Conheça o Primeiro Coworking de Itacaré, Bahia

O primeiro espaço de coworking de Itacaré foi trazido pelo empresário e investidor Francisco Matelli Matulovic, que relata “a pandemia do novo coronavírus consolidou as oportunidades do trabalho 100% remoto”. Francisco, que trabalha como programador desde 2005, teve seu primeiro cliente remoto em 2009, Pedro Superti da Agência Dynamo, um dos pioneiros do “movimento” home-office no Brasil.

Quando se mudou para São Paulo em 2013, visitou vários espaços de coworking e ficou encantado com as possibilidades, muitos serviços eram oferecidos. Presenciou a franca expansão do setor nos anos seguintes. Em 2019 travalhava para um cliente remoto, mas que exigia uma reunião presencial por semana, pensava na liberdade que teria se fosse 100% remoto, sempre imaginando morar na praia.

Frequentou o Plug Co, em Pinheiros/São Paulo. Ambiente de trabalho divertido e alto astral. Viu colegas de empresas diferentes, compartilhando o mesmo espaço, alegre e bem decorado, com opções de descompressão e networking. Também contava com um excelente café e happy hour. Estes meus dias de coworking mudaram a forma de trabalhar.

Antes da pandemia existia muito preconceito em relação ao home-office, as empresas adotavam um modelo misto, alguns dias na empresa e outros em casa. Francisco diz: “após a pandemia eu sai de São Paulo, deixei meus clientes e viajei o Brasil de moto por um ano, passando por 11 estados, mais de 200 cidades, conhecendo um pouco do nosso país que é enorme. Durante a viagem não encontrou nenhum espaço pronto para receber trabalhadores em home-office”.

Questionava se existia mesmo uma oportunidade, entre hostel, casas e hotéis nunca encontrava um espaço adequada para abrir seu notebook e trabalhar. Era difícil achar uma simples mesa com cadeira e uma conexão boa de internet. Os proprietários não se esforçavam para se adaptar ou não perceberam essa oportunidade?

Quando chegou em Itacaré em novembro de 2020, planejou cuidadosamente o lançamento de uma pousada com coworking. Enquanto operava somente com pousada grande parte de seus hóspedes perguntavam se tinha um espaço para trabalhar e a cozinha da hospedagem era usada de forma improvisada pelos colegas. Agora em abril de 2021 temos em nossa cidade o primeiro Coworking Hostel, espaço de trabalho compartilhado e hospedagem. Venha conhecer.