Capítulo 1 – Sumário Executivo: Coordenando UI para Consistência

Jakob Nilsen

Um dos aspectos mais importantes da usabilidade é a consistência na interface do usuário (UI).

Vantagens da consistência

O usuário pode transferir sua habilidade de um sistema para o outro, sentindo-se mais produtivo e cometendo menos erros, pois consegue prever o comportamento do sistema. Ao final isso aumenta a satisfação e diminui frustrações, dando-lhe a grata e impagável sensação da autoconfiança.

Para as empresas diminui os custos com os treinamentos e suporte, pois os usuários não precisam aprender a usar muitas interfaces diferentes. A consistencia entre interfaces funciona como base para crescimento, além de diminuir os custos de desenvolvimento, design e manutenção.

Também permite ao usuário, entender produtos como pertencentes a uma família e assim, as empresas podem desenvolver segmentos de mercado, pois quem já comprou um produto terá mais afinidade para comprar outros, se perceber a mesma consistência.

Os perigos da consistência

Além de aumentar os custos, pode atrasar o lançamento do produto, a rigidez das regras podem reduzir muito a flexibilidade e a inovação de produtos, de forma individual, fazendo que não consigam atender requerimentos em contextos muito específicos. Se as regras de consistência são ruins, os produtos derivados serão péssimos.

Um usuário comentou que “quando um programa se comporta de uma forma inesperada (como apagar dados sem avisar) é como um amigo quebrando uma promessa”.

A consistência pode ser aplicada de uma forma total, incluindo não só a interface de uma aplicação, mas a documentação de todo o sistema, manual de ajuda, referências, vídeos e tutoriais.

A consistência tem que levar em conta diferentes hardwares rodando a mesma aplicação (nota do autor: Windows, Mac, Linux, Android e iOS por ex.). Deve ser formalmente documentada para evitar que desenvolvedores utilizem novas tecnologias e interações, apagando o que estava anteriormente determinado.

A consistência segue a segunda lei da termodinâmica: se nada for feito (para coordenar UI), o caos vai aumentar mais e mais, gerando inconsistência nas interfaces de usuários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>