cebola, alface e pepino). Como aqui em casa reciclamos o lixo, peguei da recicladora 2 caixas de leite e 1 lata para dar início no plantio, a terra peguei de outro vaso, portanto foi possível gastar pouco dinheiro pra começar.
Na foto é possível ver as terras com a semente, o balde de agua, a rastelinho de mão bem velhinho que já tinha em casa e o fertilizante NPK, que eu já havia comprado de outra feita, porém é dispensável. Se você não quer gastar com fertilizante procure maneiras de fertilizar a terra com restos de alimentos.
Você já ouviu aquela história de que é possível ter um blog profissional no Brasil, de pessoas que estão largando os empregos e passam a viver com um site ou blog profissional, ganhando dinheiro pela internet? Esse é um clube bastante exclusivo, são alguns poucos sortudos que participam, que conseguem com seu blog/site o sustento e uma renda mensal, em alguns casos é a única fonte de renda.
Para entrar nessa você precisa de 3 coisas, são os 3 elementos que fazem a diferença entre quem ganha dinheiro pela internet e quem fica batendo a cara no muro.
1. Experiência de vida, visão particular sobre um assunto, ponto de vista diferenciado.
2. Um profissional de confiança, vai dar um bom suporte e uma cara legal para seu site, além de cuidar de toda a parte técnica.
3. Acreditar nessa loucura, você vai querer ver a reação das pessoas quando disser que pode trabalhar a qualquer hora do dia, em qualquer parte do mundo que tenha acesso a internet, e olha que são muitos. Que tal um quiosque a beira-mar com wifi? Acredite.
Muitas pessoas ou empresas jogam oportunidades de vendas pela janela, não sabem gerenciar contatos e oportunidades, sem falar na parte mais importante da empresa: os clientes. Se você acha que seus clientes andam precisando de um tratamento diferenciado, aproveite essa oportunidade para conhecer o vTigerCRM.
CRM é uma terminologia de marketing para Gestão de Relacionamento com o Cliente (Custumer Relationship Manager), ou seja, é na definição uma prática que deve ser adotada por todos os profissionais, pois incentiva um melhor relacionamento com o cliente. Junto com a prática vieram as ferramentas, ou seja, os Sistemas de Relação com o Cliente. Existem diversos deles, alguns pagos, alguns gratuitos e para nossa sorte alguns de código aberto. Sendo o principal expoente de código aberto o vTigerCRM, um sistema desenvolvido por colaborares (peers) do mundo inteiro, tendo sido traduzido para mais de 10 linguas. No site oficial é possível fazer o download do sistema e de todos os pacotes de tradução, ou ver outras formas de instalar na minha página sobre o vtiger.
O grande diferencial desse sistema é a possibilidade de fazer a instalação em um servidor online, ou seja, você vai ter acesso aos dados mais importantes de sua empresa e seus clientes. Poderá observar as movimentações do estoque, os pedidos de venda, emitir as faturas para os clientes, enviar email de cobrança com a fatura e um boleto bancário anexo para todos os seus clientes ao apertar de um botão pela internet.
Parece bastante revolucinário um sistema que promete isso, a grande diferença do vTiger é que isso não é uma lista de promossas, mas sim o que o sistema realmente faz. Já existem diversas empresas brasileiras a utilizar essa tecnologia, e garanto que se perguntar para algum desses pioneiros empresário quais as principais transformações em sua empresa depois do vTiger, vai ouvir respostas como:
Acredito que esses são motivos suficientes para você se informar mais a respeito de sistemas de CRM, principalmente o vtiger. No meu site eu disponibilizo mais informações sobre essa incrível ferramenta, confira:
https://administradores.com.br/artigos/seu-novo-gerente-de-marketing-vtigercrm
Pode se considerar como núcleo da revolução que foi a internet, a facilidade para se publicar, pois essa é a grande diferenças das outras mídias como jornais, rádio e televisão, que necessitam uma grande infra-estrutura, a internet exige apenas um computador. Agora, basta somar essa facilidade com a liberdade para se publicar qualquer coisa para termos o cenário do que essa iniciante revolução se tornou.
Vindo no bonde junto com essa facilidade na publicação estava o problema da falta de padronização, as pessoas publicam qualquer coisa em qualquer formato, como um profissional com um projeto sério de website poderia desenvolver alguma coisa em um ambiente tão aberto? Os navegadores, puxados pelo internet explorer, aceitavam qualquer tipo de documento como página HTML e cade navegador exibia a página a seu gosto, na maioria das vezes um código que funcionava em um navegador não funcionava no outro obringado o profissional a fazer no mínimo duas páginas, para internet explorer e para o netscape. Sem contar que cada nova versão dos navegadores exigia um novo código.
Essa falta de padrão porém já está sendo combatida pela maioria dos desenvolvedores sérios, a adoção de padrões é benéfica na maioria da vezes, a não ser quando o excesso mais atrapalha do que ajuda o desenvolverdor. Porém a adequação aos padrões de desenvolvimento na internet é sem dúvida o melhor caminho a trilhar. Atualmente são pequenas as diferenças na forma como um navegador exibe uma página, pois todos agora trabalham com praticamente os mesmo padrões HTML e CSS.
Para ficar mais claro, costumo a usar um exemplo da vida real: Um caso de uma cidade que sofria um incêndio, porém os caminhões de bombeiros vieram de outra cidade para apagar o fogo. O grande problema de falta de padrão então apareceu, os caminhões da outra cidade tinham uma mangueira que não encaixava no hidrante da cidade em chamas. Os bombeiros não puderam fazer nada, a não ser assistir a cidade ser consumida pelo fogo. Eu apenas ouvi essa história, não sei se é verdade, mas é possível, e isso prova que a falta de padrão pode até ser fatal, imaginem hospitais sem padrão, etc.
Portanto você aqui vai uma dica para webmaster ou webdesigner, adote os padrões na internet e caminhe junto com o desenvolvimento. Os padrões são regulados pela w3 (a href=”http://www.w3.org/”http://www.w3.org//a), sabe aquela declaração que existe na maioria das páginas na internet:
!DOCTYPE html PUBLIC “-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN” “http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd”
Prestou atenção agora? É um link para o site w3! Esse exemplo é a declaração de padrão sobre o qual o meu site é construído, e posso dizer que é o mais rígido de todos. Meu site utiliza o modelo de documento XHTML estrito, não permitindo qualquer erro de código, é como mergulhar de cabeça nos padrões.
Para entender na prática como isso funciona, acessando meu sitewww.franciscomatelli.com e visualizando o código fonte, ou clicando nos logotipos do w3 no rodapé, vai entender como são os padrões na prática.
Pode se considerar como núcleo da revolução que foi a internet, a facilidade para se publicar, pois essa é a grande diferenças das outras mídias como jornais, rádio e televisão, que necessitam uma grande infra-estrutura, a internet exige apenas um computador. Agora, basta somar essa facilidade com a liberdade para se publicar qualquer coisa para termos o cenário do que essa iniciante revolução se tornou.
Vindo no bonde junto com essa facilidade na publicação estava o problema da falta de padronização, as pessoas publicam qualquer coisa em qualquer formato, como um profissional com um projeto sério de website poderia desenvolver alguma coisa em um ambiente tão aberto? Os navegadores, puxados pelo internet explorer, aceitavam qualquer tipo de documento como página HTML e cade navegador exibia a página a seu gosto, na maioria das vezes um código que funcionava em um navegador não funcionava no outro obringado o profissional a fazer no mínimo duas páginas, para internet explorer e para o netscape. Sem contar que cada nova versão dos navegadores exigia um novo código.
Essa falta de padrão porém já está sendo combatida pela maioria dos desenvolvedores sérios, a adoção de padrões é benéfica na maioria da vezes, a não ser quando o excesso mais atrapalha do que ajuda o desenvolverdor. Porém a adequação aos padrões de desenvolvimento na internet é sem dúvida o melhor caminho a trilhar. Atualmente são pequenas as diferenças na forma como um navegador exibe uma página, pois todos agora trabalham com praticamente os mesmo padrões HTML e CSS.
Para ficar mais claro, costumo a usar um exemplo da vida real: Um caso de uma cidade que sofria um incêndio, porém os caminhões de bombeiros vieram de outra cidade para apagar o fogo. O grande problema de falta de padrão então apareceu, os caminhões da outra cidade tinham uma mangueira que não encaixava no hidrante da cidade em chamas. Os bombeiros não puderam fazer nada, a não ser assistir a cidade ser consumida pelo fogo. Eu apenas ouvi essa história, não sei se é verdade, mas é possível, e isso prova que a falta de padrão pode até ser fatal, imaginem hospitais sem padrão, etc.
Portanto você aqui vai uma dica para webmaster ou webdesigner, adote os padrões na internet e caminhe junto com o desenvolvimento. Os padrões são regulados pela w3 (a href=”http://www.w3.org/”http://www.w3.org//a), sabe aquela declaração que existe na maioria das páginas na internet:
!DOCTYPE html PUBLIC “-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN” “http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd”
Prestou atenção agora? É um link para o site w3! Esse exemplo é a declaração de padrão sobre o qual o meu site é construído, e posso dizer que é o mais rígido de todos. Meu site utiliza o modelo de documento XHTML estrito, não permitindo qualquer erro de código, é como mergulhar de cabeça nos padrões.
Para entender na prática como isso funciona, acessando meu sitewww.franciscomatelli.com e visualizando o código fonte, ou clicando nos logotipos do w3 no rodapé, vai entender como são os padrões na prática.
Estados Unidos, o berço da cultura internética, e continua sendo o maior alimentador desta cultura. Redes sociais no Brasil ainda são um tanto emergentes, existe o fenômeno da imortalidade do Orkut que impede que outras redes aflorem, mas se depender de mim o Orkut já tem ser lugar guardado no cemitério, tenho visitado minha página uma vez por semana no máximo e ainda assim só encontro spam, mas não usar o Orkut estava parecendo pouco para mim, portanto vou falar aqui de algumas alternativas sociais, e também deixar meu lamento pela morte do Orkut ainda na versão beta (beta aonde? o serviço está disponível há anos, ou isso é esperteza ou acomodação da Google).
Antes de falar sobre as redes sociais, gostaria de salientar a importância que estas veem ganhando em estratégias de Marketing. Eu não acompanho de perto a corrida presidencial norte americana, mas sei que a Hillary Clinton largou disparada na frente do Obama, agora, parece que o Obama estava fortemente armado até os dentes de redes sociais, fez uma campanha forte na internet e conseguiu, agora é o candidato democrata dos EUA.
Se redes sociais conseguem definir um presidente, ainda mais do EUA, imagine o que ela pode fazer pelo seu produto? É lamentável que a Justiça brasileira tenha proibido a campanha de nossos candidatos pela internet, aliás, ridículo, permitindo apenas a utilização de um portal pessoal. Mas foque a divulgação de seu produto nesses canais, vou facilitar sua vida e comentar alguns.
– Administradores.com.br – Um portal sobre administração, um empreendimento social desenvolvido em nossas terras, tenho muito apreço por esta iniciativa. Autores tratam dos mais variados artigos sobre Administração, aproveite e entre na comunidade Administrampando e fortaleça essa rede.
– Digg.com – Uma grande central de escritores e noticiadores da web, ainda existem poucas categorias, não encontrei muita coisa relacionado a Marketing, mais sobre o mundo corporativo, onde provavelmente existem artigos sobre Marketing. Lembrando que o conteúdo está totalmente em inglês.
– Last.fm – Comunidade musical, com versão em português (de Portugal), bastante popular. Devem existir alguns artistas lá procurando divulgação, mas os mais famosos só disponibilizam trechos de 30 segundos das músicas. Usuários podem criar suas próprias rádios (alguém lembra da usina do som?) Porém há uma boa discussão acerca de artistas e musicalidade. Confira por sua conta e risco.
– Twitter – O que você está fazendo? Descubra o que seus amigos e conhecidos estão fazendo na internet, deve ser bastante interessante quando se tem bastante contatos, mas eu entrei agora e ainda não tive a paciência de procurar ninguém. Sei que é um serviço bastante comentado lá fora e, portanto estou esperando uma versão em português, enquanto isso vou ficar só imaginando o que meus amiguinhos andam aprontando por essa internet.
– Facebook– O mais quente desses todos, prometendo ser o substituto do orkut, pois tem a mesma funcionalidade, faça amigos, conheça gente nova e encontre conhecidos que não via há anos. Possui algumas ferramentas para procurar contatos ótimas e ainda por cima gadgets, você pode adicionar infinitas funcionalidades no seu perfil, por ex. um mapa mostrando quantas cidades já visitou.
– Myspace – Comunidade musical que bomba no mundo inteiro, eu ainda não entrei, mas sei que é boa, conheça artistas emergentes e discuta música em português do Brasil.
É lógico que redes sociais são uma novidades, existem milhões delas na internet, cada vez mais, portanto é impossível um ser humano normal conhecer todas, mas se você conhece mais alguma, sinta-se a vontade para falar sobre ela nos comentários.
http://administrampando.blogspot.com/2008/06/redes-sociais-um-bom-lugar-para-voc.html
Vou iniciar mais uma série de artigos, intitulada Ferramentas de Marketing. Este primeiro artigo será sobre a Matriz BCG (Boston Consulting Group), que é provavelmente a ferramenta mais famosa de marketing, o que deve acontecer devido ao fato de ser muito fácil de entender. Ao bater olho você se depara com um conjunto de imagens fofinhas que servem para ilustrar o estado atual do seu produto, têm as vaquinhas leiteiras, estrelinhas, abacaxizinhos. No livro parece ótimo, mas traze-la para o ambiente de trabalho e torna-la algo útil é realmente difícil.
O primeiro fato que dificulta a utilização desta ferramenta é que nos Brasil não existem dados para se fazer essa Matriz e ponto. Muitas traduções do inglês, Estados Unidos, deixa a literatura de Marketing desconexa com a nossa realidade. É preciso entender que aspectos culturas, mesmo nosso estado atrasado de desenvolvimento, nos obriga que se faça adaptações.
No Brasil Marcos Cobra adaptou para um modelo que utiliza variáveis internas, dados existem que possam ser coletados apenas dentro da própria empresa, como fluxo de caixa, volume de vendas.
O que na verdade acontece é que a análise BCG fica prejudicada. Não serve como Matriz BCG, mas tem o seu valor. Meu conselho é, utilize com cautela, pense muito bem se essa ferramenta vai ajudar a resolver seu problema.
http://administrampando.blogspot.com/2008/04/ferramentas-de-marketing-matriz-bcg-ou.html
https://administradores.com.br/artigos/ferramentas-de-marketing-matriz-bcg-ou-analise-bcg
O Marketing deste novo século realmente está muito mais dinâmico, claro que não é muito diferente do que era dez a quinze anos atrás, a base teórica continua a mesma, a grande diferença é que hoje em dia existe a internet para mudar todo o resto. Acredito que não preciso me delongar para explicar o poder da internet, já que você é uma pessoa conectada, que está navegando no meu blog (administrampando). Quem nunca se conectou sim precisa de explicações sobre esse novo e dinâmico canal de comunicação.
Assim que a internet começou a se popularizar, em meados da década passada, a propaganda nunca foi bem estruturada. Acredito que alguém tentou adaptar o que se conhecia no mundo da propagando impressa e outras mídias que existiam na época, para a web. Colocaram banners no topo das páginas, depois na lateral e nos menus, criaram as incomodas janelas pop-ups e todo o tipo de aberração que nunca funcionava. Livros da época tratam a Web como uma ferramenta com pouco potencial para a divulgação de seu empresa.
Quando se faziam pesquisas de cliques em banner nas páginas, viam que os cliques eram poucos, e que os usuários experientes eram os que menos clicavam, porque o usuário, conforme aprende a navegar, aprende a ignorar esse tipo de publicidade também. Essa pesquisa, que é realizada todo o ano, não revela mudanças significativas no comportamento dos usuários diante desse tipo de publicidade, em outras palavras, esse tipo de publicidade era ignorada antigamente e hoje em dia do mesmo jeito.
Esse problema de baixo cliques exigia uma solução rápida, que foi tão mal pensada quanto pode, e o que normalmente acontece foi a mais óbvia: o espaço para a publicidade aumentou exponencialmente nos sites. Os banner ganharam diversos formatos e se localizavam em qualquer lugar da página, deixando os usuários com os cabelos em pé, perdidos numa onda colorida que piscava intermitantimente com a frase “clique aqui”.
Com o desenvolvimento de tecnologias, como o flash, além de inoportuna a publicidade ficou abusada, janelas animadas pulando aos olhos do usuário que não conseguia se concentrar no mais importante, o conteúdo do site. A tecnologia também evoluiu, numa tentativa de salvar os usuários e própria internet dessa bola de novo de publicidade. Algumas ferramentas foram criadas, como bloqueadores de pop-up, filtros anti-spam, etc. O que me deixa abismado é que os grandes cérebros de marketing não percebem é que se existe esse tipo de ferramenta é porque realmente essa publicidade incomoda o usuário.
As soluções para a publicidade na web evoluem tão rápido quanto ela. O primeiro passo para mudar esse cenário desastroso, foi a percepção que a internet estava mudando, e que a web evoluia para a web 2.0. Esse conceito pode ser resumidamente definido na criação do conteúdo da web pelo próprios usuário dos sites, ou seja, uma interação de poucos limites com o usuário. Graças a essa mudança, as algumas pessoas passaram a perceber que existem formas de divulgação que, por incrível que pareça, agradam tanto o usuário que ele mesmo se responsabiliza em fazer a divulgação do produto. Um novo laço de fidelidade à marca pode surgir.
A interação do usuário com a campanha é fundamental para que se crie o laço do cliente com a empresa, criando e aperfoiçando sua imagem. Uma dessas interações como usuário pode sem feitas através de advergames, que podem ser considerados como a bola da vez da publicidade pra internet Nada mais são que jogos online para complementar algum tipo de campanha ou mesmo para tentar ser um novo víral. É um tipo de divulgação que precisa ser bem pensada, visando sempre agradar o usário, um novo tipo de interação com o cliente, que passa receber informações dos seus produtos de um jeito divertido.
A concepção de um advergame interessante é realmente uma grande desafio, existem vários destes projetos perdidos na web, por isso, se você pensa em contratar alguém, certifique-se que receberá uma produto de qualidade. Você pode procurar um bom profissional para desenvolver seu advergame, mas antes dessa caçada tenha consciência que já conhece o melhor, Francisco Matelli – Advergame, a melhor solução advergame da web.
O Marketing deste novo século realmente está muito mais dinâmico, claro que não é muito diferente do que era dez a quinze anos atrás, a base teórica continua a mesma, a grande diferença é que hoje em dia existe a internet para mudar todo o resto. Acredito que não preciso me delongar para explicar o poder da internet, já que você é uma pessoa conectada, que está navegando no meu blog (administrampando). Quem nunca se conectou sim precisa de explicações sobre esse novo e dinâmico canal de comunicação.
Assim que a internet começou a se popularizar, em meados da década passada, a propaganda nunca foi bem estruturada. Acredito que alguém tentou adaptar o que se conhecia no mundo da propagando impressa e outras mídias que existiam na época, para a web. Colocaram banners no topo das páginas, depois na lateral e nos menus, criaram as incomodas janelas pop-ups e todo o tipo de aberração que nunca funcionava. Livros da época tratam a Web como uma ferramenta com pouco potencial para a divulgação de seu empresa.
Quando se faziam pesquisas de cliques em banner nas páginas, viam que os cliques eram poucos, e que os usuários experientes eram os que menos clicavam, porque o usuário, conforme aprende a navegar, aprende a ignorar esse tipo de publicidade também. Essa pesquisa, que é realizada todo o ano, não revela mudanças significativas no comportamento dos usuários diante desse tipo de publicidade, em outras palavras, esse tipo de publicidade era ignorada antigamente e hoje em dia do mesmo jeito.
Esse problema de baixo cliques exigia uma solução rápida, que foi tão mal pensada quanto pode, e o que normalmente acontece foi a mais óbvia: o espaço para a publicidade aumentou exponencialmente nos sites. Os banner ganharam diversos formatos e se localizavam em qualquer lugar da página, deixando os usuários com os cabelos em pé, perdidos numa onda colorida que piscava intermitantimente com a frase “clique aqui”.
Com o desenvolvimento de tecnologias, como o flash, além de inoportuna a publicidade ficou abusada, janelas animadas pulando aos olhos do usuário que não conseguia se concentrar no mais importante, o conteúdo do site. A tecnologia também evoluiu, numa tentativa de salvar os usuários e própria internet dessa bola de novo de publicidade. Algumas ferramentas foram criadas, como bloqueadores de pop-up, filtros anti-spam, etc. O que me deixa abismado é que os grandes cérebros de marketing não percebem é que se existe esse tipo de ferramenta é porque realmente essa publicidade incomoda o usuário.
As soluções para a publicidade na web evoluem tão rápido quanto ela. O primeiro passo para mudar esse cenário desastroso, foi a percepção que a internet estava mudando, e que a web evoluia para a web 2.0. Esse conceito pode ser resumidamente definido na criação do conteúdo da web pelo próprios usuário dos sites, ou seja, uma interação de poucos limites com o usuário. Graças a essa mudança, as algumas pessoas passaram a perceber que existem formas de divulgação que, por incrível que pareça, agradam tanto o usuário que ele mesmo se responsabiliza em fazer a divulgação do produto. Um novo laço de fidelidade à marca pode surgir.
A interação do usuário com a campanha é fundamental para que se crie o laço do cliente com a empresa, criando e aperfoiçando sua imagem. Uma dessas interações como usuário pode sem feitas através de advergames, que podem ser considerados como a bola da vez da publicidade pra internet Nada mais são que jogos online para complementar algum tipo de campanha ou mesmo para tentar ser um novo víral. É um tipo de divulgação que precisa ser bem pensada, visando sempre agradar o usário, um novo tipo de interação com o cliente, que passa receber informações dos seus produtos de um jeito divertido.
A concepção de um advergame interessante é realmente uma grande desafio, existem vários destes projetos perdidos na web, por isso, se você pensa em contratar alguém, certifique-se que receberá uma produto de qualidade. Você pode procurar um bom profissional para desenvolver seu advergame, mas antes dessa caçada tenha consciência que já conhece o melhor.
http://administrampando.blogspot.com/2008/03/advergames-marketing-e-publicidade-na.html
https://administradores.com.br/artigos/advergames-marketing-e-publicidade-na-web
Observe como existe toda uma estratégia de marketing nebulosamente digerida por esses telespectadores. Não vou nem comentar o formato de qualquer programa feito para a televisão aberta, que “pausa” a programação a cada seis ou sete minutos para exibir três ou quatro de comerciais, estamos tão acostumados com isso que nem ligamos, mas existe uma solução, e ela vem à cabo.
Agora o absurdo que traterei, o cerne desse artigo que veio das cinzas é a seleção de matérias. Antes de tudo lembro que nunca trabalhei em uma emissora de televisão, e portanto não sei como é feita essa seleção, mas a legislação viginte nos permite imaginar e até publicar o que queira que nossa cabeça pense a respeito, eis o que a minha pensa:
Uma empresa contrata a emissora porque precisa se promover, quem nunca viu os absurdos que são as matérias que passam nessas porcarias (no final do blog tem algumas matérias). Quer promover sua clínica veterinária, jornalaços são generosos e oferecem 2 opções, dentro do programa em forma de matéria disfarçada ou então no horário destinado a publicidade mesmo, um pouco mais ética é a segunda opção, só não é tão ética porque sustenta o resto do “esquema”.
O ridículo disso tudo, o praticamente incabível fato que causa indignação é o mesmo fato que explica a situação, tidos sempre como jornais excêlentes, só que por eles mesmo, eles mesmo são bons mesmos. Portanto eu sempre suspeito de alguma força mercadológica por trás de qualquer reportagem.
Se não for esse complexo estrategema, deve ser algum muito parecido, o que deve mudar são as terminologias e exemplos utilizados, pode não ser uma empresa de marketing e sim um freelancer, mas do esquema inteiro a única coisa que não muda são o bando de macacos ensinados e orgulhosos olhando uma caixa com uma tela de vidro, segurando um quadrado plástico na mão.
Nota do autor: É realmente ressurgi das cinzas, nunca esqueci o blog (www.administrampando.blogspot.com), só estava sem computador e internet às mãos o tempo todo, como agora, e como esse é um projeto online, não deu pra continuar ele no ritmo antigo, mas agora força total.
http://administrampando.blogspot.com/2008/03/jornalismo-marketing-ou-seriedade.html
Aparentemente em abordagens práticas uma estratégia de redução do preço é sempre bem vista. Essa lógica é simples e adequada, porém simples, e por trás dela coexistem fatores que os profissionais de marketing devem no mínimo conhecer, para então entender o ambiente em que está inserido.
Na verdade o valor entregue ao cliente é a confluência dicotômica de custo e valor. Pode-se realmente encarar o custo apenas como o valor monetário designado ao produto, mas além de ser uma definição pobre, encobre outras variáveis, como a energia física e psíquica despendida pelo ato de compra ou para decisão deste processo. Valor, além logicamente do valor financeiro do protudo, possui variáveis monetariamente imensuráveis; engloba a imagem da empresa, o staff (pessoas relacionadas a instituição), os serviços auxiliares ao produto como por exemplo um SAC de qualidade (Serviços de Atendimento ao Consumidor).
Para um aumento ou retomada de vendas há dois caminhos não excludentes e interrelacionados: o primeiro deles é diminuir o custo total para o cliente, podendo diminuir o custo monetário ou a energia gasta por ele para obter o produto. A outra via trabalha o valor total, o fazendo subir. Exemplo: um comprador precisa se decidir em qual loja comprar seu aparelho televisor, nas Lojas Colombo ou nas Pernambucanas. Supondo que nas Lojas Colombo ele encontre o melhor atendimento, uma garantia muito maior, entrega a domicílio grátis e também um DVD Xuxa só Para Baixinhos de brinde. Mesmo assim ele pode optar pela Pernambucanas, se o valor entregue for maior, já que nas Pernambucanas o preço pode ser relativamente menor, se parcela em mais vezes e o processo de comprar não exige qualquer tipo de cadastro ou processo que dispenda demasiada energia.
Debates apontam que lucro é igual ao valor entrege ao cliente, ou seja, a imagem de sua empresa, o pessoal, os serviços oferecidos e o produto. É um valor numérico que diz quanto a sua empresa conseguiu projetar no consumidor para que ele aceite pagar mais do que o custo. A fórmula para o cálculo dessa relação é simples, basta dividir o custo do produto pelo valor de venda. São esperados valores maiores que 1, o contrário indica que o produto ou UEN (Unidade Específica de Negócio) está operando com prejuízo.
Racionalmente o comprador sempre é induzido quando por ventura não segue o padrão do valor entregue. Existem varias hipóteses que explicam quando um cliente opta por uma produto com valor menor, seja ele por ser obrigado a escolher por custos menores, geralmente monetários, menores (a União faz isso por processos de licitação), ou então ele pode ter amizade com o outro vendedor, até mesmo pode falhar na percepção de valores e mensuração de custos não monetários.
http://administrampando.blogspot.com/2007/10/valor-entregue-ao-cliente.html
Uma tendência clara nos hábitos de consumo, que vem preocupando grande parcela da população, são as lojas de departamentos. Um modelo cuja premissa básica é a vasta gama de produtos oferecidos, sem uma linha específica de produtos predominante. No Brasil há grandes redes instaladas, a nacional Pão de Açúcar (operando sob as bandeiras Extra, Compre Bem e Sendas), a francesa Carrefour (Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas e Continente), e a norte-americana Wal-Mart (Wal-Mart Supercenter, SAM’S CLUB, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big, Maxxi Atacado). Essas grandes redes ainda crescem regularmente no mercado tupiniquim, mas além de nossas fronteiras o mercado está as impondo uma série de restrições.
No Brasil o movimento ainda ganha força, mas em mercados mais sofisticados vem enfrentando grande resistência, principalmente nos Estados Unidos. Alguns setores sociais veem se manifestando, grupos de defesa dos direitos das mulheres, grupo de defesa dos direitos trabalhistas, que alegam que ser um dos motivos das redes oferecem preços tão baixos a usurpação desses direitos. No Japão, um país considerado tradicionalista pelos moldes ocidentais, também possui lojas de departamentos. O sucesso é estrondoso, grandes lojas, de apenas um andar, com grandes estacionamentos, um apelo de marketing bem forte para um país onde a densidade demográfica é uma das maiores do mundo.
No Brasil, praticamente, em cada cidade com mais de 150 mil habitantes existe uma loja de departamento, nessas pequenas cidades há uma transformação gigantesca na estrutura. O comércio dessas cidades é fortemente abalado, não há como competir com os preços e comodidades oferecidas e muitas portas acabam fechando. Mercados menores também são alvos de pelo menos uma dessas redes, o grupo Carrefour, que comprou algumas redes de supermercados, da rede Champion para Carrefour Bairro. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. É uma nova estratégia de crescer no Brasil.
Além de externalidades tão grandes, há também problemas interno, existe a limitação imposta a marcas dentro da própria loja. As redes começaram uma corrida por segmentos dentro de seus próprios ambientes. Como elas são a ponta da rede de produção, o local de compra do produto do consumidor, limitam o espaço de outras marcas, bem como sabão em pó, biscoitos, papelaria, brinquedos, etc., deixando grande visibilidade a seus produtos, influenciando assim alguns consumidores indecisos. Outros consumidores também são afetados pelos preços abaixo da média oferecidos por seus produtos, que, são próprias que redes controlam, em alguns casos subindo o preço dos concorrentes, sempre analisando qual fator for mais lucrativo.
Apesar de parecerem as grandes gigantes do novo milênio, elas enfrentam um “inimigo” comum e, de proporções globais, a internet. Principalmente nos EUA, que oferecem periodicamente produtos típicos de supermercados pela internet, basta escolher o produto e a periodicidade que ele vem até sua casa. Ou então, pela própria geladeira, sentiu que o leite está acabando? Peça pela própria geladeira. No Brasil não estamos longe disso. Apesar do aparente “perigo”, grande parte dessas lojas podem ser adaptadas a essa nova realidade, pois afinal, não existe internet sem espaço físico, sempre haverá um local para pelo menos estocar os produtos.
Uma tendência clara nos hábitos de consumo, que vem preocupando grande parcela da população, são as lojas de departamentos. Um modelo cuja premissa básica é a vasta gama de produtos oferecidos, sem uma linha específica de produtos predominante. No Brasil há grandes redes instaladas, a nacional Pão de Açúcar (operando sob as bandeiras Extra, Compre Bem e Sendas), a francesa Carrefour (Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas e Continente), e a norte-americana Wal-Mart (Wal-Mart Supercenter, SAM’S CLUB, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big, Maxxi Atacado). Essas grandes redes ainda crescem regularmente no mercado tupiniquim, mas além de nossas fronteiras o mercado está as impondo uma série de restrições.
No Brasil o movimento ainda ganha força, mas em mercados mais sofisticados vem enfrentando grande resistência, principalmente nos Estados Unidos. Alguns setores sociais veem se manifestando, grupos de defesa dos direitos das mulheres, grupo de defesa dos direitos trabalhistas, que alegam que ser um dos motivos das redes oferecem preços tão baixos a usurpação desses direitos. No Japão, um país considerado tradicionalista pelos moldes ocidentais, também possui lojas de departamentos. O sucesso é estrondoso, grandes lojas, de apenas um andar, com grandes estacionamentos, um apelo de marketing bem forte para um país onde a densidade demográfica é uma das maiores do mundo.
No Brasil, praticamente, em cada cidade com mais de 150 mil habitantes existe uma loja de departamento, nessas pequenas cidades há uma transformação gigantesca na estrutura. O comércio dessas cidades é fortemente abalado, não há como competir com os preços e comodidades oferecidas e muitas portas acabam fechando. Mercados menores também são alvos de pelo menos uma dessas redes, o grupo Carrefour, que comprou algumas redes de supermercados, da rede Champion para Carrefour Bairro. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. É uma nova estratégia de crescer no Brasil.
Além de externalidades tão grandes, há também problemas interno, existe a limitação imposta a marcas dentro da própria loja. As redes começaram uma corrida por segmentos dentro de seus próprios ambientes. Como elas são a ponta da rede de produção, o local de compra do produto do consumidor, limitam o espaço de outras marcas, bem como sabão em pó, biscoitos, papelaria, brinquedos, etc., deixando grande visibilidade a seus produtos, influenciando assim alguns consumidores indecisos. Outros consumidores também são afetados pelos preços abaixo da média oferecidos por seus produtos, que, são próprias que redes controlam, em alguns casos subindo o preço dos concorrentes, sempre analisando qual fator for mais lucrativo.
Apesar de parecerem as grandes gigantes do novo milênio, elas enfrentam um “inimigo” comum e, de proporções globais, a internet. Principalmente nos EUA, que oferecem periodicamente produtos típicos de supermercados pela internet, basta escolher o produto e a periodicidade que ele vem até sua casa. Ou então, pela própria geladeira, sentiu que o leite está acabando? Peça pela própria geladeira. No Brasil não estamos longe disso, posso dizer que estamos muito perto se consideramos todo o período geológico da Terra. Mas grande parte dessas lojas pode ser adaptada a essa nova realidade, pois afinal, não existe internet sem espaço físico, sempre haverá um local para pelo menos estocar os produtos. Sem futurologia barata, mas eu vou morrer vendo meus netos comprando em lojas de departamento.
http://administrampando.blogspot.com/2007/09/lojas-de-departamento.html
Pode-se dizer grosseiramente que marketing se utiliza de alguns princípios para aumentar a demanda por alguns produto ou serviços, e como foi visto na ultima coluna, também existe o demarketing, que se utiliza desses mesmos princípios, mas com a finalidade oposta, serve para diminuir a demanda. Existem oito estágios ou fases de demanda: negativa, inexistente, latente, decadente, completa, excessiva, prejudicial e a demanda que iremos tratar nessa coluna, a irregular.
Em economia, Demanda ou Procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo (Wikipédia). Muitas empresas precisam lidar com as variações de demanda pelo mercado, já que dificilmente a busca por um produto é constante e regular, a demanda pode ter uma sazonalidade de meses, semanas, dias e até horas. Pegando o exemplo de uma empresa de ônibus, quem utiliza esse serviço percebe que há horas que maior e menor movimento, a empresa precisa se adaptar a essa demanda para sobreviver ao mercado. Um exemplo real é a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) que, como outras empresas de ônibus, utiliza um sistema de cartão recarregável o que diminui pelo menos a irregularidade do fluxo de caixa da empresa, se alguém recarrega o cartão semanalmente ou mensalmente já regulariza a entrada de caixa.
A demanda quando é excessiva necessita do mecanismo de marketing x demarketing para equilibrar a oferta com a procura. Quando se extrapola as limitações do produto é necessário que se tomem algumas medidas como aumentar o preço, diminuir a oferta de serviços e benefícios, tentando focalizar nas parcelas do mercado mais lucrativas, a fim de se evitar que esse excesso possa ser prejudicial à empresa. Mas também é necessário um extensivo esforço de marketing para aumentar a demanda em períodos de baixa procura, estimulando segmentos do mercado menos lucrativos ou com menor poder aquisitivo para tentar regularizar as demandas.
Vou fechar essa breve coluna citando alguns exemplos para elucidar melhor o conteúdo para os curiosos leitores, um exemplo real de sazonalidade diária é o Hopi Hari, um parque temático que em alguns feriados e finais de semana tem que sua capacidade máxima utilizada e nos outros dias pode ter uma movimentação muito menor. Já um exemplo de sazonalidade mensal que implica na irregularidade da demanda é a Tropical Tour que vende pacotes de viagens. E para fechar com chave de ouro, um bom exemplo de sazonalidade, um produto que precisa lidar com variações de demanda horária é o famoso blog Administrampando.
https://administradores.com.br/artigos/problemas-de-marketing-demanda-irregular
http://administrampando.blogspot.com/2007/09/problemas-de-marketing-demanda_15.html
Pode-se dizer grosseiramente que marketing se utiliza de alguns princípios para aumentar a demanda por alguns produto ou serviços, e como foi visto na ultima coluna, também existe o demarketing, que se utiliza desses mesmos princípios, mas com a finalidade oposta, serve para diminuir a demanda. Existem oito estágios ou fases de demanda: negativa, inexistente, latente, decadente, completa, excessiva, prejudicial e a demanda que iremos tratar nessa coluna, a irregular.
Em economia, Demanda ou Procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo (Wikipédia). Muitas empresas precisam lidar com as variações de demanda pelo mercado, já que dificilmente a busca por um produto é constante e regular, a demanda pode ter uma sazonalidade de meses, semanas, dias e até horas. Pegando o exemplo de uma empresa de ônibus, quem utiliza esse serviço percebe que há horas que maior e menor movimento, a empresa precisa se adaptar a essa demanda para sobreviver ao mercado. Um exemplo real é a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) que, como outras empresas de ônibus, utiliza um sistema de cartão recarregável o que diminui pelo menos a irregularidade do fluxo de caixa da empresa, se alguém recarrega o cartão semanalmente ou mensalmente já regulariza a entrada de caixa.
A demanda quando é excessiva necessita do mecanismo de marketing x demarketing para equilibrar a oferta com a procura. Quando se extrapola as limitações do produto é necessário que se tomem algumas medidas como aumentar o preço, diminuir a oferta de serviços e benefícios, tentando focalizar nas parcelas do mercado mais lucrativas, a fim de se evitar que esse excesso possa ser prejudicial à empresa. Mas também é necessário um extensivo esforço de marketing para aumentar a demanda em períodos de baixa procura, estimulando segmentos do mercado menos lucrativos ou com menor poder aquisitivo para tentar regularizar as demandas.
Vou fechar essa breve coluna citando alguns exemplos para elucidar melhor o conteúdo para os curiosos leitores, um exemplo real de sazonalidade diária é o Hopi Hari, um parque temático que em alguns feriados e finais de semana tem que sua capacidade máxima utilizada e nos outros dias pode ter uma movimentação muito menor. Já um exemplo de sazonalidade mensal que implica na irregularidade da demanda é a Tropical Tour que vende pacotes de viagens.[:en]
Em economia, Demanda ou Procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo (Wikipédia). Muitas empresas precisam lidar com as variações de demanda pelo mercado, já que dificilmente a busca por um produto é constante e regular, a demanda pode ter uma sazonalidade de meses, semanas, dias e até horas. Pegando o exemplo de uma empresa de ônibus, quem utiliza esse serviço percebe que há horas que maior e menor movimento, a empresa precisa se adaptar a essa demanda para sobreviver ao mercado. Um exemplo real é a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) que, como outras empresas de ônibus, utiliza um sistema de cartão recarregável o que diminui pelo menos a irregularidade do fluxo de caixa da empresa, se alguém recarrega o cartão semanalmente ou mensalmente já regulariza a entrada de caixa.
A demanda quando é excessiva necessita do mecanismo de marketing x demarketing para equilibrar a oferta com a procura. Quando se extrapola as limitações do produto é necessário que se tomem algumas medidas como aumentar o preço, diminuir a oferta de serviços e benefícios, tentando focalizar nas parcelas do mercado mais lucrativas, a fim de se evitar que esse excesso possa ser prejudicial à empresa. Mas também é necessário um extensivo esforço de marketing para aumentar a demanda em períodos de baixa procura, estimulando segmentos do mercado menos lucrativos ou com menor poder aquisitivo para tentar regularizar as demandas.
Vou fechar essa breve coluna citando alguns exemplos para elucidar melhor o conteúdo para os curiosos leitores, um exemplo real de sazonalidade diária é o Hopi Hari, um parque temático que em alguns feriados e finais de semana tem que sua capacidade máxima utilizada e nos outros dias pode ter uma movimentação muito menor. Já um exemplo de sazonalidade mensal que implica na irregularidade da demanda é a Tropical Tour que vende pacotes de viagens. E para fechar com chave de ouro, um bom exemplo de sazonalidade, um produto que precisa lidar com variações de demanda horária é o famoso blog Administrampando (www.administrampando.blogspot.com).
http://administrampando.blogspot.com/2007/09/demarketing_15.html
https://administradores.com.br/artigos/uma-ideia-que-pode-parecer-estranha-demarketing
Atualmente os consumidores estão se segmentando de um jeito que fica evidente o declínio do marketing de massa, que nada mais é que a exposição de seu produto para o maior número de pessoas não se importando em atingir os segmentos significativos para suas vendas. Cada vez mais investe-se em mecanismo para a identificação e classificação de padrões de consumo, o meio mais comum de se fazer isso é por meio de cartões de crédito, mas existem outras formas como pesquisas e algumas estratégias curiosas altamente camufladas.
As fatias de consumidores se apertam, são infinitas as possibilidades de segmentação, imaginar algum software ou banco de dados que tenha dados suficientes para uma segmentação individual ainda é ficção científica, mas com certeza a tecnologia nos ajuda muito, a técnica para se chegar a um padrão específico de consumo é o cruzamento de dados. Essa técnica muito utilizada hoje em dia consiste no cruzamento de informações de uma pessoa para se obter outras informações e traçar padrões.
Vou utilizar um exemplo fictício mas assustador (um parágrafo só para esse exemplo, que aliás contém exemplos internos a esse exemplo), imagine que a empresa Chocolashion Chico’s tenha acesso ao banco de dados do IBGE e também dos cartões de credito com a marca VISA, cruzando os dados ela vai conseguir infinitos padrões de consumo. Por exemplo, que você, todo o dia que chove compra chocolate meio amargo (coisas que nem você se dá conta), e também vai saber sempre quando chove na sua cidade pois pode cruzar os dados da sua cidade com os de meteorologia. Portanto nos dias de chuva essa pessoa jurídica, com um aparato publicitário hollywoodiano, conseguirá te expor a publicidades que estimulem você á compra de chocolates sem você nem se dar conta. Chocolate meio amargo só hoje no EXTRA 50% off…
Para a segmentação também existem outros dois caminhos, o difícil caminho das pesquisas e o arriscado caminho da criatividade, vou discorrer sobre pesquisas nesse parágrafo. Atualmente trabalho com pesquisa, inclusive recentemente já fui até a campo como pesquisador, no jargão dos pesquisados ir a campo é segurar a prancheta com seu crachá devidamente pendurado abordando as pessoas na rua. Meu trabalho nessa área é na parte estratégica do assunto, como elaboração e planejamento de pesquisas, na empresa não há uma abordagem estratégica sobre pesquisa, mas nada que um pouco de curiosidade e malícia para imaginar utilidades para dados coletados. Os dados das pesquisas podem ser encomendados por empresas como a qual trabalho ou “procurados”, já que existe banco de dados inteiramente gratuitos para consulta na internet. No site do IBGE há um banco de dados livre para consulta de cidades, se você lembra do parágrafo anterior sabe que basta cruzar alguns dados para obter informações sobre você.
Agora sim a outra estratégia, a da criatividade, se você agüentou esse texto inteiro vai poder se sentir a pessoa mais boba do mundo por cair nesses “golpes” de marketing, eu ainda vou conseguir bolar algum desses e vou entrar pra história, mas enquanto vocês esperam isso, relato algumas estratégias que vão além de curiosas já que mascaram a real intenção da empresa. Temos algumas “físicas” como a da KLM, uma companhia aérea que deixa os passageiros criarem as etiquetas de identificação da bagagem. Outro exemplo são as empresas de cartão de crédito que permitem personalizar a imagem que será impressa no cartão. Dessa forma, a empresa colhe dados sobre os clientes. E também as virtuais, como rede de relacionamentos que você se expões de uma forma absurda, ou então qualquer formulário que você preencha, inclusive há uma comunidade no Orkut que mostra sites que dão amostras e brindes, basta você preencher um formulário.
Agora que você já é uma pessoa bem informada conseguirá escapar desses golpes como peixe ensaboado. Sempre lembrando que você também representa um segmento de mercado e está incluso em vários outros, portanto sempre que se deparar com uma publicidade (aprox. 2000 vezes ao dia) se lembre que ela não está lá por acaso!
http://administrampando.blogspot.com/2007/08/rascunho-marketing-de-massa.html
Vou começar esse projeto de escrever semanalmente, nesse blog de amigos, explicando melhor sobre o tema e o nome da coluna a qual fiquei incubido de escrever. Primeiro, pelo nome da coluna nota-se, escolhi o abrangente tema ‘marketing’ pois atualmente esse é o foco do meu trabalho, eu sou estudante de Adminstração Publica da Unesp Araraquara e trabalho na empresa junior, Paulista Junior, do campus. Atualmente ocupo o cargo de ‘consultor de marketing’, é um contato direto na veia do assunto.
O nome da coluna, apesar de aparantemente aleatório tem um sentido, visa mostrar, a dinâmica e dificuldade de itepretação do que é o mercado, utilizando uma mistura de inglês com português também tento mostrar que hoje o conhecimento de marketing é muito difundido, varias culturas trocam experencia, como por exemplo grandes investidas de corporações norte-americanas na Russia pós-sovietica. O marketing é global, dinâmico e insuperável, com certeza quanto mais você estuda mais motivador é descobrir suas novidades.
A palavra Wonderfull tem a tradução para português como Maravilhoso, aparentemente utilizo-a para repetição do sentido desse adjetivo, mas engana-se quem assim pensa, já que mostra a influência do marketing produzido nos Estados Unidos e sua aplicação pelos nossos administradores brazucas.
Pretendo semanalmente trazer alguns assuntos interessantes de Marketing para deliciar nossos variados leitores ávidos pela minha abordagem descontraída dos temas. Antes de encerrar minha primeira coluna saliento que vou dar um enfoque na área de informática nos temas, visto que trabalho também nessa área, espero que não se cansem de ler sobre softwares, banco de dados e estratégias web 2.0 de Marketing. Desejo sorte para a equipe do nosso blog e que esse projeto deslanche!