Capítulo 4 – Coordenando Consistência

Título original: Coordenando Consistência na Interface do Usuário (UI), Código, Ajuda Online e Documentação Multilingual/Multitarget

Gary Pearlman

Existem muitos tipos de texto associados com software. O código do programa, os comentários no código, especificações técnicas, mensagens de erro, documentação, material de referência e provavelmente outros.

Assim, é necessário ter o usuário em mente para ser consistente na linguagem. Então, um programador não é indicado para escrever a documentação para o usuário final, devido a sua mentalidade. Considerando o conhecimento de um programador, também não é adequado que ele desenha interfaces ou faça redação de textos.

Tecnicamente mudança exige um custo enorme, até mesmo para mudar o tipo de variável de inteiro para flutuante, tem que mudar a declaração da variável no programa, fazer um comentário, alterar a interface, modificar o manual, e até o menu de ajuda. Por isso, não é de se surpreender que o maior custo de um software seja em manutenção e mudanças.

Desde os primórdios da computação existem métodos e linguagens de programação e frameworks voltados para a interface do usuário, aonde essas mudanças são refletidas automaticamente. Uma das técnicas consiste em separar os problemas e descrevê-los de forma simples, colocá-los no banco de dados, e a partir daí várias soluções de textos podem ser sintetizadas (nota do autor: estamos falando de uma solução inovadora para 1989, que, dentro do contexto, pode ser implementada atualmente).

Desde a década de 80, termos como design interativo e fast prototype são considerados eufemismo para a expressão “não temos certeza do que nós estamos fazendo e vamos tentar alguma coisa, coletar dados e a partir daí trabalhar”. Porém esse esforço quase nunca é conseguido de uma forma sintética, sendo que algoritmos, ferramentas e métodos acabam sendo ambíguos, exigem esforço para sua implementação e nem sempre vale o custo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>