Desde meus tempos de estudante de Administração Pública (UNESP, 2010), tenho dado especial atenção para o tema tecnologia e democracia. No início dos anos 2000 em conversas com professores, especialmente prof. Valdemir Pires (Finanças Públicas), debatemos as infinitas possibilidades, porém limitadas, da utilização da tecnologia para participação pública em tomadas de decisão.
Como democracia, nós brasileiros somos limitados a votar uma vez a cada 2 anos para eleições, eventualmente o congresso faz debates públicos consultivos e raramente referendos são feitos no Brasil. Argumenta-se o custo para referendar um país deste tamanho, certamente o ponto onde pode entrar a tecnologia.
A discussão nos anos 2000 girava sobre a dificuldade de assegurar a participação popular, não existia nenhum mecanismo seguro (teoriamente nunca vai existir nada 100% seguro) da participação digital democratica, onde os “pobres” também pudessem opinar e votar. Naquela época, apenas os mais ricos tinham acesso a internet e computadores, hoje, 2025 temos internet no “país todo” e mais celulares do que habitantes, a esperada inclusão digital aconteceu.
Agora precisamos do mecanismo, do sistema para garantir a identificação única, será que o blockchain poderia ajudar? A resposta é sim, desde setembro de 2023 o governo anúncio a transmissão dos dados dos documentos dos cidadãos para a blockchain, já estamos pavimentando a via (notícia abaixo). Assim agora temos assegurado a identificação única de cada cidadão na rede.
Precisamos apenas do modelo de governança e temos uma excelente referência: Solana. Esta criptomoeda não está revolucionando apenas na parte tecnológica, custos de transação extremamente baixos, mas se provando como um possível oásis de participação popular na tomada de decisão pública.
De acordo com a notícia abaixo a última votação de consenso da rede teve mais participação que todas as eleições presidenciais dos EUA, além de ser super eficiente, rápida e auditável. Solução: vamos copiar esse sistema e implementar no Brasil, podemos finalmente imaginar um futuro realmente democrático, onde o custo da participação popular será ínfimo e assegurado pela qualidade pública e auditável da blockchain.
Referências
https://br.cointelegraph.com/news/solana-proposal-cut-inflation-rate-fails-to-pass