Marketing Management – Leitura Introdutória

Prefácio

Primeira edição, 1967. Novos tópicos ganharam importância nessa edição, como segmentação, targeting e posicionamento. As empresas migraram de portfólio de produtos para portfólio de clientes. Marketing não é um departamento, é um guia para toda a empresa. A maior mudança desta edição é um novo co-autor, Kevin Lane Kelly.

Novo tópico – marketing Holístico

Leva em consideração todo o ambiente que a empresa está envolvido para a criação e gestão de planos de marketing dentro dos seguintes tópicos:

  • Marketing interno: envolve membros da organização
  • Marketing integrado: relacionado a tudo que comunica valor
  • Marketing de relacionamento: relacionamento rico e profundo com membros e parceiros
  • Marketing societal: Ética, meio-ambiente, legal e social.

O esforço é deixar o marketing cada vez mais individual

Leitura Adicional

Targeting e Planejamento – http://www.slideshare.net/renatofrigo/targeting-e-planejamento-435682

Notas: Segmento tem que agir de maneira específica a certa publicidade para que haja uma comunicação direta, deve ser mensurável. Características (Geográfica, Demográfica, Psicográfica, Comportamental)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>