Falar em JavaScript moderno era quase sinônimo de falar de Node, o grande motor que impulsionou uma nova camada de serviços e tecnologias disruptivas, mas será que seu império está ameaçado por tecnologias entrantes?
O Node ainda detém a grande vantagem de ser pioneiro e manter o padrão do mercado, sua substituição ainda não oferece muitas vantagens em muitos cenários, o famoso clichê “porque mexer em time que está ganhando”. Mas existe uma armadilha a sua frente e seu reinado não vai durar.
O ChatGPT e IAs estão ensinando rapidamente a substituir o Node pelo Bun, a própria imagem de destaque desse post é uma tabela gerada pelo ChatGPT, observa-se que ele está praticamente empurrando o Bun para novos projetos.
Quase sempre sem citar fontes o ChatGPT está pavimentando novas vias de substituição tecnológica, promove vantagens de uma nova tecnologia e ainda te ensina a trocar rapidamente, no seu código fonte, a tecnologia “velha” pela “nova”. Não só motores JavaScript, mas praticamente toda tecnologia, ele vai promover marcas de tênis, tipos de alimentação, cortes de cabelo…
Eu testei o Bun, segui a recomendação do ChatGPT e foi muito fácil fazer a troca, fluiu quase tudo 100%, apenas um último problema não foi resolvido, na hora de fazer o build com o Github Actions, o Dockerfile esperava uma pasta chamada “build” e ainda não encontrei qual pasta o bun gera para fazer o deploy em produção (ou se deu algum probleminha e não buildou).
Então, sem tempo para pesquisas, voltei ao clássico e funcional Node, mas é questão de tempo para o Bun funcionar de forma idêntica ao Node, mesmos argumentos, mesmas configurações, para uma troca sem esforço.
Essa experiência foi interessante, o lado positivo é o óbvio, ganho de desempenho que gera economia de recursos, o obscuro lado negativo é que existe a dúvida de que como podemos verificar se uma informação não está sendo promovida como forma de publicidade dentro do ChatGPT? Porque no Google e Meta são muito claro os anúncios (e fontes), no ChatGPT não, aí temos que criar esse mecanismo ou teremos que verificar e checar cada informação que recebemos das IAs.