Primeiro vídeo Timelapse Screencast pronto, live de programação

No post do dia 5/3 comentei sobre meu trabalho no script do Screencast Timelapse e de como tinha uma visão de fazer vídeos de tecnologia parecido com os de construção civil do Rafael Pedreiro. Ontem terminei meu primeiro vídeo, veja o vídeo no YouTube:

O resultado ficou incrível do meu ponto de vista, pedi opiniões de algumas pessoas, poucas responderam, porém dois comentários se destacaram, uma amiga que é atriz e produtora de vídeo, mas não entende nada programação e um colega de profissão, porém não é produtor de vídeo:

  • Atriz: não entendeu nada sobre a parte tecnológica, mas acompanhou o vídeo e percebeu o trabalho que estava sendo feito e a evolução, dizendo que que percebeu o trabalho melhorando o produto.
  • Colega: gostou do vídeo e comentou da dificuldade de se criar comunidade em tecnologia, que pode também ser interessante ter a versão completa do mesmo vídeo e da curiosidade do youtuber Felipe Dechamps também ter criado um software próprio de edição.

Estes dois comentários resumem perfeitamente o indicar que estou no caminho certo.

Para os próximos passos, seguindo a metodologia do grande referencial, Rafael Pedreiro, tenho que contar uma história. Muitas pequenas reformas do Rafael levam 20 dias, ou seja, faz 20 vídeos. Do primeiro vídeo, onde só tem mato, até uma garagem pronta, ele mostra como fazer algo “do nada” até um produto final.

O mais interessante é que após assistir a qualquer sequência de trabalho dele, fico com a impressão que eu mesmo posso fazer uma casa, ele conta vários segredos do dia-a-dia e a câmera acelerada com certeza ajuda no efeito de parecer fácil.

Por último e muito importante suas frases clássicas: “isso que é economia para o cliente” e “sou desenrolado”, mesmo quando ele está reformando a própria casa ele conta uma história de estar economizando para o cliente, prendendo muito a atenção do público.

Para eu chegar nesse formato acima, do primeiro vídeo, levaram anos, muitas correções e melhorias, como vocês podem ver no vídeo abaixo de 8 anos atrás, minha primeira tentativa, eu não gostei do resultado e não fiz mais, sabia que precisava melhorar, mas deixei como lembrança:

Dicas para fazer lançamentos digitais

Aqui estão algumas anotações que fiz ao assistir o vídeo Como Fazer Lançamentos de Sucessos, do Canal Nerds de Negócios. Produtos digitais tem características únicas e apesar de ser um mercado maduro ainda é bastante novo e promissor, além de estar em constante mudança, por isso se atualizar de novas ferramentas, conceitos e técnicas é um exercício rotineiro.

Para fazer seu lançamento é fundamental você conhecer o seu público, fazer várias perguntas para refinar esse público, para atingir um número bom de pessoas com definições claras, “todo mundo” é uma resposta muito fraca para responder quem é seu público. Mulheres de classe alta no começo da menopausa é um recorte mais preciso.

Segundo você pode/precisa construir autoridade, um exercício constante, ser honesto e não enganar ninguém com falsa promessas, jogar o respeito pela sua marca fora com detalhes com pouca atenção como suporte ruim. Você precisa mostrar resultado por meio do seu cliente, que vai recomendar seu produto se gostar da compra.

Captura de lead para seu lançamento, capturar email das pessoas, estamos falando de produtos digitais então é fundamental conhecer o conceito de funil de vendas e refinamento de leads. Focar em uma conversão alta de pessoas certas, qualificar as pessoas, ter um bom domínio, como da minha empresa, de lançamento de sites e aplicativos, www.f5sites.com, precisando de ajuda para criar seu site e aplicativo de nova geração? Entre em contato.

Você precisa pensar numa oferta irresistível, portanto precisa se diferenciar com um produto de qualidade, escutar o feedback de seus clientes e prover um suporte bom.

O lançamento pode ser feito com um evento online, gratuito no começo para atrair as pessoas certos e após esse tempo passando conteúdo grátis cobrar pela parte premium. Você precisa focar em como vai mudar a vida das pessoas, então é fundamental responder as dúvidas de seus clientes.

Dica brinde: o conceito de dia pra fechar as vendas está sendo substituído pelo modelo de assinatura. Assim não recomenda-se mais limitar a quantidade de pessoas e restringir a oferta, com assinaturas os ganhos são mais previsíveis.

Por último nunca parar de avaliar dados e colher os frutos.

Referências:

Como Fazer Lançamentos de Sucessos, do Canal Nerds de Negócios

Dicas de produtividade, cuidados e revisão de agenda

Muitas profissões exigem alta carga de trabalho e só conseguimos um bom nível de produtividade com muita organização. Aprender e melhorar o processo de cuidar da própria agenda permite-nos sempre conquistar mais resultados, aprender um novo idioma por exemplo, entregar mais trabalho, ser mais produtivo, não perder compromissos, não se atrasar, encaixar pequenos compromissos como uma ligação, uma revisão rápida de um documento antes de uma reunião.

Um livro que trata deste assunto do ponto de vista pessoal é Como Fazer Amigo e Influenciar Pessoas, de, Dale Carnegie. A seguir recortei alguns trechos para vocês.

“Há anos mantenho uma agenda onde anoto todos os compromissos que tenho durante o dia. Minha família nunca faz quaisquer planos para mim nas noites de sábado, pois sabe que eu dedico parte de tais noites ao processo de exame de consciência, revisão e avaliação. Depois do jantar despeço-me, abro minha agenda e relembro todas as entrevistas, discussões e reuniões que tiveram lugar durante a semana. Pergunto a mim mesmo:

  • “Que erros cometi durante este tempo?
  • “0 que fiz estava correto? Em que podia eu ter melhorado meu desempenho?
  • “Que lições posso tirar desta experiência?

“Muitas vezes, nesta revisão semanal, acho-me muito infeliz. Espanto-me freqüentemente com meus próprios erros. Naturalmente que com o passar dos anos os erros se tornam cada vez menos comuns. Algumas vezes, agora, inclino-me a dar-me os parabéns depois de uma dessas reuniões. Este sistema de auto análise, auto-educação, ano após ano, tem feito mais por mim do que qualquer outra coisa que já tentei.

“Tem-me ajudado a melhorar minha capacidade de tomar decisões e tem-me auxiliado enormemente em todos os contatos com as pessoas. Não posso recomendá-lo senão com muito entusiasmo!”

Por que não usar um sistema similar para tomar nota da sua aplicação dos princípios discutidos neste livro? Se você fizer isto, resultarão duas coisas:

  • Primeiro, você estará seguindo um processo educacional que é tão empolgante como inestimável.
  • Segundo, você reconhecerá que sua habilidade para estar e tratar com as pessoas crescerá consideravelmente.

A seguir deixo algumas recomendações de produtos para você comprar e aumentar sua produtividade

Estratégia TikTok para meus conteúdos

Trabalho com a criação de conteúdo pela internet pelo menos desde 1998, iniciei estudando HTML e criando sites infantis sobre a criação do meu hamster ou para fazer alguma brincadeira com amigo da escola. No ano de 2000 a internet começou a amadurecer e a criação de conteúdo passou a se tornar um trabalho muito mais profissional para a indústria que estava nascendo.

Tentei criar jogos dos anos 2000 até 2005, deixando a criação de conteúdo em segundo plano, fazendo apenas o básico como um site muito simples para ser a homepage de algum jogo. Fiquei sem trabalhar com internet durante 5 anos até me formar e quando voltei em 2010 percebi que um novo paradigma passou a dominar a criação de conteúdo.

Mecanismos de busca agora varriam e liam o conteúdo que era publicado na internet, técnicas de SEO começaram a guiar os criadores de conteúdo, a internet privilegiava muito a criação de textos, já que naquele momento os robôs que iriam site eram muito limitados. Diferente de hoje, que os robôs conseguem até mesmo extrair um significado semântico, contextos relacionando variáveis do texto com as imagens e vídeos.

Portanto, seguindo essa tendência, desde 2010 me tornei especialista em WordPress, uma plataforma que permite a criação de conteúdo em texto com ferramentas incluídas para aumentar o alcance em mecanismos de buscas, colocando o site em vantagem para atingir posições acima nos resultados de buscas do Google, Bing, Yahoo e duckduckgo, por exemplo.

A partir de 2015 com a popularização do Instagram internet focou o conteúdo em imagens, começaram a surgir os primeiros interpretadores de fotos que extraiam quantidade de pessoas, locais, e até as emoções das expressões dos presentes. No início dos anos 2020 uma nova mudança, a criação de vídeos curtos trazidas pelo TikTok.

Certamente podemos dizer que sempre existiu a criação de conteúdo em todos os formatos em todos os tempos da internet, YouTube provou ser uma ferramenta muito popular há muito tempo como ferramenta de busca, porém estamos falando de um novo formato, já que o YouTube é uma linguagem diferente do Tik Tok.

Assim, juntamente com o meu blog pessoal, estou adaptando os meus projetos para se tornarem canais do Tik Tok. Mas como isso funcionará na prática?

Vou tentar criar pequenos vídeos para o Tik Tok explicando alguns conteúdos dos quais sempre abordei em forma de texto, como instalar WordPress, como escolher um tema para o seu site, como criar um aplicativo, como registrar um domínio internacional, como migrar um site. Esse tipo de conteúdo não visa o mainstream, mais pequenos nichos de mercado.

Querendo ou não hoje estamos vivendo uma revolução na área de marketing, basta que faça uma busca por “como emagrecer em 15 dias”, para seu feed de todas as redes sociais exibiremcentenas de anúncios para você, até mesmo em vídeos, pois a partir de agora você é um lead qualificado, você tem muito mais propensão a comprar produtos de emagrecimento do que uma pessoa que já é magra, a internet sabe dos seus quilos a mais.

Dentro desse mesmo contexto vídeos de explicação e vantagens dos produtos que ofereço vão entrar no feed das pessoas que estiverem qualificadas para receber os conteúdos a comprar. O que não acontece com um texto escrito tão fortemente como no passado. Adaptar-se para sobreviver em mercados rápidos.

Publicando do seu blog para o LinkedIn automaticamente

Do seu lançamento para os últimos anos o LinkedIn se esforça muito para se tornar uma referência em conteúdo profissional, não é só uma rede de anúncios de profissionais e empregos, mas um portal de conteúdo para rivalizar com Facebook, Twitter, Instagram e outros, mas no seu nicho e com suas características. Partem de um princípio que conteúdo profissional e tópicos de carreira trazem relevância para o autor e quem sabe novas oportunidades, novos trabalhos, novas parcerias e novas vendas.

Com esse driver muito forte a rede vem buscando seu espaço e buscando novos influencers, nesta brecha imaginei publicar alguns conteúdos do meu blog especialmente nesta plataforma. Publicando um conteúdo por dia e com uma agenda cheia o processo de copiar o conteúdo, preparar para colar na plataforma, colar o link, se mostrou muito trabalhoso para uma tarefa diária.

Como sou programador WordPress desde 2010 sabia que existia algumas alternativas para deixar esse processo automático. Os plugins do WordPress também evoluíram junto com o core do projeto, no início o valor de código aberto e compartilhável era muito mais forte, os plugins que antes funcionavam gratuitamente hoje foram atualizados e se tornaram freemium ou pagos.

Mas encontrei uma solução muito boa para fazer essa publicação de forma automática, instalei o plugin no meu blog e atingi um patamar incrível de publicação automática. Não somente o texto, a publicação vai com a imagem destacada, trazendo muito mais relevância para a publicação. Assim ao final do processo, basta publicar meu post e o mesmo vai ser copiado de forma automática para o LinkedIn, sem fazer esforço nenhum.

Você tem interesse em aprender mais sobre WordPress, recomendo entrar na lista de espera para a próxima edição do meu curso sobre o WordPress, o CursoWP. Se precisa de um profissional para automatizar e melhorar seu blog ou instalção de WordPress entre em contato comigo através da minha página de orçamento.

Avaliando uso de disco de servidores com o comando ncdu

Para quem utiliza a distribuição Ubuntu do Linux, ou outras, tem uma aplicação muito avançada para avaliar o uso de disco da máquina, é o Disk Usage Analyzer, que varre a máquina e o seu sistema de arquivo para criar a visualização gráfica da locação de recursos que HD.

Porém, ele é um comando voltado para o usuário navegando pela interface, para conectar no servidor somente por SSH a avaliação do uso de disco se torna bem mais tediosa, o comando padrão du é bastante útil mas não é nada amigável e nem chega aos pés do potencial da ferramenta nativa.

Porém existe um pequeno script que torna a visualização de disco muito facilitada para a gestão eficiente de servidores. O comando é o ncdu e praticamente imita de forma amigável e ASCII o resultado visual na tela do prompt/terminal. Veja uma discussão no stackoverflow sobre o tema.

Além de fazer uma representação visual do uso de disco permite navegar facilmente entre as pastas dando muito mais poder a interpretação do uso do disco. Aqui na F5 sites.com utilizamos este e vários outros comandos avançados para gestão eficiente do nosso servidores, caso você esteja procurando uma empresa para hospedar seu site e aplicativo entre em contato conosco, temos excelentes produtos e serviços em nosso portfólio.

FAQ de serviços F5sites.com, criação de apps nativos para WordPress

Não tenho site e nem aplicativo, quais tecnologias vocês oferecem?

F5 sites é uma pioneira empresa brasileira a trabalhar com WordPress, fornecendo para clientes desde 2009. Desde 2015 criamos aplicações não-nativas para o WordPress de uma forma simples, porém 2022 fechamos o stack para os próximos 5 a 10 anos, assim as tecnologias que trabalhamos são WordPress + Angular + Ionic.

Tenho um site WordPress, posso transformá-lo em um aplicativo?

Não só pode como deve, o WordPress é um sistema monolítico, porém, nos últimos anos transformou-se em uma API de conteúdo, sugerindo que sua melhor aplicação em 2023 em diante é como uma camada intermediária.

Como funciona o aplicativo nativo para sites WordPress?

Uma aplicação nativa utiliza todos os sistemas do celular como câmera, push notification, sensores, GPS, bluetooth, wi-fi e se comunica com o WordPress como API, para fazer login do usuários, consumir conteúdo do blog, gerar páginas e até post type personalizado.

Preciso instalar alguma coisa no meu site WordPress?

Não precisa, porém recomendamos manter sempre atualizado.

Quanto custa o serviço de criar um aplicativo nativo para WordPress?

O serviço foi inicialmente anunciado como a partir de R$ 1000, mas muita coisa pode influenciar, tamanho, complexidade, finalidade, tempo para o desenvolvimento. Um aplicativo de R$ 1000 apenas exibe os últimos posts do blog, não permite login de usuários, conteúdo exclusivo, planos de assinaturas, push notification, funcionalidades específicas, porém é excelente para quem já tem um blog WordPress e deseja uma nova canal e comunicação com seus clientes.

Quanto tempo para ficar pronto esse serviço de criação de aplicativo?

O prazo pode variar de duas semanas a 3 meses, porém em alguns casos pode até mesmo ser por tempo indeterminado, já que existem também no contrato cláusulas de manutenção, suporte, treinamento, sustentação e melhoria contínua com a criação de novos funcionalidades e monitoramento de progresso.

Posso fazer um aplicativo nativo sem WordPress?

Certamente, a mesma camada de comunicação utilizada para WordPress pode ser utilizada para se comunicar com qualquer API ou mesmo criar um aplicativo fixo, que ele já vai embarcado com todas as informações sem precisar fazer requisições pela internet. Projetado para ser atualizado raramente, via própria loja da Google ou da Apple quando usuário atualiza recebe novos pacotes de informações e funcionalidades.

Porque o preço da F5 sites é muito mais barato do que uma agência convencional?

Desenvolvemos uma linha de criação de aplicativos para WordPress especificamente, assim acreditamos que fechando o escopo para esse sistema conseguimos ganhar em escala.

Preciso migrar a instalação do meu WordPress para os servidores F5 sites?

Recomendamos que sim, porém não é necessário.

De forma simples, como funciona a integração das tecnologias oferecidas?

WordPress funciona como API, gestor de conteúdo e usuários, já o aplicativo é feito com o Ionic, que gera as versões nativas do Android e IOS, o Angular para suas funcionalidades e renderização de páginas.

Como enviar emails do Google Workspace a partir do shell bash ubuntu

Infelizmente o Google mudou suas regras desde agosto de 2022, assim não permite mais que aplicativos não seguros usem serviços de login somente com email e senha. Motivos de segurança obrigam o usuário a autenticar por 2 fatore, seja aviso no celular ou código por email/sms.

Assim, usuários padrão (grátis) do gmail já não tem mais a opção de usar o smtp de forma rápida e eficaz. Porém, ainda, para usuários do workspace (serviço pago do Google, para usar o gmail no seu próprio email) ainda é possível com bastante esforço.

Após ter feito a configuração do seu domínio é preciso acessar o painel de administrador do domínio. No menu a esquerda as opções de seguranças estão escondidas (colapsadas), é preciso expandir o menu (isso você não acha na ajuda do Google). Vai finalmente aparecer a opção de less secure apps, deve ativar essa opção (aparece uma mensagem que demora minutos para ativar, como tenho poucos usuários foi rápido).

Não basta isso, deve voltar para as opções de segurança do seu email e finalmente ativar a opção de less secure apps para o email. Aí finalmente vai funcionar o serviço smtp a partir do bash shell do ubuntu. Que eu vou usar para avisos do sistema como backups concluídos e outros.

Siga esse tutorial para instalar os pacotes e configurar: https://www.atlantic.net/vps-hosting/how-to-use-ssmtp-to-send-an-email-from-linux-terminal/

Unificação de conteúdos com utilização da API rest

Uma nova forma de publicar no meu blog está sendo consolidada. Quando escolhi o WordPress para meus projetos fiz algumas adaptações, após muito bater a cabeça unifiquei todos os usuários na mesma tabela.

Aí cada site teria todas as tabelas do WordPress, exceto as de usuários (wp_user e wp_usermeta). Forcei, via plugin autoral, o compartilhamento de outros tabelas, links, registros de contatos, assim cada instalação do WordPress nascia enxuta, possivelmente só com a tabela wp_options, o resto seria compartilhado e teria um banco de dados super enxuto, vários projetos, poucas tabelas. Nessa intenção fiz um grande erro técnico, tentei compartilhar também as tabelas de posts e postmeta para os conteúdos dos blogs de cada projeto.

De forma nativa o WordPress só permite compartilhar usuários numa mesma instalação, compartilhar posts se mostrou uma solução que funcionou para instalações cruas, conforme plugins era adicionados, novas gambiarras precisavam ser feitas, até chegar a um ponto de se tornar impossível dar manutenção devido a quantidade de exceções para se tratar cada post_type. Pois no WordPress, o modelo de dados baseado em post_type mistura na tabela de posts todas as entidades, um post é um post, mas também é um post uma foto, um produto, um cupom, um ticket, assim era preciso uma exceção e acionar diversos hooks para tratar o encaminhamento de cada tipo de post

Grande erro técnico

Criei um plugin que bagunçou tudo e atrasou muito os projetos, na teoria a ideia era boa (como já comentei aqui em outro post, publicar em um só lugar todos os posts), mas, na prática eram tantas exceções que não saia do lugar. Quando matei esse plugin em 2020 os posts foram distribuídos para cada blog, assumindo o risco de virar uma segunda bagunça sem controle, vários e vários blogs independentes.

Além desta tralha virtual online também tinha meu HD cheio de rascunho e textos, como misturar tudo isso? Criei em 2022 o meu portal de conteúdos autoral, aí foi o tiro certeiro. Conteúdo pode ser um texto para blog, como uma ideia, um vídeo, um pensamento, um diagrama, iria finalmente unificar tudo.

Mas e para entregar no front-end? Alguma coisa eu aprendi com esse plugin fracassado, utilizar uma categoria como a url do destino, por exemplo, publicar em no meu portal de conteúdos (conteudo.franciscomatelli.com.br) um texto com a categoria www.treinamentoemfoco.com.br encaminha para o projeto correto. O portal de conteúdo é a fonte de verdade e nenhum projeto tem blog próprio.

Quando eu criei o plugin em 2017 e alterei a trajetória da empresa para um caminho ruim, a tecnologia do wp-rest, que transforma qualquer blog num servidor rest de conteúdo, não era dominante. Hoje, ficou muito fácil distribuir conteúdo,lá na ponta é fácil, só chamar o endpoint de post filtrado pela categoria.

Melhor, vai servir também uma nova safra de aplicativos, como o meu próprio aplicativo deste blog. Confira no rascunho diagrama o novo esquema de publicação.

Prova de Conceito de WordPress com Ionic, Angular e Android SDK

A história da minha empresa F5 Sites é bem incomum, mas como tudo, a dificuldade e as limitações ensinam. Falta de recursos exige uma compensação de inteligência, tanto emocional, para não se desesperar e se afogar, quando técnica/estratégica, para encontrar um caminho pra praia.

Quem não tem um momento na vida onde se orgulha de ter atingido um resultado, sem crédito e apoio de outros? A última prova de conceito da F5 Sites precisava assegurar toda sua trajetória tecnológica. Desde 2009 trabalhando com WordPress, tenho um legado desta tecnologia.

Acompanhando as mudanças do mercado desde 2003, me especializar em WordPress em 2009 foi uma estratégia que se recompensou, mas em 2015 o mercado mudou (de novo e sempre mudará) e em 2020 as tecnologias mobile passaram a ser dominante. O mercado renascia e parecia a todo momento querer matar todos os meus projetos.

Recomeçar projetos do zero é uma tarefa muito cansativa, ver um tsunami passar e levar tudo, como em 2007 quando o Flash morreu com a chegada e dominância do Iphone, assim todos os projetos que eu tinha foram juntos, nunca terminei meus jogos. Agora precisava de um ponte, do velho WordPress para as novas tecnologias mobile, criar aplicativos com o back-end em WordPress.

A comunidade do WordPress é muito avançada e já vinha se preparando a anos, eu que não havia tido tempo para acompanhar as mudanças. Afinal, uma estratégia para conseguir recursos para minha empresa foi trabalhar para empresas terceiras, prestando serviço. Assim a F5 Sites existe desde 2010, mas com poucos meses reais de operação, o resto foi em standby, pausa estratégica para o fundador juntar recursos próprios, para investir.

Empresas grandes podem se dar ao luxo de serem atrasadas, tem recursos e a maioria das empresas que eu trabalhei utilizam a tecnologia somente para não morrer no mercado. Tentam copiar o que acham que os concorrentes e as grandes empresas fazem, num mar de hierarquia com diretores, vice, gerentes, supervisores, chefes e principalmente consultores externos, que sempre recomendam as mesmas tecnologias para todas as empresas, soluções corporativas.

Então todas as empresas são iguais em tecnologia, não existe a mentalidade startup, mesmo eu que sempre tentei empurrar essa mentalidade, sequer era ouvido. Não era consultado pois as decisões vem de cima para baixo, ou seja, quanto mais para baixo menor deveria ser o ego de quem participa.

Então nessa briga de ego e vaidades o principal escapa, o presidente tenta criar um programa de startups dentro da empresa gigante mas escolhe as pessoas erradas (por simpatia, liderança (ou seria puxa-saquismo?)) para liderar e injeta milhões em projetos que devem ser feitos a toque de caixa (porém acabam voltando para o chão da fábrica e exigem entregas tão absurdas pois os novos líderes, que não querem assumir o risco do fracasso, criando projetos distorcidos).

Isso é exatamente o que um diretor de uma empresa elefante acha de uma startup, vamos projetar o novo distorcendo números aleatórios para cima. Startups são silenciosas, podemos levar anos para amadurecer uma tecnologia e quando finalmente conseguem a disrupção, em outras palavras, dar um salto maior que a perna, conseguir um ganho de desempenho inesperado e fora da curva, chamam a atenção e parece que foi rápido.

O mercado acende uma luz e então muitos analistas prevem retornos financeiros incríveis, sabem que uma startup de sucesso no começo da jornada é a nova meca, o novo paradigma de investimento. É a apple em 1980, suas ações subiram muito.

Assim a F5 Sites sempre esteve com um pé em novas tecnologias. Além da estrutura super enxuta, acamos de compilar com sucesso o primeiro APK, aplicativo Android, da nova geração de produtos baseados em Ionic e Angular. Nenhuma empresa grande que eu passei sequer está olhando para essa dupla de tecnologia, quase ninguém no Brasil saberia o que é Ionic. É nossa nova aposta, assim como apostei tudo em WordPress em 2010, em 2022 todas as minhas fichas vão para Ionic.

Utilizar o Android Studio para criar aplicativos é muito fácil, porém se você tiver uma máquina de 3.6 GB de memória RAM, já não seria possível, essa foi minha dificuldade. Como fazer nesse caso? Aí é preciso trocar falta de recursos por estratégia, estudar JAVA, Gradle, Android SDK e sdkmanager no ubuntu. Tecnologias que permitem compilar aplicativos em uma máquina velha, somente por linha de código.

Eu posso criar um novo aplicativo para Android de dentro do meu próprio celular via SSH e executando códigos para compilar. Não é incrível?

O universo parece conspirar e sorrir quando está de bom humor, dia 27 de julho de 2022, logo após assistir o último episódio da série O Gambito da Rainha, sinto a mesma emoção da jovem que derrotou o Russo após anos da sua vida dedicada ao xadrez. Parece que finalmente tudo que eu aprendi sobre tencologia web e mobile finalmente fizeram sentido, finalmente consegui unir suas pontas e agora me preparo para um futuro diferente.

A F5 Sites tem a palavra sites no nome porque nasceu com uma proposta de fazer sites, ainda não existia a demanda por aplicativos, cheguei atrasado nesse mercado, porém é inegável que mesmo atrasado estou me posicionando muito a frente, apostando numa tecnologia que vai unir os (antigos) sites com (novos)aplicativos.

Agora é torcer para não acabar os recursos até essa brasa realmente virar uma fogueira, além da prova da tecnologia será necessário meses de desenvolvimento e muito recursos investido em marketing para atingir um novo padrão de sucesso. Aguardemos.

A Arte de Terminar Projetos

Entregar projetos de TI é uma arte, porque exige malabarismo mental pra criar soluções criativas. Uma máxima de projeto diz que 90 por cento dos projetos estão em 90 por cento.

Significa muito e o pouco que posso extrair é incompetência, da gestão e do desenvolvimento. Primeiro por não ter um projeto claro com entregas e metas bem definidas e o segundo por não realizar as entregas no prazo.

Posso dizer que meu diferencial como programado e prestador de serviço é chegar no 100 por cento e as vezes até passar esse marca, melhorar o produto pronto. Para isso é preciso consistência e experiência pra realização das tarefas e relatórios pra acompanhamento.

Assim nas duas pontas fico a disposição para ajudar, você que precisa de um projeto de TI e quer me contratar como consultor e você dev que pode entender melhor esse cenário pra tirar grandes vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Publicando do celular

Após reconfigurar toda a estrutura do meu blog, estou muito feliz em poder escrever diretamente do meu celular. Com a ferramenta de narração de texto do Android não preciso nem digitar mais, posso simplesmente falar minhas ideias e pensamentos que o próprio Android/Google vai transformar em texto.

Assim preciso agora terminar de estruturar um esquema de backup muito seguro. As publicações de texto serão feitas diretamente em produção, o que vai exigir uma atenção redobrada para não se perder nenhuma informação.

Uma outra vantagem vai ser poder publicar fotos diretamente da minha câmera, não serão fotos de redes sociais, mas sim de diagramas, tabelas e planejamentos que gosta de fazer em folhas de papel.

Um esforço enome foi feito nos bastidores, limpeza do banco de dados

Fnetwork é uma rede de sites e aplicativos em diversos estágios, porém ainda são produtos não finalizados, assim temos uma estrutura de custos muito reduzido.

Para não sobrecarregar os servidores em alguns momentos dedicamos dias para limpar e organizar o banco de dados dos projetos, assim temos menos “tralha” armazenada. Economiza espaço, tempo de backup, melhora performace na busca de informação e no final reduz os custos financeiros e de manutenção.

Uma das maiores mudanças foi a descontinuação do plugin F5 Sites Shared Posts & Upload Folder, um projeto que nunca saiu do estágio de testes de conceito, com isso o banco de dados de muitos projetos foi organizado e migrado para o modelo padrão do WordPress.

2020 F5 Sites Server Schema

Esquema de Servidor F5 Sites 2020

Muitas mudanças já ocorreram e este tópico tende a ficar velho, portanto é um registro temporal para a data presente, podendo ou não ser modificado num futuro próximo. Hoje sendo uma empresa de um único programador, um modelo mais enxuto e simples possível foi pensando, usando repositórios com uma única branch (trunk based flow), e um grande repositórios com sub-repositórios para o deploy da rede.

2020 F5 Sites Server Schema

Deploy fnetwork in fresh ubuntu (português)

Antes de começar

  • install docker.io and docker-compose

Configuração de SSH

  • add ssh keys to bitbucket e github

Instalação de Scripts

  • download bsg (bash server deployer),
  • config bsg (adicionar domínio)
  • download wpsql configure and download prod db
  • download sublime 3 and optional mysql-workbench (to check)

Execução de comandos BSG

bsg run - dp
bsg run - dd (deploy docker só depois de baixado o projeto)
bsg run - sc (ssh copy id...)

Configurtar f5sites shared post

<?php 
$config["posts"] = "1fnetwork_posts"; 
$config["postmeta"] ="1fnetwork_postmeta"; 
$config["terms"] ="1fnetwork_terms"; 
$config["term_taxonomy"] ="1fnetwork_term_taxonomy";
$config["term_relationships"] ="1fnetwork_term_relationships"; 
$config["termmeta"] ="1fnetwork_termmeta";
$config["taxonomy"] ="1fnetwork_taxonomy";
$config["comments"] ="3fnetwork_comments";
$config["commentmeta"] ="3fnetwork_commentmeta";
$config["links"] ="4fnetwork_links";

Instalação pelo front

Após colocar no BSG, depois instalar pelo próprio front do wp, aí pode deletar as tabelas sobrando (comments, links), deve criar a pasta mu-plugins-DOMÍNIO

Capacidades do usuário

Adicionar o usuario DOMÍNIO_capabilities

a:1:{s:13:"administrator";s:1:"1";}

user id = 2

Linha de montagem de sistema

banner-fabrica-pequeno

Somos uma empresa de desenvolvimento de sistemas baseada no lançamento rápido de produtos sob medida, porque temos processos de produção bem definidos.

Durante anos trabalhamos fornecendo partes de sistemas para empresas, até mesmo fora do Brasil, então percebemos que muitas delas perdem tempo e dinheiro, porque não reaproveitam códigos entre os projetos.

Com o desenvolvimento de sistemas baseados em componentes é possível entregar sistemas sob medida com um custo relativamente baixo. Com a nossa exclusiva linha de montagem encaixamos os componentes necessários e rapidamente temos um sistema único funcionando.

Nossos fornecedores trabalham alocados dentro de nossa linha de montagem, assim o tempo de espera é reduzido, garantindo o processo de produção mais ágil do mercado.

Todos os nossos funcionários e colaboradores seguem um rígido padrão de desenvolvimento, toda a equipe recebe treinamento antes de começar a trabalhar, para garantir a máxima qualidade para nossos produtos.

Criação de Conteúdo e Melhor Posicionamento no Google

Sabemos que o criação de conteúdo é o atrativa que faz a diferença na hora de conseguir novos clientes, não basta ter somente um site, é preciso ser referência em conhecimento ou popularidade. Temos profissionais que gostam de escrever, são motivados e adoram novos temas.

Durante a reunião de briefing fazemos um levantamente do perfil da empresa e quais seriam os temas interessantes para serem escritos posts. Enviamos uma lista de possíveis artigos para o cliente aprovar, com a lista pronta mandamos para o departemento de conteúdo, são feitos então artigos utilizando um rígido processo de qualidade, conheça nossa metodologia exclusiva de criação de conteúdo.

O cliente pode fazer a revisão dos textos, fazendo apontamentos e sugerindo melhorias, incentivamos a participação do cliente para que os textos reflitam seu modo de pensar e tenham a cara de sua empresa.

A principal forma de divugalção dos textos é utilizando um blog, recomendamos a nossos clientes publicarem no mínimo 2 posts por mês, porém existem casos que são feitos posts até diariamente, com a inteção de cativar um público cada vez maior. A grande vantagem de ter conteúdo escrito é que seu site fica melhor posicionado no Google, traz muito mais visitante e potenciais clientes.

Teste de viabilidade: auxíliando gestores a planejar projetos na prática

Estamos trazendo para o Brasil uma consultoria para empreendedores que ainda estão com o projeto em fase de conceito, desenvolvida pelas principais universidade da Inglaterra, como Universidade de Cambrige, Univeridade de Londres, Universidade Essex, entre outras, visa explorar sete aspectos chaves de viabilidade de um negócio.

A meta é ajudar empreendedores a descobrir quais as chances de sua ideia ou projeto ser lucrativo. Levando em conta termos macro e micro da indústria e mercado. O teste de viabilidade é composto por 50 perguntas que para serem bem respondidas são necessárias de duas a três horas. Ao final do teste é feito um cálculo com base nas respostas fornecidas pelo cliente que indicará a porcentagem de sucesso negócio.

Aproveite essa oportunidade única de trabalhar seu conceito e descobrir se vale a pena investir tempo e dinheiro nesse novo projeto.

Gráfico dos sete domínios analisados.
Gráfico dos sete domínios analisados.

Áreas que serão analisadas

1. Seu negócio e suas aspirações

“O que é a vida sem sonhar?”

2. O peixe vai fisgar a isca?

“Seus clientes são tudo, sem clientes não existe negócio”

3. Macro mercado: esse é um bom mercado?

“Um dos melhores modos de alcançar o sucesso – evite servir um segmento de mercado atrativo – é procurar servir um mercado atrativo em seu aspecto total”

4. Macro indústria: essa é uma boa indústria?

“Empreededores mais experiêntes preferem atuar em mercados atrativos assim como preferem competir em indústrias em que a maioria dos participantes tem sucesso e lucro, ao invés de indústrias em que muitas firmas estão ‘estranguladas'”

5. Micro indústria: por quanto tempo sua vantagem vai durar?

“Um novo negócio não vai crescer se sua vantagem inicial não pode ser sustentada”

6. Habilidade para executar

“O entendimento pleno dos fatores críticos de sucesso de em uma indústria particular em que se vai competir e adequá-los às habilidade da equipe em executar é certamente uma das dúvidas mais instigantes dos investidores que estão procurando oportunidades. Empresários deveriam pensar desse modo.

7. Suas conexões

“Não é o que você sabe, é quem você conhece.”

 

Fluxograma: Como criar um post

Fluxograma de como criar posts no blog usando a metodologia F5 Sites
Fluxograma de como criar posts no blog usando a metodologia F5 Sites

Trabalho com blogs há mais de sete anos, meus erros e acertos me ensinaram muito sobre o assunto e gostaria de compartilhar minha experiência em criar posts. Se você tem um blog, tem que saber tirar de letra essa tarefa, espero que o fluxograma de como criar um post possa te ajudar.

Publicar um post é o primeiro item que um blogueiro deve saber, pois são neles que está o verdadeiro valor de um blog, pois são a opinião e o senso crítico do autor que atraem seus leitores.

Engana-se quem pensa que criar um post é somente uma tarefa, desde o surgimento da idéia até o texto pronto e o monitoramento das visitações são mais de 30 processos ou tarefas.

O tempo para criar um post pode variar de posts criado em cima da hora até aqueles recheados de informações que ficam semanas no forno. As tarefas ou processos que o fluxograma trata estão organizadas em sete etapas diferentes, que são:

  1. Surgimento da idéia
  2. Desenvolvimento do texto
  3. Revisão
  4. Ilustração
  5. Publicação
  6. Divulgação
  7. Acompanhamento

Ao final da última etapa você deverá ter um post pronto recebendo visitantes. Criar um fluxograma me pareceu ser a melhor maneira de organizar tanta informação de maneira simples e visual, os retângulos são processos que se conectam em fluxo, formando uma sequência de tarefas.

Cada coluna do fluxograma representa uma etapa do trabalho e tem uma cor de fundo exclusiva, para facilitar a visualização. Talvez um jornal, com várias pessoas trabalhando, possa ter especialistas em cada área, mas em muitos casos, como o meu, uma pessoa é responsável por tudo. Vou explicar cada etapa detalhadamento abaixo, dica: baixe e imprima o fluxograma em formato PDF e siga o fluxo de acordo com o texto.

Sistema Remember The Milk mostrando as tarefas para o blog da F5 Sites
Imagem do sistema Remember The Milk mostrando as tarefas para o blog da F5 Sites

1. Surgimento da Idéia

Sempre que tenho uma idéia já começo a imaginar os resultados finais e as reações que o texto causaria, bom seria se só bastasse ter a idéia e o texto ficasse pronto, por isso muitas vezes nessa hora pode haver muita empolgação e vontade de começar o texto às pressas.

Considere ter um banco de dados de idéias, é bastante fácil e útil, você pode fazer uma lista até no papel e ir riscando, mas eu recomendo o sistema online Remember The Milk, pois para utilizá-lo não precisa instalar nada no computador. Dentro deste sistema eu tenho listas de tarefas para cada blog ou site, costumo jogar as idéias na lista com o título “Escrever post tal” assim que a idéia aparece, anoto-as sempre sem interromper o trabalho em andamento.

É possível definir uma prioridade para cada idéia da lista, sendo que as tarefas mais importantes ficam no topo da lista. A idéia que surge de repente, no calor da emoção, parece sempre ser a melhor, mas é só visitar a lista e lembrar que tem sempre uma excelente idéia no topo. A imagem do lado direito mostra como o sistema funciona, exibindo quais são as idéias para os próximos posts que pretendo escrever, mostra também o post que eu estou trabalhando agora no topo da lista.

2. Desenvolvimento do texto

Dedique um tempo específico para o desenvolvimento do texto, escolha a idéia com a maior prioridade e separe algumas horas para o desenvolvimento. Antes mesmo de começar a escrever o texto você deve escolher qual a categoria que o post vai se encaixar e então criar uma pasta para colocar todo o material que achar necessário, fotos, vídeos e textos. Cada post deve ter a sua pasta exclusiva.

Cada post no blog tem uma pasta no computador
Os posts ficam organizados por data

O nome de cada pasta é a data do post, sua categoria e seu título, usando este modelo AAAA-MM-DD-[categoria]-Titulo, que pode ser visto na imagem ao lado. Utilizando esse sistema é possível que as pastas fiquem sempre organizadas e os últimos posts, que são os que normalmente estão sendo escritos, fiquem em destaque em cima da lista. A organização funciona, estou escrevendo agora mesmo o post sobre o fluxograma e ele está no topo da lista. Posso deixar as pastas ainda mais organizadas configurando “emblemas”, que são esses pequenos ícones nas pastas, o sinal de mais verdinho signfica “post novo” e a estrelinha “post favorito”, já o cadeado é “post fechado”. Depois de criar uma pasta e colocar todo o material de apoio, podemos avançar com o desenvolvimento,

Escrever propriamente dito
Escrever propriamente dito

Hora de escrever o texto de fato, este é o momento que possivelmente se gasta mais tempo, ainda não cronometrei mas arriscaria dizer que mais da metade do tempo é gasto somente nessa tarefa, portanto se o post for longo separe algumas horas durante a semana para esta atividade.

Para começar acesse o painel do wordpress e adicione um novo post, é hora de escrever e reescrever até ficar satisfeito. Enquanto estiver escrevendo tenha também foco no aspecto visual do texto, verifique se existe alguma lista no texto que não foi escrita como lista, é fácil e rápido ler uma lista, todo leitor gosta, por isso abuse desse recurso. Dica: salve como “Rascunho” ou “Revisão Pendente” no WordPress antes de publicar.

Para fechar um texto com chave de ouro e atestar ao público a qualidade você pode usar citações e referências, pois ajuda o escritor a posicionar a idéia e passa a credibilidade de alguém que pesquisou sobre o assunto antes de opinar, é mais recomendado para textos científicos. Dica: A utilização de links de referência no final do texto pode fazer o leitor ir embora do seu site.

3. Revisão

Não pule essa etapa, tem muitos blogs por aí com textos mal escritos por falta de uma simples revisão, eu confesso que já publiquei alguns textos e comentários que não me orgulho muito, mas se não fosse essa experiência não saberia da importância da revisão.

Você pode sempre culpar o estagiário se a revisão não for bem feita
Você pode sempre culpar o estagiário se a revisão não for bem feita

Escrever é uma arte, mas é também uma técnica, ninguém vai querer ler um texto mal escrito, ainda mais se for extenso. As vezes idéias fantásticas se perdem e tem seu valor depreciado por causa de erros de português.

A primeira tarefa é rever o HTML, algumas vezes o WordPress adiciona trechos de código sem função. Siga para a revisão da ortografia e concordância. Dica: não é recomendado rever o texto logo após terminar de escrevê-lo, devido a proximidade com o objeto, é recomendado um tempo para o afastamento crítico ou ter uma segunda pessoa para rever o texto, se você for seu rever seu próprio texto durma pelo menos uma noite antes.

Com o texto escrito e revisto é possível definir as palavras-chaves, configurá-las no painel e depois destacá-las no texto, usando negrito nas palavras mais importantes de cada parágrafo. Não é necessário destacar palavras em todos os parágrafos e tem casos onde é melhor destacar mais de uma palavra. Quanto menos usar o negrito mais forte fica o efeito, mais destaque ele dá para as palavras. Se tiver um plugin de SEO configure-o. Dica: separe um tempo para uma revisão dos seus textos periodicamente, não deixe seu textos esquecidos, visite-os sempre.

4. Ilustração

É preciso ilustrar suas idéias, criatividade ajuda muito nessa etapa. Se você é uma pessoa criativa, deixe sua criatividade fluir na criação de imagens e tente manter sempre o foco quando escrever o texto. Nessa etapa as principais tarefas são criar e editar gráficos, tabelas, quadros e imagens em geral. Nunca use imagens sem licença ou permissão, tudo que existe na internet foi criado por outras pessoas, se quiser fazer um trabalho sério nem pense em roubar fotos de outros sites.

Todos os elementos visuais devem ter legenda e tamanho adequado, além de uma apresentação que combine com o aspecto visual do blog. É importante lembrar que o posicionamento da imagem se altera sempre que o texto é alterado, por isso é primordial ter terminado a etapa anterior antes de começar a ilustrar um texto.

5. Publicação

O WordPress divulga seus posts nas principais redes sociais automaticamente
O WordPress divulga seus posts nas principais redes sociais automaticamente!

It’s showtime! Publicar o texto no próprio blog é simples, ainda mais se for WordPress, ao fim da revisão basta mudar o status do texto para publicado ou programar uma data para a publicação, que o mesmo vai surgir na sua página de blogs.

É possível configurar o wordpress para publicar em diversos sites e redes sociais, como o facebook, twitter, linkedin e feedburner, além de gerar o RSS. No Brasil existem agregadores de notícias que são interessantes opções e que podem gerar alto retorno de visitação a um baixo custo, é possível publicar o RSS dos posts automaticamente em alguns sites como dihhit. Dependendo do tipo de artigo pode ser interessante publicar em sites específicos, como o administradores, caso o mesmo tenha conteúdo técnico.

6. Divulgação

A diferença entre publicar e divulgar é que publicar é uma etapa que termina, já divulgar pode ser feito sempre. Todo o tempo que você gastou até agora foi para criar uma semente, um post para crescer e dar frutos precisa ser regado, e é exatamente isso que é a divulgação, é regar a sua sementinha. Se a semente for a boa é só regar bastante que vira uma árvore frondosa e cheia de frutos.

Você pode comentar em outros blogs e fóruns que tratem do mesmo assunto que seu post, sempre colocando um link para seu blog. Ler um texto de outra pessoa, se interessar e fazer um comentário construtivo ou falar que gostou do texto não é fazer spam, participe sempre com foco nas discussões.

Quando você divulga e atrai visitantes uma parte deles comenta o post e você percebe a impressão do público e suas reações. Esteja sempre pronto para receber críticas, pois os críticos são sempre os primeiros a comentar, as pessoas que gostam muitas vezes não comentam. Esteja pronto para conhecer pessoas, fazer parcerias e amigos, é hora de interagir na blogosfera.

Painel do Google Analytics: informações detalhadas sobre os visitantes
Painel do Google Analytics: informações detalhadas sobre os visitantes

7. Acompanhamento

Chegou a última etapa, depois de tanto trabalho chegou o momento de fechar o ciclo voltando sua atenção para os resultados. Nos primórdios da internet, um contador de visita era a solução mais utilizada para fazer o acompanhamento das visitações, mas atualmente é considerado um recurso limitado. Recomendo utilizar o Google Analytics, que disponibiliza informações detalhadas sobre visitações, como um mapa do mundo com os países e cidades que mais geram visitas, as principais consultas que mostraram seu site no google, os sites de terceiros que mais geraram retorno, entre outras dezenas de relatórios.

O fluxograma recomenda esses três relatórios básicos, mas são tantos que você deve sempre analisar o máximo de dados possíveis. Após analisar os relatórios chegamos então à última tarefa, que é o “Feedback e Aperfeiçoamento”, é possível melhorar textos já escritos, se o público se interessar mais por uma ou outra parte do texto você pode adicionar mais informações ou eliminar partes confusas.

Terminar essa tarefa não significa que chegamos no final do fluxograma, há uma linha tracejada que indica que após o aperfeiçoamento do texto você pode voltar para a etapa de divulgação, pois sempre que comentar sobre algum assunto na internet, que já tiver um post publicado, pode divulgar o link.

Chegar nessa etapa é exaustivo, é como subir no topo de uma montanha, você chega exausto mas com uma sensação indescritível de vitória, mas sabe porém que o trabalho não terminou, do topo desta montanha você vai avistar uma montanha ainda mais alta e difícil de subir.

Nota técnica: Para configurar o Google Analytics no WordPress basta usar o plugin Google Analyticator. Acompanhe também as informações pelo seu celular android, instale o app GAnalyticz, é possível acessar as principais informações, como número de visitantes, entre outras.

Conclusão

O objetivo deste post é compartilhar minha expêriencia e a maneira como trabalho, espero poder ajudar os blogueiros. O fluxograma não precisa ser seguido à risca, o importante é melhorar sempre a rotina de trabalho. Esse material é original e representa a metodologia de trabalho da F5 Sites, as imagens e texto são propriedade de Francisco Matelli.

Aceito críticas e sugestões, acredito que esse fluxograma pode evoluir e melhorar. Lembre-se, se você não está lendo esse post no blog da F5 Sites, acesse o link original do post e comente.