Horta Ecológica: O Início, ainda em 2010

O texto abaixo foi retirado do meu antigo blog, ele ficou um pouco perdido por alguns anos, migrei de hospedagem, de domínio, de configurações, até reencontrá-lo e para minha supresa perceber quanto me dediquei ao tema nos últimos ano, reencontrar esse texto foi lembrar de quando tudo era uma pequena semente germinando pela primeira vez. Segue o texto original:

Aqui estou eu encarando meu blog de novo, mas agora com um tema novo, minha horta caseira. É um tema bem simples, não vou ter tanto trabalho pra escrever e vou poder compartilhar uma experiência bastante rica, produzir alimentos.

São inúmeros motivos pra se ter uma horta caseira, para mim o principal motivo é diminuir a dependência, evita-se comprar alimentos sem saber a origem além de economia financeira que a colheita gera.

Vou registrar todos meus gastos e divulgar aqui no blog, assim é possível saber precisamente os valores envolvidos, como gastos e economia de despesas. Eu não pretendo vender minha produção, por isso a horta vai me ajudar apenas a economizar dinheiro.

Hoje tive gastos de R$4,00 somente, comprei 4 pacotinhos de semente (tomate, cebola, alface e pepino). Como aqui em casa reciclamos o lixo, peguei da recicladora 2 caixas de leite e 1 lata para dar início no plantio, a terra peguei de outro vaso, portanto foi possível gastar pouco dinheiro pra começar.

 

Na foto é possível ver as terras com a semente, o balde de agua, a rastelinho de mão bem velhinho que já tinha em casa e o fertilizante NPK, que eu já havia comprado de outra feita, porém é dispensável. Se você não quer gastar com fertilizante procure maneiras de fertilizar a terra com restos de alimentos.